LIÇÃO Nº 13 – A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS – 29 DE JUNHO DE 2014 – EBD – CPAD

INTRODUÇÃO

O Altíssimo revelou para a Igreja um mistério oculto desde a fundação do mundo. Pelo Espírito Santo, o Senhor trouxe luz para o seu povo usando os “seus santos apóstolos e profetas” para mostrar que esse mistério é Cristo em nós, a esperança da glória. Era a multiforme sabedoria do Pai manifestando-se para pessoas simples como eu e você.

HINOS SUGERIDOS 10, 330, 440.

TEXTO ÁUREO

“Para que, agora, peia igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Ef 3.10).

VERDADE PRATICA

A multiforme sabedoria de Deus vai além da compreensão humana e é demonstrada ao mundo pela Igreja de Cristo.

LEITURA DIÁRIA

Segunda       - Pv 2.6                     Deus dá sabedoria
Terça             - Pv 9-10                   O princípio da sabedoria
Quarta           - Rm 11.33               A insondável sabedoria divina
Quinta            - Rm 11.34-36         Quem compreendeu o intento divino
Sexta             - 1 Co 1.24               Cristo, a Sabedoria de Deus
Sábado         - Ef1. 17                   O espírito de sabedoria e revelação

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 3.8-10; 1 Pedro 4.7-10
Efésios 3
8 - A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo
9 - e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou;
10 - para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
1 Pedro 4
7 - £ já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.
8 - Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados,
9 - sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações.
10 - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

INTERAÇÃO

Uma das coisas mais maravilhosas quando estudamos a teologia da Santíssima Trindade é identificar como o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão em pleno relacionamento numa unidade perfeita. É isto mesmo! A Santíssima Trindade mostra-nos uma perfeita unidade. Portanto, não poderíamos esperar outra forma de Deus agir pela Igreja, se não pela expressão da sua multiforme sabedoria em trabalhar no mundo através do Corpo de Cristo. Para isso, Deus disponibilizou ao seu povo dons de revelação, dons de poder, dons de expressão e dons ministeriais. Que o Senhor nos use como instrumentos em suas mãos.

OBJETIVOS

Após a aula, o aluno deverá estar apto a;
Conhecer o caráter diverso dos dons espirituais e ministeriais.
Estudar as qualidades dos bons despenseiros dos mistérios divinos.
Correlacionar os dons espirituais com o fruto do Espírito.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, para introduzir a última lição do trimestre reproduza na lousa o esquema da página seguinte. Em seguida, faça uma revisão dos assuntos tratados ao longo do trimestre. Cite e comente cada dom estudado. O propósito desta revisão é para que fique claro ao aluno o caráter múltiplo de Deus em lidar com a sua amada Igreja. Por isso, podemos perceber através dos estudos dos dons a multiforme sabedoria do Pai sobre o seu povo. Boa aula!

PALAVRA-CHAVE
Multiforme: Várias formas; diversas maneiras; numerosos estados.

1º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor EBD FORA DA CAIXA ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.





2º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Londrina ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


3º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor LUCAS NETO ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


4º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Caramuru do Belemzinho ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


5º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CPAD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


6º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: AD Linhares ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



7º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Pedro Junior ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


8º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Luiz H. Silva ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.




9º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor FÁBIO SEGATE ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


10º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor LOCOMOTIVA EBD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


11º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor CANAL DA TV ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


12º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor NATALINO DAS NEVES ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


13º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor PAULO MENESES ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



