Resenha do Livro: Decepcionado Com Deus - Philip Yancey


Estou impressionado com o conteúdo que encontrei no livro. E confesso que meus sentimentos oscilaram durante a leitura, quando cheguei no capitulo 6, e li sobre um caso da Kathryn Kuhlman, senti-me decepcionado, mas ao continuar lendo, e principalmente no capítulo 30, senti fortemente o Espírito Santo e percebi os mistérios sendo revelado que apenas com os nossos olhos não conseguimos ver, somente com a fé é possível.

Philip Yancey tenta responder as perguntas mais comuns entre pessoas desiludidas com Deus, principalmente os ateus. As perguntas são: Deus é injusto? Deus está calado? Deus está escondido? Ao ler este livro você poderá descobrir as respostas a essas perguntas.

Duas frases ficaram marcadas no meu coração, uma foi "No momento em que a fé é mais difícil e menos provável, então ela é mais necessária." e a outra foi "A cruz revelou que tipo de mundo nós temos e que tipo de Deus nós temos.". Enfim, vou tentar ler todos os livros que ele escreveu. Os próximos talvez seja o livro "Onde Está Deus Quando Chega a Dor" ou "Para Que Serve Deus" #EuRecomendo principalmente para os ateus.

Atenciosamente: Hubner Braz (@PecadorConfesso)

SINOPSE DO LIVRO DECEPCIONADO COM DEUS

Lidar com o sofrimento é o mais duro teste para a fé. A princípio, parece uma contradição: por que Deus permite situações de tamanha calamidade pessoal na vida de pessoas que se dispõe a crer e confiar nele? Muitas delas não resistem a esses testes e sucumbem.

Em Decepcionado com Deus, Philip Yancey aceita o desafio de analisar, à luz da Bíblia, a questão do sofrimento e investigar a função da dor na formação do caráter. Em vez de apoiar-se em velhos clichês usados para justificar situações extremas – e que, via de regra, não satisfazem a alma daquele que passa por elas -, o autor humaniza a discussão, dando espaço até para o desabafo de quem se acha marionete ou cobaia de Deus supostamente injusto.

Ao mesmo tempo, numa demonstração de profunda sensibilidade à mensagem das Escrituras Sagradas, Yancey revê o próprio conceito de sofrimento e mostra que as provas da vida ajudam o cristão a aperfeiçoar sua comunhão com o Senhor e compreender melhor a dimensão da graça. O escritor vai mais além e revela como um aparente desastre pessoal pode contribuir para o processo de reconhecimento da dor do próximo, gerando a compaixão.

“O autor mostra como, muitas vezes, nossas súplicas são tentativas inconscientes de encaixar Deus nos parâmetros da nossa inteligência limitada. Então, incrivelmente, nos decepcionamos com Deus por não se submeter à nossa vontade.”

Hubner Braz - @PecadorConfesso

Download do Livro E-Book em PDF: 
 DecepcionadoComDeus


25 comentários
Acho que esse é o MELHOR livro que já li sobre o assunto. Philip é o meu escritor favorito. Suas colocações são brilhantes e intensamente profundas. Geralmente argumenta sobre assuntos "delicados" no meio cristão. E aí está sua autenticidade. O livro é para aqueles que realmente querem "ir mais além". Ele traça uma paralelo entre o Novo e o Velho Testamento sobre a questão do Sofrimento, e as respostas de Deus evidenciadas em ambos e vai abrindo uma nova perspectiva para reflexão. O alto conteúdo teológico somente confirma seu valor espiritual. Fui profundamente abençoada com a leitura deste "Gigante" da literatura cristã.
(0)(0)


Gersilene Souza da Silva
Itatiba
24/04/2006, 15:54:01
Já ouvi falar bastante desse livro, agora então, a vontade de ler aumentou. Mas, apesar de não ter lido ainda, tbem creio que o sofrimento pessoal leva ao amadurecimento, formação/lapidação do caráter e se antes olhavamos para o sofrimento alheio com pré-conceitos formados, o olhar se transforma com certeza. Preciso ler esse livro urgentemente!
(0)(0)


