Série Versículos Mal Interpretados - “Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece.” — Filipenses 4:13


Vamos para mais um VERSÍCULO MAL INTERPRETADO, e o versículo escolhido está nas cartaz Paulina... 

“Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece.”
— Filipenses 4:13

Um grande problema em relação ao uso deste texto é que existe uma tendência de se olhar apenas para um lado, apenas visando o aspecto da obtenção dos bens materiais, sem olhar para o ou­tro ângulo do que o apóstolo colocou.

Normalmente, quando as pessoas dizem “eu posso todas as coisas naquele que me fortalece”, o foco delas não é quem fortalece “Cristo”, mas no “eu posso”.

Já ouvi muitas pessoas usarem este texto assim: Eu posso ficar rico, eu posso comprar uma lancha, eu posso ser um grande empresário.

Tudo isto é possível, contudo o versículo não é um texto mágico para criar condições de pro­gresso, sucesso e riquezas. Observando-se o contex­to, descobrimos que o apostolo Paulo estava mostrando todas as facetas do que pode ser um cristão. Vamos ler o texto anterior, ou seja, o contexto:

“Não digo isto como por necessidade, por­que já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância: em toda a maneira, e em todas as coisas fui instruído, tanto a ter abundância, como a padecer necessida­de. Eu posso todas as coisas naquele que me fortale­ce.”

— Filipenses 4: 11-13

Paulo afirmou categoricamente que se con­tentava com o que tinha, sem a injunção calvinista, seguida pelas novas teologias neopentecostais, que se alguém é crente tem que ser rico e muito rico.

Jesus falou algo muito diferente em Mateus 26:11 e outros textos: "Os pobres sempre os ten­des convosco".
No contexto lido Paulo disse que era possí­vel ter abundância e fartura, mas também disse que, naquele que lhe fortalecia, podia passar fome e padecer necessidade.

O que desejamos enfatizar aqui é que a for­ça concedida por Cristo ao filho de Deus capacita­-o a suportar as tribulações, ou aflições, como tam­bém a mantê-lo sereno e humilde no tempo da ri­queza, abundância ou fartura.

Amém?!


Hubner Braz
Pecador Confesso
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.