LIÇÃO Nº 13 – TEMA A DEUS EM TODO TEMPO – 29 DE DEZEMBRO DE 2013 – EBD – CPAD


HINOS SUGERIDOS 258, 396, 423.

TEXTO AUREO

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem” (Ec 12.1 3).

VERDADE PRATICA

Obedecer aos mandamentos do Senhor é a prova de que vivemos uma vida justa diante dos homens e de Deus.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Gn 2.7 Conhecendo a criatura
Terça - Ec 12.1 Conhecendo o Criador
Quarta - Ec 1 1.9,10; Jo 21.18ª  Conhecendo a mocidade
Quinta - Ec 12.1-7; Jo 21.18b Conhecendo a velhice
Sexta - Ec 12.7; 1 Ts 5.23 Conhecendo o ser humano
Sábado - Ec 12.13,14 Um dia prestaremos contas

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 

Eclesiastes 12.1-8

1 - Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer; Não tenho neles contentamento;
2 - antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
3 - no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;
4 - e as duas portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as vozes do canto se baixarem;
5 - como também quando temerem o que está no alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua eterna casa, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;
6 - antes que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se despedace a roda junto ao poço,
7 - e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu,
8 - Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade.

INTERAÇÃO

Prezado professor, estamos encerrando mais um trimestre. De todos os assuntos que estudamos nesta lição, os que nos trazem mais perplexidades são as perspectivas apresentadas acerca da imprevisibilidade da vida, o movimento dinâmico que ela apresenta e as contingências da nossa existência. O homem que não confia em Deus pensa que foi lançado a esmo no mundo. Aqui, é que o crente em Jesus se distingue daqueles que não creem em Deus. Quando amamos e tememos ao Senhor de todo o nosso coração, compreendemos a vida como algo finito no mundo, mas na esperança de brevemente encontrarmo-nos em plenitude com um Deus “que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível” (1 Tm 6.16).

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Saber que somos criatura; Deus, o Criador.
Explicar os dois grandes momentos da vida (juventude e velhice) e as duas dimensões da existência humana (corporal e espiritual).
Guardar os mandamentos do Senhor e praticar a sua justiça.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Prezado professor, sugerimos como atividade pedagógica que faça o resumo dos principais pontos que foram abordados na lição ao longo desse trimestre. Essa atividade visa introduzir a aula dessa semana. Aproveitamos a oportunidade para sugerir alguns pontos a serem relembrados: (1) O adultério; (2) O cuidado com o uso da língua; (3) A imprevisibilidade e as contingências da vida. O professor poderá ampliar esses pontos de acordo com a necessidade da sua classe.

PALAVRAS-CHAVE Temor: Sentimento profundo de respeito e obediência.

ASSISTA OS 9° VÍDEO PRÉ-AULA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

1º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Natalino das Neves ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


2º Parte - Vídeo Pré-Aula.

3º Parte - Vídeo Pré-Aula.

4º Parte - Vídeo Pré-Aula.

5º Parte - Vídeo Pré-Aula.



6º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Londrina ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



7º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Caramuru ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



8º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Fábio Segantin ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



9º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CPAD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.




10º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O TV Escola Dominical ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.




PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
 ESBOÇO Nº 13
LIÇÃO Nº 13 – TEMA A DEUS EM TODO TEMPO
                        Na vida debaixo do sol, o homem deve temer a Deus e guardar os Seus mandamentos.
INTRODUÇÃO
- Finalizando o estudo do livro de Eclesiastesanalisaremos o seu último capítulo, o capítulo 12.
- A conclusão do pregador é que o dever do homem, na vida debaixo do sol, é temer a Deus e guardar os Seus mandamentos.
I – LEMBRAR DO CRIADOR NOS DIAS DA MOCIDADE
- Estamos chegando ao final deste trimestre letivo, em que estudamos temas dos livros de Provérbios e Eclesiastes, dois dos três livros sapienciais das Escrituras. Esperamos que o estudo destes livros tenha podido nos fazer viver sobre a face da Terra dentro de uma perspectiva divina, entendendo o real sentido da nossa peregrinação terrena enquanto não somos levados à cidade celestial.
- Encerrando o estudo do livro de Eclesiastes, analisaremos o seu último capítulo, o capítulo 12, onde o pregador conclui o seu raciocínio. Já no capítulo 11, vemos que o pregador, a partir da investigação feita na vida debaixo do sol, percebeu que o homem não deveria ficar inerte, mas, sim, demonstrar a sua comunhão com Deus a partir da prática da verdade, da prática do bem.
- Depois de convidar todos a uma vida ativa sobre a face da Terra, Salomão dirigiu-se aos jovens, a fim de que eles, desde a mais tenra idade, se orientassem para a prática da verdade e do bem, tomando duas atitudes, quais seja, o afastar a ira do coração e o remover a carne do mal (Ec.11:10).
- Na sequência desta orientação aos jovens e adolescentes, o pregador, então, faz uma ligação para também se dirigir aos velhos, idosos como ele próprio. Com efeito, o pregador dissera aos jovens que a juventude e a adolescência são vaidade (Ec.11:10), porque passam rapidamente como o vapor.
- No entanto, para que a mocidade não fosse totalmente perdida, Salomão diz que, naqueles dias de vigor, de aproveitamento do vigor, que, lembremos, é algo legítimo, os jovens não deveriam se esquecer do seu Criador.
Em meio a tanto vigor, a tanto divertimento, a tanto gasto de energia, os jovens jamais podem se esquecer de que há um Criador, de que existe algo “além do sol”, “acima do sol” e que, portanto, de tudo quanto se fizer neste mundo haveremos de prestar contas a Ele, ao nosso Criador. Por isso, o pregador é enfático ao dizer: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade”.


Confira a Resenha do Livro que auxiliará na EBD deste 4° Trimestre - Click na Resenha abaixo.


Colaboração para o Site Pecador Confesso.

- Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco
- Presbítero Eudes L Souza
- Ev. Natlino das Neves
- Luciano de Paula Lourenço
- Fábio Segantin
- TV Escola Dominical
- EBD Fora da Caixa
- AD Linhares
- AD Londrina
- Portal CPAD

Texto Editado e Postado por Hubner Braz - Twitter @PecadorConfesso – Facebook www.facebook.com\pecadoresconfessos

COMPARTILHE ESSE POST NO FACEBOOK E TWITTER - BOTÕES EM BAIXO...

Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.