Thaíse
Goiânia
24/04/2006, 15:58:44
       
Faltam poucas páginas para eu acabar (emperrei nele. Sempre voltava na história do Richard). Acabo de ler hj e comento amanhã. 
(0)(0)


Sara 8:) Martins
Rio de Janeiro
24/04/2006, 16:06:46
           
Ahhh esse livro... me faltam até palavras pra descrever o quanto me edificou.. Gersilene, muito boa escolha, muito bom o seu comentário a respeito do livro. Quando o vi aqui logo pensei: "Ah, nao, alguém roubou minha idéia!" hehehe. Só vim reforçar o que você falou. Phill Yancey é, sem dúvida, um dos melhores escritores da atualidade. Consegue nos levar com ele por um caminho profundo e complexo ao analisar os questionamentos mais temíveis e escondidos da alma humana. Explicita coisas que as vezes não temos coragem de admitir nem pra nós mesmos que pensamos. A história do Richard muitas vezes é a história da parte obscura do nosso caráter... A viagem que ele faz do velho ao novo testamento é simplesmente um deleite, uma visão deliciosa de como Deus demonstra seu amor através dos tempos. Aconselho a obra a todos que querem conhecer mais profundamente o caráter de Deus. Sara, terminei de ler este livro com um novo alvo: Um dia encontrar o P. Yancey e perguntar a ele se o Richjard fez alg...[mais]
(0)(0)


Priscila Sanches
Brasília
25/04/2006, 13:16:53
P. Yancey, antes de escrever este livro, escreveu um outro que se chama "Deus sabe que sofremos" (When is God when it hurts), onde ele fala sobre a dor física e como ela afeta nosso relaiconamento com Deus. Conta a história de muitas pessoas que ficaram com doenças crônicas e terminais, e que passaram a vida sobre um leito de hospital mesmo sendo bons cristãos. Explica detalhadamente a Hanseníase - doença que afeta a sensibilidade do corpo e impede que sintamos dor - e faz uma análise de como seria nossa vida caso não houvesse dor. O livro é simplesmente explêndido! Porém, não satisfeito com a análise da dor física, resolveu analisar a dor da alma. A dor dos que se sentem injustiçados por perdas de pessoas amadas, perda de vidas inocentes, por falta de respostas, e outras questões bem complexas do ponto de vista humano. Como nossa relação com Deus e nossa própria visão do Pai é afetada a partir dessa perspectiva quando questionamos tamanhas "injustiças"? Leia sobre isso em "Decepcionado com Deus"
(0)(0)


Priscila Sanches
Brasília
25/04/2006, 16:24:19
Faz tempo que estou querendo ler alguma coisa do Yancey. Até já tive o privilégio de vê-lo pregando, mas até hoje cometo a heresia de nunca ter lido um livro dele. Depois dessas opiniões, já sei com qual começar. Estou louco pra conhecer a tal "história do Richard". Valeu pela dica, galera!
(0)(0)


Paulinho Degáspari
São Bernardo do Campo
25/04/2006, 17:16:49
               
A inspiração que existe nos escritos de Yancey é fora de série. Tenho lido alguns de seus livros, mas neste, Yancey arrebentou. Fala sobre a prosperidade dos ímpios face a aparente derrota dos justos. Sua teologia é bastante comprometida com a Bíblia, o que faz dele um dos poucos escritores confiáveis. Que selecionemos ainda mais aquilo que lemos. NEle, Nilonei Ramos.
(0)(0)


Nilonei Ramos da Silva
Porto Velho
16/05/2006, 17:57:21
Então gente, estou na metade do livro... e... infelizmente não estou gostando. To achando muito água com açúcar, como se nós fôssemos coitadinhos. Mas, ainda espero a reviravolta. Beijos.
(0)(0)


