RESENHA DO LIVRO: O MINISTÉRIO DE ORAÇÃO DA IGREJA - WATCHMAN NEE

Quem conhece os livros de Watchman Nee sabe que é de um crescimento espirítual maravilhoso. Neste livro Nee comparte conosco lições sobre o ministério de oração. Considera ele a oração essencial à vida cristã, eficaz e produtiva. Orar, diz-nos ele, é trabalhar juntamente com Deus. Mediante a oração, cumprem-se os fins de Deus e frustram-se os propósitos de satanás. Obra indispensável aos que desejam aprofundar-se no estudo do ministério de oração da igreja.

Confesso que quando me aproximava da metade do livro, queria que não fosse a metade, e sim o início do livro. A linguagem símplista de Nee tem me cativado. Mesmo sabendo que alguns afirmam que ele foi Herege. O que eu posso dizer é que o amigo dele, o Witness Lee que fundou a "Igreja Local" se tornou herege, pois nas primeiras décadas, o movimento que eles pregavam se enquadrava no “fundamentalismo.” Eles criam que a Bíblia era a Palavra de Deus. Criam que o sangue de Jesus expiava pelos pecados do mundo; criam na ressurreição, na volta de Jesus, na necessidade de fé em Cristo para a salvação. Entretanto, pouco antes de vir para a América, Witness Lee mudou alguns ensinamentos que estavam fora da palavra de Deus, e quando Lee mudou os ensinos o Watchman Nee já tinha morrido na prisão da China. Lee diz que quando veio de barco para a América, ele jogou suas doutrinas no Oceano Pacifico e achou um "novo caminho". Entao nao sei onde as pessoas se baseiam que Watchman Nee era Herege, mas quero aprender mais sobre ele para tirar as minhas conclusões, por isso esse livro não será o último dele.

Vamos para o livro. Logo no primeiro capítulo Nee dá importância a Harmonia de você com o Espírito Santo. Em termos de ligares na terra e no céu. Nota-se que tem que ligar primeiro na terra. E aí ele revela um profundo mistério. Vc aprenderá lendo o livro. Outro fato que ele revela é sobre a torneira, ele diz: 

      "Quando uma torneira é aberta, a água corre; mas quando é fechada, a água é retida. Qual pressão é maior, a gerada em soltar a água ou a gerada em reter a água?" 

Ele mostra nesta reflexão que exsite muitas pessoas carregando pesados fardos porque não ora como convem. No capítulo 2 ele toca num ponto interessante encontrado no "Pai Nosso". Fala sobre os 3 desejos do coração para com Deus quando lemos Lucas 11.9-10, vale a pena saber. Fala tambémm sobre os 3 pedidos para nos próprios dos Vs.11-13 e por ultimo fala dos 3 tipos de louvores. Até o momento tenho me banhado de tanta sabedoria que dá vontade de orar mais e mais.

Uma frase dele que me marcou: "A cruz precisa realizar uma obra mais profunda em nós, antes que possamos glorificar o nome de Deus. De outra forma, não podemos vê-lo como um santo desejo, mas apenas como uma excêntrica fantasia." (Watchman Nee)

Outro trecho do livro que ficou gravado: "A oração retrata nosso desejo por Deus, ao passo que jejum exemplifica nossa autonegação. O primeiro privilégio que Deus garantiu ao homem "Adão" foi a comida. De modo que o jejum significa a negação do primeiro direito legal do homem". Forte né?!

Entre tanto mistérios que Nee revela existe esse que vou descrever. Quando estamos debaixo da oração, os animais sujeitam-se a nos, como? Antes, la em gênesis, Deus deixa claro que os animais ficaram sujeitos ao homem, mas quando o homem pecou, perdeu este domínio completo. Exemplos o livro cita o profeta que morreu comido pelo leao por desobediência (1Rs13:20-25) e outro Herodes que foi devorado por vermes por causa do orgulho (Atos 12:23). So que aqueles que estão debaixo das maos de Deus sao protegidos pela sujeição dos animais. Como exemplos, vemos Daniel na cova com os leões (Dn 6:22) E Paulo que mesmo mordido por uma serpente venenosa, nao sofreu dano algum (Atos 28:3-6).

Essa e só uma palhinha do que você encontrará neste livro maravilhoso.

Att. Hubner Braz (@PecadorConfesso)

SINOPSE DA EDITORA

Desde o começo do mundo, Deus tem escutado as orações do homem, mas poucas são pertinentes. Muitos oram a Deus buscando as próprias necessidades, porém não se preocupam com as de Deus. Nesta era, tudo o que Deus realiza é por meio da igreja. Porém, há um princípio com que Deus trabalha: Ele não pode fazer o que quer a não ser que o homem o queira. Por isso, Ele deu ao homem a capacidade de amarrar o que deve ser amarrado e soltar o que deve ser solto. Resumindo: deve haver um mover na terra antes que haja um mover no céu, e isso é feito por meio da oração. Contudo, entre os filhos de Deus, a oração é o ponto mais facilmente atacado por Satanás. Andrew Murray disse: "Os que não têm um horário estabelecido para orar, não oram". Devemos ser vigilantes e lutar a fim de reservar um tempo para orar cada dia, para proteger a oração, parar as orações que não são orações e estar alertas contra a estratégia de Satanás de interromper nossa oração. Devemos orar sobre todas as verdades que ouvimos e falamos, para que elas não fiquem apenas gravadas na mente, mas sejam manifestadas em nossa vida. Orar é um serviço de prioridade máxima!''.

Download do Livro E-Book em PDF: O MINISTÉRIO DE ORAÇÃO DA IGREJA - WATCHMAN NEE

Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Milhões de Confessos:

  1. A graça e paz do nosso Deus e pai e do Senhor Jesus Cristo seja contigo... Me add no WhatsApp ou no Zello - Fab182 esse he meu nome no Zello. Amém!!!!! :-D

    ResponderExcluir
  2. É incrível como Watchman Nee, um homem piedoso, não enxergou que Deus é Soberano, de modo que esse deus parece alguém que está desocupado e sem ter o que fazer. Esse deus só faz algo mediante a ação do homem, em outras palavras deus se torna reacionário.
    É um equívoco pensar assim. As Escrituras nos mostram que a oração nos insere no mover de Deus, e não contrário. o mover começa em Deus e se oramos podemos participar dele.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.