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SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR
Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número de páginas.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
OBJETIVOS
PARA COMEÇAR A AULA
Faça uma retrospectiva rápida da história de Jó e como Deus interveio restaurando completamente a sua vida, tornando-o em um exemplo de sofrimento e paciência. Nem sempre teremos respostas para todos os questionamentos, mas desde que Deus esteja no controle da nossa vida, tudo se encaminhará para o cumprimento dos desígnios Dele, lembrando-nos de Romanos 8.28, quando o apóstolo Paulo diz que “Todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito Satanás não pode deter os planos de Deus para conosco.
LEITURA ADICIONAL
TEXTO ÁUREO
“Bem ser que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. Jó 42.2
LEITURA BÍBLICA COM TODOS
VERDADE PRÁTICA
O sofrimento em si não tem nenhum valor intrínseco, mas serve para provar as convicções verdadeiras e para moldar nosso caráter
DEVOCIONAL DIÁRIO
INTRODUÇÃO
Jó se encontra descoberto perante o Senhor. Suas palavras vazias, suas queixas e sua ideia de autojustiça já não têm mais sentido para ele e jazem imóveis e moribundas no pó e na cinza do monturo. Ele agora reconhece a sua insignificância e as supremas grandeza e perfeição de Deus. Ele declara que se arrepende de ter falado de coisas que não entendia e nem conhecia, mas agora estava diante Daquele que tudo pode.
I- DEUS INICIA A RESTAURAÇÃO DE JÓ (Jó 40.1-24)
O epílogo tem duas divisões: a condenação e a restauração dos três amigos (v.7-9) e a bênção de Deus e a restauração de Jó (v.10-17). Ao longo de toda a provação Jó mostrou que servia a Deus com um coração puro.
Deus tinha mais para falar a Jó. O prosseguimento das palavras do Senhor indica que o patriarca ainda hesitava quanto aos propósitos do Altíssimo. Jó ainda estava procurando entender as razões do seu sofrimento. A sua autojustiça ainda controlava em parte os seus pensamentos. Todavia, ele precisava aprender a confiar totalmente no Senhor, mesmo em face de qualquer calamidade ou fato incompreensível. É por isso que Deus fala: “Acaso, quem usa de censuras contenderá com o Todo-Poderoso? Quem assim argui a Deus que responda” (40.2). É como se Deus estivesse dizendo a Jó: “Você tem se queixado, resmungando, murmurado; agora ouça e me responda!” As interrogações de Jó eram legítimas, mas ele excedeu os limites da graça de Deus, defendendo demasiadamente a sua própria integridade. Defendendo em extremo a sua justiça, Jó questionava a justiça de Deus. Uma coisa é gemer e outra bem diferente é queixar-se de Deus. Jó tinha motivos para gemer, mas nenhum para queixar-se contra os desígnios de Deus.
Jó se conscientiza repentinamente da sua verdadeira posição. Aturdido, faz silêncio. No entanto, não confessa ter errado naquilo que disse. Admite a sua insignificância e diz: “Sou indigno…” (40.4). Percebe que não tem condições de responder às perguntas de Deus. Reconhece também que tem falado e murmurado demasiadamente. É o início do arrependimento do patriarca. No entanto, até agora ele não tem nada a responder, a sua causa ainda não foi encerrada. Ainda não tem nada a acrescentar ao que já disse. Nem sequer retira quaisquer das suas declarações anteriores.
A primeira vista, parece que Deus está intimidando Jó com a afirmação do seu poder superior. Deus se apresenta como o contendor, que o próprio Jó tinha desejado por vezes; queria encontrar-se com o seu adversário, mas não sabia onde estava. Agora aí o tem, frente a frente, para um duelo de palavras. Por mais de uma vez Jó tentou mostrar que Deus era injusto em tratá-lo da maneira que estava fazendo; e chegou mesmo ao ponto de desejar um advogado, para receber a sua queixa, um intercessor que o defendesse. Pois agora aí estava junto ao que tanto desejava ver; mas como ficou humilde e silencioso! E Deus o questiona: “Acaso anularás tu, de fato, o meu juízo, ou me condenarás, para te justificares? (40.8). Entretanto, Jó está mudo. A presença divina o fez emudecer, como emudeceria todo ser humano se tivesse um contato com Deus, o Todo-Poderoso. Os discursos de Deus, na verdade, não tratam diretamente de nenhuma das questões que Jó desejava discutir, nem explicam por que Jó estava passando por tantas adversidades. O que Jó mais precisava não era saber por que as coisas aconteciam, mas quem estava no controle.
EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2024 | TEMA: Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos | Escola Biblica Dominical | Lição 04 - Jó 40 a 42 – A Resposta de Deus e a Restauração de Jó
II- TEUS PLANOS NÃO PODEM SER FRUSTRADOS (Jó 42.1-9)
Os três amigos de Jó são acusados de falar injustamente sobre Deus, seus caminhos e suas razões para permitir a aflição. Apesar de usarem palavras que faziam parte do vocabulário teológico típico, suas percepções eram parciais e distorcidas.
Agora Jó não estava mais querendo contradizer-se, mas desejando entregar-se. Reconhece que Deus tudo pode, inclusive levantá-lo daquela condição miserável, na qual tanto se desesperou totalmente por considerá-la insuperável. Agora ele acreditava que Deus podia salvá-lo. Sua visão de Deus foi expandida além de todos os limites anteriores. Ele tem uma nova apreciação do escopo e da harmonia do mundo de Deus, do qual ele é uma parte minúscula. Sua primeira expressão impetuosa e espontânea, tão diferente da reserva na sua resposta ao primeiro discurso, é uma expressão de admiração irrestrita: “Podes fazer tudo! Nenhum dos teus planos pode ser frustrado!”
