Lição 09 - Eclesiastes 1 a 4 – As Experiências da Vida | 1° Trimestre de 2024 | EBD PECC

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o ...

Em Eclesiastes 1, 2, 3 e 4 há 18, 26 e 22 e 16 versos, respectivamente. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Eclesiastes 1.1- 11; 3.1-15 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.
O livro de Eclesiastes foi escrito pelo “pregador” (1.1). É provável que o título vem de Eclesiastes, a forma latina da palavra grega para pregador. Isso explica o estilo, que é o de quem ensina através de um sermão, ou talvez de vários sermões ou afirmações orais. O tema da sua tese é avaliar os benefícios, se é que existem, de viver e trabalhar para o prazer, para si e para o pecado, enquanto Deus e as Suas reivindicações são negligenciadas. A palavra “pregador” também contém a ideia de ajuntar ou convocar uma assembleia (no grego, ekklesia). Dessa forma, entendemos que o povo é convocado a se reunir para ouvir o pregador, visto que Salomão esteja juntando as experiências da sua vida para instruir o povo a respeito dos erros que ele cometeu.

DINAMICA EXTRA

Comentário de Hubner Braz




Dinâmica: "O Ciclo da Vida"

Objetivo: Refletir sobre as lições extraídas de Eclesiastes 1 a 4 sobre as experiências da vida.

Materiais Necessários:

  • Cartões ou papéis em branco.
  • Canetas ou lápis coloridos.
  • Um quadro branco ou papel grande para criar um mural.

Passos:

  • Introdução (10 minutos):
    • Comece com uma breve reflexão sobre as lições aprendidas em Eclesiastes 1 a 4, destacando a ideia de "As Experiências da Vida" conforme o tema da lição.
    • Discuta como o livro aborda a busca por significado na vida, as experiências vãs e a importância de encontrar propósito em meio às vicissitudes.
  • Expressão Artística (15 minutos):
    • Distribua cartões ou papéis em branco e canetas/lápis coloridos para cada participante.
    • Peça a cada pessoa para ilustrar visualmente o ciclo da vida, representando diferentes experiências e emoções.
    • Encoraje a criatividade e a expressão individual.
  • Compartilhamento em Grupo (15 minutos):
    • Peça a cada participante para compartilhar brevemente sua criação, explicando as escolhas feitas nas ilustrações.
    • Conecte essas representações às lições de Eclesiastes, incentivando discussões sobre como as experiências da vida são abordadas no texto.
  • Construção do Mural (20 minutos):
    • Use um quadro branco ou papel grande como um mural coletivo.
    • Convide os participantes a fixarem suas ilustrações no mural, criando uma representação visual do ciclo da vida conforme interpretado pelo grupo.
  • Discussão Final (10 minutos):
    • Facilite uma discussão sobre o mural, destacando padrões, semelhanças ou diferenças nas representações individuais.
    • Conclua com uma reflexão sobre como as experiências da vida, como abordadas em Eclesiastes, podem influenciar nossa jornada em busca de propósito e significado.

Essa dinâmica combina expressão artística individual com discussões em grupo, proporcionando uma oportunidade para os participantes explorarem criativamente as lições da lição 09 de Eclesiastes.

Entender a vida como um trabalho árduo e sem sentido na concepção do autor de Eclesiastes.
Compreender essas duas dimensões: tempo e eternidade.
Analisar a dualidade e conflitos da vida segundo o Pregador.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2024 | TEMA: Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos | Escola Biblica Dominical | 