Adriana G. N. Degaspari
São Bernardo do Campo
28/09/2006, 13:12:20
           
Nâo acredito, Dri!!! É a primeira que lê e vejo falar que acha água com açúcar. Todo mundo que conheço gostou...
(0)(0)


Priscila Sanches
Brasília
16/11/2006, 02:45:09
Achei o livro ótimo, profundo, vai no escuro da alma, sem medo de escandalizar. Pra mim foi ótimo... um dos melhores livros que já li.
(0)(0)


Talita Ferreira de Lima
Ituiutaba
25/01/2007, 01:40:15
E aí Pri !!! Quanto tempo ein ?! Precisa aparecer mais em Porciúncula...
Como o tempo passa... vi vc ainda menininha...
Fala aí, esse livro é bom mesmo ?
Um abraço no João e na Lúcia !!!

(0)(0)


Nota
10
Christiane Reis Avelar de Souza
Porciuncula
19/04/2007, 00:23:07
Ainda nao conseguri terminar a leitura, mas como todos os outros deste autor que eu ja li, acredito que sera tambem uma benção!
(0)(0)


Cintia Rodrigues Nogueira
Governador Valadares
22/05/2007, 14:20:38
  
Eu li este livro há alguns anos...e gostei mto!!!! Confesso que senti medo de lê-lo...ele é profundo e humano!!!! Quem na hora da dificuldade não pergunta... "Por que isto está acontecendo comigo?" Por que Deus permitiu este sofrimento em minha vida?
Pois é..este livro vai no profundo da nossa alma...e mostra um Deus que não nos livra DOS problemas, mas nos livra NOS problemas!!! Deus é Fiel em qualquer circunstância!!!!

(0)(0)


Keilinha Ambrózio de Oliveira
Ourinhos
29/05/2007, 08:51:16
 
eh um livro que nos transporta para um novo mundo e nos satisfar cada vez mais!

Boa leitura!

(0)(0)


Henrique Lourenço Pena
Muriaé
10/11/2007, 13:03:01
Ótimo livro!

Edificante!

O livro é dividido em duas partes e trata de forma completa o fenomeno da "Decepção com Deus". O autor é pra lá de humano e lida não apenas com a racionalidade mas com a questão emocional envolvida em "estar decepcionado com Deus", relatando histórias de conhecidos e testemunhos. Sempre com a Bíblia aberta!!

Esse é o segundo livro que eu li do Phillip Yancey e devo dizer que o cara é muito bom. As idéias dele são alimento pro cerebro e pro coração da fé Cristã em cada um de nós. E como é tipico nos bons autores Cristãos, por mais que não concodemos com todas as suas idéias, elas nos fazem pensar em pontos de vista até então não explorados por nós

é isso ai

Paz de Cristo

(0)(0)


Nota
10
Emiliano
São Paulo
31/03/2008, 13:20:19
  
Um livro que realmente toca o coração das pessoas que o leêm!
Fala de um tema bastante difícil, mas ao mesmo tempo que o autor fala com ceticismo, ele também mostra uma espiritualidade muito bacana.
Maravilhoso

(0)(0)


Nota
10
Priscila Kikuchi Campanaro
São Bernardo do Campo
02/10/2008, 16:40:54
nesse livro, q pra mim é um dos melhores do Yancey, só perdendo pro Maravilhosa Graça, q talvez tenha sido o livro q mais tenha me influenciado.
A vida Cristã é feita de Decepções, este livro é excelente para qm ainda precisa entender o verdadeiro amor de Deus, a intensidade e a verdade dele.
Apesar de hj, ele não ser o melhor para mim, é sim um bom livro.

(0)(0)


Nota
7
Danilo
São Paulo
10/11/2008, 10:57:51
        
Quer impactar alguém? Dê esse livro de presente!!!!
Quer mergulhar nos mistérios de Deus? Leia Yancey.
"Maravilhosa GRaça" é o livro, depois da Bíblia, que todos deveriam ler.

