Lição 02 - A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga | 2° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS

TEXTO ÁUREO “Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” (Lc 13.24) COMENTÁRIO E...



TEXTO ÁUREO

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O texto áureo apresentado, retirado do Evangelho segundo Lucas 13:24, é uma passagem onde Jesus exorta seus ouvintes a se esforçarem para entrar pela porta estreita, advertindo que muitos tentarão entrar e não serão capazes. Essa passagem é rica em significado e possui implicações teológicas profundas.

Vamos analisar o versículo palavra por palavra, começando pelo original grego:

  • "Porfiai" - A palavra grega usada aqui é "ἀγωνίζεσθε" (agonizesthe), que tem sua raiz em "agonizomai", que significa lutar ou esforçar-se fervorosamente. Isso sugere um esforço vigoroso e diligente para alcançar um objetivo.
  • "Por entrar" - A palavra grega para "entrar" é "εἰσελθεῖν" (eiselthein), que denota entrar em um lugar ou estado específico. Aqui, refere-se a entrar no reino de Deus, desfrutando da comunhão com Ele e participando de suas bênçãos.
  • "Pela porta estreita" - A expressão "porta estreita" simboliza a exclusividade e a exigência do caminho para a salvação. É uma metáfora para a necessidade de seguir o caminho de Jesus Cristo, que é estreito e exigente em comparação com os caminhos amplos e fáceis do mundo.
  • "Porque eu vos digo" - Jesus introduz uma afirmação enfática, indicando que a seguinte declaração é de grande importância e autoridade.
  • "Que muitos procurarão entrar e não poderão" - Aqui, Jesus alerta que muitas pessoas tentarão entrar no reino de Deus, mas não serão capazes. Isso sugere que a salvação não é automaticamente garantida, e que muitos serão impedidos de entrar devido à sua negligência, incredulidade ou rejeição do caminho estreito.

Contextualmente, essa passagem faz parte dos ensinamentos de Jesus sobre o Reino de Deus e a necessidade de arrependimento e fé para fazer parte dele. Ele usa essa imagem da porta estreita para destacar a exclusividade do caminho da salvação, que é encontrado apenas em seguir a Cristo. Essa ideia é consistente com outros ensinamentos de Jesus, como em João 14:6, onde Ele diz: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim".


Além disso, essa passagem ressalta a importância do esforço e da busca diligente pela salvação. Não é o bastante apenas desejar ou tentar entrar no reino de Deus; é necessário um esforço consciente e comprometido para seguir a Cristo e obedecer aos seus mandamentos.


Do ponto de vista teológico, essa passagem enfatiza a soberania de Deus na salvação, mas também reconhece a responsabilidade humana de responder ao convite de Deus para entrar em seu reino. Ela nos lembra que a salvação é um dom de Deus, mas também requer uma resposta de fé e obediência da nossa parte.


Em suma, o texto áureo em Lucas 13:24 nos convoca a buscar diligentemente o caminho estreito da salvação em Cristo, reconhecendo sua exclusividade e exigência, e respondendo com fé e obediência ao chamado de Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A verdade prática de que a porta estreita é a única alternativa para o crente entrar no céu é uma afirmação sólida e crucial no contexto da fé cristã. Essa verdade é derivada diretamente dos ensinamentos de Jesus Cristo e é reforçada por todo o testemunho das Escrituras Sagradas.


Base Bíblica:


Jesus mesmo afirmou claramente em João 14:6: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." Essa declaração inequívoca de Jesus estabelece que Ele é a única porta, o único meio pelo qual podemos ter acesso a Deus e à vida eterna no céu. Essa exclusividade do caminho para a salvação através de Cristo é enfatizada em muitos outros trechos das Escrituras.


Consistência nas Escrituras:


O apóstolo Pedro, em Atos 4:12, reforça essa verdade ao declarar: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos." Aqui, Pedro está enfatizando que não há outra maneira de alcançar a salvação além de Jesus Cristo.


O contexto geral das Escrituras também confirma essa verdade. Desde os primeiros relatos do Antigo Testamento até as epístolas do Novo Testamento, a mensagem central é a necessidade de fé em Deus e, agora, em Jesus Cristo, para a redenção e a vida eterna. Os sacrifícios no Antigo Testamento apontavam para o sacrifício supremo de Cristo na cruz como o único meio de expiação pelos pecados.


Testemunho dos Teólogos:


Comentários de estudiosos e teólogos podem ajudar a fortalecer essa verdade prática. Por exemplo, em seu comentário sobre João 14:6, o renomado teólogo William Barclay escreve: "Jesus é o único caminho para Deus, porque Ele é o único que pode nos revelar Deus. Ele é o único que vive a vida de Deus, e ninguém que não viva essa vida pode conhecer a Deus."


Outros comentaristas, como Matthew Henry e Charles Spurgeon, também destacam a exclusividade do caminho de Cristo para a salvação e enfatizam a importância de reconhecer e aceitar essa verdade para alcançar a vida eterna.


Aplicação Prática:


Portanto, a verdade prática de que a porta estreita em Cristo é a única alternativa para o crente entrar no céu é uma mensagem fundamental do Evangelho que deve ser pregada, ensinada e vivida pelos cristãos em todo o mundo. Essa verdade nos lembra da necessidade de uma fé pessoal em Jesus Cristo como Salvador e Senhor, e da importância de compartilhar essa mensagem com outros para que também possam experimentar a salvação em Cristo.

Segunda – Pv 15.24 A ideia da “porta estreita” presente no AT
Terça – Mt 5.39,48 Princípios celestiais da “porta estreita”
Quarta – Mt 16.24; Rm 6.6; Gl 5.24 Renúncia e a glória progressiva da “porta estreita”
Quinta -1 Co 6.9,10; Gl 5.19-21 A recompensa de quem entra pela “porta larga”
Sexta – Is 1.15,16; 55.7; Jr 73-7 A “porta estreita” é um chamado ao arrependimento
Sábado – Pv 28.13; 1 Jo 1.7 A “porta estreita” é um caminho de confissão e de perdão

DINAMICA EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Título da Dinâmica: Escolhendo a Porta Certa

Objetivo:

Esta dinâmica visa ilustrar a importância da escolha entre seguir o caminho estreito de Cristo ou o caminho largo do mundo.


Materiais Necessários:

  • Cartolinas ou papel cartão para representar duas portas.
  • Canetas ou marcadores para escrever nas portas.
  • Etiquetas adesivas ou fita crepe para marcar o chão.

