LIÇÃO Nº 8 – MOISÉS – SUA LIDERANÇA E SEUS AUXILIARES – 23 DE FEVEREIRO DE 2014

INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos a respeito de Moisés como servo fiel de Deus e como líder. Moisés havia sido “instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras” (At 7.22). Todavia, como líder do povo de Deus, vemos as suas dificuldades na carência e utilização de auxiliares. O líder cristão, por mais capacitado que seja não conseguirá realizar suas tarefas sem a ajuda de líderes auxiliares.

HINOS SUGERIDOS 153, 156, 305.

TEXTO ÁUREO

‘Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo [...]” (Êx 18.19).

VERDADE PRÁTICA

Para cuidar da sua obra, Deus chama a quem Ele quer, e pelo seu Espírito capacita essas pessoas para a sua santa missão.

LEITURA DIÁRIA

Segunda       - Êx 28.1                   O obreiro administrando para Deus
Terça             - Êx 29.44                Santificados para o ministério
Quarta           - Êx 40.1 3-15          Ungidos para o ministério
Quinta            - Mc 3.13,14            Jesus chama e envia para a obra
Sexta             - 1 Pe 5.3                 O obreiro como exemplo para o rebanho
Sábado          - Rm 1 5.30              Oração da igreja pelos obreiros

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Êxodo 18.13-22

13 - E aconteceu que, ao outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
14 - Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?
15 - Então, disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim para consultar a Deus.
16 - Quando tem algum negócio, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
17-0 sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
18 - Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
19 - Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sé tu peio povo diante de Deus e leva tu as coisas a Deus;
20 - e declara-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.
21 - E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez;
22 - para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo negócio grave tragam a ti, mas todo negócio pequeno eles o julguem; assim, a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.

OBJETIVOS

Após a aula, o aluno deverá estar apto a:
Saber que a obra do Senhor precisa de trabalhadores.
Explicar a relação de Moisés com os seus auxiliares.
Elencar as qualidades de um líder.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Prezado professor, para concluir o segundo tópico da lição desta semana, sugerimos que você reproduza o esquema da página seguinte na lousa ou faça cópias. Peça aos alunos para comentarem sobre os textos em destaque no esquema. Ouça-os com atenção. Em seguida, explique para a classe a importância de o líder construir relacionamentos sólidos e sadios na igreja local onde ele exerce a liderança e na comunidade onde se relaciona cotidianamente — família, vizinhança, trabalho, escola ou faculdade, etc. Afirme que o verdadeiro líder nunca se impõe, mas conduz seus liderados com sabedoria.

INTERAÇÃO

Liderar é uma arte. Interagir com pessoas de diferentes personalidades requer flexibilidade. Quando tratamos sobre o tema liderança em relação à Igreja de Cristo o assunto torna-se mais complexo ainda, pois um líder espiritual vocacionado por Deus não responde apenas a assuntos de ordem espiritual e celestial; além disso, responde às questões de caráter material e terreno. O líder cristão precisa ter discernimento da parte de Deus para atender às necessidades espirituais do seu rebanho, mas igualmente, ter a sensibilidade para com as demandas sociais da comunidade de fé onde lidera. Apesar de Moisés ser um bom exemplo de liderança, a pessoa de Jesus Cristo é o perfeito modelo de liderança humilde, acolhedora e amorosa.

1º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Londrina ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



2º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Caramuru ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



3º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Fábio Segantin ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


4º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CPAD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



5º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O TV Escola Dominical ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


6º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CNPTVHD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


7º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Natalino das Neves ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


8º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Luiz H. Silva ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



9º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor LOCOMOTIVA EBD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


10º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor LUCAS NETO ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


11º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor ENEIAS ALCANTARA ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



12º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O vídeo AUXILIAR ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


13º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor EBD FORA DA CAIXA ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



