POSSO ORAR NO MONTE? - O QUE DIZ A BIBLIA.


Com todo respeito aos meus irmãos que gostam de orar no monte e sabem que a oração no monte é de igual modo a feita no quarto, na igreja, no trabalho ou onde quer que seja meus parabéns. Aos demais, desejo alertar sobre esta pratica.

Eu já fui varias vezes ao monte para orar, nossa, eu ia todo mês, e quando se mudei para o interior, ia toda semana. Eu me achava o crentão espiritual, acreditava que estava no patamar de Moisés, sem se falar nos matinhos que eu via pegando fogo e os gravetos - sentimentos do início da minha fé que lamento. Eu dava muita ênfase a esta pratica, até que, conheci a verdade bíblica. Eu percebi que a oração no monte não é mais eficaz que do que uma oração no quarto; percebi que Deus é onipresente e está em todo lugar do mesmo modo; ou seja, sem uma presença maior ou menor.

Eu sei que existem cristãos sinceros que vão ao monte para orar (uns ignorantes, outros porque não conseguem orar na própria casa), e outros que vão já para se livrar da Escola Bíblica Dominical, tendo em vista, que as idas ao monte, sempre é do sábado para o domingo. Estas pessoas, vão ao monte como se fosse uma romaria da igreja católica, atribuem um poder, uma unção ou glória ao se orar no monte de uma tal forma absurda, que fazem até propósitos “7 subidas ao monte em busca da vitória”, “buscando santidade no monte” e tantas outras coisas. Mas isto é bíblico? Vejamos:
Estas pessoas, normalmente pegam textos isolados da Escritura (que não são doutrinários, normativos) e criam estas coisas. Os fatos mais conhecidos são “Os dez Mandamentos dado a Moises no Monte Sinai, a vitória de Elias sobre os profetas de Baal no Monte Carmelo, e muitos outros”, o próprio Jesus orou no monte diversas vezes “ “E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada  a tarde, estava ali só.” – Mateus 14:23

Então por causa disso, logo concluem que DEVEMOS orar no monte. Ah, já ia me esquecendo, até pedidos de oração são levados ao monte para ser queimados (uma oferta com cheiro suave a Deus, é o que dizem), quanta mentira que eu praticava também no meio deles.

Em lugar algum nas Escrituras tem um MANDAMENTO sequer que indique que devemos orar no monte, lembre-se do que Jesus disse, isto sim é mandamento. Na verdade Jesus não estava falando de lugares, mas da intenção do coração, isto é, não receber o louvor dos homens. Comunhão entre você e Deus

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” – Mateus 6:6

Acrescento ainda as palavras de Paulo, onde ele desfaz este misticismo (se apegar ao monte, é misticismo), que a oração no monte é poderosa, ou que deve ser feito uma campanha de 7 subidas ao monte.

“Orai sem cessar.” – 1 Tessalonicenses 5:17

Como poderia esquecer as palavras de Jesus à mulher samaritana?

“Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” – João 4:20-23

Nobre irmão(a) concluo que se você ora no monte, tudo bem. Só não atribua mais poder a sua oração (o pode é de Deus), e nem ao monte, e tampouco não se ache espiritual por está subindo o monte toda semana como uma peregrinação católica pagando promessa. Respeite quem não sobe ao monte, como respeito você que sobe (desde que esteja de acordo com as Escrituras). O nosso Deus Ele está em todos os lugares, buscando aqueles que o adoram em espirito e em verdade. O salmista declarou isto perfeitamente no Salmo 139.No fim aprendemos que não é o lugar, somos nos com Deus!
A Deus seja a glória.  [Pb. Hubner Braz]
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.