Resenha do Livro: As teses de Satanás - Hernandes Dias Lopes


O livro As Teses De Satanás, escrito pelo respeitado pastor e autor Hernandes Dias Lopes, irá te encorajar através de um estudo sobre a vida de Jó, o pano de fundo desta reflexão. Ainda que este homem exemplar tenha vivido há milhares de anos, em contexto histórico, geográfico, cultural e religioso diferentes dos tempos em que vivemos, as lições que ele tem a nos ensinar são atuais e oportunas, uma vez que Jó não perdeu a esperança ainda que estivesse vivendo uma realidade caótica.
A obra demonstra à luz da Bíblia a vulnerabilidade de Satanás, revelando que o inimigo só pode tocar na vida do cristão até onde Deus lhe permite ir. Ainda que corrupto e maligno em suas obras, o diabo jamais poderá impedir a obra, o plano e o poder de Deus. Como sabemos, Jó teve a sua vida duramente atacada pelo inimigo, tentando provar que suas teses eram verdadeiras. Contudo, após refutá-las, Deus reverte a situação e restitui em dobro tudo o que Satanás havia roubado.
“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” Jó 42:5
A obra possui apenas 88 páginas e é dividida em três partes:
Um Homem Abençoado Por Deus
Na primeira parte, o autor apresenta um panorama sobre a vida de Jó antes de sua provação, quando já era um homem de caráter irrepreensível. Ele era realizado em todas as áreas de sua vida, seja familiar, profissional, emocional e espiritual.
Um Homem Provado Com A Permissão De Deus
Na segunda, aborda-se as provações de Jó, quando satanás questiona a fé deste homem buscando legalidade para destruí-lo. É neste contexto que satanás sustenta as suas três teses:
  1. Ninguém ama mais a Deus do que ao Dinheiro
  2. Ninguém ama mais a Deus do que à Família
  3. Ninguém ama mais a Deus do que a Si Mesmo
Contudo, aprendemos aqui que essas teses não são verdadeiras, uma vez que Jó refutou os argumentos de Satanás.
Um Homem Restaurado Por Deus
Por fim, a última parte do livro enfatiza a restauração do homem de Deus, mostrando que o Senhor é Soberano e, que para Ele nenhuma circunstância, por pior que seja, é impossível de ser vencida pelo posicionamento de fé do cristão que praticar o que Jó praticou.
O sol voltará a brilhar. As nuvens escuras passarão, e um tempo novo, de refrigério da parte do Senhor, virá sobre sua vida. Saiba disso: Ainda que satanás acuse você ou insinue coisas horríveis a seu respeito. Deus guardará você e o conduzirá em triunfo! (Hernandes Dias Lopes)
Hernandes Dias Lopes nos instiga a não perder a esperança e a confiar em Deus. Ele apresenta respostas para as teses de Satanás através das contra-respostas de Jó, que podem e devem ser usadas por nós sempre que o inimigo nos acusar. Boa leitura!
Aquilo que foi motivo das nossas maiores lágrimas pode transformar-se na razão da nossa maior alegria. (Hernandes Dias Lopes)


Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.