Os ousados discursos de Jó tiveram o efeito de ocultar o conselho divino, sendo conversas inchadas sem grande conhecimento. Ele falou do que não compreendia, proferindo coisas por demais elevadas para sua capacidade. Jó, pois, agora, confessava ser o saco de vento da teologia e perdeu a sua arrogância. Agora estava abandonada a ideia de que ele poderia refutar qualquer das acusações ‘falsificadas’ de Deus. Jó se convence que “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (42.5,6). Jó obteve mais conhecimento de Deus e de si mesmo. Deus vem em primeiro lugar e ocupa totalmente a sua visão: mas agora os meus olhos te veem. O conhecimento experienciado, por meio da administração do Espírito Santo, é muito mais revelador, poderoso e eficaz do que aprender de outros, ler em livros etc. A visão que Jó teve da teofania lançou nova luz sobre os seus problemas de conhecimento e sabedoria. Ele foi soerguido mediante essa experiência. O patriarca amadureceu espiritualmente, tornando-se mais reto e temente a Deus.
Deus, finalmente, se dirige a Elifaz, Bildade e Zofar, dizendo-lhes que tinham feito declarações erradas sobre Ele e que o patriarca tinha proclamado o que era reto. Deus não está dizendo que tudo quanto Jó falara a Seu respeito estava correto. É evidente que houve momentos de dúvida na mente de Jó durante a sua provação; mesmo assim, ele manteve um espírito sincero perante Deus. Elifaz, Bildade e Zofar não haviam procedido assim, por isso Deus requer deles um sacrifício reparador. Depois de oferecerem holocaustos e de Jó orar por eles, o Senhor não os tratou segundo o destino que haviam praticado. Foram perdoados porque Jó intercedeu por eles junto ao Altíssimo (42.8). Não houve censura para Eliú, certamente porque enquanto os amigos de Jó defendiam que o sofrimento possui sempre um caráter punitivo, Eliú defendia seu caráter pedagógico na vida do crente. De qualquer modo o fato dele não ser mencionado no final deixa claro que ele destoou das loucuras dos outros três.
EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2024 | TEMA: Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos | Escola Biblica Dominical | Lição 04 - Jó 40 a 42 – A Resposta de Deus e a Restauração de Jó
III- DEUS RESTAURA JÓ (Jó 42.10-17)
Os molestos consoladores de Jó são repreendidos. Deus reverte a fortuna de Jó. Paz e abundância material substituem a enfermidade e a carência.
A tradução de King James diz: “Ο Senhor mudou o cativeiro de Jó.” Subentende-se que Jó estivesse cativo dos poderes caóticos que causaram sua enfermidade e dor, bem como a perda de tudo quanto possuía. Suas orações não foram respondidas, mas a voz do céu livrou-o de todos os seus adversários. Jó intercedeu por seus amigos e, no meio daquele serviço altamente humanitário, ele mesmo foi grandemente favorecido e ganhou da parte do Senhor o dobro de tudo quanto tivera. Sua juventude e suas forças físicas foram renovadas para assemelhar-se às da águia. Seu período de maldição havia terminado. Em seguida, ele recebeu de volta todas as suas possessões materiais, em dobro, e uma nova família. O epílogo conta-nos do poder de Deus de curar e restaurar, revertendo as tragédias e os retrocessos. Também se destaca a intervenção divina em tempos difíceis, pelo que oramos e olhamos para o céu, a fim de recebê-la. A restauração de Jó não é resultado do seu arrependimento, mas, sim, da sua intercessão pelos seus amigos.
As boas novas se espalharam rapidamente, e todos os ex-amigos, incluindo a terrível tríade e Eliú, bem como todos os seus parentes e todos os seus conhecidos, reuniram-se na casa de Jó para um banquete de ação de graças. Todos eles trouxeram presentes, entre eles um anel de ouro, sinal especial de amizade. Esses presentes simbolizavam cortesia e amizade e, na ocasião, foram um sinal de alegria especial. Jó foi restaurado; seus amigos voltaram; sua saúde lhe foi devolvida; agora ele era novamente um homem próspero. Foi permitido a Jó ver a reversão do passado e o alvorecer de um novo dia.
Jó estava de volta às atividades normais da vida e mais forte do que nunca. O autor do livro teve o cuidado de dizer com detalhes como as possessões materiais de Jó lhe foram restauradas. A prosperidade material era considerada no Antigo Testamento um sinal de bênçãos divinas, mas agora essas riquezas foram duplicadas. Foi bom Jó ter mantido a integridade, não ter se refugiado no ateísmo em meio à provação. Ele demonstrou que um homem pode adorar e servir a Deus na adversidade, mesmo quando não há nenhuma vantagem pessoal à vista. Jó derrotou a diabólica tese do egoísmo e também demonstrou que existe a adoração desinteressada, o tema principal do livro. Ele morreu, pleno de dias, e não prematuramente, conforme esperara morrer, quando sob seu teste severo.
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APLICAÇÃO PESSOAL
Através de Jó Satanás é frustrado por Deus, que demonstra que é possível servir-lhe sem outro interesse a não ser Ele próprio.
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