FATOS A ENFRENTAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
Uma das passagens mais fascinantes do livro é uma viagem de exploração através das recompensas e satisfações da experiência. Com Coelet, vestimos o manto de um Salomão, o mais brilhante e menos limitado dos homens, para iniciar essa pesquisa. Tendo todos os dons e poderes à nossa disposição, seria estranho se voltássemos de mãos vazias. Começamos com a sabedoria – a mais promissora das buscas. Neste mundo desordenado, porém, “na muita sabedoria há muito enfado” (1.18) e isso decorre da própria percepção adquirida. E, em última análise, seja o que for que a sabedoria possa fazer por alguém, ela nada pode fazer quanto ao final da vida. Nesta crise o sábio fica tão desarmado quanto o estulto (2.15-17), e se a sua sabedoria não vale nada neste aspecto, não passa de um fracasso despretensioso. Então passamos para a “loucura” e a “estultícia” (1.17; 2.3b). E isto parece bem atual, fazendo coro com algumas de nossas tentativas de desviar-nos do que é racional, passando a explorar o absurdo e o mundo das alucinações. O prazer, naturalmente, é um outro reino: um reino de muitos aspectos que apela para os apetites sensuais numa das pontas da escala (2.3, 8c) e para as alegrias da estética do especialista e o trabalho criativo na outra. Mesmo na melhor das hipóteses, esta busca só vai nos satisfazer de passagem. Então vem o reconhecimento: “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos” (2.11) e, pensando na morte, o computo final resulta em nada. O que torna tudo ainda mais doloroso é saber que este resultado nulo é uma obliteração, um desfazimento. Os valores existem, sim: “a sabedoria é mais proveitosa do que a estultícia quanto a luz traz mais proveito do que as trevas (2.13); mas nenhum valor permanecerá quando não estivermos mais aqui, ou se não houver ninguém para lhes dar valor.
Livro: “A Mensagem de Eclesiastes” (Kidner. Derek. São Paulo: Abu Editora, 1998, p.5,6)

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O Texto Áureo de Eclesiastes 3:11 oferece uma reflexão profunda sobre a obra de Deus e a natureza humana. Vamos analisar o versículo, levando em consideração suas raízes hebraicas e fazendo uma aplicação teológica e pessoal:

Análise Teológica:

  • "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo":
    • A expressão "devido tempo" (em hebraico, "et") sugere a ideia de tempo determinado ou apropriado. Isso ressalta a soberania de Deus sobre o tempo, indicando que Ele opera de maneira perfeita e no momento certo.
  • "Também pôs a eternidade no coração do homem":
    • A palavra "eternidade" (em hebraico, "olam") não se refere apenas a uma extensão indefinida de tempo, mas também a uma qualidade de existência. Deus colocou uma compreensão intrínseca da eternidade no coração humano, indicando que somos seres espirituais com uma busca inata por algo além do tempo presente.
  • "Sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim":
    • A limitação humana em compreender totalmente as obras de Deus é enfatizada aqui. A palavra "descobrir" (em hebraico, "matsa") implica em procurar ou investigar. A humanidade, por mais sábia que seja, não pode abarcar completamente o plano divino de Deus desde o início até o fim.

Aplicação Pessoal:

  • Este versículo convida a uma humildade diante do mistério das obras de Deus. Em vez de tentar desvendar completamente os desígnios divinos, somos chamados a confiar no tempo e na sabedoria de Deus. A busca por significado e propósito, intrínseca ao coração humano, encontra seu cumprimento quando reconhecemos que a eternidade está gravada em nossos corações.
  • Em um nível pessoal, isso nos lembra que nossa busca por significado e realização só é plenamente satisfeita quando nos voltamos para Deus. Somente Ele, que fez tudo formoso no seu devido tempo, pode preencher o anseio eterno em nossos corações.
  • Além disso, a palavra "olam" nos recorda que nossa existência transcende este mundo material. Mesmo em meio às incertezas e limitações humanas, a esperança e a confiança na eternidade podem guiar nossas escolhas e ações diárias.