Procedimento:

  • Preparação:
    • Antes da dinâmica, desenhe ou corte duas portas grandes em cartolina ou papel cartão. Em uma porta, escreva "Porta Estreita", e na outra, escreva "Porta Larga".
    • Marque uma linha no chão usando etiquetas adesivas ou fita crepe, representando o caminho que leva até as portas.
  • Explicação:
    • Reúna os participantes em um espaço aberto e explique que eles serão desafiados a fazer uma escolha entre duas portas, representando o caminho estreito e o caminho largo da vida.
  • Instruções:
    • Divida os participantes em dois grupos.
    • Explique que cada grupo deverá escolher uma porta para representar o caminho que desejam seguir: o grupo 1 escolherá entre a "Porta Estreita" e o grupo 2 escolherá entre a "Porta Larga".
    • Os participantes de cada grupo devem discutir entre si e chegar a um consenso sobre qual porta escolher.
  • Escolha:
    • Após a discussão, peça para cada grupo posicionar-se ao lado da porta que escolheram.
    • Observe a decisão de cada grupo e incentive-os a refletir sobre a importância da escolha que fizeram.
  • Reflexão:
    • Após todos os participantes terem feito sua escolha, reúna o grupo e conduza uma breve reflexão sobre as consequências de escolher o caminho estreito ou o caminho largo.
    • Destaque a importância de seguir a Cristo e as dificuldades que podem surgir ao longo do caminho estreito, mas também os benefícios da vida em comunhão com Deus.
  • Encerramento:
    • Conclua a dinâmica enfatizando a necessidade de fazer a escolha certa ao seguir a Cristo e encorajando os participantes a buscar o caminho estreito da salvação.

Esta dinâmica oferece uma maneira interativa e envolvente de explorar o tema da escolha entre a porta estreita e a porta larga, permitindo que os participantes visualizem e reflitam sobre as consequências de suas escolhas.

Mateus 7
13 – Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14- E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Mateus 3
1- E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia
2- e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
3- Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
4- E este João tinha a sua veste de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
5- Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão,
6- e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
7- E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
8- Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento
9- e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
10 – E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Vamos analisar cada versículo com cuidado, fornecendo informações sobre o contexto, raiz grega das palavras-chave, comentários bíblicos relevantes e aplicação pessoal:


Mateus 7:13-14

Versículo 13

  • Contexto: Jesus está ensinando sobre o caminho estreito e o caminho largo, alertando as pessoas sobre a importância da escolha entre seguir a Deus ou seguir seus próprios desejos egoístas.
    • Raiz grega:
    • "Porta estreita": Στενή (stené) refere-se a algo estreito, apertado.
    • "Porta larga": Πλατεία (plateía) significa ampla, espaçosa.
    • Comentário:
    • Comentadores destacam que a porta estreita simboliza o caminho da disciplina, da renúncia do eu e do compromisso com Jesus. Enquanto a porta larga representa o caminho do mundo, com sua ampla aceitação do pecado e da indulgência.
    • Aplicação:
    • Esses versículos nos desafiam a fazer escolhas conscientes em nossa jornada espiritual. Devemos escolher o caminho estreito, que pode ser desafiador, mas leva à vida eterna em Cristo, em vez do caminho largo, que é fácil e atraente, mas leva à perdição.

Versículo 14

  • Contexto: Jesus continua a ensinar sobre a diferença entre os caminhos estreito e largo, enfatizando a raridade daqueles que encontram o caminho da vida.
    • Raiz grega:
    • "Apertado": Θλιβω (thlibó) significa apertado, estreito.
    • Comentário:
    • Comentadores ressaltam que o caminho da vida é difícil de encontrar e seguir, pois requer renúncia do ego e submissão à vontade de Deus. Por outro lado, o caminho largo é atraente e fácil de seguir, mas leva à perdição.
    • Aplicação:
    • Esses versículos nos desafiam a não seguir a multidão no caminho fácil e popular, mas sim a buscar diligentemente o caminho estreito que leva à vida em Cristo. Devemos estar dispostos a enfrentar dificuldades e desafios em nossa jornada espiritual, confiando na graça de Deus para nos sustentar.

Mateus 3:1-10

Versículos 1-2

  • Contexto: João Batista está pregando no deserto, preparando o caminho para a vinda de Jesus Cristo e anunciando a chegada do Reino dos céus.
    • Raiz grega:
    • "Deserto": Ἐρήμῳ (erémo) se refere a uma área desabitada, desolada.
    • "Arrependei-vos": Μετανοεῖτε (metanoeite) significa mudar de mente, arrepender-se.
    • Comentário:
    • Comentadores destacam que o chamado ao arrependimento é essencial para preparar o coração das pessoas para receber o evangelho e entrar no Reino de Deus.
    • Aplicação:
    • Assim como João Batista chamou as pessoas ao arrependimento, nós também devemos reconhecer nossos pecados, mudar nossas mentes e voltar-nos para Deus em fé e obediência.

Versículos 3-4

  • Contexto: João Batista é identificado como o precursor de Jesus Cristo, conforme profetizado por Isaías.
    • Raiz grega:
    • "Anunciado": Προφήτης (prophétés) refere-se a um profeta.
    • "Veste": Ἐσθῆτι (esthéti) se refere a uma peça de vestuário.
    • Comentário:
    • Comentadores ressaltam a humildade e a singularidade de João Batista, que cumpriu a profecia de Isaías e preparou o caminho para Jesus.
    • Aplicação:
    • Devemos seguir o exemplo de João Batista em humildade e fidelidade ao preparar o caminho para que outros encontrem Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

Versículos 5-6

  • Contexto: As pessoas vêm de toda a região para ouvir João Batista e serem batizadas por ele.
    • Raiz grega:
    • "Batisados": Βαπτιζόμενοι (baptizómenoi) refere-se a ser imerso em água.
    • "Confessando": Ἐξομολογούμενοι (exomologúmenoi) significa confessar, admitir.
    • Comentário:
    • Comentadores destacam a importância do batismo como um ato de arrependimento e confissão de pecados.
    • Aplicação:
    • Assim como as pessoas confessaram seus pecados e foram batizadas por João Batista, devemos reconhecer nossos pecados e ser batizados como um testemunho público de nossa fé em Cristo.

