O Natal e Os 3 Presentes de Jesus Cristo.


Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.Mateus 1,2,11

Este e o meu ultimo post de 2012 aqui, e gostaria de passar para vocês o que realmente e importante para a nossa vida. 

Neste ano passei por muitas lutas, mas tive muitas vitorias também junto ao @PecadorConfesso, por exemplo, Deus me livrou de um acidente incrível, onde eu estava parado no semáforo, veio um carro em alta velocidade descendo uma ladeira e outro passou no sinal vermelho. Quando um bateu no outro, o carro da ladeira vinha em minha direção, e o minúsculo poste metálico segurou o carro, na verdade a frente do carro ficou arrasada... mas vi a mao de Deus nos protegendo. Outra situação foi um diagnostico que recebi do medico, onde foi descoberto dois nódulos na minha tiróide e um era suspeito de malignidade, ao fazer a biopsia e mostrar o resultado ao medico, ele me disse que era benigno e em todas as coisas glorifiquei ao meu Deus. E isso e alguns exemplos, porque se for contar os testemunhos que recebo por email daqueles que seguem o @PecadorConfesso no Twitter, nao sobraria muito espaço aqui. Mas repito, gloria a Deus por tudo.

Você pode se perguntar agora, "por que sera que ele esta contanto esses testemunhos e o que tem haver com o versículo lido", sabe por que?, porque muitas vezes as pessoas se esquecem de agradecer (dar o presente) a Deus pelos livramentos (presentes dEle), ou por simplesmente ter acordado com vida e saúde (presentes dEle).

Por isso trago esta mensagem, porque o nosso natal nao e resumido num peru Sadia ou Chester, nem num Papai Noel, mas sim com o Pai da Eternidade. Enquanto o mundo espera o velhinho do trenó com roupas vermelhas e brancas, nós esperamos o Todo-poderoso que virá com vestes brancas montado num cavalo branco e com a espada de dois gumes saindo de sua boca. É o nascimento, (mesmo que não tenha nascido nesta época) do Messias e nosso Salvador. Comemoramos em dezembro, mas também todos os dias do ano, pois nós sabemos o que Ele significa para nós.

Diante de um bebê, os magos e reis se prostraram. 

E lhe oferecem a sua excelência: Ouro, incenso e mirra. Só que estes três elementos significam mais  do que apenas três presentes. Pois, nada na Bíblia Sagrada foi escrito em vão. Tudo possui um prisma de significados e mensagens, que faz a mente do que ama a Deus e a sua Palavra se ocupar em desvendar; na verdade ficamos extasiados diante das profundezas dos seus mistérios contidos em cada palavra.

1. O Ouro

Ouro é o metal mais nobre da natureza e possui um alto valor devido à sua beleza e utilidade. É verdadeiramente um presente digno da realeza. No mais profundo, o ouro significa a Gloria. Quando o louvamos ajuntamos tesouro no céu (Mt 6.20). E Mateus, mais do que os outros evangelistas almejava apresentar a realeza do Senhor Jesus Cristo. Filho legítimo da casa de Davi, ele foi intitulado pelos magos como o Rei dos Judeus (Mt 2.2). Na tipologia bíblica o evangelho segundo Mateus é representado pelo rosto de um leão (Ap 4.7).



Jesus Cristo é o Leão da Tribo de Judá (Ap 5.5), para que se cumprisse a profecia de que desta tribo nasceria aquele que governaria Israel e todo o mundo: O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Gn 49.10

Isto significa que sendo ele Rei, Ele GOVERNA, COMANDA, TEM SOBERANIA, PODER, CONTROLE E POSSE de tudo que está no seu reino.

Ele é Rei sobre tudo porque tudo foi decretado, estabelecido, criado e é sustendado por Ele, por isso toda Gloria (ouro) a Ele. 

Hb 2.8 tudo sujeitaste debaixo dos seus pés. Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.

Cl 1.16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Fp 3.2 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio,

Faço minhas as palavras do ímpio Nabucodonosor:

DN 4.3 Como são grandes os seus sinais, como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno; o seu domínio durade geração em geração.