Em suma, Eclesiastes 3:11 destaca a harmonia das obras divinas no tempo determinado, a busca humana pela eternidade e a limitação inerente à compreensão completa das obras de Deus. Essa compreensão profunda nos convida a uma fé confiante e humilde diante do Criador.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O livro de Eclesiastes, atribuído ao sábio rei Salomão, é um texto rico e filosófico que aborda profundas reflexões sobre o sentido da vida, a natureza do tempo e a busca pela sabedoria divina. Vamos explorar alguns elementos-chave desses trechos, levando em consideração as raízes hebraicas das palavras.

Eclesiastes 1.1-11: A Futilidade das Coisas Terrenas

Versículo 2: "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade."

  • A palavra traduzida como "vaidade" aqui é "hevel" em hebraico, que tem uma conotação de efemeridade, vapor ou sopro. Essa expressão enfatiza a transitoriedade e fragilidade da vida humana e das conquistas terrenas.
  • O autor, usando a repetição intensiva, destaca a futilidade das realizações humanas quando comparadas à eternidade e à obra de Deus.

Eclesiastes 3.1-15: O Tempo e a Eternidade

Versículo 11: "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim."

  • "Formoso" em hebraico é "yafe," denotando beleza e harmonia. Deus opera de acordo com Seu tempo perfeito, trazendo beleza e ordem ao universo.
  • A referência à "eternidade" no coração humano destaca a busca inata por significado e propósito que transcende o tempo presente. No entanto, a compreensão completa das obras divinas permanece velada.

Aplicação Teológica e Sistemática:

  • A Transitoriedade da Vida: A compreensão da "vaidade" nos leva a refletir sobre a impermanência das realizações terrenas. A busca por significado deve transcender as esferas temporais e encontrar seu fundamento na eternidade de Deus.
  • A Soberania Temporal de Deus: O reconhecimento da soberania divina sobre o tempo destaca a importância de confiar na sabedoria de Deus. Seu plano é perfeito, e Ele age de acordo com Seu cronograma, trazendo beleza mesmo nas estações difíceis da vida.
  • A Busca pelo Eterno: A "eternidade no coração do homem" sugere uma aspiração inata por algo além do transitório. Isso aponta para a necessidade de buscar relacionamento com Deus, cuja obra transcende o entendimento humano.

Conclusão:

Eclesiastes nos convida a uma reflexão profunda sobre a natureza da vida, o tempo e a busca por significado. A perspectiva teológica, enraizada nas palavras hebraicas, nos leva a uma compreensão mais profunda da relação entre a efemeridade humana e a eternidade divina. A aplicação pessoal implica viver com temor a Deus, confiar em Sua soberania temporal e buscar o significado eterno que Ele coloca em nossos corações.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A verdade prática de que "a vida só faz sentido quando Deus faz parte dela" reflete uma profunda compreensão teológica sobre a natureza da existência humana e a necessidade de uma conexão espiritual significativa. Vamos explorar alguns aspectos fundamentais dessa afirmação:

  • Fonte de Significado: De acordo com essa verdade, o significado da vida não pode ser plenamente compreendido ou experimentado sem a presença de Deus. Isso implica que a busca por propósito, significado e realização verdadeiros encontra seu alicerce na relação com o Criador.
  • Relacionamento Pessoal: A ideia de que Deus precisa fazer parte da vida destaca a importância de um relacionamento pessoal e íntimo com Ele. Não se trata apenas de reconhecer a existência de Deus, mas de envolver-se em uma comunhão contínua e dinâmica.
  • Transformação Interior: A presença de Deus na vida implica transformação interior. É a convicção de que a influência divina molda o caráter, os valores e as ações de uma pessoa, resultando em uma vida que reflete os princípios divinos de amor, justiça e compaixão.
  • Busca de Deus como Busca de Sentido: Se a vida só faz sentido quando Deus está envolvido, isso sugere que a busca por Deus é, em última análise, uma busca por sentido e plenitude. A ausência de Deus pode levar a um vazio existencial, enquanto a presença de Deus preenche esse vazio com um propósito eterno.