Versículos 7-10

  • Contexto: João Batista repreende os fariseus e saduceus que vêm ao seu batismo, exigindo que produzam frutos dignos de arrependimento.
    • Raiz grega:
    • "Raça": Γεννήματα (gennémata) refere-se à descendência, progenitura.
    • "Frutos": Καρπὸν (karpón) se refere a frutos, resultados.
    • Comentário:
    • Comentadores enfatizam a necessidade de genuína transformação de vida como evidência de verdadeiro arrependimento.
    • Aplicação:
    • Devemos examinar nossas próprias vidas em busca de frutos dignos de arrependimento, evidenciando uma verdadeira mudança de coração e mente em direção a Deus.

Essas passagens nos desafiam a fazer escolhas conscientes em nossa jornada espiritual, buscando o caminho estreito que leva à vida em Cristo e respondendo ao chamado ao arrependimento e à fé em Jesus como Salvador e Senhor. Que possamos ser como João Batista, preparando o caminho para que outros encontrem a salvação em Cristo e produzam frutos dignos de arrependimento em suas vidas.


📥ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI(se quiser bem mais slides, diferentes, tops, dessa lição, adquira o acesso vip)

📩 Receba rápido a sua revista em PDF  | ou tenha o acesso vip 2ºTRIM 2024, saiba mais: 

👆ADQUIRA O ACESSO VIP | Pelo zap ou e-mail: hubnerbraz@pecadorconfesso.com

1- INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos a analogia da “porta estreita” e da “porta larga”, mencionada pelo Senhor. Veremos que nosso Senhor teve a pretensão de mostrar aos pecadores o caminho para a salvação. Para compreendermos melhor a soteriologia de Cristo, responderemos às seguintes questões: o que significa a analogia de Jesus concernente à “porta estreita” e ao “caminho apertado”? Por que devemos escolher a porta estreita? De que maneira o pecador pode entrar pela porta que o leva para o Céu? E, por fim, aprenderemos que a consistência da vida cristã tem por base o arrependimento, a confissão de pecados e a experiência do perdão.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Explicar a analogia da “porta estreita” e do “caminho apertado” do ponto de vista bíblico e teológico;
II) Destacar que a decisão pela porta estreita requer uma vida de renúncia e disposição para enfrentar os desafios da caminhada cristã;
III) Apontar que a entrada pelo caminho estreito está baseada no arrependimento, confissão de pecados e novo estilo de vida.
B) Motivação: As figuras da “porta estreita” e do “caminho apertado” confrontam as pessoas que ouvem a mensagem do Evangelho. Do mesmo modo, leva os crentes à reflexão a respeito de se estão, de fato, se portanto de maneira digna a entrar na eternidade com Deus. Aproveite para conversar com seus alunos sobre o estilo de vida dos que estão aguardando ansiosamente pelo Arrebatamento da Igreja. Finalize este momento, perguntando: “Estamos, de fato, trilhando pelo caminho apertado?”
C) Sugestão de Método: O primeiro tópico desta lição aborda o conceito de porta e caminhos de acordo com a perspectiva bíblica da salvação. A analogia “caminho” aparece no Antigo Testamento, especificamente, para ilustrar a vida de renúncia ao pecado e decisão pela prática da justiça. No Novo Testamento, a figura da “porta” é aplicada de maneira mais direta pelo próprio Cristo quando se compara à porta pela qual as ovelhas podem entrar, sair e encontrar pastagem (uma situação cotidiana das regiões camponesas de Israel). Relacione no quadro as duas situações e faça um exercício de correlação bíblica, isto é, identifique o sentido de cada ilustração no contexto bíblico. Você pode consultar as informações no Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, editado pela CPAD..

EBD 2° Trimestre De 2024 | CPAD Adultos – Tema: A Carreira que Nos Está Proposta - O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu | Escola Biblica Dominical |  Lição 02 - A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga

3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A trajetória da vida cristã é marcada por ofertas de prazeres e deleites terrenos que são renunciados pelos crentes à medida que vivem um relacionamento estreito com Deus. O cristão comprometido com o Evangelho mantém a obediência aos preceitos da Palavra de Deus, pois sabe que a devoção verdadeira requer disposição para viver um estilo de vida que expresse, de fato, a renúncia às obras da carne e o cultivo do Fruto do Espírito.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Os dois caminhos: o largo e o estreito”, localizado depois do primeiro tópico, destaca a ideia de escolha entre dois caminhos presente no Antiga Testamento;
2) O texto “Porta”, ao final do segundo tópico, apresenta o uso frequente da palavra porta no contexto bíblico, bem como seu uso literal e figurativo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Essa introdução nos conduz a uma reflexão profunda sobre o simbolismo da porta estreita e da larga, do caminho apertado e espaçoso, conforme ensinado por Jesus. Essas metáforas, presentes no Evangelho de Mateus 7:13-14, ilustram vividamente a escolha fundamental que cada indivíduo enfrenta em sua jornada espiritual: seguir a Deus ou seguir seus próprios desejos egoístas.


Símbolo da Porta Estreita e Larga:

A imagem da porta estreita e larga é uma analogia poderosa que Jesus utiliza para ilustrar as duas escolhas disponíveis aos seres humanos. A porta estreita representa o caminho de seguir a vontade de Deus, que pode ser desafiador e exigente, mas que leva à vida eterna. Por outro lado, a porta larga simboliza o caminho fácil e cômodo do mundo, que leva à perdição espiritual.

Versículos de Referência:

  • Mateus 7:13-14 - "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."

Importância da Escolha:

O propósito dessa reflexão é enfatizar a importância da escolha da porta estreita. Ao ponderar sobre as razões que nos levam a optar por esse caminho, somos confrontados com a necessidade de considerar cuidadosamente nossas decisões e prioridades na vida. Escolher a porta estreita implica em renunciar ao conforto e à conformidade com os padrões mundanos, e abraçar a vontade de Deus, mesmo que isso signifique enfrentar desafios e dificuldades.

Versículos de Referência:

  • Deuteronômio 30:19 - "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti, de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência."
  • Josué 24:15 - "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR."

Entrando pelo Caminho Apertado:

Do ponto de vista bíblico, entrar pelo caminho apertado envolve uma entrega total a Deus, um arrependimento genuíno dos pecados e uma fé ativa em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Essa jornada espiritual requer uma transformação interior, que é evidenciada pelo fruto de uma vida que busca agradar a Deus em todas as áreas.

Versículos de Referência:

  • Romanos 12:2 - "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
  • Gálatas 2:20 - "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."


Considerações importantes:

Embora não haja uma referência específica à arqueologia nessa introdução, podemos observar que a mensagem de Jesus sobre a porta estreita e larga é atemporal e transcende as culturas e os contextos históricos. A descoberta de antigas ruínas e manuscritos bíblicos pode nos ajudar a compreender melhor o contexto em que Jesus viveu e ensinou, mas a essência de sua mensagem continua relevante para todas as gerações.


