LIÇÃO 7 - A sabedoria de Abigail e a justiça de Deus - 17 de novembro de 2013 – Editora BETEL

LIÇÃO 7 – 17 de novembro de 2013   – Editora BETEL A sabedoria de Abigail e a justiça de Deus Comentarista: Pastor Dr. Abner...

LIÇÃO 7 – 17 de novembro de 2013 – Editora BETEL

A sabedoria de Abigail e a justiça de Deus


Comentarista: Pastor Dr. Abner de Cássio Ferreira

TEXTO AUREO

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Rm 12.21

VERDADE APLICADA

O poder contagiante da gentileza aliado a força de um coração bondoso pode desarmar o mais perverso dos homens.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

 Ensinar que a ira pode nos tornar insanos, e nos levar a uma ação descontrolada e covarde;
 Explicar que fazer justiça com as próprias mãos é uma atitude anticristã;
 Mostrar que Deus ainda usa pessoas cheias de Sua graça para nos falar ao coração.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

ISm 25.10 - E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor.
ISm 25.11 - Tornaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?
ISm 25.12 - Então os moços de Davi puseram-se a caminho e voltaram, e chegando, lhe anunciaram tudo conforme a todas estas palavras.
ISm 25.13 - Por isso disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e cingiu também Davi a sua; e subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.

Durante a estadia anterior de Davi em Maom (23:24ss), região adjacente ao Carmelo, seus homens haviam servido de muro de proteção para os rebanhos de Nabal e para os que cuidavam de seus animais. Nabal era um homem muito rico, porém nada generoso. Quando Davi retornou às cercanias das terras de Nabal, era tempo da tosquia, um acontecimento festivo (2Sm 13:23) que ocorria toda primavera e no começo do outono. Davi tinha esperanças de que Nabal o recompensasse e a seus homens por seus serviços, pois certamente mereceriam alguma coisa por terem protegido as ovelhas e cabras de Nabal dos ladrões que costumavam aparecer no tempo de tosquia.
A expectativa de Davi era lógica. Qualquer homem com três mil ovelhas e mil cabras poderia dar alguns animais para alimentar seiscentos homens que havia arriscado a própria vida para guardar parte de sua riqueza. Sem dúvida, por um a simples questão de cortesia, Nabal deveria convidar Davi e seus homens a partilhar de sua comida numa ocasião festiva em que a hospitalidade era a ordem do dia. Alimentar seiscentos homens no deserto não seria um a tarefa simples, de modo que Davi enviou dez de seus rapazes para explicar a situação e pedir que fossem convidados para a festa. Nabal recusou-se a ouvir.
Nabal é descrito como um homem de caráter "duro e maligno" (1Sm 25:3). Era da tribo de Judá e da família de Calebe, um dos dois espias que haviam insistido para que Israel entrasse na terra prometida (Nm 13-14; Js 14:6, 7). No entanto, o nome Calebe também significa "um cão", de modo que talvez o escritor desejasse, ainda, transmitir esse sentido. Esse homem era como um animal obstinado e maldoso do qual ninguém poderia aproximar-se com segurança (1Sm 25:17). Um de seus servos, bem como a própria esposa, o chamaram de "filho de Belial", dizendo que "a loucura [estava] com ele" (vv. 17, 25). O termo hebraico beliyaal significa "indignidade" e, no Antigo Testamento, refere-se a pessoas que transgrediam a lei deliberadamente e que desprezavam aqueles que eram bons (ver Dt 13:13; Jz 19:22; 20:13; 1Sm 2:12). No Novo Testamento, o termo refere-se a Satanás (2Co 6:15).
Quando os jovens explicaram-lhe educadamente a situação, Nabal insultou-os. O termo hebraico descreve o guincho de uma ave de rapina ao atacar a presa. E usado para retratar os homens famintos de Saul ao atacar os despojos e abater os animais (1Sm 14:32; 15:19). Suas palavras são registradas em 1 Samuel 25:10, 11 e, sem dúvida, revelam o coração de um homem egoísta, arrogante e rebelde. Abigail reconheceu Davi como rei (vv. 28 e 30) e o chamou de "meu senhor", mas Nabal comparou Davi a um servo rebelde que abandonou seu senhor (v. 10)! Por certo, Nabal era um simpatizante de Saul e não de Davi, outra evidência de que, ao contrário de sua esposa, seu coração não tinha lugar para as coisas espirituais. Ao observar os pronomes pessoais no versículo 11, pode-se reconhecer de imediato seu orgulho e presunção. Nabal sequer deu crédito a Deus por enriquecê-lo.
Os jovens relataram a resposta de Nabal a Davi que, no mesmo instante, se irou e jurou vingança contra ele. Davi foi capaz de perdoar Saul, que desejava matá-lo, mas não pôde perdoar Nabal, que se recusou a alimentá-lo e a seus homens. Nabal era ingrato e egoísta, mas esses não eram crimes capitais; Saul era invejoso e estava obcecado com o desejo de matar um homem inocente. Davi deixou-se controlar por sua ira e não parou a fim de consultar o Senhor, mas se apressou em satisfazer sua sede de vingança. Se Davi tivesse levado a cabo o que intentava, teria cometido um pecado terrível e causado grande estrago em seu caráter e em sua carreira, mas, em sua misericórdia, o Senhor o deteve.
Os servos do Senhor devem manter-se vigilantes em todo o tempo, para que o inimigo não os ataque de surpresa nem os domine. "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1Pe 5:8). Davi era um homem piedoso e um líder competente, mas até os melhores homens são, na melhor das hipóteses, apenas seres humanos.
Fonte: Comentário Warren W. Wiersbe

