LIÇÃO Nº 7 – CONTRAPONDO A ARROGÂNCIA COM A HUMILDADE - 17 DE NOVEMBRO DE 2013 - EBD - CPAD

TEXTO ÁUREO

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda’’(Pv 16.18).

VERDADE PRATICA

A humildade é uma virtude que deve ser zelosamente cultivada, pois a arrogância leva à destruição e à morte eterna.

HINOS SUGERIDOS 244, 289, 337

VER ESTUDO LIÇÃO 8 CLICK AQUI: A MULHER VIRTUOSA

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Pv 11.2 A humildade afasta a soberba
Terça - Pv 16.5 Deus abomina os soberbos
Quarta - Pv 16.18 A soberba precede a queda
Quinta - Pv 22.4 A humildade será galardoada
Sexta - Pv 14.31 Deus honra quem socorre os humildes
Sábado - Pv 3.34; Tg 4.6 Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Provérbios 8.13-21

13 - 0 temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.
14 - Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.
15 - Por mim, reinam os reis, e os príncipes ordenam justiça.
16 - Por mim governam os príncipes e os nobres; sim, todos os juízes da terra.
17 - Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.
18 - Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça.
19 - Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e as minhas novidades, melhores do que a prata escolhida.
20 - Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
21 - Para fazer herdar bens permanentes aos que me amam e encher os seus tesouros.

INTERAÇÃO

A epístola do apóstolo Paulo aos filipenses descreve o despojamento do Senhor Jesus. Leia e medite no texto de Filipenses 2.4-8. Imagine, o Deus Todo-Poderoso humilhando-se e sujeitando-se à morte de cruz. E nós, seres humanos imperfeitos, quantos vezes nos exaltamos com coisas banais?

A lição desta semana convida-nos a ter o mesmo sentimento de Jesus. A mesma disposição em despojar-nos de nós mesmos. Somente pela prática da humildade poderemos contrapor o veneno da arrogância.

OBJETIVOS

Após a aula, o aluno deverá estar apto a:
Dissertar sobre a relação entre a humildade e a arrogância.
Explicar os contrastes ilustrativos: o sábio e o insensato; o justo e o injusto; o rico e o pobre; o príncipe e o escravo.
Cultivar a virtude da humildade e rejeitar a arrogância.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, reproduza na lousa, o quadro da página seguinte. Para introduzir a lição desta semana inicie a aula com a seguinte pergunta: “Que atitudes humanas refletem a humildade e a arrogância?” Ouça os alunos com atenção. À medida que forem falando preencha as colunas. Em seguida, afirme que o Evangelho nos desafia a viver um estilo de vida humilde. Por isso, devemos tomar uma firme resolução de rejeitar as atitudes que caracterizam a arrogância e cultivar as virtudes da humildade. Esta atividade permitirá uma participação ativa do aluno e a sua aprendizagem será eficaz.

PALAVRA-CHAVE Humildade: Qualidade de humilde. Virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações.



ASSISTA OS 9° VÍDEO PRÉ-AULA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

1º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Natalino das Neves ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


2º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Londrina ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


3º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Caramuru ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


4º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Fábio Segantin ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


5º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CPAD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


6º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Linhares ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


7º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O TV Escola Dominical ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


8º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O EBD Fora da Caixa ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


9º Vídeo Extra Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: Uma excelente animação de Simon Christen, nem sempre o mais preparado será o vencedor! ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.

LIÇÃO Nº 7 – CONTRAPONDO A ARROGÂNCIA COM A HUMILDADE -Deus dá graça aos humildes mas resiste aos soberbos.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro dos Provérbios, estudaremos hoje a necessidade de sermos humildes.
- Deus dá graça aos humildes mas resiste aos soberbos (Tg.4:6; I Pe.5:5).
I – O SERVO DE DEUS TEM DE SER HUMILDE
- Na sequência do estudo do livro dos Provérbios, estudaremos hoje a necessidade de sermos humildes, necessidade esta que se verifica em provérbios que tratam especificamente do agrado de Deus com a humildade e Seu aborrecimento com a soberba.
- Antes, porém, de verificarmos o que o proverbista nos fala a respeito da humildade e da soberba, torna-se importante vermos o que significa uma e outra coisa e em que contexto a Palavra de Deus nos coloca ambas as condutas.
- Quando vamos ao Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, vemos que humildade é “qualidade de humilde; virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; sentimento de fraqueza, de inferioridade com relação a (alguém ou algo); reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão; falta de luxo, de brilho; simplicidade, sobriedade”. A palavra latina “humilitas” significava “pouca elevação, pequena estatura; em sentido figurado, condição baixa, abatimento; sentimentos humildes, modéstia”. A raiz “hum-“ , que, por sua vez, vem de “humus”, cujo significado é “terra”, de onde vem “humilis”, cujo sentido é “que permanece na terra, não se eleva da terra; humilde, baixo”.
- Como se pode verificar do significado que nos dá o lexicógrafo, a humildade é uma qualidade, uma boa característica de alguém que tem conhecimento de suas limitações, que se sente fraco, que reconhece a sua inferioridade com relação a alguém, que, por isso mesmo, inclina-se a se submeter a este alguém que é superior. É alguém que sabe que seu lugar, sua posição é pequena, é alguém de “pequena elevação”, alguém vinculado à terra, que fica abaixo dos céus.
- Em termos espirituais, portanto, vemos, com absoluta clareza, que o humilde é aquele que reconhece que se trata de uma criatura terrena, de alguém que foi criado por Deus e que, portanto, deve-Lhe deferência, honra, submissão, obediência. Trata-se de alguém que tem consciência de que depende do Senhor, que d’Ele precisa, que sem Ele nada poderá fazer (Jo.15:5).


Confira a Resenha do Livro que auxiliará na EBD deste 4° Trimestre - Click na Resenha abaixo.


Colaboração para o Site Pecador Confesso.

- Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco
- Presbítero Eudes L Souza
- Ev. Natlino das Neves
- Luciano de Paula Lourenço
- Fábio Segantin
- TV Escola Dominical
- EBD Fora da Caixa
- AD Linhares
- AD Londrina
- Portal CPAD

Texto Editado e Postado por Hubner Braz - Twitter @PecadorConfesso – Facebook www.facebook.com\pecadoresconfessos


COMPARTILHE ESSE POST NO FACEBOOK E TWITTER - BOTÕES EM BAIXO...


Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.