Em suma, essa introdução nos desafia a considerar profundamente nossas escolhas espirituais e a optar pelo caminho estreito que conduz à vida em comunhão com Deus. Que possamos ser guiados pela sabedoria divina ao fazer essa escolha crucial em nossa jornada rumo ao Céu.


É importante reconhecer que diferentes religiões têm suas próprias interpretações e entendimentos sobre conceitos espirituais, como a porta estreita e larga. Vou tentar fornecer uma visão geral, mas não posso representar todas as crenças de forma exaustiva. Vou me concentrar em algumas das principais religiões e tradições espirituais, fornecendo uma perspectiva bíblica onde for possível:


Judaísmo:

No Judaísmo, a ideia de um caminho estreito e largo pode ser interpretada de forma semelhante à visão cristã, enfatizando a importância da observância dos mandamentos de Deus e da retidão moral para entrar na presença divina (Salmo 119:105; Provérbios 4:18-19).


Islamismo:

No Islamismo, há uma ênfase na obediência estrita aos mandamentos de Alá, que são considerados como um caminho reto (Al-Fatiha 1:6-7). Enquanto aqueles que seguem o caminho da retidão serão recompensados, aqueles que seguem o caminho errado serão punidos (Al-Baqarah 2:272).


Hinduísmo:

No Hinduísmo, a ideia de um caminho estreito e largo pode ser associada ao conceito de "Dharma", que é o dever moral e religioso de uma pessoa. Aqueles que seguem seu Dharma corretamente são considerados no caminho certo para a liberação espiritual (Bhagavad Gita 3:35), enquanto aqueles que desviam de seu Dharma enfrentam consequências negativas.


Budismo:

No Budismo, o caminho para a iluminação é frequentemente retratado como um caminho estreito, exigindo disciplina e renúncia das ilusões do mundo material. Aqueles que seguem o Nobre Caminho Óctuplo alcançam a libertação do ciclo de renascimentos (Nirvana) (Dhammapada 274).


Maçonaria:

Na Maçonaria, o simbolismo da porta estreita e larga pode ser interpretado de forma alegórica, representando a busca do maçom pela sabedoria espiritual e moral. O caminho estreito pode simbolizar o processo de autoaperfeiçoamento e moralidade, enquanto o caminho largo pode representar a tentação do egoísmo e da indulgência.


Religiões afro-brasileiras (Candomblé, Umbanda):

Nessas religiões, a noção de caminho estreito e largo pode ser associada ao conceito de "caminho de luz" versus "caminho das trevas". Aqueles que seguem os princípios éticos e espirituais da religião podem avançar em direção à elevação espiritual, enquanto aqueles que se entregam aos desejos egoístas e às influências negativas podem ficar presos em ciclos negativos de karma.


Ocultismo e Esoterismo:

Nessas tradições, o simbolismo da porta estreita e larga pode ser interpretado em termos de busca espiritual e iniciática. O caminho estreito pode representar a jornada árdua em direção ao conhecimento espiritual e à evolução pessoal, enquanto o caminho largo pode representar a superficialidade e a falta de compromisso com a busca da verdade espiritual.


É importante ressaltar que, embora diferentes religiões e tradições espirituais possam ter interpretações variadas sobre o conceito da porta estreita e larga, a perspectiva cristã enfatiza a exclusividade de Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida (João 14:6).

Palavra-Chave Porta

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Raiz da Palavra "Porta":

A palavra "porta" tem sua raiz etimológica no termo grego "θύρα" (thýra) no Novo Testamento, que se refere a uma entrada ou passagem para um espaço físico. A palavra "porta" é amplamente utilizada na Bíblia em contextos simbólicos e literais, e seu significado vai além do simples objeto físico.


Significados e Uso na Bíblia:

1. Literalmente:

  • Entrada Física: A "porta" é frequentemente mencionada na Bíblia como uma passagem para entrar ou sair de uma casa, cidade, templo ou qualquer outro lugar físico (Gênesis 18:1; João 10:9).
  • Barreira de Proteção: Também pode representar uma barreira de proteção contra intrusos ou perigos externos (Josué 2:15; Apocalipse 3:8).

2. Simbolicamente:

  • Acesso Espiritual: A "porta" pode simbolizar o acesso espiritual a Deus e à salvação (João 10:9). Jesus se identifica como a porta para as ovelhas, indicando que Ele é a única maneira de chegar a Deus.
  • Tomada de Decisão: A "porta" muitas vezes representa uma escolha decisiva na vida espiritual (Mateus 7:13-14). A porta estreita leva à vida, enquanto a porta larga leva à perdição.
  • Abertura para Oportunidades: Pode indicar oportunidades espirituais que Deus nos dá (Apocalipse 3:20). Jesus está à porta e bate, convidando-nos a abri-la para que Ele entre em comunhão conosco.

Referências Bíblicas:

1. Entrada Física:

  • Gênesis 18:1 - "Apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia."
  • Atos 12:13 - "E, batendo Pedro à porta do pátio, uma criada chamada Rode saiu a escutar;"

2. Barreira de Proteção:

  • Êxodo 12:7 - "E tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem."
  • Apocalipse 21:25 - "As suas portas nunca se fecharão de dia, porque ali não haverá noite."

3. Acesso Espiritual:

  • João 10:9 - "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."
  • Atos 4:12 - "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."

4. Tomada de Decisão:

  • Mateus 7:13-14 - "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."
  • Apocalipse 3:20 - "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo."

A palavra "porta" na Bíblia é rica em significado, representando tanto aspectos físicos quanto espirituais. É crucial compreender seu significado para aplicá-lo em nossas vidas e compreender a mensagem que Deus quer transmitir através dela.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O conceito da "porta estreita" como caminho para a vida tem profundas raízes tanto na literatura judaica quanto na cristã, refletindo uma compreensão ancestral da jornada espiritual. Vamos explorar esse tema em detalhes, considerando suas implicações linguísticas, históricas e teológicas:

Raiz das Palavras em Hebraico e Grego:

  • Hebraico: No Antigo Testamento, a palavra hebraica frequentemente traduzida como "porta" é "שַׁ֫עַר" (sha'ar), que se refere a uma entrada ou saída em um muro ou cerca. É usada tanto de forma literal quanto simbólica.
  • Grego: No Novo Testamento, a palavra grega para "porta" é "θύρα" (thýra), com um significado semelhante ao hebraico, denotando uma abertura ou entrada.

