O Sentido da Vida e O Evangelho - Confissões de João na ilha de Patmos (1°Parte).

Quando eu era criança, o evangelho parecia ser algo que apenas flutuava em cima da minha existência humana. Eu não percebia que tinha a resposta que o meu coração buscava sobre a minha existência. Eu sabia que era mortal, e da Bíblia eu entendia que quando eu morresse, iria eu para o céu ou para o inferno. É claro que eu não queria ir para o inferno, eu preferia ir para o céu e estar com Deus. Por isso, era óbvio para mim que eu deveria aceita-lo como salvador "aceitar a Jesus em meu coração", e foi o que eu fiz na minha adolescência.

Mas durante muitos anos de aceitação eu ainda não compreendia verdadeiramente o que Jesus e o Evangelho tinham a ver com a minha existência presente, nas escolhas do dia-a-dia da vida presente. Acreditava que o evangelho parecia ser algo que importava apenas com a condição necessária para determinar onde eu gostaria de ir depois da vida, no porvir. O evangelho parecia ser algo como vida após a morte, como um seguro pós-vida, uma passagem ou acesso livre ao céu. Mais tarde, aos poucos comecei a entender que eu não conseguia compreender o ponto fundamental do evangelho. Eu tinha tratado o evangelho como algo apenas extrinsecamente relacionada com a minha existência humana, como algo anexado a minha existência atual, simplesmente porque a alma continua a existir após a morte. Eu não entendia que o evangelho faz parte de nossas vidas e tinha a resposta do meu coração, ele é o que tem a chave, a senha para o verdadeiro sentido da vida em nossa existência humana.
 
Então, eu aqui nesta ilha de patmos, tentarei explicar exatamente isso: Como o evangelho dá sentido a nossa existência humana. Se não sabemos a resposta para a pergunta: "Qual é o meu propósito nesta vida?" Ou "Por que estou aqui?" Ou "Por que eu existo?", Então nós não conhecemos o evangelho na íntegra. E nós não entendemos o evangelho de tal maneira que deixe explicito o jeito que relaciona a essa questão.

O evangelho parecia pra mim uma caixinha de promessas "pós-morte" só que em um sentido indireto, como dizendo respeito apenas ao nosso estado futuro após a morte, mas não diretamente relevantes para o propósito de nossa vida atual, salvo um presente conforto em saber que veria face a face, pois cada dia que passava mais se aproximava da morte e mais se aproximava de ver a Deus. Depois descobri de um modo simples que o evangelho responde está pergunta: "Qual é o sentido da vida?"

 E para a compreensão da resposta eu vou examinar esta primeira questão, sem se espelhar nas Sagradas Escrituras. Vou dirigir-se simplesmente pela luz natural da razão construindo respostas preliminares. Sou sincero em dizer, que amarei discorrer  sobre este assunto, pois parte do princípio de que a graça sobrepõe à natureza humana para aperfeiçoá-la. No fim, portanto, para entender o que é "graça" devemos primeiro compreender o que é natureza. Por esse motivo, que não podemos compreender plenamente a salvação sem entender o que o homem é, e qual é a sua natureza e o porquê que bate este coração humano e apaixonado.

Continua... (Uma História de Ficção)
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Milhões de Confessos:

  1. O Sentido da Vida...

    ...sempre preocupou a humanidade. "Por que vivo?", "Qual a razão da vida?", "Qual o objetivo de viver?"

    Mary Roberts Rinehart disse sobre o sentido da vida: "Um pouco de trabalho, um pouco de sono, um pouco de amor, e tudo acabou." • Edmund Cooke afirmou: "Nunca vivemos, mas sempre temos a expectativa da vida." • Colton: "A alma vive aqui como numa prisão e é liberta apenas pela morte." • Shakespeare: "Viver é uma sombra ambulante." • R. Campbell: "Viver é um corredor empoeirado, fechado de ambos os lados." • Rivarol: "Viver significa pensar sobre o passado, lamentar sobre o presente e tremer diante do futuro."

    Será que todas essas não são afirmações bastante amargas e desanimadoras sobre o sentido da vida? Parece que todos falam apenas de existir e não de viver verdadeiramente.

    Jesus tocou no âmago da questão ao dizer: "Eu Sou... a Vida" (João 14.6). Por isso o apóstolo Paulo escreveu sobre o sentido da sua vida: "Porquanto, para mim o viver é Cristo" (Filipenses 1.21). Por isso, também o apóstolo João começou sua primeira epístola com as palavras: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da Vida (e a Vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a Vida Eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada)" (1 João 1.1-2).

    Uma revista esportiva resumiu da seguinte forma a vida de um famoso ex-treinador e comentarista esportivo:
    "Eu acreditava que 20 anos de fama bastariam... talvez ganhar três campeonatos e então, no auge, com 53/54 anos, parar... Depois eu pretendia recuperar tudo o que tinha perdido, por causa do muito tempo que estive viajando... Agora tudo parece tão sem sentido... Mas aquela ânsia incontrolável de conquistar o mundo não podia ser freada... Ao se ficar doente, chega-se à conclusão: "o esporte não significa mais nada" – esse pensamento é simplesmente terrível.

    Alguém disse certa vez: "Qual o significado da vida, quando ela se torna ‘antigamente’? "Sem Jesus, a vida lá fora oferece no máximo "sucesso vazio", e mesmo que ofereça algo, esse se esvai no final como areia entre os dedos. Por isso, dê ouvidos à voz de Jesus, que resume o sentido da vida numa única frase: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste"João 17.3 (http://www.apaz.com.br) Fonte do comentário: http://amandoalmas.blogspot.com/2010/06/por-que-existimos.html

    Este texto tem que continuar, por isso dei uma pausa nos romances. Obrigado por você ter vindo aqui e ter lido o coteúdo que é a primeira parte apenas de "O Sentido da Vida no Evangelho - 1°Parte".

    Ótimo dia pra ti, bjs...

    ResponderExcluir
  2. Hubner, email com as perguntas enviado para o "hotmail", fico aguardando retorno. Abraço!

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.