Jesus é a Rosa de Saron? - A Bíblia Responde.

Respondendo algumas dúvidas que surgiram na Escola Dominical.... 

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade”. (Joseph Goebbels)

Quando você ouvir um pregador afirmar que o título “Rosa de Sarom”, mencionado em Cantares 2.1, se refere a Cristo, diga a ele que está ERRADO. E, para se chegar a essa conclusão, é preciso observar com muito cuidado o contexto da passagem citada. Muitos irmãos leem o versículo isolado e acabam deduzindo, erroneamente, que o título alude ao Senhor Jesus.

O livro de Cantares apresenta um diálogo alternante entre a sulamita e seu amado, e é preciso ler cada versículo com atenção para identificar quem está falando. No fim do capítulo 1, o noivo diz: “Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas” (v.15). E a noiva responde: “Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso. As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas, de cipreste (vv.16,17).

Em Cantares 2.1, a noiva, que terminou falando no fim do capítulo 1, prossegue: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales”. No versículo 2, o noivo responde: “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas”, deixando claro que “rosa de Sarom” e “lírio dos vales” se referem à noiva.

Portanto, é a donzela sulamita quem diz: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales” (Ct 2.1), posto que, logo em seguida, o noivo responde: “Qual lírio... tal é a minha amiga” (Ct 2.2). Ela se compara às flores simples dos campos, numa possível demonstração de que não estava acostumada à aristocracia de Jerusalém. Sarom é a planície litorânea imediatamente ao sul do monte Carmelo (cf. Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.984).

Finalizando, quero dar uma ênfase maior ao caso do hino 196 da Harpa Cristã (hinário oficial das Assembléias de Deus) – “Uma Flor Gloriosa”. 

Não sei como é possível este hino ainda estar sendo cantado nas igrejas evangélicas pentecostais sem ninguém se dar conta do equívoco!!! Não vejo ninguém se manifestar contra o erro deste cântico. 

Não sei se no hinário “Cantor Cristão” dos batistas existe algum cântico referindo-se a Rosa de Sarom. Também não consultei todos os hinos da Harpa Cristã. 

(Hinos da Harpa que fazem menção a Jesus como Rosa de Sarom e Lírio dos Vales: 58, 83, 196, 198 (Jesus, o bom amigo), 311, 344, 420).

Caso queira mandar sua pergunta, mande um email para pecadorconfesso@hotmail.com que em 7 dias nós responderemos e postamos no site, se preferir com o seu nome.

Paz do Senhor a todos!!!
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.