Contexto Histórico e Cultural:

  • Nas antigas cidades do Oriente Médio, como as descritas na Bíblia, as portas eram locais de grande importância. Eram pontos de acesso à cidade, onde muitas vezes ocorriam transações comerciais, decisões legais e reuniões públicas. Além disso, as portas eram frequentemente fortificadas, servindo como pontos defensivos cruciais em caso de ataques inimigos.

Aplicação Teológica e Espiritual:

  • A imagem da "porta estreita" em Provérbios 15:24 e em outros lugares da Bíblia é frequentemente usada para descrever o caminho da sabedoria e da justiça. Isso implica que seguir esse caminho exigirá disciplina, renúncia e uma escolha consciente de buscar a vontade de Deus.
  • No contexto cristão, Jesus usa a metáfora da "porta estreita" em Mateus 7:13-14 para descrever o caminho da salvação. Ele adverte que esse caminho é estreito e apertado, exigindo renúncia do egoísmo e compromisso com Ele como Senhor e Salvador.

Fontes de Escritores e Comentadores:

  • Comentadores bíblicos como Matthew Henry, Adam Clarke e John Gill oferecem insights valiosos sobre o significado das "portas estreitas" na Bíblia, destacando sua conexão com a necessidade de renúncia do pecado e de uma vida dedicada a Deus.
  • Fontes históricas e arqueológicas, como descrições de cidades antigas e escavações arqueológicas em locais bíblicos, ajudam a contextualizar a importância das portas na vida cotidiana das pessoas na antiguidade.

Conclusão:

A imagem da "porta estreita" na Bíblia transcende seu significado literal, apontando para a jornada espiritual desafiadora que os crentes devem percorrer. É um convite para a disciplina, a renúncia do pecado e a dedicação a seguir os caminhos de Deus, mesmo que isso envolva dificuldades e sacrifícios. Ao compreender profundamente o contexto cultural, linguístico e teológico dessas imagens, podemos aplicar seu ensinamento de maneira mais significativa em nossas vidas.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O conceito do "caminho apertado" é uma metáfora poderosa utilizada por Jesus para descrever a jornada espiritual daqueles que buscam a vida eterna. Vamos explorar esse tema em detalhes, considerando seu significado bíblico, teológico e prático:


Significado da Linguagem Figurada:

  • A expressão "caminho apertado" indica uma jornada difícil e desafiadora, que envolve restrição, sacrifício e renúncia. Ela contrasta com o "caminho largo", que é fácil e confortável, mas leva à perdição espiritual.

Origem do Termo "Apertado":

  • O termo grego "thlibo", traduzido como "apertado", carrega consigo a ideia de pressão, espremer e angústia. Isso sugere que seguir o caminho apertado exigirá esforço e enfrentamento de dificuldades (Mateus 7:14).

Princípios Celestiais do Caminho Apertado:

  • O caminho apertado nos conduz a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, conforme destacado no Sermão do Monte (Mateus 5-7). Isso inclui princípios como amar os inimigos, não praticar a hipocrisia, buscar a justiça e priorizar tesouros celestiais sobre os terrenos (Mateus 5:39,48; Mateus 6:19-21).
  • É um caminho de santidade e integridade, que exige uma transformação interior e a prática ativa da justiça, misericórdia e amor ao próximo (Lucas 6:27-36).

Implicações Teológicas e Práticas:

  • Seguir o caminho apertado implica em abraçar a cruz e seguir a Cristo diariamente, mesmo diante das adversidades e perseguições (Mateus 16:24).
  • É uma escolha consciente de viver em conformidade com a vontade de Deus, mesmo que isso signifique ir contra a correnteza da cultura e das convenções sociais (Romanos 12:2).

Aplicação na Vida Cristã:

  • O caminho apertado é um convite para uma vida de compromisso, consagração e fidelidade a Cristo. É uma jornada de crescimento espiritual e amadurecimento na fé.
  • Implica em viver de forma santa e separada do pecado, buscando constantemente a santificação e a comunhão com Deus (1 Pedro 1:15-16).

Em suma, o caminho apertado é o caminho da verdadeira vida, que nos leva à comunhão íntima com Deus e à plenitude da vida eterna. Requer renúncia do eu, compromisso com os princípios do Reino e uma total dependência de Cristo como Senhor e Salvador. Que possamos, pela graça de Deus, seguir fielmente esse caminho, perseverando até o fim e desfrutando das bênçãos da vida abundante em Cristo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O conceito da "porta larga" e do "caminho espaçoso" representa uma vida de conformidade com os padrões do mundo, em contraste com o caminho estreito e apertado que Jesus ensina. Vamos explorar esse tema em profundidade, considerando seu significado bíblico, teológico e prático:

Interpretação Bíblica:

  • Porta Larga e Caminho Espaçoso: Essas metáforas descrevem uma maneira de viver que é ampla e indulgente, sem restrições morais ou espirituais. É uma vida que busca gratificação instantânea, sem considerar as consequências espirituais a longo prazo (Mateus 7:13).
  • Conformidade com o Mundo: Aqueles que entram pela porta larga e seguem o caminho espaçoso estão em conformidade com os padrões do mundo, buscando a satisfação dos desejos carnais e adotando valores que estão em conflito com os ensinamentos das Escrituras (Romanos 12:2).

Implicações Teológicas:

  • Negligência da Verdade: O caminho da porta larga é marcado pela rejeição da verdade absoluta das Escrituras e pela aceitação de ideias e valores relativistas. Isso leva à perda da autoridade da Palavra de Deus em suas vidas (2 Timóteo 4:3-4).
  • Autossuficiência e Rebelião: Aqueles que escolhem o caminho espaçoso buscam satisfazer seus próprios desejos e seguir seus próprios caminhos, em vez de submeter-se à vontade de Deus. Isso reflete uma postura de orgulho e rebelião contra o Criador (Isaías 53:6).

Desafio para os Cristãos:

  • Discernimento Espiritual: Os cristãos são chamados a discernir entre o caminho da porta larga e o caminho estreito, reconhecendo as falsas doutrinas e os valores mundanos que estão em conflito com a Palavra de Deus (1 João 4:1).
  • Testemunho e Santidade: Em meio a uma cultura que promove o caminho espaçoso, os cristãos são chamados a viver vidas santas e separadas, refletindo o caráter de Cristo em meio às trevas do mundo (1 Pedro 2:9).