(0)(0)


Leticia Aline Leite Ribeiro Dantas
Rio de Janeiro
19/11/2008, 19:37:20
Eu tinha que ler esse livro... Tenho uma amiga atéia que questiona muito a fé, a religião, a crença em Deus. Ultimamente tenho lido algumas opiniões blasfemas ateístas e precisava ler um livro como o Decepcionado com Deus para fortalecer ainda mais minha fé. Realmente a forma como o Yancey escancara as dúvidas mais profundas que temos é louvável. São perguntas que aparecem na vida de todo mundo mais cedo ou mais tarde, e que muitas vezes não ousamos verbalizá-las, por medo de Deus ficar triste ou zangado conosco. Enfim... gostei muito da leitura e recomendo! 
(0)(0)


Nota
10
Cileide Dantas Cabral
Natal
03/04/2009, 02:13:57
Apesar do título ser um pouco espantoso (o que me atraiu para o livro), o conteúdo é ótimo! Um livro que eu recomendo não para pessoas decepcionadas com a vida, mas para todos aqueles que desejam entender pelo menos um pouquinho a vontade de Deus...
(0)(0)


Nota
7
Marcelo Nunes Andrade
Goiânia
19/01/2010, 07:56:29
 
Muito bom. Realista. Muitas pessoas realmente não tem a coragem de dizer o que foi dito nesse livro. Somos humanos,imperfeitos, mesmo sendo cristãos também, temos medo, angústia e não é raro que a nossa fé falhe e que questionemos Deus. É uma ótima leitura, recomendo.
(0)(0)


Nota
10
Diana Krüger Martins
Canoas
11/01/2011, 23:25:18
Bem, como ainda estou lendo não posso expressar com detalhes minha opinião. Mas estou gostando muito, é tudo que eu ouvi falar a respeito. O título realmente choca à princípio, mas o autor sabe o do que está falando. Esse é o primeiro livro que comprei de Philip
Yansey, mas pelo que estou vendo será o primeiro de muitos.

Terminei a leitura e comprovei o que já imaginava. Amei esse livro. Mostra que somos humanos e temos momentos de fraqueza, frustração e em muitos momentos nos sentimos como Jó. "Decepcionados com Deus". Porém, Ele não mudou e permanece conosco. Amém por isso!

(0)(0)


Nota
9
Vilma Fernandes Marques
Coruripe - Al
08/05/2011, 17:49:58
Vou mais além sobre os comentários aqui depositados, este livro é o retrato do que realmente somos, muitas vezes inseguros, não acreditamos em nós mesmos e colocamos sempre a culpa em alguém. Até o próprio Deus não escapa de ser o vilão pelas nossas escolhas. Muitas vezes temos a oportunidade de dizer SIM e dizemos NÃO ou um simples talvés. Será que as escolhas que fazemos no nosso cotidiano é realmente a correta? Acreditar é uma virtude, a Graça de Deus é um presente, por isso não devemos jogar fora o que Ele nos oferece de graça que foi pago com um alto preço. O seu filho Jesus na cruz, morto por mim e por você. Não temas tem sempre alguém olhando pra você. E este é JESUS.
(2)(0)


João Santos
Teresina-PI
20/09/2012, 22:04:12
Simplesmente sensacional, não tem como explicar a genialidade de Yancey e o mover de Deus através dele nesse livro. Com certeza nos ajuda a pensar muito mais sobre com quem realmente devemos nos frustrar, porque nos frustramos etc. Um livro que deve ser lido por todos pois certamente um dia passará pelo que Philip fala nessas páginas.
(1)(0)


Rafael Sousa Campos
Campinas
25/09/2012, 21:03:45
     
Yancey o gênio da literatura, uma análise sobre a questão do sofrimento de uma forma sincera, uma fonte de conforto para aqueles que já sofreram alguma decepção na vida, não se trata de uma literatura de auto-ajuda Yancey dá respostas sem tentar te enrolar e sem fingir que o mundo é perfeito, enfim uma ótima dica.
(0)(0)


