LIÇÃO Nº 13 – O LEGADO DE MOISÉS – 30 de março de 2014 – EBD – CPAD

INTRODUÇÃO
Moisés nasceu quando Israel estava cativo no Egito, durante os terríveis dias em que Faraó ordenou que todos os recém-nascidos israelitas do sexo masculino fossem mortos (Êx 1.15,16). Casou-se com Zípora, filha de Jetro, sacerdote de Midiã, descendente de Abraão (Gn 25.1,2). Ele teve uma comunhão especial com o Senhor e nas Escrituras Sagradas é repetidamente chamado de “servo de Deus”, pois “foi fiel em toda a sua casa” (Hb 3.5). No último livro do Antigo Testamento, Deus chama Moisés de “meu servo” (Ml 4.4), e no último livro do Novo Testamento ele é chamado “Moisés, servo de Deus" (Ap 1 5.3). Moisés é uma figura tipológica de Cristo.

TEXTO ÁUREO

“Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu ele o seu vigor” (Dt 34.7).

VERDADE PRÁTICA

Moisés foi usado por Deus para tirar Israel do Egito e entregar os Dez Mandamentos para a humanidade.

LEITURA DIARIA

Segunda       - Ex 6.20                   A família de Moisés
Terça              - Dt 33.1-29              A última bênção de um líder
Quarta           - Lc 24,27,44,45      Moisés, profeta messiânico
Quinta                       - At 3.22,23              Moisés, tipo de Cristo
Sexta             - Dt 32,1-47              O último cântico de Moisés
Sábado          - Dt 34.1-5                Moisés vê a Terra Prometida e morre

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Deuteronômio 34.10-12; Hebreus 11.23-29
Deuteronômio 34
10 - E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;
11 - nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra;
12 - e em toda a mão forte e em todo o espanto grande que operou Moisés aos olhos de todo o Israel.
Hebreus 11
23 - Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
24 - Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
25 - escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por; um pouco de tempo, ter o gozo do pecado;
26 - tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
27 - Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme como vendo o invisível.
28 - Pela fé, celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
29 - Pela fé, passaram o mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

INTERAÇÃO

Se há alguma coisa de valor transcendente que os líderes podem deixar aos sucessores é o seu legado. Queremos dizer com legado toda a disposição, tradição exemplos e valores morais e espirituais, deixados pelo líder para o bem da igreja local. Conta-nos a Bíblia a história de um rei chamado Jeorão (2 Cr 21.4-20). Este era um opressor, sem qualquer sensibilidade humana e que andava nos caminhos dos reis de Israel. Esse rei não deixou qualquer legado edificante para os seus sucessores, ao ponto de o texto bíblico descrever o sentimento do povo quando da sua morte, desse modo: “e foi-se sem deixar de si saudades" (v.20). Que este não seja o legado dos líderes cristãos!

OBJETIVOS

Após a aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a respeito dos últimos dias da vida de Moisés.
Explicar as características de Moisés como homem de Deus e pastor de Israel.
Aprender à luz do legado de Moisés sobre a comunhão, a piedade e a prudência.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Prezado professor, peça à classe que cite cinco características positivas e cinco negativas que possam existir numa liderança. À medida que responderem, anote as respostas na lousa em duas colunas respectivas (características positivas e negativas). Em seguida, diga aos alunos que um líder não é um super-homem. Ele é igualzinho a nós, pois se trata de um ser humano. Entretanto, as Escrituras convocam os líderes a apresentarem uma vida de serviço a Deus e à igreja que lideram* Conclua a lição dizendo que devemos amar os nossos líderes, pois são pessoas vocacionadas por Deus para fazer o bem à sua Igreja.

PALAVRA-CHAVE

Legado: O que é transmitido às gerações que se seguem.

1º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Londrina ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



2º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Fábio Segantin ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


3º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CPAD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


4º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O TV Escola Dominical ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


5º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Caramuru do Belemzinho ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


6º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Natalino das Neves ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


7º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Luiz H. Silva ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.




8º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor LUCAS NETO ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


9º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor EBD FORA DA CAIXA ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