Esperança e Redenção:

  • Chamado ao Arrependimento: Mesmo para aqueles que estão na porta larga e no caminho espaçoso, há esperança em Cristo. O Evangelho oferece perdão e redenção para todos os que se arrependem e voltam para Deus (Lucas 15:7).
  • Transformação pela Graça: Através do poder transformador do Espírito Santo, é possível abandonar o caminho do mundo e seguir o caminho estreito de Cristo. Isso requer arrependimento genuíno e fé na obra salvadora de Jesus Cristo (Romanos 6:4).

Em suma, a porta larga e o caminho espaçoso representam uma vida de indulgência e rebelião contra Deus, mas o Evangelho oferece esperança e salvação para todos os que se arrependem e voltam para Ele. Que os crentes sejam fiéis ao seguir o caminho estreito de Cristo e compartilhem a mensagem do Evangelho com amor e graça.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A abertura da porta estreita para a entrada na pátria celestial é uma oferta graciosa de Deus para a humanidade, mas, paradoxalmente, essa entrada é difícil devido aos obstáculos que o ser humano enfrenta. Vamos examinar esse tema mais profundamente, considerando suas implicações bíblicas, teológicas e práticas:

Obstáculos para Entrar pela Porta Estreita:

  • Egoísmo e Ego Inflado: O egoísmo e o orgulho são obstáculos significativos que impedem as pessoas de entrar pela porta estreita. O desejo de satisfazer os próprios interesses e a soberba que infla o ego tornam difícil para o indivíduo se humilhar diante de Deus e aceitar o caminho da renúncia de si mesmo (Mateus 16:24).
  • Idolatria e Apegos Terrenos: A idolatria, seja ela por bens materiais, status social ou prazeres mundanos, também representa um impedimento para entrar pela porta estreita. Quando o coração está preso a essas idolatrias, torna-se difícil abandoná-las e seguir a Cristo (Gálatas 5:24).

Ensinamentos de Jesus:

  • Negação de Si Mesmo: Jesus ensinou que para seguir o caminho da vida eterna, é necessário negar a si mesmo, tomar a cruz e seguir a Ele (Mateus 16:24). Isso implica em renunciar aos próprios desejos e vontades em favor da vontade de Deus.
  • Morte para o Pecado: Paulo explica que aqueles que desejam seguir a Cristo devem considerar-se mortos para o pecado, para que possam viver uma nova vida em Cristo (Romanos 6:6). Isso requer um abandono completo das velhas práticas e uma entrega total a Jesus.

Aplicação na Vida Cristã:

  • Conversão e Transformação: Entrar pela porta estreita envolve uma conversão genuína e uma transformação interior, onde o Espírito Santo trabalha para moldar o caráter do crente à imagem de Cristo (2 Coríntios 5:17).
  • Perseverança e Disciplina Espiritual: O caminho estreito requer perseverança e disciplina espiritual. Os crentes são chamados a manter seus olhos fixos em Jesus, a correr a corrida com perseverança e a lutar contra as tentações e os pecados que os cercam (Hebreus 12:1-2).

Esperança e Encorajamento:

  • A Graça Capacitadora de Deus: A boa notícia é que Deus nos capacita a superar os obstáculos e a entrar pela porta estreita através do poder do Espírito Santo. Ele nos fortalece, nos guia e nos capacita a viver uma vida que honra a Ele (Filipenses 4:13).
  • A Promessa da Vida Eterna: Embora a entrada pela porta estreita possa ser difícil, a recompensa é incomparável: a vida eterna na presença de Deus. A esperança da glória futura nos motiva a perseverar e a seguir a Cristo fielmente, mesmo diante das dificuldades (Romanos 8:18).

Em resumo, embora a entrada pela porta estreita possa ser difícil devido aos obstáculos que enfrentamos, com a graça de Deus e o poder do Espírito Santo, é possível superá-los e seguir a Cristo rumo à vida eterna. Que possamos, pela fé e pela obediência, entrar pela porta estreita e desfrutar da comunhão com Deus por toda a eternidade.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O contraste entre a porta larga e a porta estreita é uma dicotomia que reflete as escolhas fundamentais que cada indivíduo enfrenta em sua jornada espiritual. Vamos explorar mais profundamente o significado dessa porta larga e seus atrativos, à luz das Escrituras e do entendimento teológico:


Atrativos da Porta Larga:

  • Prazeres e Delícias Mundanas: A porta larga oferece uma jornada de indulgência nos prazeres e deleites do mundo. Ela seduz com promessas de satisfação imediata e gratificação dos desejos carnais. No entanto, esses prazeres são passageiros e ilusórios, deixando um vazio e uma sensação de insatisfação (1 João 2:15-16).
  • Libertinagem e Apego ao Mundo: Aqueles que optam pela porta larga são dominados pelas ilusões da vida, buscando constantemente a gratificação pessoal e o conforto material. Eles se entregam à libertinagem e ao apego prazeroso ao mundo, colocando seus desejos acima da vontade de Deus (1 João 2:15-16).

Consequências da Escolha pela Porta Larga:

  • Exclusão do Reino de Deus: A Bíblia adverte claramente que aqueles que amam o mundo e seguem seus desejos não terão direito a herdar o Reino dos céus (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21). A porta larga, apesar de aparentemente atrativa, leva à perdição eterna.
  • Transitoriedade e Futilidade: O apóstolo João destaca a transitoriedade do mundo e de seus prazeres efêmeros. Tudo o que o mundo oferece é passageiro e temporário, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 João 2:17).

Opiniões de Autores e Teólogos:

  • John Stott: Em seu livro "O Discípulo Radical", Stott argumenta que a sedução dos prazeres mundanos é uma das principais armadilhas que Satanás utiliza para desviar os crentes do caminho estreito e comprometer sua fidelidade a Cristo.
  • Charles Spurgeon: O renomado pregador Charles Spurgeon frequentemente advertia contra os perigos do amor ao mundo e da busca desenfreada por prazeres terrenos, destacando a importância de uma vida de renúncia e compromisso com Cristo.

Aplicação na Vida Cristã:

  • Renúncia e Santidade: O caminho estreito requer renúncia às tentações e prazeres passageiros do mundo, e um compromisso firme com a santidade e a obediência a Deus (Romanos 12:2).
  • Foco Eterno: Os cristãos são chamados a fixar seus olhos não nas coisas temporais e terrenas, mas nas realidades eternas do Reino de Deus (Colossenses 3:2). Isso implica em uma mudança de perspectiva e prioridades na vida cristã.

