Série Dicas de como Liderar: #2 – O “TOUCH”, A FECHADURA DO SEU GABINETE PASTORAL

“Acusaram Jesus de tudo... menos de ser inacessível” (Max Lucado) 

Liderar significa pelo menos duas coisas: 

1) Estar presente 
2) Estar disponível 

Não é possível liderar sem cumprir esses dois requisitos, e nunca em toda história da igreja foi tão fácil, estar presente. 

Estamos a um ”touch” de distância de nossos liderados, é uma comodidade que só os líderes deste tempo podem desfrutar (estranho  terem feito tanto com um sistema de comunicação tão limitado em relação ao nosso). 

Porém, não podemos nos esquecer que o “touch” jamais substituirá uma boa conversa frente a frente, o diálogo olho a olho, fazendo a leitura corporal da expressão do rosto da pessoa a qual estamos aconselhando. 

O “touch” ou “a conversa via redes sociais” deve ser a “fechadura”, da porta do seu gabinete pastoral, aí o líder desavisado vai perguntar: “mas espera, onde está meu gabinete pastoral?”. 

Seu gabinete pastoral é móvel, ele se instala no lugar onde você se permite ouvir alguém.   

Ele pode se instalar naquele dia que você chega mais cedo ao culto, por que sabe que alguém precisa conversar com você.  

Ele pode se instalar no dia que você fica até mais tarde (normalmente interrompido pelo porteiro que apaga a luz, rs). 


Nosso gabinete pastoral pode se instalar no banco de uma lanchonete, numa praça em frente a um lago, etc.  

Jamais, “terceirize” sua relação com o grupo, usando frases tipo, “se precisarem falar comigo, procurem a minha esposa”, não podemos estar ocupados demais para nossos liderados, Jesus estava SEMPRE disponível aos que precisavam dele, a ponto de orar de madrugada, para logo cedo abrir as portas do seu “gabinete” e estar livre para atender as pessoas. Sei que nossa vida é corrida, mas não estamos mais ocupados do que Jesus. 

De forma que, nossos jovens e adolescentes precisam ser ouvidos, ter em sua liderança, alguém sempre presente, que usa eventualmente as redes sociais, mas não permite que a tecnologia substitua o abraço que aquece a motivação de qualquer ser humano. 

Samuel Alvino de Barros 
#RepensandoALideranca
(Escritor do livro (RE)pensando a Liderança.)
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.