ESBOÇO Nº 13
LIÇÃO Nº 13 –  A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS
                                         Os dons espirituais e ministeriais revelam que Deus tem muitas maneiras de agir e que a unidade da Igreja é construída em meio à diversidade.
INTRODUÇÃO
- Na conclusão do estudo dos dons espirituais e ministeriais, analisaremos a multiforme sabedoria de Deus.
Os dons espirituais e ministeriais revelam que Deus tem várias maneiras de agir e que a unidade da Igreja é construída em meio à diversidade.
I – O MISTÉRIO DA IGREJA
- Estamos concluindo este trimestre letivo em que estudamos os dons espirituais e ministeriais. A última lição, consoante a proposta da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, é uma lição conclusiva, em que se repisam alguns aspectos estudados durante o trimestre.
- Como o título da lição é “a multiforme sabedoria de Deus”, expressão retirada de Ef.3:10, partiremos do contexto em que esta expressão aparece para, a partir de uma sucinta análise desta passagem bíblica, fazermos a referida conclusão.
- Um dos principais temas da carta de Paulo aos efésios é, precisamente, a Igreja, este povo de Deus surgido na “dispensação da graça de Deus” (Ef.3:1), este povo espiritual que o Senhor levantou para levar a todo o mundo as boas novas da salvação na pessoa de Jesus Cristo, o cumprimento da promessa divina de redenção feita ao primeiro casal no próprio dia da queda, ainda no jardim do Éden (Gn.3:15).
A Igreja era um mistério de Deus. O Senhor, na Sua presciência, já havia determinado que, em Cristo, todas as nações seriam reunidas e novamente entrariam em comunhão com o Senhor.
- Este plano divino, porém, somente começou a ser revelado pelo próprio Jesus na chamada “declaração de Cesareia”, onde, após Pedro ter tido a revelação de que Ele era o Cristo, o Filho de Deus vivo, o Senhor, então, anunciou que edificaria a Sua Igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela, bem como que a Igreja teria o “poder das chaves” (Mt.16:17-19).


CONCLUSÃO

A multiforme sabedoria de Deus manifesta-se na igreja através da intervenção sobrenatural do Espírito Santo e a partir dos dons de Deus necessários ao crescimento espiritual dos crentes. Sejam quais forem os dons, aqueles que os possuem devem usá-los com humildade e fidelidade, não buscando os interesses próprios, mas sobretudo o amor, pois sem amor de nada adianta possuir dons. Estes são para a edificação dos salvos em Cristo Jesus.

AUXILIO BIBLIOGRÁFICO

Subsidio Teológico “SABEDORIA
Embora Paulo não tenha pregado de acordo com a sabedoria do mundo, todavia ele pregou a sabedoria oculta de Deus que só pode ser discernida quando Deus dá ao homem a direção e a ajuda do Espírito Santo (1 Co 2.7-1 4). Deus deseja que o homem tenha e conheça sua sabedoria (Tg 1.5). Ela é espiritual e consiste no conhecimento de sua vontade (Cl 1.9; Ef 1.8,9). Ela é ‘do alto’ e é contrastada com a sabedoria terrena e humana deste mundo, que pode até ser inspirada pelos demônios (Tg 3.1 3-1 7; cf, Cl 2.23; 1 Co 3.1 9,20; 2 Co 1.1 2). A sabedoria de Deus deve ser revelada ou 'dada’ aos homens (Rm 11.33,34; 2 Pe 3,15; Lc 21.15). Isto pode ser conferido pela Palavra de Deus e pelo ensino humano dela (Cl 3.16; 1.28; Ap 13,18; 1 7.9)” (PFEIFFER, Charles F.; REA, John; VOS, Howard F. (Eds.). Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1712).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

MENZIES, William W.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS
Dons de Revelação                       Palavra de Sabedoria; Palavra da Ciência; Discernimento de Espíritos.
Dons de Poder                                Dom da Fé; Dons de Curar; Operação de Maravilhas.
Dons de Expressão                    Dom de Profecia; Variedade de Línguas; 1 Interpretação das Línguas.
Dons Ministeriais                             Apóstolos; Profetas; Evangelistas; Pastores; Doutores.

EXERCÍCIOS

1. Segundo a lição, quais são as dádivas de Deus dispensadas à sua Igreja para comunicar o Evangelho a todos?
R: A dádiva do amor, a dádiva da filiação divina e o ministério da reconciliação.
2. Segundo o apóstolo Paulo quais habilidades são indispensáveis ao exercício do ministério (1 Tm 3.2)?
R: A sobriedade e a vigilância.
3. Como Paulo termina o capítulo sobre os dons espirituais?
R: Dizendo: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente” (1 Co 12.31).
4. Qual o caminho ainda mais excelente que os dons, segundo a lição?
R: O caminho do amor.
5. Sejam quais forem os dons, como aqueles que os possuem devem usá-los?
R: Com humildade e fidelidade, não buscando os interesses próprios, mas, sobretudo, o amor, pois sem amor de nada adianta possuir dons.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.