LIÇÃO Nº 6 – O EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS - 10 DE NOVEMBRO 2013 - EBD - CPAD

TEXTO ÁUREO
“O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele” (Pv 20.7).

VERDADE PRÁTICA
 A melhor forma de se educar um filho é através do exemplo, pois as palavras passam, mas o exemplo permanece.

 HINOS SUGERIDOS
 258, 360, 409.

 LEITURA DIÁRIA
 Segunda - Pv 22.29 O futuro de um homem diligente
 Terça - Pv 29.15 Estabelecendo limites
 Quarta - Pv 7.6,7 O mau exemplo da displicência
 Quinta - Pv 22.22,23 Sabedoria para agir com equidade
 Sexta - Pv 23.6-8 Sabedoria para lidar com o invejoso
 Sábado - Pv 24.11,12 Agindo misericordiosa e sabiamente

 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE  

Provérbios 4.1-9.
1 - Ouvi, filhos, a correção do pai e estai atentos para conhecerdes a prudência.
2 - Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
3 - Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe.
4 - E ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive.
5 - Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
6 - Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará.
7 - A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.
8 - Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.

9 - Dará á tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.





INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Provérbios, estudaremos hoje o que este livro nos fala sobre a educação dos filhos.
A autoridade dos pais está baseada no exemplo que dão aos filhos.
I – O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
- Na sequência do estudo do livro de Provérbios, hoje abordaremos o que este livro sapiencial nos ensina a respeito da educação dos filhos, tema muito presente nos ensinos trazidos por Salomão.
- Antes de adentrarmos ao que o livro de Provérbios nos fala a respeito, de forma sucinta, como temos feito ao longo do trimestre, abordaremos, em linhas gerais, o que a Bíblia Sagrada nos fala a respeito da educação dos filhos.
- Com relação a este tema, é importante frisarmos que o Senhor, ao instituir a família, estabeleceu como regra a ser observada a procriação. O segundo propósito que Deus deu ao primeiro casal, após a criação da família, foi a de se multiplicar, ou seja, ter filhos (Gn.1:28).
- Já vimos, na lição 2, que um dos objetivos pelos quais Deus fez o ser humano sexuado foi, precisamente, o de promover a reprodução, ou seja, a perpetuação da espécie através da criação de novos seres, seres estes que são precisamente os filhos.
- Os seres humanos, portanto, foram feitos para procriarem, para se tornarem pais e, como tal, transmitirem às novas gerações, todo o conhecimento, tudo o que tenham aprendido, a fim de que as gerações subsequentes prossigam nas tarefas dadas por Deus ao homem, este administrador da criação terrena.
A paternidade apresenta-se, assim, como mais um aspecto de imagem e semelhança de Deus. Os pais devem ensinar seus filhos a como se conduzir neste mundo, a como exercer o papel que Deus reservou à humanidade e, nesta tarefa de ensino e instrução, assemelham-se a Deus, Ele próprio chamado de Pai, precisamente porque é o Criador e o Instruidor dos homens (Hb.12:7-9).
OBS: O Alcorão tem um pensamento interessante, indicando que uma prole, assim como as riquezas, constituem também em uma prova que Deus põe ao homem para verificar a sua obediência a Deus. Eis o versículo: “E saei que vossas riquezas e vossos filhos vos sã provação e que, junto de Allah, há magnífico prêmio” (8:38) (Trad.Helmi Nasr)
- Não é, portanto, senão a ordem natural das coisas que, quando da entrega da lei ao povo de Israel, tenha o Senhor determinado que coubesse aos pais a tarefa de instruir os filhos, de ensinar-lhes a lei de Moisés (Dt.6:6-9; 11:18-20), tarefa que era prioritária e que só subsidiariamente seria exercida pelos sacerdotes e levitas na leitura septenal da lei (Dt.31:9-13).

ASSISTA OS 9° VÍDEO PRÉ-AULA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

1º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Natalino das Neves ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.

2º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Londrina ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.

3º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Caramuru ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.

4º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Fábio Segantin ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


5º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CPAD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


6º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Linhares ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.

7º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O TV Escola Dominical ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.

8º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O EBD Fora da Caixa ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.

9º Vídeo Extra Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: Ministração pela Joyce Meyer ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.




Confira a Resenha do Livro que auxiliará na EBD deste 4° Trimestre - Click na Resenha abaixo.


Colaboração para o Site Pecador Confesso.

- Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco
- Presbítero Eudes L Souza
- Ev. Natlino das Neves
- Luciano de Paula Lourenço
- Fábio Segantin
- TV Escola Dominical
- EBD Fora da Caixa
- AD Linhares
- AD Londrina
- Portal CPAD

Texto Editado e Postado por Hubner Braz - Twitter @PecadorConfesso – Facebook www.facebook.com\pecadoresconfessos


COMPARTILHE ESSE POST NO FACEBOOK E TWITTER - BOTÕES EM BAIXO...









Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.