Cristão Ateu é possível? - Entre os ateus ingleses, 10% são evangélicos e 1% é católico


Confesso que lembrei do meu amigo MARCIO ALVES - um autentico Cristão Ateu, quando li está noticia no site gospelmais... Recentemente, foi divulgado pelo jornal Irish Times, uma pesquisa mostrando que mais de 20% dos católicos irlandeses não acreditam na ressurreição de Jesus nem que Deus criou o universo, e que 7% dos católicos sequer acreditam em Deus.

Agora, o Centro de Estudos Cristãos Theos, da Inglaterra, publicou os resultados de um estudo semelhante realizado pela empresa ComRes, que fez duas pesquisas. Foram entrevistadas 3.000 pessoas e comparou-se os resultados com a Pesquisa de Atitudes Sociais Britânicas, de 2008.

Embora a maioria das pessoas do Reino Unido mostre ter alguma forma de crença religiosa, surpreende o fato de que mesmo os ateus e pessoas que nunca frequentam cultos religiosos também se identificam como cristãos.

Pouco mais de 9% das pessoas que afirmam ser ateus continuam ligados à Igreja oficial da Inglaterra, a Episcopal Anglicana, principal denominação evangélica do país. Cerca de 1% entre as que disseram não acreditar em Deus se consideram católicas. Curiosamente, 6% dos ateus dizem fazer uma oração pelo menos uma vez por ano e 17% dizem ler a Bíblia. A maioria dos ateus (46%) afirma acreditar que “Os seres humanos são como outros animais, mas são particularmente complexos e essa complexidade dá valor e sentido à vida humana”.

A Igreja da Inglaterra tem vivido uma crise nos últimos anos por conta do crescimento do movimento neoateista no país, liderado por Richard Dawkins, e, ao mesmo tempo, vê o crescimento sem precedentes do islamismo no país. Traduzido de The Tablet e Theos Think Tank.

Para quem está interessado neste assunto, existe um livro da Editora Vida com o título O cristão ateu (Craig Groeschel) da Editora Vida que trata sobre as pessoas que crêem em Deus mas vivem como se Deus não estivesse por perto, não dando importância à Ele.

SINOPSE DO LIVRO O CRISTÃO ATEU

“Em O cristão ateu, Craig promove a transparência, obrigando-nos a olhar com toda a franqueza para o contraste entre como vivemos e o que afirmamos crer. A vulnerabilidade de Craig, aliada ao frescor de seus insights, levará você a realinhar comportamento com crenças.”
Andy Stanley

“Craig Groeschel é um comunicador brilhante, um presente para a Igreja mundial. Sabe dizer o que todos pensamos com autoridade e de maneira acessível, pela qual identificamos os altos e baixos da nossa caminhada diária com Deus. Seu amor genuíno por ver florescer a jornada de vida que temos a trilhar convencerá o seu coração com tranquilidade e encorajará a sua alma.”
Brian Houston

“Sempre gostei da disposição de Craig em ser sincero quando sua vida não condiz com as Escrituras. Muita gente mais do que depressa encontra desculpas para si e para outros que se autodenominam ‘cristãos’. Craig nos desafia a refletir profundamente, com sinceridade e cheios de temor, em como nossa vida pode contradizer nossa mensagem.”
Francis Chan

“Quanto mais eu procurava, mais encontrava cristãos ateus em todo lugar.” Graig Groeschel

“Os insights de Craig e sua sinceridade se combinam para fazer deste livro um verdadeiro presente para toda espécie de ‘ateu’!” Bill Hybels


Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.