O Ermitão Solitário - Prosa entre amigos Edjane e Hubner

Amada Edjane,

Estava meditando sobre a Solidão, quão terrivel é uma mente cauterizada e sozinha. Pessoas e mais pessoas estão se banhando neste mar solitário.

Certa vez, vivia entre as verdes colinas um ermitão. Era puro de espírito e branco de coração. E todos os animais da terra e todas as aves do ar vinham a ele aos pares, e ele lhes falava até cair da noite. E todos os animais admiravam.

Uma tarde, quando estava falando do amor, um leopardo ergueu a cabeça e disse ao ermirão: - O senhor nos fala do amor. Diga-nos, onde está sua companheira? E o ermitão disse: - Não tenho companheira.

Então, um grande grito de surpresa levantou-se do grupo de feras e aves, e começaram a dizer entre si: - como pode ele falar-nos do amor e do companheirismo, quando ele próprio não sabe nada dessas coisas? E sossegada e desdenhosamente, deixaram-no sozinho.

Naquela noite, o ermitão ficou deitado sobre sua esteira com a face para a terra, e chorou amargamente, e bateu no peito com as mãos, pois sentia uma grande dor.

Salomão descreve que "é melhor dois do que um". Jesus diz em João 15,15 "Não vos chamo empregados, pois o empregado não sabe o que o patrão faz; chamo-vos amigos, porque vos comuniquei tudo o que ouvi a meu Pai".

Como é a solidão para você amiga...

Amado Hubner,

O que o tema abordado é bastante intrigante. É um dos medos contemporâneos que faz parte do nosso cotidiano. A solidão no meu ponto de vista, é um estado de se sentir só, mesmo estando cercado por pessoas, e mesmo as considerando " amigas", é negar-se há ter companhia, e se isolar em meu mundo interno.

A solidão é bem mais que estar só em um ambiente, é uma sensação de vazio do próprio "eu". Creio que isso ocorre pela ausência de reconhecer quem de fato sou, nesse mundo que habito. Se procuramos em sites usando a palavra "solidão", logo o que vem é sites de relacionamentos, mas como podemos nos relaciona com os outros, se não sabemos nos relaciona conosco mesmo?

Há de ser preencher o vazio que ocasiona a solidão, bom lembra que da mesma também podemos tira proveitos, os poetas, escritores , filósofos a usavam de forma sábia, grandes pensadores a tinha como uma amiga, como inspiração. assim caro amigo, é a solidão em meu ser.

Hoje podemos compartilhar essa solidão, e passamos para a travessia do encontro conosco mesmos.

Hubner Braz/ Edjane Oliveira
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Milhões de Confessos:

  1. A solidão pode ser vista de várias formas, também pode tanto alegrar como entristecer. Quando sinto solidão, uso a criatividade para não sentir dor. Por essa razão, acredito que a solidão acaba sendo útil, pois, tudo que criei de melhor em palavras, foi na mais profunda solidão.

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Valéria,

    As vezes a solidão é boa, mais as vezes é ruim. Dependerá do ponto de vista.

    BJs

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.