Introdução
Davi é informado que Nabal estava tosquiando as ovelhas, isso significava que uma parte do lucro seria dividida entre aqueles que protegiam seu campo. Ele envia dez de seus moços a falar em seu nome com Nabal, que o ignora e se omite em recompensá-lo. Davi é informado e vem para matá-lo, mas é contido por Abigail, mulher de Nabal. Nesta lição, analisaremos essa nova fase da vida de Davi, e como ele é impedido de sujar as mãos de sangue inocente pela sabedoria de Abigail.

OBJETIVO
 Ensinar que a ira pode nos tornar insanos, e nos levar a uma ação descontrolada e covarde;

1. Davi, o protetor de Nabal
Ainda fugitivo, todavia, já com um exército de proscritos treinados em uma caverna, Davi se torna uma espécie de segurança patrimonial juntamente com seus homens. Saul ainda era rei, e Davi junto a seus homens lutavam contra as várias tribos no deserto de Parã. Nesse tempo, Davi estava por trás das cenas, e, em troca de alimento, ele e seu bando protegia os pastores dos ataques selvagens contra seus rebanhos e suas aldeias. Veiamos como era naquele tempo.

1.1. Protegendo rebanhos
“Aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles, e nada nos faltou em todos os dias que convivemos com eles quando estavam no campo. De muro em ledor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas” (ISm 25. 15.16). Segundo o costume da época, quando havia uma tosquia de ovelhas, era comum que o proprietário dos animais separasse uma parte do lucro e repassasse para os protetores de seu rebanho. Era um modo de mostrar gratidão e reconhecimento, embora não houvesse nada formalizado que obrigasse o pagamento. Davi e seus homens davam proteção aos pastores de Nabal, homem muito rico, contudo a mesquinhez de Nabal não o deixava pagar pela proteção. Ele era avaro e a avareza é considerada uma idolatria, é o desejo demasiado de adquirir e acumular riquezas (Cl 3.5; Ef 5.3-5).
Nosso mundo está cheio de pessoas da estirpe de Nabal. Pessoas que vive plenamente a lei da selva, onde cada um deve se virar e lutar pelo que é seu. Pessoas que consideram proprietárias de tudo: “minha, carreira, meus sonhos, minhas coisas'’; pessoas que acreditam que tudo tem que ser de seu jeito, de seu agrado e de acordo com sua agenda. Nabal em aquele tipo de pessoa que jamais evitou que alguém se irritasse com ele, que conseguia estragar qualquer relacionamento, que, embora, muito rico e abastado, viveu para justificar seu nome, que em hebraico significa: “tolo”. Para Nabal a pior coisa que existia, era ter que dividir algo com alguém, mesmo que esse alguém merecesse.