Nota
10
Luciano Lopes
Londrina
27/11/2012, 17:37:17
        
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

9 Milhões de Confessos:

  1. Acho que esse é o MELHOR livro que já li sobre o assunto. Philip é o meu escritor favorito. Suas colocações são brilhantes e intensamente profundas. Geralmente argumenta sobre assuntos "delicados" no meio cristão. E aí está sua autenticidade. O livro é para aqueles que realmente querem "ir mais além". Ele traça uma paralelo entre o Novo e o Velho Testamento sobre a questão do Sofrimento, e as respostas de Deus evidenciadas em ambos e vai abrindo uma nova perspectiva para reflexão. O alto conteúdo teológico somente confirma seu valor espiritual. Fui profundamente abençoada com a leitura deste "Gigante" da literatura cristã.

    Gersilene Souza da Silva

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar bastante desse livro, agora então, a vontade de ler aumentou. Mas, apesar de não ter lido ainda, tbem creio que o sofrimento pessoal leva ao amadurecimento, formação/lapidação do caráter e se antes olhavamos para o sofrimento alheio com pré-conceitos formados, o olhar se transforma com certeza. Preciso ler esse livro urgentemente!

    Thaíse

    ResponderExcluir
  3. Ahhh esse livro... me faltam até palavras pra descrever o quanto me edificou.. Gersilene, muito boa escolha, muito bom o seu comentário a respeito do livro. Quando o vi aqui logo pensei: "Ah, nao, alguém roubou minha idéia!" hehehe. Só vim reforçar o que você falou. Phill Yancey é, sem dúvida, um dos melhores escritores da atualidade. Consegue nos levar com ele por um caminho profundo e complexo ao analisar os questionamentos mais temíveis e escondidos da alma humana. Explicita coisas que as vezes não temos coragem de admitir nem pra nós mesmos que pensamos. A história do Richard muitas vezes é a história da parte obscura do nosso caráter... A viagem que ele faz do velho ao novo testamento é simplesmente um deleite, uma visão deliciosa de como Deus demonstra seu amor através dos tempos. Aconselho a obra a todos que querem conhecer mais profundamente o caráter de Deus. Sara, terminei de ler este livro com um novo alvo: Um dia encontrar o P. Yancey e perguntar a ele se o Richjard fez algum comentário sobre o livro, e como está hoje.. Aposto que a vc topa se juntar a mim nessa empreitada! rs Gersilene, parabéns pela escolha. Abração...

    Priscila Sanches


    ResponderExcluir
  4. P. Yancey, antes de escrever este livro, escreveu um outro que se chama "Deus sabe que sofremos" (When is God when it hurts), onde ele fala sobre a dor física e como ela afeta nosso relaiconamento com Deus. Conta a história de muitas pessoas que ficaram com doenças crônicas e terminais, e que passaram a vida sobre um leito de hospital mesmo sendo bons cristãos. Explica detalhadamente a Hanseníase - doença que afeta a sensibilidade do corpo e impede que sintamos dor - e faz uma análise de como seria nossa vida caso não houvesse dor. O livro é simplesmente explêndido! Porém, não satisfeito com a análise da dor física, resolveu analisar a dor da alma. A dor dos que se sentem injustiçados por perdas de pessoas amadas, perda de vidas inocentes, por falta de respostas, e outras questões bem complexas do ponto de vista humano. Como nossa relação com Deus e nossa própria visão do Pai é afetada a partir dessa perspectiva quando questionamos tamanhas "injustiças"? Leia sobre isso em "Decepcionado com Deus"

    Priscila Sanches

    ResponderExcluir
  5. Ótimo livro!

    Edificante!

    O livro é dividido em duas partes e trata de forma completa o fenomeno da "Decepção com Deus". O autor é pra lá de humano e lida não apenas com a racionalidade mas com a questão emocional envolvida em "estar decepcionado com Deus", relatando histórias de conhecidos e testemunhos. Sempre com a Bíblia aberta!!