ESBOÇO Nº 8
LIÇÃO Nº 8 – MOISÉS – SUA LIDERANÇA E SEUS AUXILIARES            
                     Moisés foi preparado para ser o líder de seu povo desde o seu nascimento.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Êxodo, estudaremos a liderança de Moisés e seus auxiliares, com centro no capítulo 18 daquele livro.
- Moisés foi preparado para ser o líder de seu povo desde o seu nascimento.
I – O PREPARO DE MOISÉS PARA LIDERAR ISRAEL
- Seguindo o critério adotado pela CPAD, faremos uma interrupção na sequência do livro de Êxodo para estudarmos a liderança de Moisés e seus auxiliares, tendo como centro o capítulo 18 do livro, que já comentamos, ainda que brevemente e fora da perspectiva ora enfocada, na lição 6.
- Como temos visto ao longo deste trimestre, e é o subtítulo do tema, no livro de Êxodo vemos um grande desenvolvimento no processo de formação da nação israelita, vez que é neste livro que vemos como Deus formou três dos quatro elementos necessários para que se tenha uma nação, quais sejam, o povo, a cultura e o governo. Somente o território ficou para ser dado a Israel e, mesmo assim, trata-se de um elemento que não é considerado indispensável para que se tenha uma nação, pois o território caracterizaria mais precisamente, segundo os estudiosos, o país ou o Estado.
- Neste processo de formação, um ponto que se deve aqui destacar foi o cuidado que Deus teve em preparar o governo de Israel. O Governo é "…a organização, que é a autoridade governante de uma unidade política", "o poder de regrar uma sociedade política" e o aparato pelo qual o corpo governante funciona e exerce autoridade…” (Governo. In: WIKIPÉDIA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo Acesso em 24 dez. 2013).
- Como afirmou em Sua proposta a Israel no monte Sinai, o Senhor queria fazer de Israel um “reino sacerdotal” (Ex.19:6). “…Esta é a primeira vez que a palavra ‘reino’ aparece na Bíblia para referir-se ao governo divino e marca o começo do reino teocrático…” (BÍBLIA DE ESTUDO SCOFIELD, nota a Ex.19:6, p.83). Temos nitidamente aqui a demonstração de que Deus iria governar o povo, ou seja, estaríamos diante de uma “teocracia”. O governante do povo seria o próprio Deus, que, naturalmente, se serviria dos homens para a administração do Seu povo, para que estivessem à frente do povo, seguindo as orientações do Senhor.
O Senhor, ao estabelecer o Seu governo sobre Israel, não desprezaria a própria estrutura social que se formara, com base na família, entre os israelitas. Quando chama Moisés no monte Horebe, o Senhor Se apresenta, por primeiro, como “o Deus de teu pai” (Ex.3:6), tendo mandado Moisés apresentá-l’O aos filhos de Israel como o “Senhor Deus de vossos pais” (Ex.3:15). Com esta expressão, o Senhor deixou bem claro que queria preservar toda a estrutura familiar e tribal que havia se formado durante a multiplicação do povo no Egito.
- É bem isso, aliás, que vemos no próprio limiar do livro de Êxodo, quando são identificados os nomes dos patriarcas e de suas respectivas casas, que haviam vindo para o Egito (Ex.1:1-6). A base de toda organização social é a família e não há sociedade que siga os parâmetros divinos se não se estruturar tendo como base a família, que até o governo divino estabelecido em Israel respeitou.

CONCLUSÃO

Ninguém pode fazer a obra de Deus sozinho. O líder cristão precisa de auxiliares dados por Deus que o ajude. Não sejamos como muitos líderes que não sabem delegar tarefas. Estes acabam sofrendo e fazendo a obra de Deus sofrer danos. Sigamos o exemplo de Moisés e seus auxiliares, que o ajudaram na missão de conduzir o povo de Deus até à Terra Prometida.

CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS NA IGREJA E NA COMUNIDADE
A formação de relacionamentos começa com um procedimento e um procedimento apenas: atitude. Um líder tem de querer vê-la acontecer.
Jesus estava entre as pessoas, onde quer que estivessem.
Amizade é caracterizada por relacionamento não por imposições.
Texto adaptado do Manual Pastor Pentecostal, editado peia CPAD.

VOCABULÁRIO

Adulação: Ato ou efeito de adular, de lisonjear (alguém); bajulação.
Escoltam: Ato ou efeito de escoltar, seguir junto de (alguém ou algo) com a finalidade de dar proteção.
Datilografam: Ato ou efeito de datilografar, escrever à máquina datilográfica.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

CARLSON, Raymond; TRASK, Thomas E. et aL Manual Pastor PentecostalTeologia e Práticas Pastorais. 3. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. MACARTHUR, JR., John. Ministério PastoralAlcançando a excelência do ministério cristão. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.