1.2. A grosseria de um homem rico
Embora fosse descendente de Calebe, Nabal nada tinha do espírito daquele herói. Ele possuía grande riqueza, mas tinha pouco juízo. Ele simplesmente ignorou o trabalho de Davi e seus homens, e não ficava bem que o rico criador de ovelhas obtivesse todas as vantagens e deixasse de fazer retribuição e, pior que isso, rematasse a injustiça com um gesto tão grosseiro. Até mesmo seus pastores foram muito claros quanto ao benefício que Davi e seus homens lhes haviam feito (ISm 25.7,15,16). Sua grosseria e atitudes de menosprezo justificaram a opinião que a respeito dele tinham todos aqueles que o conheciam mais de perto. Em resposta, Davi toma a espada para vingar o insulto, uma atitude totalmente aquém daquele que foi chamado para empunhar a espada cm defesa dos fracos. Devemos ter o cuidado de não sermos contagiados pela ira. Ela pode nos tomar insanos, e nos levar a uma ação descontrolada e covarde. Por um momento, Davi esqueceu a unção e deu lugar a ira. Cuidemos para não cair no laço da ira!(Mt 5.22).

1.3. Justiça com as próprias mãos
Davi é informado por seus mensageiros que Nabal ridiculariza seus préstimos e, ainda por cima, ignora-o, fingindo que nunca ouviu falar dele, comparando seus homens com escravos fugidos e vagabundos. He não precisou ouvir duas vezes. Juntou quatrocentos homens e partiu ao encontro de Nabal dizendo: “Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino”, (ISm 25.22). Davi perdeu o controle, ele tem quatrocentos homens para acabar com apenas um, e ainda sentenciar todos os outros inocentes que por lá estão. Aquele modelo magistral de paciência, que se recusava a revidar e contra-atacar Saul, desapareceu de repente. Davi estava cego, louco e totalmente fora de controle (Pv 14.17; 7.8,9). Amados! Não estamos falando de uma pessoa qualquer, estamos falando de Davi. Precisamos compreender que, mesmo com unção e um coração segundo Deus, ainda somos falíveis. Precisamos pensar antes de agir, e jamais permitir que o ódio governe nossos corações.

OBJETIVO
 Explicar que fazer justiça com as próprias mãos é uma atitude anticristã;

2. Alimentando a ira de um rei ferido
É importante salientar como somos tão oscilantes em determinadas etapas de nossas vidas. Aquele mesmo Davi que nos ensina a preciosa lição de não revidar ao ataque inimigo, de deixar que Deus execute a justiça e que aprendeu a esperar no Senhor, agora está com quatrocentos homens armados de espada para matar um homem armado apenas com a insensatez (Pv 14.7a). Afinal, quem era realmente o insensato?

2.1. Abigail, uma pérola em meio ao deserto
Nabal foi um homem que jamais se importou com o que estava a sua volta, ele vivia para agradar a si mesmo, o que proporcionava aos seus ter de viver tapando as brechas de sua insensatez. Porém sua esposa Abgail era o oposto. Nabal era duro e maligno em suas atitudes, Abigail era bela e inteligente, de decisões sensatas (ISm 25.3). Eles possuíam temperamentos e comportamentos totalmente avessos. Abigail não possuía somente beleza, tinha cérebro. A maior fortuna de Nabal não era suas posses, mas Abigail, uma pérola rara que brilhava em meio ao lamaçal da péssima índole do marido (Pv 18.22). Abigail não era uma pessoa governada por suas emoções, mas por pensamentos lógicos, uma mulher que sabia a hora de agir e a maneira correta de agir, que conhecia muito bem seu marido, e também sua posição como mulher.

2.2. A atitude de uma mulher Sábia
Quem era o líder da casa? Nabal. Mas a quem os servos buscam para solucionar o conflito, a quem recorrem? Abigail. E por quê? Porque Nabal era inacessível. Ela conhece bem seu marido, sabe de suas limitações e fraquezas, porém, com muita graça não o critica, e ainda o protege. Que mulher sábia! Ela se apressa, sabe que os minutos são preciosos. Seu lado prático de sabedoria já lhe diz o que fazer e o que dizer, ela toma consigo um banquete e ao chegar diante de Davi se prostra dizendo: “Ah! Meu senhor, caia a culpa sobre mim... não vi os moços de meu senhor que enviaste” (ISm 25.24a; 25b). Abigail, além de não omitir as atitudes de seu marido, porque todos o conheciam, tomou sobre si o peso de sua insensatez. Em um tempo em que as pessoas se divorciam por incompatibilidades, e por nada se desfaz um matrimônio, eis uma lição de graça e sabedoria.