O Senhor a quem você adora reina sobre todas as coisas, inclusive sobre teus problemas e quaisquer área da tua vida onde resida a causa da tua angústia. Temos mais liberdade e ousadia do que Ester, que mesmo sendo rainha de Assuero não podia entrar na presença do Rei se não fosse chamada, pois nós podemos entrar na presença do Rei quando quisermos e podemos pedir-lhe o que precisamos. Portanto, entre na Sala do Trono e peça ao Rei o que você precisa e Ele te concederá!

2. O Incenso

Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; Ap 5.8

O incenso fazia parte da liturgia sacerdotal. Os sacerdotes a queimavam sempre pela manhã e á tarde no lugar santo do Templo como símbolo da oração do povo de Deus (Ex 30.7,8). Jesus recebeu como presente um raríssimo e precioso incenso pelo cheiro suave que ele exalava. Sua preparação era feita por um perfumista que utilizava elementos e substâncias secretas.

O incenso simboliza o ministério sacerdotal de Cristo. O sacerdote tinha a missão de mediar entre Deus e o povo. E muitas vezes eles exerceram a liderança do povo, como no caso de Samuel que exercia, assim como Cristo, um tríplice ministério: Juiz, Sacerdote e profeta. O Novo Testamento apresenta  Cristo não apenas um sacerdote, mas como o Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, que foi rei e também sacerdote.

Hb 7.26 É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Quero que saibas que Cristo intercede por você junto ao Pai, e que através dele você tem livre acesso ao Pai. Por isso, alegre-se Jesus Cristo é o nosso Sumo-Sacerdote e já ofereceu o maior, melhor, eficiente e suficiente sacrifício de todos e depois de ter feito isso assentou-se à direita de Deus (Hb 10.12).

3. A Mirra

A mirra era um dos componentes do óleo santo da unção (Ex 30.23). A sua resina era usada para produção de medicamentos. Os egípcios a utilizavam no processo de mumificação dos cadáveres. A mirra dada como presente a Jesus foi provavelmente dada por um mesopotâmico ou africano. Mas, o mais interessante é saber que a mirra apontava para o sacrifício de Jesus,que iria fazer 33 anos depois do seu nascimento. Entretanto, o simbolismo da mirra pode ser encontrado no livro de Ester:

"E, chegando a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a ela segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra, e seis meses com especiarias, e com as coisas para a purificação das mulheres) " Ester 2.12

A mirra portanto, relaciona-se à purificação e processo de mortificação da carne, e simboliza a purificação que o crente deve se submeter. Aponta para sacrifício e também para morte da carne. Cristo fez o maior e mais perfeito, satisfatório, e suficiente sacrifício de toda a história (Hb 10.12,14), pois com seu sangue nos purificou de todo o pecado (I Jo 1.9).

O crente deve se abster de tudo o que contamina o homem: Purificando os olhos, o corpo, e o espírito. Através da santificação o crente se torna preparado para receber maiores revelações sobrenaturais de Deus para sua vida (Ex 19.10). A carne não pode reinar em nossas vidas, a mirra é símbolo da importância do crente se purificar para ser agradável diante de Deus.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Rm 12.2

Conclusão

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
Rm 15.4. Por que até as mínimas coisas escritas na Bíblia Sagrada podem trazer para nós grandiosas e profundas lições, porque o grande arquiteto e mantenedor do universo nos deixou o trabalho de desvendá-las.

E neste momento reflita, (o que tenho para oferecer ao mestre Jesus?), você talvez fique em duvida, mais ofereca a sua vida em santidade ao Senhor. Torne-se um pecador confesso, deixe o pecado e busque a santidade. Depois de tudo isso, cumpra o "ide" de Jesus. Você foi escolhido por Deus e tem um chamado lindo, entao exerça o seu ministério aqui na terra. Salve almas. 

Para seu Natal ser Completo e necessário Crer no Aniversariante e Nascer de Novo. (Joao 3:3)

Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.