Em resumo, embora a porta larga possa parecer atrativa à primeira vista, sua escolha leva à perdição eterna. Os cristãos são chamados a resistir às seduções do mundo e a seguir o caminho estreito de renúncia, santidade e fidelidade a Cristo, sabendo que somente assim poderão herdar as promessas eternas do Reino de Deus.


3- As razões das exigências. Diferentemente da porta larga e do caminho espaçoso, a porta estreita e o caminho apertado requerem uma transformação interior, uma decisão pessoal e uma disposição em seguir na contramão da maioria. Só começa a trilhar pelo caminho da porta estreita quem se reconhece em Cristo como um pecador (2 Co 12.9) e com disposição de viver uma vida dirigida por Ele como um novo começo (2 Co 5.17). A partir dessa jornada, o Evangelho nos faz caminhar em santidade, seguir os passos de Cristo e andar como Ele andou (1 Jo 2.6). Então, estaremos prontos para criar raízes e enfrentam os obstáculos de nossa jornada crista (Lc 8.13,14).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A escolha pela porta estreita e pelo caminho apertado requer uma transformação interior profunda e uma decisão pessoal de seguir a Cristo. Vamos explorar mais a fundo as razões por trás dessas exigências à luz das Escrituras e da teologia cristã:

Transformação Interior:

  • Reconhecimento da Necessidade de Cristo: A porta estreita só é acessível para aqueles que reconhecem sua própria pecaminosidade e dependência de Cristo para a salvação (2 Coríntios 12:9). É somente quando nos humilhamos diante de Deus que podemos começar a trilhar o caminho estreito.
  • Novo Nascimento em Cristo: Aqueles que entram pela porta estreita experimentam uma transformação radical em suas vidas. Eles se tornam novas criaturas em Cristo, deixando para trás o velho homem e vivendo uma vida completamente nova, dirigida pelo Espírito Santo (2 Coríntios 5:17).

Compromisso com a Santidade:

  • Seguindo os Passos de Cristo: O caminho estreito é uma jornada de santidade e discipulado, onde os crentes são chamados a seguir os passos de Cristo e imitar Seu exemplo em todas as áreas da vida (1 João 2:6). Isso implica em obedecer aos mandamentos de Deus e viver uma vida de retidão e amor.
  • Enfrentando Obstáculos com Firmeza: A vida cristã não está isenta de desafios e adversidades, mas aqueles que trilham o caminho estreito estão preparados para enfrentar os obstáculos com fé e determinação. Eles são como árvores plantadas junto às correntes de águas, que não se abalam diante das provações (Lucas 8:13-14).

Opiniões de Autores Cristãos:

  • John Piper: Em sua obra "Desiring God", Piper destaca a importância da transformação do coração na vida cristã. Ele enfatiza que a busca pelo prazer em Deus é o cerne da vida cristã e que somente aqueles que experimentam essa transformação interior podem verdadeiramente trilhar o caminho estreito.
  • Tim Keller: Em seu livro "The Reason for God", Keller aborda a questão da santidade e da necessidade de uma vida transformada em Cristo. Ele argumenta que a fé em Jesus não é apenas uma crença intelectual, mas uma transformação do coração que leva a uma vida de obediência e serviço a Deus e ao próximo.

Aplicação na Vida Cristã:

  • Perseverança e Disciplina Espiritual: Trilhar o caminho estreito requer perseverança e disciplina espiritual. Os crentes são chamados a buscar a santidade diariamente, através da oração, estudo da Palavra e comunhão com outros cristãos.
  • Testemunho e Influência: A vida transformada daqueles que trilham o caminho estreito é um poderoso testemunho do poder de Deus para transformar vidas. Eles têm o potencial de influenciar outros a seguirem a Cristo e a trilharem o mesmo caminho de santidade e compromisso.

Em conclusão, a escolha pela porta estreita e pelo caminho apertado requer uma transformação interior profunda e um compromisso com a santidade e a obediência a Cristo. É uma jornada desafiadora, mas recompensadora, que nos conduz a uma vida de intimidade com Deus e ao cumprimento de Seu propósito para nossas vidas. Que possamos seguir fielmente esse caminho, confiando na graça e no poder de Deus para nos capacitar a cada passo do caminho.

“PORTAS DA CIDADE
No mundo antigo, as portas desempenhavam um papel crítico nas defesas de uma cidade. As portas geralmente eram o ponto mais fraco nos muros de uma cidade e, portanto, muitas vezes o ponto de ataque dos exércitos sitiantes. Para uma cidade ser forte, não bastavam muros maciços; tinha de ter portas fortes. As portas da cidade também eram o local dos tribunais judiciais, bem como o local onde os impostos eram recolhidos. Jeremias 38.7 indica que o rei realizou a corte em uma das portas de Jerusalém. Quando os profetas do AT atacam a injustiça, eles frequentemente se referem às portas da cidade como lugar de justiça (Am 5.15).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo o Dicionário Bíblico Baker, editado pela CPAD, p.400.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O arrependimento de pecados é um tema central tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos e desempenha um papel fundamental na entrada pela porta estreita e no caminho do Reino de Deus. Vamos examinar mais profundamente o significado e a importância do arrependimento à luz das Escrituras e da teologia cristã:


Significado do Arrependimento:

  • Mudança de Mente e Coração: A palavra grega para "arrependimento" é "metanoia", que significa literalmente uma mudança de mente ou pensamento. O arrependimento verdadeiro envolve uma transformação interior, onde o indivíduo reconhece seus pecados, se contrista por eles e se volta para Deus em busca de perdão e transformação (Lucas 15:7).
  • Disposição para Mudar de Vida: O arrependimento não é apenas um sentimento de tristeza pelos pecados cometidos, mas também uma disposição para mudar de vida e abandonar o caminho do pecado. Envolve uma decisão consciente de abandonar o pecado e seguir a Cristo (Atos 3:19).

Origem e Contexto Bíblico do Arrependimento:

  • Mensagem de João Batista: João Batista foi enviado como precursor de Jesus Cristo, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados (Mateus 3:1-10). Sua mensagem ecoava as profecias do Antigo Testamento, que também enfatizavam a necessidade do arrependimento para a restauração da comunhão com Deus (Isaías 1:16-18).
  • Continuidade no Ministério de Jesus: A mensagem de arrependimento pregada por João Batista foi continuada por Jesus Cristo durante Seu ministério terreno (Mateus 4:17). Ele chamava as pessoas ao arrependimento e à fé no Evangelho como condições para entrar no Reino de Deus.