2.3. Para cada Davi, existe uma Abigail
Todo o desconforto gerado entre Nabal e Davi ocorreu por causa de alimento. Era o dia do banquete; Davi e seus homens estão famintos, mas são tratados como pessoas sem qualquer vínculo com o rico fazendeiro. Abigail sabe muito bem que a única coisa que faz mais barulho que a cavalgadura dos soldados de Davi, é o estômago deles. Então, o que ela porta consigo além de beleza? Sabedoria e humildade. Ao prostrar-se diante de Davi ela chama a si mesma de serva seis vezes, e oito vezes chamou a Davi de “meu senhor” (ISm 25.24-31). Davi tem uma espada desembainhada, está prestes a sujar as mãos de sangue inocente, mas Abigail sabiamente o impede e ainda o recorda que futuramente será o rei de Israel (ISm 25.31). Essa é uma bela revelação sobre os instrumentos que Deus usa para nos livrar dos maus caminhos, que entram em nossas vidas, exercendo ministérios influenciados pelo Espírito Santo para nos frear. Falando ao nosso coração, detendo-nos da corrida louca do egoísmo.
Como Deus tem caminhos tão avessos aos nossos! De onde ninguém esperava, surge rima mulher com uma mensagem profética exatamente na hora em que Davi colocaria tudo a perder, manchando suas mãos com sangue inocente. Se Abigail não estivesse ali, Davi certamente teria exterminado não somente Nabal, mas todo seu povo. Que maravilha saber que Deus envia pessoas tão inesperadas com uma mensagem do alto para redirecionar nossas vidas e nos impedir de errar.

OBJETIVO
 Mostrar que Deus ainda usa pessoas cheias de Sua graça para nos falar ao coração.

3. Lições que devemos aprender
Abigail defendeu bravamente seu marido, colocando-se entre ele e a morte. Resolveu o problema sem que ele soubesse, pois o insensato estava tão bêbedo que ela não lhe pôde contar o que aconteceu. Mas, pela manhã, quando sóbrio, ao saber do ocorrido, teve literalmente um derrame, e aproximadamente dez dias depois, o Senhor o feriu (ISm 25. 36-38). Vejamos algumas lições desse epsódio.

3.1.  Davi aprendeu que a vingança pertence a Deus
Por mais que sejamos afrontados, não é uma atitude cristã tomar a espada e vingar o insulto. Despertado pelas sábias palavras de Abigail, Davi compreende que Deus o está livrando de ser tão insensato quanto Nabal (ISm 25. 32-34). E logo após a morte de Nabal, pôde afirmar: “Bendito seja o Senhor, que pleiteou o pleito da minha afronta da mão de Nabal, e deteve a seu servo do mal, fazendo o Senhor tornai' o mal sobre a sua cabeça.” (ISm 25.39). Davi aprendeu que Deus sabe fazer justiça a seus escolhidos, e nós aprendemos que uma decisão baseada na ira poderá manchar para sempre a linda história que Deus está escrevendo sobre nós.

3.2. Aprendendo com Abigail
O que mais nos lastima é a ausência de atitude de algumas pessoas em relação aos conflitos que lhes surgem. Abigail nos ensina que, antes de tomar qualquer atitude, devemos observar o quadro da situação por inteiro. Ela examinou os dois lados, compreendeu a insensatez de seu marido e foi capaz de conter a ira de Davi. Ela foi direto ao alvo. Eles estavam com fome, não adiantava argumentar, chorar ou orar. Então ela levou comida. Ela tinha que resolver, não podia esperar pelo marido, então agiu. O que Deus espera de nós em momentos como esse? Apenas uma atitude e nada mais (Ec 11.4).