Aplicação Prática:

  • Cultivo da Relação com Deus: A aplicação dessa verdade prática envolve priorizar a busca ativa de um relacionamento mais profundo com Deus. Isso pode ser alcançado por meio da oração, estudo das Escrituras e prática da presença de Deus na vida diária.
  • Orientação nas Decisões: Reconhecer que a vida só faz sentido com Deus implica buscar Sua orientação em todas as decisões. A confiança em Deus como guia traz segurança e direção em meio às incertezas da jornada.
  • Testemunho de Transformação: Uma vida transformada pela presença de Deus se torna um poderoso testemunho do impacto divino. Isso inspira outros a buscarem também a verdadeira fonte de significado e propósito.

Em resumo, a verdade prática de que "a vida só faz sentido quando Deus faz parte dela" não apenas fornece uma base teológica sólida, mas também orienta a maneira como vivemos, amamos e buscamos sentido em nossa jornada terrena. Essa perspectiva ressalta a centralidade de Deus na experiência humana.

INTRODUÇÃO
I- TRABALHO ÁRDUO E SEM SENTIDO Ec 1.1-2.23
1- A sabedoria humana é limitada Ec 1.16-18
2- O trabalho é frustrante Ec 2.18-19
3- É correr atrás do vento Ec 2.24-26
II- O TEMPO E A ETERNIDADE Ec 3.1-22
1- Tudo tem o seu tempo Ec 3.1-2
2- A eternidade do homem Ec 3.11-14
3- A morte é certa para todos Ec 3.20-22
III- PROBLEMAS DA VIDA Ec 4.1-16
1- Movida por inveja Ec 4.4-6
2- O valor do companheirismo Ec 4.9-12
3- A popularidade transitória Ec 4.15-16
APLICAÇÃO PESSOAL

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2024 | TEMA: Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos | Escola Biblica Dominical | 

Segunda – Ec 1.1-17
Terça – Ec 2.1-11
Quarta – Ec 2.12-26
Quinta – Ec 3.1-15
Sexta – Ec 3.16-22
Sábado – Ec 4.1-16

Hinos da Harpa: 33 – 473

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


O título "Eclesiastes", que significa "pregador" ou "aquele que congrega", reflete a natureza do livro como uma coleção de discursos sábios e reflexivos. A escolha desse título indica a intenção do autor de compartilhar suas observações e ensinamentos com uma assembleia ou comunidade.

Raiz Hebraica:

  • Eclesiastes (קֹהֶלֶת): A raiz hebraica dessa palavra é "qahal" (קהל), que se refere a uma assembleia ou congregação. A escolha desse título destaca a natureza pública e coletiva das reflexões do autor, sugerindo que elas são destinadas a serem compartilhadas e discutidas em comunidade.

Autor e Contexto:

  • Rei Salomão: O livro é atribuído ao rei Salomão, conhecido por sua sabedoria. A escolha de Salomão como autor destaca a autoridade e a experiência de vida que fundamentam as reflexões contidas no livro.

Natureza Transitória e Vaidade:

  • Vaidade (הֶבֶל - hebel): A palavra "vaidade" é traduzida do hebraico "hebel", que literalmente significa vapor, sopro ou algo efêmero. Essa escolha linguística enfatiza a transitoriedade e a falta de substância nas buscas e realizações humanas separadas de Deus.
  • Conclusão de Salomão: A conclusão de Salomão de que "tudo o que há debaixo do sol é vão, transitório; vaidade" ressoa com a ênfase na raiz hebraica "hebel". A desconexão de Deus leva a uma busca vã por significado e satisfação, pois todas as coisas sem Deus são como vapor, fugazes e insatisfatórias.

