Resenha do Livro: O Peregrino - John Bunyan

Acabei de ler um livro que é best-seller mundial. O livro tem críticas positivas e sua história tem tocado, através do tempo, muitos corações, sendo que a obra retrata as dificuldades da vida e etc. A seguir, a resenha do mesmo.


O livro chega até ser difícil de fazer uma resenha sobre ele, pois ele é muito complexo e simples ao mesmo tempo. Acho que para você entender, é preciso ler mesmo,  mas vou tentar chegar perto o mais possível do que o livro trata realmente.


Pela sinopse, já dá pra ter uma idéia do que o livro trata. A obra em sí, é uma reflexão sobre a vida, sobre tudo que passamos, nossas dificuldades, e a história tem uma base bíblica. O personagem central se chama Cristão, e ele vem da Cidade da Destruição - lembre-se, os nomes de personagens, lugares, cidades, e etc, são figurativos. - que, após ler um livro, sabe que irá ser destruída em breve. O único jeito de se salvar é fugir daquela cidade em direção à Porta Estreita. Lendo um livro, Cristão decide partir em viagem, só que sua família diz que é loucra, mas Cristão não muda de idéia, e parte em direção à Porta Estreita, guiado por Evangelista. No decorrer do caminho, Cristão passa por dificuldades, encontrando passagens difíceis de prosseguir, pessoas que querem persuadi-lo a ir pelo caminho errado, até que nosso personagem chega à Porta Estreita. Depois disso, Cristão prossegue com mais esperanças de alcançar seu objetivo e chegar até à Cidade Celestial.

Na minha opinião, O Peregrino é uma obra fantástica, e sua narração é perfeita, mesmo com toda sua simplicidade. O autor conseguiu transmitir idéias - com base na Bíblia - que fazem o ser humano refletir em seus atos e ações. E sabe como esse livro se originou? John Bunyan fora preso por pregar a Palavra de Deus, e não como a Igreja Católica fazia, e por isso, passou mais de 12 anos na prisão. No decorrer deste tempo, Bunyan teve uma visão vinda de Deus, e nesta visão ele via Cristão saindo da Cidade da Destruição, iniciando sua peregrinação até à Cidade Celestial. E sabe o que mais? O Peregrino é o livro mais vendido de todos os tempos, sendo que a Bíblia o vence. Não é fantástico isso. Um livro que foi escrito há muito tempo atrás, e que até hoje encanta à muitos leitores.

E mesmo que O Peregrino seja um livro baseado na Bíblia, ele pode ser lido por todos, não importando a crença, pois na verdade a obra é uma reflexão da vida - um exemplo é As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis. O livro é baseado na Bíblia, mas sua história encanta a muitos, idenpendente de sua crença ou religião.

Enfim, o livro é superbom, e recomendo a todos que gostam de uma boa leitura cheia de aventura, reflexões sobre a vida, e tudo mais.´

E se vocês ainda não sabem, há um filme também do livro. Vejam a capa abaixo:


FICHA DO LIVRO:

Gênero: Religião
Editora: Martin Claret
Autor: John Bunyan
ISBN: 9798572326529
 Ano: 2004
Número de páginas: 438


Acabamento: Brochura
Formato (LxA) (cm): 12x18

sinopse

Um grande clássico para uma nova geração de leitores

Esta edição de O peregrino traz várias inovações. Resgata o texto integral da obra e divide o livro em dois volumes, como na publicação original (século 17). A nova tradução (1999) combina fidelidade ao texto de Bunyan com linguagem atual.

O peregrino é uma narrativa cheia de emoção e suspense. Bunyan relata a viagem de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo à Cidade Celestial. No decorrer da aventura, ele se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes alegóricos, tais como Evangelista, Adulação, Malícia, Apoliom e Vigilância. Passa por lugares sombrios e medonhos, como o Desfiladeiro do Desespero, o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades e o Rio da Morte. Surge em cada encruzilhada um novo desafio que ameaça sua chegada ao destino final. O enredo mescla-se à interpretação simbólica, e o resultado é uma incrível experiência literária
e espiritual.

O peregrino é a maior obra de ficção na história do cristianismo. Para milhões de leitores, a história de Cristão serve como supremo modelo de perseverança em meio a dificuldades.

Sobre o autor
John Bunyan (1628-1688) foi pastor e escritor inglês.

ficha técnica

Código: 10549
ISBN: 85-7325-442-4
Código de barras:
Páginas: 256
Tamanho: 14x21
Categoria: Ficção
Ano: 2006

Fonte: Mundo Cristao

Teatro feito por amigos - O Peregrino - SUCESSOOO!!!



Deu frio na barriga? Muito!
Teve erros, improvisos, imprevistos? Com certeza!

Mas, foi demais!

Todos os meses de ensaio, de stress, de muito trabalho foram recompensados!

Conseguimos passar a mensagem que queríamos e tenho certeza de que cada um que esteve ali presente (quase 600 pessoas) levou momentos muito bons!

Queria agradecer a cada um que fez parte desse trabalho! Não vou citar nomes, por medo de esquecer algum: saibam que todos tiveram uma importantíssima participação.

E não vamos deixar isso acabar não, afinal, já vimos que a receptividade foi ótima e teremos novas apresentações.

Deixo algumas fotos do espetáculo aqui e quem tiver mais fotos, fique à vontade para mandar!





Quem acompanhou a peça, deixe aqui o seu comentário, crítica, elogio, o que quiser!!!
Grande abraço!

Fonte: Teatro Avante Cultura


Este livro esta disponivel em PDF para Download => O Peregrino - John Bunyan

Equipe Pecador Confesso

Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Milhões de Confessos:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.