3.3. Davi se casa com Abigail
O que parecia uma tragédia terminou de forma feliz tanto para Davi quanto para Abigail. Nabal morreu de um ataque apoplético, provocado por sua devassidão e ira. Desse modo, Davi manda buscar a Abigail e a toma como esposa, reconhecendo não somente seus feitos e suas qualidades, mas acima de tudo grato a quem tanto devia. E, ela, graciosa e humilde, aceitou, declarando-se indigna. O versículo 35 é a resposta do Senhor a todos os que nEle se refugiam, e assim cada um se casa com Ele, depois que o primeiro marido morre. Em um momento Abigail simboliza o Espírito Santo, que desce até nós para nos impedir de tomar atitudes drásticas. Em outro, Abigail representa a vida do pecador casado com insensatez.
A intercessão de Abigail por Nabal diante do rei, muito nos lembra o que fez nosso Senhor por nós. Ele enfrentou a morte por nós, e alcançou para cada um de nós o favor do Pai Abigail não implora por justiça, mas par perdão, aceitando uma culpa que nunca foi sua. As palavras de Abigail derretem o gelado coração de Davi, e quem mais teria palavras capazes de fazer o nosso coração falando conosco pelo caminho? (Lc 24.32b). Do mesmo modo que Abigail se ofereceu para ser punida pelos pecados de Nabal, Cristo o fez por nós. Abigail desviou a ira de Davi, e Cristo não fez o mesmo por nós, desviando a ira de Deus?

Conclusão
É muito confortante saber que, mesmo em momentos como este, o mal domina as nossas mentes como dominou a de Davi, Deus é capaz de enviar alguém da qualidade e sabedoria de Abigail para falar ao nosso coração como fez com seu ungido. Abigail nos lembra muito ao Senhor a quem servimos. Pois quem seria capaz de assumir a culpa por algo que não fez, arriscar a vida por alguém que jamais reconheceu seu valor? Quem, senão Cristo?

QUESTIONÁRIO

1. Por que Davi resolve exterminar Nabal?
R. Por causa de sua insensatez e injustiça para com ele e seus homens.
2. O que significa o nome Nabal?
R. Insensato, tolo.
3. Como se chamava a mulher de Nabal?
R. Abigail.
4. Que tipo de lição aprendemos com Abigail?
R. Que devemos nos tomar pessoas de atitudes.
5. A quem Abigail se assemelha em suas atitudes?
R. Ao Senhor Jesus.

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Editora Betel 4º Trimestre de 2013, ano 23 nº 89 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor - Davi, a lâmpada de Israel - A incrível história de um rei segundo o coração de Deus

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,17,2º Trimestr,1,2º Trimestre,114,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,80,Adolescentes,23,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,126,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,18,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,38,Batalha Espirítual,31,Batismo,11,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,153,Betel Adulto,88,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,12,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,10,Céus,7,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,478,CPAD Adolescentes,63,CPAD Jovem,119,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,12,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,22,Doutrinas Fundamentais,33,Download,82,Download Livros e E-books,145,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,713,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,904,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,208,Estudos Bíblicos,504,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,49,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,13,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,228,Jovens,185,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,410,Lições Bíblicas da CPAD,587,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,12,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,70,Notícias Gospel,217,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,8,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,4,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,23,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,71,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,57,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,97,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,19,Salvador,12,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,3,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,7,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,94,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,2,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: LIÇÃO 7 - A sabedoria de Abigail e a justiça de Deus - 17 de novembro de 2013 – Editora BETEL
LIÇÃO 7 - A sabedoria de Abigail e a justiça de Deus - 17 de novembro de 2013 – Editora BETEL
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqPF5SZwkgpRXymQl9-HNpHlgJBzrfTPAGWjLK6JvSRehda8i3V3_fYJxHz5aT984KuITTs5MT-3f_M4kxbVbgwRPu7T5KUgDMuB5cu7Wmyy3GYXgCVWxRD7xIcGuzLt8GuP_0h7-Quwlw/s320/BETEL-4-TRIMESTRE-2013-DAVI.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqPF5SZwkgpRXymQl9-HNpHlgJBzrfTPAGWjLK6JvSRehda8i3V3_fYJxHz5aT984KuITTs5MT-3f_M4kxbVbgwRPu7T5KUgDMuB5cu7Wmyy3GYXgCVWxRD7xIcGuzLt8GuP_0h7-Quwlw/s72-c/BETEL-4-TRIMESTRE-2013-DAVI.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2013/11/licao-6-sabedoria-de-abigail-e-justica.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2013/11/licao-6-sabedoria-de-abigail-e-justica.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy