Três Pontos de Vista Sobre Samuel subir dos mortos e a Feiticeira de En-Dor.


1 SAMUEL 28:7 - Como Deus pôde permitir que a feiticeira de En-Dor tenha feito Samuel subir de entre os mortos, já que Deus condena a necromancia?

A Bíblia condena com severidade toda feitiçaria e comunicação com os mortos (Êx 22:18; Lv 20:6, 27; Dt 18:9-12; Is 8:19). No AT, os que praticassem essas coisas receberiam a pena de morte. O rei Saul sabia disso e até mesmo expulsou todas as feiticeiras da terra de Israel (1 Sm 28:3). O problema é que parece que ela teve sucesso no contato com Samuel, o que dá validade aos poderes da feitiçaria, que a Bíblia de forma tão severa condena.

Várias possíveis soluções têm sido apresentadas a este caso de En-Dor. Três delas são aqui apresentadas, resumidamente.

Primeiro, alguns crêem que a feiticeira operou um milagre por meio de poderes demoníacos
e  de  fato  trouxe Samuel  dos  mortos.  Como  justificativa,  citam passagens  que   indicam que os demônios  têm o poder  de  realizar  milagres  (Mt  7:22;  2 Co 11:14;  2 Ts 2:9-10;  Ap 16:14).  As objeções a essa posição incluem o fato de que a morte é o fim (Hb 9:27); que os mortos não podem retornar (2 Sm 12:23) porque há um grande abismo colocado por Deus (Lc 16:24-27),  e que os demônios não podem usurpar a autoridade de Deus sobre a vida e a morte (Jó 1:10-12).

Segundo, outros têm sugerido que na verdade a feiticeira não fez subir Samuel de entre os
mortos,  mas que foi  simplesmente uma fraude.  Para explicar isso, referem-se aos demônios que enganam as pessoas que tentam estabelecer contato com os mortos (Lv 19:31; Dt 18:11; 1 Cr 10:13) e argumentam que os demônios às vezes proferem o que é verdade (At 16:17). As Objeções a essa posição incluem o fato de que a passagem parece dizer que Samuel realmente voltou dos mortos, que a profecia de Samuel foi algo que veio a acontecer e que é improvável que demônios tenham proferido verdades de Deus, já que o diabo é o "pai da mentira" (Jo 8:44). 

Esse fato ocorre por um demônio que se faz de Samuel... Veja alguns fatos que comprovam isso:

(Dt 18:22) A previsão desse pseudo-samuel não é correta, ele diz q Saul será entregue aos filisteus, porém, o que ocorre na verdade é que Saul se suicida (1Sm 31:4) e foi parar nas mãos do povo de Jabes-Gileade (1Sm 31:11-13). Não morreram todos os filhos de Saul, ficaram pelo menos 3: Is-Bosete, Armoni e Mefibosete. Saul não morreu no dia seguinte, muitos fatos aconteceram até sua morte, como o saque de Ziclague (1Sm 30:1), sendo então por volta de 18 dias. Saul tb não foi para o mesmo lugar de Samuel... Samuel estava com Deus, pois era seu profeta, Saul desobedeceu a Deus em tudo, portanto pq iria para o paraíso? 

Não devemos apenas ler e procurar entendimento humano, devemos orar e pedir entendimento do Senhor, revelação, pois em 2Co 3:6 diz q a letra mata, mas o Espírito vivifica.

Uma terceira posição é que a feiticeira não fez subir Samuel de entre os mortos, mas Deus
mesmo interveio na tenda para repreender Saul pelo seu pecado. As razões dessa posição são: 

* Samuel parece ter realmente voltado dos mortos (v. 14),
* Nem os homens nem demônios têm o  poder  de   trazer   pessoas  mortas   (Lc   16:24-27;  Hb   9:27); 
* Até  mesmo   a   feiticeira   parece surpreender-se com o aparecimento de Samuel,  provindo dos  mortos   (v.12);  
* Esta passagem condena diretamente a feitiçaria (v. 9), portanto é bem improvável que ela lhe desse crédito declarando que feiticeiros podem realmente trazer de volta pessoas mortas;
* Deus às vezes fala em lugares insuspeitos por meios fora do comum (cf. a jumenta de Balaão, Nm 22);
* O milagre não foi realizado pela feiticeira, mas apesar dela;
* Samuel parece realmente aparecer provindo dos mortos, censurar Saul e proferir uma profecia verdadeira (v. 19);
* Deus condenou explícita e repetidamente o contato com os mortos e não contradiria isso, dando crédito à feitiçaria.

As maiores Objeções a esta posição baseiam-se no fato de que o texto não diz explicitamente que foi Deus quem realizou aquele ato sobrenatural e que a tenda de uma feiticeira seria um lugar bem estranho para ele operar algo assim.

O texto de 1 Samuel 28:7-20 nos leva a concluir que o espírito do falecido profeta Samuel de fato se comunicou com Saul em En-Dor. Podemos não compreender como Deus deixaria algo desta natureza ocorrer. Podemos estranhar tudo que ocorreu no evento em si e as implicações deste evento diante das proibições da Palavra em relação à comunicação com os mortos. Mas, a nossa interpretação da Palavra de Deus tem que se basear não naquilo que nós entendemos como lógico ou aceitável para nós, mas, naquilo que a própria Palavra diz. A chave para a interpretação tem que permanecer no texto em si e não na nossa lógica ou entendimento.

Não se esqueça que são só opiniões sobre o texto de 1 Samuel, não significa que seja verdade ou mentira, tentei mostrar alguns pontos de vista dando três teorias e suas objeções, não estou afirmando que é isso ou aquilo e prefiro a segunda teoria, só tentei mostrar possíveis soluções e objeções. Ninguém é obrigado a acreditar em nada postado, se não acredita, eu espero apenas o respeito com as idéias expressadas.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.