Aplicação Sistemática:

  • Exame da Vida Humana: Eclesiastes convida os leitores a examinar profundamente a natureza da vida humana, considerando os ciclos, tarefas e prazeres. A mensagem é que somente quando Deus está no centro dessas experiências é que encontramos significado e propósito duradouros.
  • Necessidade de Deus: A interpretação de que "tudo é vaidade, transitório" sem Deus destaca a necessidade essencial de uma conexão divina para encontrar satisfação e sentido verdadeiros. O livro argumenta que qualquer busca por significado fora dessa relação é fútil.
  • Paradoxo Humano: O paradoxo de buscar satisfação em empreendimentos humanos sem a presença de Deus é um tema central. Isso destaca a tensão inerente entre as aspirações humanas e a verdadeira realização encontrada apenas em Deus.

Em resumo, a introdução a Eclesiastes estabelece as bases para uma exploração teológica e sistemática das reflexões do autor sobre a vida humana. A ênfase na raiz hebraica, a natureza transitória e a conclusão sobre a necessidade de Deus moldam a compreensão profunda dessa obra.

1- A sabedoria humana é limitada (Ec 1.16-18)
Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza (1.18).

2- O trabalho é frustrante (Ec 2.18-19)
Também aborreci todo o meu trabalho, com que me fatiguei debaixo do sol, visto que o seu ganho eu havia de deixar a quem viesse depois de mim (2.18).

3- É correr atrás do vento (Ec 2.24-26)
Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar aquele que agrada a Deus. Também isso é vaidade e correr atrás do vento (2.26).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


1. Trabalho Árduo e Sem Sentido:

  • Raiz Hebraica: O termo-chave é "hebel," traduzido como vaidade ou futilidade. Sua raiz expressa algo efêmero, transitório. A constatação do autor sobre a monotonia da vida destaca a natureza fugaz das experiências terrenas.
  • Contexto Bíblico: A descrição dos ciclos da vida e da natureza destaca a futilidade das realizações humanas quando vistas apenas sob a perspectiva terrena. O trabalho árduo e repetitivo é apresentado como uma busca sem sentido quando não orientado por Deus.

2. Sabedoria Humana é Limitada (Ec 1.16-18):

  • Raiz Hebraica: "Chokmah," traduzido como sabedoria, refere-se à habilidade prática e discernimento. A conexão entre sabedoria humana e enfado destaca a limitação intrínseca da sabedoria terrena.
  • Contexto Bíblico: A busca pela sabedoria humana é caracterizada como um esforço muitas vezes infrutífero. O autor destaca a aparente inutilidade de buscar conhecimento apenas dentro dos limites da compreensão humana, sem uma perspectiva divina.

3. Trabalho é Frustrante (Ec 2.18-19):

  • Raiz Hebraica: A palavra "labor," usada para descrever o trabalho de Salomão, enfatiza a canseira associada ao esforço humano.
  • Contexto Bíblico: A frustração de Salomão em relação ao trabalho surge da perspectiva de que, apesar dos esforços empreendidos, a acumulação de riquezas e bens materiais é passageira e sujeita à distribuição fora de seu controle.

4. É Correr Atrás do Vento (Ec 2.24-26):

  • Raiz Hebraica: A expressão "correr atrás do vento" sugere uma busca infrutífera e insensata.
  • Contexto Bíblico: O autor destaca que o verdadeiro propósito da vida não pode ser encontrado nas conquistas materiais, mas na relação com Deus. Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer àqueles que O agradam, enquanto o pecador se vê envolvido em um ciclo de trabalho incessante sem verdadeira satisfação.

Aplicação Teológica e Sistemática:

  • O livro de Eclesiastes destaca a importância de se encontrar significado na vida além das realizações terrenas. A raiz hebraica "hebel" ressoa em toda a narrativa, enfatizando a temporariedade e futilidade das buscas meramente humanas.
  • A limitação da sabedoria humana é contrastada com a sabedoria que vem de Deus. A busca por conhecimento sem a perspectiva divina pode levar à tristeza e à insatisfação, enquanto a sabedoria que vem de Deus traz alegria verdadeira.
  • A frustração em relação ao trabalho destaca a transitoriedade dos bens materiais. A verdadeira realização é encontrada na perspectiva eterna e na relação com Deus, que transcende a busca incessante por acumulação terrena.
  • Correr atrás do vento representa a futilidade de buscar satisfação em empreendimentos temporais. A verdadeira alegria está em temer a Deus e conhecê-Lo, o que transcende as circunstâncias transitórias da vida.

