A Beleza vem atravez de um sorriso!


Em Provérbios 15:13, Salomão, o homem mais sábio da Terra, disse: "O coração alegre formoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate."

          Foi sobre esse texto que me veio a lume escrever está importante sensação de rir, outra coisa que me levou a comentar sobre esse assunto, foi quando eu observei a Miss Brasil de 2009, alias, ela é da minha terra natal. Fiz uma pesquisa e vi que a Ciência volta a mostrar que rir é o melhor dos remédios, cai entre nós, mas a biblia já afirmou isso a séculos.

          O sorriso faz a produção de endorfina que estimula o sistema imunológico, protege o aparelho circulatório e melhora pressão arterial e freqüência cardíaca.

          Você já riu hoje? Se ainda não esboçou um sorrisinho sequer, é bom se apressar: a ciência voltou a confirmar a máxima de que “rir faz bem à saúde”. A conclusão, desta vez, partiu do Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, que convocou voluntários para assistir a dois filmes: “O Resgate do Soldado Ryan” e “Quem Vai Ficar com Mary?”. Ao término da sessão, verificou-se que, ao rir, o fluxo arterial aumentou em até 50%, o que é um índice muito bom para o funcionamento do coração. “Não é que o riso possa curar doenças, mas produz uma sensação de relaxamento e bem-estar nas pessoas.

          Em alguns casos, pode até ajudar na recuperação porque equilibra a pressão arterial e a freqüência cardíaca”, detalha a neurocientista Sílvia Helena Cardoso. Embora não se possa afirmar que o bom humor e o riso tenham o poder da cura, estudos mostram que eles trazem benefícios para a saúde.

          A Terapia do Riso, criada pelo médico americano Hunter “Patch” Adams nos anos 60, vem sendo utilizada como método terapêutico no tratamento de estresse, depressão e outras doenças. “O mau humor deixa qualquer um doente. Não só no corpo, mas no espírito”, acredita Castrinho, que recorreu ao humor para se recuperar de um câncer de próstata e de problemas cardíacos.

          A explicação científica para a força terapêutica do riso é que mesmo um simples esboçar de sorriso já estimula o cérebro a produzir endorfina, substância química com poder analgésico que proporciona a sensação de relaxamento e bem-estar. “O riso é a maior terapia para o coração.

           Rir é zerar o medidor de estresse. Saber que o sentimento de alegria irradiado é terapêutico só reforça a vontade de fazê-lo”, orgulha-se Tom Cavalcante. Mas o riso não faz bem apenas ao corpo. Faz bem também à mente. Quem garante é o psicanalista Daniel Kupermann. Ele ressalva, porém, que nem todo riso é saudável. Há os que apenas camuflam medos e angústias. “Quando alguém ri de uma piada, ri de si mesmo. Não se levar a sério é terapêutico”, ensina. Creia em Jesus acima de todas as coisas, ele te deixará com uma aparencia cativadora. Até a próxima!!!

Hubner Braz
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Milhões de Confessos:

  1. Olá Hubner!

    O sorriso caminha junto com o bom humor!
    Aquece um coração frio! É tão bom sorrir, busca coisas pra rimos. Tem algo mais encantador que um sorriso bailando nos lábios? O sorriso faz bem pra alma. Lindo texto, bem explorado, tanto pra saúde física, quanto psíquica e espiritual.

    (.") (Risos) (".)

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.