Resenha do Livro: O Peregrino - John Bunyan

Acabei de ler um livro que é best-seller mundial. O livro tem críticas positivas e sua história tem tocado, através do tempo, muitos corações, sendo que a obra retrata as dificuldades da vida e etc. A seguir, a resenha do mesmo.


O livro chega até ser difícil de fazer uma resenha sobre ele, pois ele é muito complexo e simples ao mesmo tempo. Acho que para você entender, é preciso ler mesmo,  mas vou tentar chegar perto o mais possível do que o livro trata realmente.


Pela sinopse, já dá pra ter uma idéia do que o livro trata. A obra em sí, é uma reflexão sobre a vida, sobre tudo que passamos, nossas dificuldades, e a história tem uma base bíblica. O personagem central se chama Cristão, e ele vem da Cidade da Destruição - lembre-se, os nomes de personagens, lugares, cidades, e etc, são figurativos. - que, após ler um livro, sabe que irá ser destruída em breve. O único jeito de se salvar é fugir daquela cidade em direção à Porta Estreita. Lendo um livro, Cristão decide partir em viagem, só que sua família diz que é loucra, mas Cristão não muda de idéia, e parte em direção à Porta Estreita, guiado por Evangelista. No decorrer do caminho, Cristão passa por dificuldades, encontrando passagens difíceis de prosseguir, pessoas que querem persuadi-lo a ir pelo caminho errado, até que nosso personagem chega à Porta Estreita. Depois disso, Cristão prossegue com mais esperanças de alcançar seu objetivo e chegar até à Cidade Celestial.

Na minha opinião, O Peregrino é uma obra fantástica, e sua narração é perfeita, mesmo com toda sua simplicidade. O autor conseguiu transmitir idéias - com base na Bíblia - que fazem o ser humano refletir em seus atos e ações. E sabe como esse livro se originou? John Bunyan fora preso por pregar a Palavra de Deus, e não como a Igreja Católica fazia, e por isso, passou mais de 12 anos na prisão. No decorrer deste tempo, Bunyan teve uma visão vinda de Deus, e nesta visão ele via Cristão saindo da Cidade da Destruição, iniciando sua peregrinação até à Cidade Celestial. E sabe o que mais? O Peregrino é o livro mais vendido de todos os tempos, sendo que a Bíblia o vence. Não é fantástico isso. Um livro que foi escrito há muito tempo atrás, e que até hoje encanta à muitos leitores.

E mesmo que O Peregrino seja um livro baseado na Bíblia, ele pode ser lido por todos, não importando a crença, pois na verdade a obra é uma reflexão da vida - um exemplo é As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis. O livro é baseado na Bíblia, mas sua história encanta a muitos, idenpendente de sua crença ou religião.

Enfim, o livro é superbom, e recomendo a todos que gostam de uma boa leitura cheia de aventura, reflexões sobre a vida, e tudo mais.´

E se vocês ainda não sabem, há um filme também do livro. Vejam a capa abaixo:


FICHA DO LIVRO:

Gênero: Religião
Editora: Martin Claret
Autor: John Bunyan
ISBN: 9798572326529
 Ano: 2004
Número de páginas: 438


Acabamento: Brochura
Formato (LxA) (cm): 12x18

sinopse

Um grande clássico para uma nova geração de leitores

Esta edição de O peregrino traz várias inovações. Resgata o texto integral da obra e divide o livro em dois volumes, como na publicação original (século 17). A nova tradução (1999) combina fidelidade ao texto de Bunyan com linguagem atual.

O peregrino é uma narrativa cheia de emoção e suspense. Bunyan relata a viagem de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo à Cidade Celestial. No decorrer da aventura, ele se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes alegóricos, tais como Evangelista, Adulação, Malícia, Apoliom e Vigilância. Passa por lugares sombrios e medonhos, como o Desfiladeiro do Desespero, o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades e o Rio da Morte. Surge em cada encruzilhada um novo desafio que ameaça sua chegada ao destino final. O enredo mescla-se à interpretação simbólica, e o resultado é uma incrível experiência literária
e espiritual.

O peregrino é a maior obra de ficção na história do cristianismo. Para milhões de leitores, a história de Cristão serve como supremo modelo de perseverança em meio a dificuldades.

Sobre o autor
John Bunyan (1628-1688) foi pastor e escritor inglês.

ficha técnica

Código: 10549
ISBN: 85-7325-442-4
Código de barras:
Páginas: 256
Tamanho: 14x21
Categoria: Ficção
Ano: 2006

Fonte: Mundo Cristao

Teatro feito por amigos - O Peregrino - SUCESSOOO!!!



Deu frio na barriga? Muito!
Teve erros, improvisos, imprevistos? Com certeza!

Mas, foi demais!

Todos os meses de ensaio, de stress, de muito trabalho foram recompensados!

Conseguimos passar a mensagem que queríamos e tenho certeza de que cada um que esteve ali presente (quase 600 pessoas) levou momentos muito bons!

Queria agradecer a cada um que fez parte desse trabalho! Não vou citar nomes, por medo de esquecer algum: saibam que todos tiveram uma importantíssima participação.

E não vamos deixar isso acabar não, afinal, já vimos que a receptividade foi ótima e teremos novas apresentações.

Deixo algumas fotos do espetáculo aqui e quem tiver mais fotos, fique à vontade para mandar!





Quem acompanhou a peça, deixe aqui o seu comentário, crítica, elogio, o que quiser!!!
Grande abraço!

Fonte: Teatro Avante Cultura


Este livro esta disponivel em PDF para Download => O Peregrino - John Bunyan

Equipe Pecador Confesso

Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.