Em resumo, Eclesiastes apresenta uma reflexão profunda sobre a natureza efêmera da vida e a necessidade de encontrar significado em Deus, transcendo as limitações e frustrações inerentes às buscas puramente humanas.

1- Tudo tem o seu tempo (Ec 3.1-2)
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (3.1)

2- A eternidade do homem (Ec 3.11-14)
Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim (3.11).

3- A morte é certa para todos (Ec 3.20-22)
Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão (3.20)

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


1. Tudo Tem o Seu Tempo (Ec 3.1-2):

  • Raiz Hebraica: A expressão "tempo determinado" provém da palavra "zman" (זְמָן), referindo-se a períodos definidos ou estações. A ênfase está na soberania divina sobre o tempo.
  • Contexto Bíblico: Salomão destaca a ordem estabelecida por Deus no tempo, indicando que há um propósito divino para cada estação da vida. O entendimento e aceitação dessa realidade trazem significado à existência.

2. A Eternidade do Homem (Ec 3.11-14):

  • Raiz Hebraica: "Olam" (עוֹלָם) é traduzido como eternidade. O homem é conectado à eternidade por Deus, indicando a distinção divina entre a humanidade e o restante da criação.
  • Contexto Bíblico: A inserção da eternidade no coração humano destaca a natureza única do ser humano, criado à imagem de Deus. A vida ganha significado quando percebemos nossa conexão com Deus e Sua obra eterna.

3. A Morte é Certa para Todos (Ec 3.20-22):

  • Raiz Hebraica: A morte é descrita como o retorno ao "aphar" (עָפָר), o pó. Essa palavra enfatiza a transitoriedade da vida e a origem terrena do ser humano.
  • Contexto Bíblico: Salomão destaca a inevitabilidade da morte para todos, independentemente de status ou realizações. A morte é apresentada como um evento que iguala a todos, mas a visão teológica destaca a distinção entre o destino eterno do espírito humano e a mortalidade física.

Aplicação Teológica e Sistemática:

  • A compreensão do tempo como ordenado por Deus oferece uma perspectiva que transcende a visão meramente humana. Aceitar a soberania divina sobre o tempo traz equilíbrio e significado à jornada da vida.
  • A ênfase na eternidade no coração humano destaca a busca inata por significado e conexão com Deus. A compreensão da imagem de Deus no homem ressalta a responsabilidade e propósito divino na existência humana.
  • A abordagem da morte como inevitável destaca a fragilidade da vida terrena. A visão teológica, entretanto, oferece esperança ao reconhecer a distinção entre o destino eterno do espírito humano e a natureza transitória do corpo.

Conclusão:

Eclesiastes 3.1-22 apresenta uma profunda reflexão sobre o tempo, a eternidade e a certeza da morte. A raiz hebraica das palavras destaca a interconexão entre a vida humana, a ordem divina no tempo e a busca inata por significado e eternidade. O contexto bíblico reforça a importância de reconhecer a soberania de Deus em todas as estações da vida e encontrar significado na conexão com o eterno Deus.

1- Movida por inveja (Ec 4.4-6)
Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento (4.4).

2- O valor do companheirismo (Ec 4.9-12)
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho (4.9).

3- A popularidade transitória (Ec 4.15-16)
Era sem conta todo o povo que ele dominava; tampouco os que virão depois se hão de regozijar nele. Na verdade, também isto é vaidade e correr atrás do vento (4.16).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


1. Movida por Inveja (Ec 4.4-6):

  • Raiz Hebraica: A palavra "inveja" vem de "qin'ah" (קִנְאָה), denotando zelo excessivo ou ciúmes. A raiz ressalta a natureza destrutiva desse sentimento.
  • Contexto Bíblico: Salomão observa a futilidade do trabalho motivado pela inveja, destacando que tal motivação não traz satisfação duradoura. A competitividade desenfreada e a busca de sucesso às custas dos outros são consideradas vaidade.

