Casamentos desfeitos podem ser consertados - Conselhos de Jetro à Moisés

A história do meu genro começa em Êxodo (2), onde ele cometeu assassinato, deixou o Egito e correu para o leste de Midiã. Então, tal como aconteceu em várias histórias anteriores, ele encontrou um poço onde as mulheres estavam tendo problemas para regar os seus animais. Ajudou-as, foi convidado para minha casa e acabou se casando com minha filha a Zípora.

Eles tiveram dois filhos juntos, mas depois, em uma circunstância estranha, meu genro era para ser morto por Deus (Êxodo 4). Ele deixou a minha filha e foi para o Egito para libertar os filhos de Israel. Era semelhante aos outros pais que tem um casamento desenfreado.

Confesso que fiquei perturbado quando a minha filha e os meus dois netos voltaram para morar comigo. Ouvi sobre todas as pragas através do qual os filhos de Israel foram libertados do Egito e sabia que meu genro estava acampado em Refidim.


Assim, (Êxodo 18), fiz uma jogada de mestre. Chamei toda a família e disse mais ou menos assim: “Zípora, vamos sentar aqui com seus filhos. Quero falar com vocês.” Ela olha para mim e com mãos tremulá diz: “Por que, papai?”
Eu segurei a sua mão e falei: “Seu marido chegou a este status com o trabalho que ele passou a realizar. Agora é hora de você ir morar com ele.”Talvez acusações fossem levantadas pelos dois filhos bem crescidos: "Ah, vovô, nós gostamos daqui." Em todo caso, lá se foram nós avô, filha e netos. Casamentos desfeitos podem ser consertados.

Estes meninos não eram de minha responsabilidade. Eles pertenciam a seu próprio pai. Então decidi escrever uma carta ao meu genro dizendo: "Eu, Jetro o seu sogro, estarei levando a sua esposa e seus dois filhos para morar com você..." (Êxodo 18.6). Não lembro se ele estava exultante por ter lido a carta. Mas, ele precisava de mim. E foi por um lapso que dei sábios conselhos para ele e disse: "O que você está fazendo não é bom. Seu trabalho é pesado demais para você" (Êxodo 18.17). Eu passei a recomenda-lhe a partilhar o seu trabalho com os anciões.

E tirei uma grande conclusão com tudo isso, meu genro fez o que foi recomendado e, conseqüentemente, teve mais tempo para sua esposa e família. Que bom é estar ao seu lado Moisés.

Jetro, sacerdote de Midiã e seu sogro.                      
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.