LIÇÃO Nº 13 – O LEGADO DE MOISÉS
                     Moisés foi um servo de Deus fiel em toda a sua casa.
INTRODUÇÃO
- No encerramento deste trimestre, temos uma lição a respeito da pessoa de Moisés, que transcende ao livro de Êxodo.
Moisés foi um servo de Deus fiel em toda a sua casa.
I – O TÉRMINO DO LIVRO DE ÊXODO
- Neste trimestre letivo, estudamos o livro de Êxodo e vimos como, neste livro, o Senhor dá continuidade ao Seu plano de formar, do meio das nações, um povo que fosse Sua propriedade peculiar dentre os povos.
O livro de Êxodo termina com a inauguração do tabernáculo, que se deu, por ordem de Deus, no primeiro dia do mês, no início do segundo ano desde a libertação do Egito (Ex.40:1).
- Após o povo ter atendido voluntariamente à convocação de Moisés para que trouxesse todos os materiais necessários à construção do tabernáculo, o Senhor deu sabedoria a muitos israelitas para que pudessem confeccionar as peças e vestimentas que Moisés havia visto no monte e a obra se concluiu.
O Senhor, então, deu instruções a Moisés para que ele montasse o tabernáculo e, inclusive, ungisse Arão e seus filhos para o sacerdócio, instruções que nos mostram como Moisés havia sido constituído como medianeiro entre Deus e o povo de Israel (Gl.3:19).
Moisés assumiu uma posição singular no meio do povo de Israel, visto que era o canal de comunicação entre Deus e o Seu povo. Esta posição foi única na dispensação da lei, porquanto tal papel jamais voltou a ser exercido por qualquer outra pessoa na história de Israel. Moisés foi o legislador, ou seja, aquele que trouxe a lei de Deus e a transmitiu ao povo.
- Por isso mesmo, foi Moisés quem efetuou o levantamento do tabernáculo e fez a própria consagração dos sacerdotes, a revelar que sua posição era superior à dos próprios sacerdotes. Afinal de contas, quando o Senhor escolheu Arão para o sacerdócio, sacramentou esta posição superior de Moisés, pois Arão fora feito para ser porta-voz de Moisés (Ex.4:16).
- Esta posição relevante de Moisés é bem mostrada pelo escritor aos hebreus que considerou Moisés como sendo “o servo fiel em toda a sua casa” (Hb.3:2,3), por ter cumprido todas as determinações divinas para a edificação do tabernáculo (Ex.39:43; 40:16), bem como na transmissão da lei aos filhos de Israel (Ex.24:3).
- De pronto, podemos ver que uma das principais qualidades de Moisés é esta fidelidade de Moisés ao Senhor, que o fez ser reconhecido pelo Senhor como “Seu servo” (Ex.14:31; Nm.11:11; 12:7,8; Dt.3:24; 34:5: Js.1:1,2,13; 9:24; 11:12,15; 12:6; 13:8; 14:7; 18:7; 22:2,4,5). Somente pode ser servo do Senhor aquele que for fiel a Deus, que sempre cumprir as Suas determinações, que se submeter à Sua vontade.

CONCLUSÃO

Moisés cumpriu sua carreira com fé em Deus, coragem e determinação. Em tudo ele buscou ser fiel ao Senhor. Sigamos o exemplo deste líder a fim de que possamos viver com sabedoria e a agradar a Deus em toda a nossa maneira de viver.

AUXILIO BIBLIOGRÁFICO I

Subsidio Bibliológico [Deuteronômio] 31.2 [...] Parece injusto que o Senhor negue a Moisés o acesso à Terra Prometida, por causa de uma explosão e descontrole por parte daquele homem (1.37; cf. Nm 20.12). Mas Moisés, aquele homem que havia recebido um privilégio especial, também foi incumbido de uma responsabilidade especial. Deixar de cumprir a sua responsabilidade de uma forma completa significava passar a ter uma má reputação, tanto para si mesmo como para o seu Deus. Por este motivo, ele não pôde entrar na terra, com a nova geração.
31-9 Este versículo confirma claramente a autoria mosaica, pelo menos do livro de Deuteronômio, se não todo o Pentateuco. Os que argumentam que editores do final da época anterior ao exílio, ou até mesmo durante o exílio, inseriram declarações como esta para indicar uma composição de autoria mosaica tardia, o fazem apenas com base em uma pressuposição de que Moisés não poderia ter escrito estes textos. Estas suposições infundadas podem surgir de um desejo de despir o Pentateuco, e a Bíblia como um todo, de qualquer credibilidade” (Bíblia de Estudo Defesa da Fé: Questões Reais, Respostas Precisas, Fé Solidificada. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.359).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Bíblia de Estudo Defesa da Fé: Questões Reais, Respostas Precisas, Fé Solidificada. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. HAMILTON, Vitor P. Manual do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2009.

EXERCÍCIOS

1. Em que livro da Bíblia encontramos o último cântico de Moisés?
R: Deuteronômio.
2. De acordo com a lição, o que fez Moisés antes de morrer?
R: Moisés abençoou cada uma das tribos de Israel (Dt 33.1-29).
3. Por que Moisés não teve permissão para entrar na Terra Prometida?
R: Moisés havia desobedecido a Deus ferindo a rocha (Nm 20).
4. Descreva sobre Moisés como homem de oração.
R: Moisés era um homem muito ocupado com seus encargos, mas conseguia levar sempre muito tempo em oração pelo povo. Era com a sabedoria do Alto que Moisés orava.
5. Cite três coisas que podemos aprender com a vida de Moisés.
R: Cultivar a comunhão com Deus e com os outros crentes.








Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.