2. O Valor do Companheirismo (Ec 4.9-12):

  • Raiz Hebraica: A ideia de união e companheirismo é expressa por termos como "achad" (חָד), indicando unidade. A ênfase está na força encontrada na colaboração.
  • Contexto Bíblico: Salomão destaca a superioridade da cooperação sobre o isolamento. O valor do companheirismo é ilustrado pela metáfora do cordão de três dobras, enfatizando a resistência e a estabilidade proporcionadas pela união.

3. A Popularidade Transitória (Ec 4.15-16):

  • Raiz Hebraica: O termo "vaidade" é novamente derivado de "hebel" (הֶבֶל), enfatizando a transitoriedade e falta de substância nas coisas terrenas.
  • Contexto Bíblico: A observação de Salomão sobre a popularidade efêmera destaca a instabilidade das posições de poder e influência. A popularidade e o domínio temporários de um governante são contrastados com a inevitabilidade da mudança e esquecimento.

Aplicação Teológica e Sistemática:

  • A raiz hebraica "qin'ah" destaca a natureza destrutiva da inveja, alertando contra a busca de sucesso motivada pela competição desmedida. A moderação e a satisfação naquilo que se tem são enfatizadas como alternativas mais saudáveis.
  • A ênfase na união e colaboração destaca a importância do companheirismo na jornada da vida. O conceito de cordão de três dobras ressalta não apenas a força, mas a resiliência encontrada na comunhão.
  • O reconhecimento da transitória popularidade e poder terreno destaca a futilidade de buscar significado exclusivamente nas realizações humanas. A perspectiva teológica aponta para a estabilidade encontrada na busca do plano divino e na conexão com Deus.

Conclusão:

Eclesiastes 4.1-16 oferece uma visão profunda dos problemas da vida, desde as armadilhas da inveja até a importância vital do companheirismo e a transitória natureza da popularidade. A raiz hebraica "hebel" permeia o texto, recordando a efemeridade das realizações humanas sem uma perspectiva divina. A ênfase na moderação, cooperação e busca de significado eterno destaca a sabedoria atemporal contida no livro de Eclesiastes.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz


A aplicação pessoal que destaca a importância de encontrar o verdadeiro sentido da vida em Deus reflete uma profunda compreensão das mensagens apresentadas em Eclesiastes. Aqui estão algumas considerações sobre essa aplicação:

  • Vazia e Inútil sem Deus:
    • A ideia de que a vida se torna vazia e inútil sem Deus ressoa com a temática central de Eclesiastes. A busca incessante por significado em realizações humanas isoladas muitas vezes resulta em sentimentos de vazio e falta de propósito.
  • Relevância e Significado em Deus:
    • A aplicação destaca que tudo o que fazemos carece de relevância e significado sem a presença de Deus. Isso ecoa a ênfase do livro na busca de sentido na relação com o Criador, transcendendo as limitações e frustrações das buscas puramente terrenas.
  • Encontro com Deus como Fonte de Significado:
    • A mensagem sugere que o verdadeiro sentido da vida é encontrado no relacionamento com Deus. Esse encontro não apenas preenche o vazio, mas também infunde cada ação e esforço com significado eterno, conectando a jornada terrena à eternidade.
  • Alinhamento com a Mensagem de Eclesiastes:
    • A aplicação pessoal alinha-se com as reflexões de Salomão sobre a futilidade das realizações humanas separadas de Deus. Destaca a necessidade de transcender a busca por significado nas coisas temporais e encontrar a verdadeira satisfação na relação com o Divino.
  • Convite à Reflexão e Transformação:
    • Essa aplicação convida à reflexão profunda sobre a orientação central da vida e incentiva uma transformação na perspectiva, colocando Deus no centro. Essa transformação pode impactar não apenas as ações, mas também a maneira como se interpreta e atribui significado às experiências diárias.

