O Estado Intermediário - 2° Parte

          Para vocês que me acompanham, a segunda parte do TERCEIRO estudo vou complementar agora, descrevendo sobre o destino dos impios. Na verdade vou resumir. Pois bem, Após a morte do Rico e Lázaro, Jesus disse que havia um grande abismo entre Deus e seus redimidos e os perdidos, é só ver em Lc  16.26. Imenso abismo impede o trânsito entre o céu e o hades. O rico viu Lázaro, mas não se registra que este o tenha visto. 

          O atormentado pode falar com o Pai Abraão, mas não com Lázaro. A presença de Deus, como onipresente, mas sem as comunicações das virtudes divinas e o consolo do Espirito Santo, acentua e aprofunda ainda mais os sofrimentos dos habitantes do inferno, onde a solidão é absoluta; o amor e a paz, inexistentes; a esperança, impossivel; o desespero, interminável. Eles estão sob horrível sofrimento.

          A intensidade do castigo evidencia-se nos apelos do rico para que Lázaro minimisasse seus padecimentos com a ponta do dedo molhado em água fresca. Notem bem o que Pedro, sob revelação inspiradora do Espirito, declarou: "Reservar, sob castigos, os injustos para o dia do juizo" (2 Pe 2.9). Ele fala, pois, da situação dos reprovados no estado intermediário, retidos em prisão na negridão das trevas, vejam em (2 Pe 2.4,17; Jd 13).

         Nota-se que o rico mantinha total sensibilidade às dores morais, conciência plena (em nenhum momento alegou inocência) e sentimento de culpa pelos irmãos que, na terra, seguiam-lhe os passos corruptos. Nestas condições, o rico pode comparar a glória dos remidos com a inconsolável tristeza dos perdidos. No hades, o rico falou, pensou, argumentou, ponderou. Querem provas mais convincentes de conciência?

          E concluo por hora, Deus nos dará, pelo milagre da ressurreição, im corpo perfeito, eterno, santo, identificador de nossa verdadeira personalidade restaurada em Cristo e colocada a serviço do Salvaodr. Não importam as condições do corpo entregue ao pó. Muitos são sepultados em estados deploráveis: Envelhecidos, depauperados, desfigurados, deformados, mutilados, necrosados; todos os remidos, ressuscitarão imaculados, completos perfeitíssimos, transformados à imagem do Criador.

          Abraços a todos os confraternos que nós acompanham... e boa sorte no sorteio!

Postado por: Hubner Braz
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Milhões de Confessos:

  1. HUBNER meu querido,

    Faz tempo que você não posta textos reflexivos..existencialistas......aqueles que tocam no íntimo da nossa alma, que nos estimulam a refletir sobre a vida....
    Estou com saudades daqueles textos que eu lia na época em que o conheci..rs..

    Muito boa esta postagem...mas voltarei para comentar um comentário digno em seu blog assim que der ok....
    Só estou passando aqui para deixar a minha marquinha, e dizer que não me esqueci da sua sala...

    Beijos!!
    Muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha,

    Você tem razão, próxima postagem vai ser reflexiva.

    Não deixe de visitar, Bjs...

    Hubner Braz

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.