    Esse é o segundo livro que eu li do Phillip Yancey e devo dizer que o cara é muito bom. As idéias dele são alimento pro cerebro e pro coração da fé Cristã em cada um de nós. E como é tipico nos bons autores Cristãos, por mais que não concodemos com todas as suas idéias, elas nos fazem pensar em pontos de vista até então não explorados por nós é isso ai. Paz de Cristo

    Emiliano

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha que ler esse livro... Tenho uma amiga atéia que questiona muito a fé, a religião, a crença em Deus. Ultimamente tenho lido algumas opiniões blasfemas ateístas e precisava ler um livro como o Decepcionado com Deus para fortalecer ainda mais minha fé. Realmente a forma como o Yancey escancara as dúvidas mais profundas que temos é louvável. São perguntas que aparecem na vida de todo mundo mais cedo ou mais tarde, e que muitas vezes não ousamos verbalizá-las, por medo de Deus ficar triste ou zangado conosco. Enfim... gostei muito da leitura e recomendo!

    Cileide Dantas Cabral

    ResponderExcluir
  7. Uma viagem rumo ao coração de Deus...
    Em tempos de jargões simplistas e "fórmulas mágicas", Philip Yancey escreve mais uma pérola da literatura cristã. Longe de ser simplista em seus raciocínios, o autor nos eleva a um nível alto na arte do pensar, e junto com os leitores, empreende uma viagem, como que rumo ao interior do coração de Deus, onde surpreendentemente por muitas vezes encontramos facetas do nosso coração.
    Deus é uma pessoa, definitivamente. E como pessoa, tem sentimentos. Yancey navega pelas Escrituras, nos descobre o que eu chamei posteriormente de "As táticas de Deus ao longo dos séculos", e tenta responder muitos dilemas e aspectos da decepção com Deus.
    É definitivamente um grande livro, onde o leitor deve com toda a certeza se apaixonar pela forma de escrever de tão brilhante autor.

    Vandejer

    ResponderExcluir
  8. Não decepciona em nada
    Considero Philip Yancey um dos maiores escritores de não-ficção dos últimos 10 anos. Ele está além das fronteiras da religião e seu texto é rico e de uma bagagem cultural impressionante. Yancey, em seu "Decepcionado com Deus", de cara nos leva ao abismo da incredulidade, para em seguida esclarecer que Deus é um Ser extraordinário e que realmente interage conosco, por mais que eu creia que é difícil acreditar (dúvida?). Com muita sobriedade, mas sem perder o humor, o autor nos conduz por um texto dinâmico, desafiador e altamente atual. Recomendo a obra não só às pessoas que têm dúvidas a respeito da Bíblia e de Deus (pois, no mínimo conhecerão o outro lado da moeda), mas principalmente, aos que crêem. Afirmo que não ficarão decepcionados.

    A. Meireles

    ResponderExcluir
  9. Estudando Deus
    "AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O ENTENDIMENTO"(Mt 22,37).

    Com esse versiculo início a minha resenha ao qual posso afirma que este livro não somente esclarece dúvidas sobre as três perguntamos que o livro traz (Deus é injusto? Deus está calado? Deus está escondido?) mas também dar ensinamentos biblicos muito interessantes, nos fazendo entender as respostas para estas três perguntas.

    Gostei muito dos estudos e pesquisas que o autor fez na bíblia, em livros e em entrevistas com pessoas que provavelmente pode viver momentos difíceis em suas vidas, esses estudos enriqueceram cada explicação feita turante a leitura.

    É muito bom lermos a bíblia, mas para compreendemos melhor ela é preciso fazer o que Jesus nos deixa como mandamento "amarás o Senhor, teu Deus, de todo teu coração, de toda a tua alma E DE TODO O ENTENDIMENTO".

    Este livro para mim é de grande inspiração para eu estudar cada vez mais a palavra de Deus e um grande insentivo a ajudar outras pessoas a melhorar sua intimidade com Deus.

    MarconiDesenhos

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.