Conclusão:

A aplicação pessoal ressalta a importância de reconhecer e abraçar a presença de Deus como a fonte essencial de significado na vida. Ao incorporar essa perspectiva, a jornada terrena se torna enriquecida e significativa, transcendendo as limitações e incertezas que Eclesiastes destaca.

1) No livro de Eclesiastes o Pregador está passando por uma experiência. Ele está a vida? R. Analisando
2) Na vida tudo acontece de forma improvisada. Segundo Eclesiastes 3 não há um tempo determinado para cada coisa. Certo ou Errado? R. Errado
3) O valor do companheirismo é destacado no livro de Eclesiastes. Por isso é melhor serem
para receber melhor paga do seu trabalho. R. Dois

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2024 | TEMA: Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos | Escola Biblica Dominical | 

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

📩 Receba rápido a sua revista em PDF por $7,99 ou tenha o acesso Vip por $79,90 ou $39,99. 

ADQUIRA O ACESSO VIP 👆👆👆👆👆👆 Entre em contato.


Os conteúdos tem lhe abençoado? Nos abençoe também com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

Clique aqui para Download das:

////////----------/////////--------------///////////

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,17,2º Trimestr,1,2º Trimestre,120,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,81,Adolescentes,24,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,126,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,18,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,39,Batalha Espirítual,31,Batismo,12,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,154,Betel Adulto,89,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,12,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,10,Céus,7,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,479,CPAD Adolescentes,64,CPAD Jovem,120,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,13,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,23,Doutrinas Fundamentais,34,Download,82,Download Livros e E-books,145,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,716,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,907,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,210,Estudos Bíblicos,506,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,49,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,13,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,229,Jovens,186,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,411,Lições Bíblicas da CPAD,587,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,12,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,70,Notícias Gospel,217,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,8,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,4,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,24,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,71,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,57,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,97,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,20,Salvador,13,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,4,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,7,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,94,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,3,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 09 - Eclesiastes 1 a 4 – As Experiências da Vida | 1° Trimestre de 2024 | EBD PECC
Lição 09 - Eclesiastes 1 a 4 – As Experiências da Vida | 1° Trimestre de 2024 | EBD PECC
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2k7ZwBX2VPSPN1WwYr3_FBJoJDBaWPL-oenneg88Yrat2EzDzeFGN5jATtYpH5hpiEZN3Ia-65AIqp5xBxvOB-uFV8aEpL967HR6I72brkWHdbX6v0NYzEtAahLMPJ1d29jZPGjOxTCRNCzi6uPSZMifZRP_nnPxXFsmkIdtJ9avKiVk4MsQZSozrNl2z/w640-h362/LIC%CC%A7A%CC%83O%209%20ECLESIASTES%201%20A%204%20%20AS%20EXPERIE%CC%82NCIAS%20DA%20VIDA.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2k7ZwBX2VPSPN1WwYr3_FBJoJDBaWPL-oenneg88Yrat2EzDzeFGN5jATtYpH5hpiEZN3Ia-65AIqp5xBxvOB-uFV8aEpL967HR6I72brkWHdbX6v0NYzEtAahLMPJ1d29jZPGjOxTCRNCzi6uPSZMifZRP_nnPxXFsmkIdtJ9avKiVk4MsQZSozrNl2z/s72-w640-c-h362/LIC%CC%A7A%CC%83O%209%20ECLESIASTES%201%20A%204%20%20AS%20EXPERIE%CC%82NCIAS%20DA%20VIDA.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2024/02/licao-09-eclesiastes-1-4-as.html?m=0
https://www.pecadorconfesso.com/?m=0
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2024/02/licao-09-eclesiastes-1-4-as.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy