LIÇÃO Nº 10 – CUMPRINDO AS OBRIGAÇÕES DIANTE DE DEUS – 08 DE DEZEMBRO DE 2013 - EBD - CPAD


HINOS SUGERIDOS 15, 300, 547.

TEXTO ÁUREO

“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de todos; o que votares, paga-o” (Ec 5.4).

VERDADE PRATICA

A nossa vida de adoração somente será verdadeira quando nos conscientizarmos dos nossos direitos e deveres diante de Deus.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Ec 5.8  Obrigações de natureza política
Terça - Ec 5.1 Obrigações de natureza espiritual
Quarta - Ec 5.2ª  Reverência a Deus
Quinta - 1 Sm 1 5.22 Obediência a Deus
Sexta - Ec 5.2b A transcendência
Sábado - Ec 5.4; 2Co 6.16 A imanência de Deus

LEÍTURA BÍBLICA EM CLASSE

Eclesiastes 5.1-5
1 - Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
2 - Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras.
3 - Porque da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo, da multidão das palavras.
4 - Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
5 - Melhor é que não votes do que votes e não pagues.

INTERAÇÃO

Em todas as esferas da vida temos responsabilidades. É na família, no trabalho, na faculdade, nas amizades, enfim; em todos os lugares onde nos relacionamos está o nosso senso de responsabilidade. Com as coisas de Deus não é diferente. Ora, o Senhor nosso Deus é Santo, Amoroso e Misericordioso. Por isso, devemos nos empenhar no compromisso de imitá-Lo, servindo-O de toda mente e coração. A vida com Deus é para ser levada a sério e devemos vivê-la até as últimas consequências. Quando o amor do Pai inunda-nos à alma, não temos dúvida do quanto podemos fazer para Ele e ao próximo que está em torno de nós.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conceituar as obrigações de natureza político-social e religiosa.
Explicar as obrigações ante a santidade de Deus (reverência e obediência).
Compreender as obrigações frente a transcendência e a imanência de Deus.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Prezado professor, para introduzir o terceiro e o quarto tópicos que tratam sobre a Transcendência e a Imanência, sugerimos que você reproduza o quadro da página seguinte. Analise com a classe as definições de “transcendência” e “imanência”. Em seguida, explique a relação entre esses atributos. Afirme que o nosso Deus, apesar de ser distinto da sua criação, está presente no mundo. Essa atividade objetiva reforçar a assimilação dos conceitos teológicos v pelos alunos. Boa aula!

PALAVRAS-CHAVE Obrigação: Ação de obrigar; fato de estar obrigado a fazer uma ação.


ASSISTA OS 9° VÍDEO PRÉ-AULA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
1º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Natalino das Neves ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



2º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Londrina ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


3º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Caramuru ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


4º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Fábio Segantin ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


5º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CPAD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


6º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Linhares ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


7º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O TV Escola Dominical ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


8º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O EBD Fora da Caixa ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


9º Vídeo Extra Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: Silvio Silva ajudará você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



LIÇÃO Nº 10 – CUMPRINDO AS OBRIGAÇÕES DIANTE DE DEUS
                        Como seres humanos, criaturas de Deus, temos obrigações diante do Senhor e Criador.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Eclesiastes, hoje veremos quais os deveres que temos diante do Senhor.
Como seres humanos, criaturas de Deus, temos obrigações diante do Senhor e Criador.
I – OLHANDO ALÉM DO SOL
- Na sequência do livro de Eclesiastes, hoje veremos quais os deveres que temos diante do Senhor.
- Na lição anterior, quando adentramos o estudo do livro de Eclesiastes, verificamos que o tema do pregador é a “vida debaixo do sol”, ocasião em que Salomão fez uma análise de tudo quanto existe “debaixo do sol”, verificando que a dimensão terrena, por si só, não tem sentido algum, é “vazia de sentido”, ou, na expressão do texto sagrado, é “vaidade”.
- Nesta reflexão, porém, como também vimos na lição anterior, ao tratar do trabalho (Ec.2:24-26), mostra que há uma dimensão “além do sol”, “acima do sol”, de sorte que não se tem um quadro pessimista e de desencanto existencial em Eclesiastes, mas uma análise realista de que a dimensão terrena não basta por si só, só tem sentido quando nos voltamos para Deus.
OBS: “No princípio criou Deus o céu e a terra. Assim começa o que chamamos o tempo, pois, antes desse princípio, existia a eternidade, que, uma vez acabado o tempo, continuará.…” (KASTBERG, Nils. Lição 1 – O princípio do mundo. 5 jan.1936. Coleção Lições Bíblicas, v.1, p.320).
- O pregador, portanto, apesar de notar que tudo na “vida debaixo do sol” é “vaidade de vaidades”, já indica, logo no limiar de seu livro, que existe uma dimensão “além do sol”, algo “acima do sol”, que é a dimensão em que está Deus, que dá não somente a capacidade de desfrute do fruto do trabalho, como também sabedoria, conhecimento e alegria.
OBS: No Talmude, segundo livro sagrado do judaísmo, é dito que a expressão do pregador em Ec.1:2 remonta a “sete” vaidades, pois a palavra se repete duas vezes no singular e duas vezes no plural, assim, remontaria ao número “sete”. Por isso, ante um funeral, era recomendado que o judeu se levantasse e sentasse sete vezes, para indicar a finitude da vida debaixo do sol (Baba Bathra 100b). Podemos dizer, com isso, que a menção ao número “sete” indica que o mundo é imperfeito, finito, dependente de Deus, este, sim, perfeito e controlador de todas as coisas.
O pregador, então, em perfeita consonância com todas as Escrituras (numa prova de que se trata, sim, de um texto inspirado pelo Espírito Santo),mostra-nos que somos criaturas divinas, que estamos num patamar abaixo do do Criador, que, assim, merece toda honra e toda a obediência de nossa parte.
Não há sentido na vida se não levarmos em conta esta dimensão vertical, se não aceitarmos que há um ser que está acima de nós, a quem devemos honra e obediência, ou seja, o Senhor.
- Esta consciência de que a posição humana está abaixo da divina é essencial para que possamos ter uma conduta agradável ao Senhor. Quando Deus pôs o homem no jardim que havia formado por Éden, fez questão de dar uma ordem ao homem, para bem indicar que existe uma hierarquia, a necessidade de nos portarmos como servos e Deus, como o Senhor (Gn.2:16,17).

Confira a Resenha do Livro que auxiliará na EBD deste 4° Trimestre - Click na Resenha abaixo.


Colaboração para o Site Pecador Confesso.

- Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco
- Presbítero Eudes L Souza
- Ev. Natlino das Neves
- Luciano de Paula Lourenço
- Fábio Segantin
- TV Escola Dominical
- EBD Fora da Caixa
- AD Linhares
- AD Londrina
- Portal CPAD

Texto Editado e Postado por Hubner Braz - Twitter @PecadorConfesso – Facebook www.facebook.com\pecadoresconfessos
COMPARTILHE ESSE POST NO FACEBOOK E TWITTER - BOTÕES EM BAIXO...



Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.