Aplicação na Vida Cristã:

  • Confissão e Abandono dos Pecados: O arrependimento envolve confessar os pecados a Deus, abandoná-los e buscar o perdão divino. É um ato de humildade e submissão à vontade de Deus, reconhecendo Sua santidade e nossa necessidade de Sua graça (1 João 1:9).
  • Transformação e Renovação Espiritual: A verdadeira experiência de arrependimento resulta em uma transformação interior e uma renovação espiritual. O Espírito Santo opera no coração do indivíduo arrependido, capacitando-o a viver uma vida de retidão e santidade (Romanos 12:2).

O arrependimento de pecados é uma parte essencial do processo de entrada pela porta estreita e do caminho do Reino de Deus. É uma resposta necessária à mensagem do Evangelho e uma expressão de fé e obediência a Cristo. Que possamos responder ao chamado ao arrependimento com sinceridade e disposição de coração, buscando a transformação e a vida eterna que só podem ser encontradas em Jesus Cristo.

BÔNUS COMENTARIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A comparação entre o arrependimento de Pedro e o remorso de Judas oferece uma poderosa lição sobre as nuances do verdadeiro arrependimento e a natureza do remorso. Vamos explorar essa diferença com base nas Escrituras e em algumas fontes teológicas:


Arrependimento de Pedro:

Pedro, após negar Jesus por três vezes durante a prisão e julgamento de Cristo, experimentou um profundo arrependimento. Após o olhar de Jesus penetrar em sua alma no momento em que o galo cantou, Pedro "saiu e chorou amargamente" (Lucas 22:62). Esse arrependimento de Pedro foi sincero e transformador.

  • Sincero Reconhecimento do Pecado: Pedro reconheceu sinceramente seu pecado de negar Jesus, demonstrando uma consciência aguda de sua transgressão (Mateus 26:75).
  • Profundo Quebrantamento: O choro amargo de Pedro reflete um profundo quebrantamento de coração diante de Deus. Ele não apenas lamentou sua falha, mas experimentou uma dor genuína por ter entristecido o coração de Jesus (2 Coríntios 7:10).
  • Restauração e Renovação: Após seu arrependimento, Pedro foi restaurado por Jesus e comissionado para apascentar Suas ovelhas, evidenciando a restauração e renovação que acompanham o verdadeiro arrependimento (João 21:15-17).

Remorso de Judas:

Judas, por outro lado, experimentou um tipo de remorso que não levou ao verdadeiro arrependimento e restauração espiritual. Após trair Jesus por trinta moedas de prata, Judas ficou tomado de remorso, mas não de arrependimento genuíno.

  • Remorso sem Mudança de Coração: Judas sentiu remorso pelos seus atos ao ver as consequências da traição de Jesus, mas esse remorso não levou a uma mudança genuína em seu coração (Mateus 27:3-5).
  • Falta de Busca por Perdão: Ao contrário de Pedro, Judas não buscou o perdão de Jesus ou uma restauração de sua relação com Ele. Em vez disso, ele buscou sua própria solução para lidar com o peso de sua culpa (Mateus 27:4).
  • Desespero e Consequências Trágicas: O remorso de Judas o levou ao desespero e à trágica consequência de tirar sua própria vida. Isso demonstra a diferença entre o verdadeiro arrependimento, que traz vida e restauração, e o remorso, que leva à morte espiritual (2 Coríntios 7:10).

Considerações Teológicas:

  • O Papel da Graça: O verdadeiro arrependimento é uma resposta à graça de Deus, enquanto o remorso muitas vezes se baseia no medo das consequências ou no desejo de aliviar o peso da culpa.
  • Ação do Espírito Santo: O Espírito Santo é quem convence o coração do pecador do pecado, levando ao verdadeiro arrependimento (João 16:8). Sem a obra regeneradora do Espírito, o remorso pode ser apenas superficial e passageiro.
  • A Importância da Confiança em Deus: Pedro confiou na misericórdia e no perdão de Jesus, enquanto Judas confiou em si mesmo e em sua própria capacidade de lidar com as consequências de seus pecados.

Em suma, a história de Pedro e Judas nos lembra da importância do verdadeiro arrependimento, que envolve um reconhecimento sincero do pecado, um quebrantamento de coração diante de Deus e uma busca por perdão e restauração. Que possamos seguir o exemplo de Pedro, buscando o verdadeiro arrependimento que nos leva à vida e à restauração em Cristo.


2- Confissão de pecados
. O ministério de João Batista foi impactante, de modo que iam ter com ele toda Judéia e a província do Jordão (Mt 3.5). Os que iam até João confessavam os seus pecados para serem batizados. Ora, a Bíblia diz que todos pecaram e separados estão da glória de Deus (Rm 3.23). Sem que o homem reconheça que é pecador, jamais compreenderá que precisa de um Salvador. Nesse aspecto, a confissão pessoal dos pecados é uma perspectiva nova que aparece com o ministério de João Batista. Em Israel, a confissão era nacional e se dava em dia especial como no Dia da Expiação (Nm 5.7). Por meio do modelo de vida de João Batista, a confissão de pecados passou a fazer parte da tradição cristã. Desse modo, a pessoa confessa os seus pecados (Sl 32.5) e afirma que crê em Deus Poderoso e Salvador (Rm 10.9,10). Assim, quando o homem reconhece em confissão que é um pecador, ele recebe o perdão de seus pecados (Pv 28.13; 1 Jo 1.7).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A prática da confissão de pecados, como ensinada por João Batista e posteriormente reforçada pelo ministério de Jesus Cristo, é um aspecto crucial da jornada espiritual e da entrada pela porta estreita. Vamos explorar mais profundamente o significado e a importância da confissão à luz das Escrituras e da teologia cristã:

Significado e Importância da Confissão de Pecados:

  • Reconhecimento da Pecaminosidade Humana: A confissão de pecados é um reconhecimento sincero da natureza pecaminosa do homem. Ao admitir seus pecados diante de Deus, o indivíduo reconhece sua necessidade de perdão e redenção (Romanos 3:23).
  • Quebrantamento e Humildade: A prática da confissão envolve um quebrantamento do coração e uma humildade diante de Deus. É um reconhecimento de nossa dependência de Sua graça e misericórdia para restaurar nosso relacionamento com Ele (Salmo 51:17).

Origem e Contexto Bíblico da Confissão de Pecados:

  • Ministério de João Batista: João Batista pregava um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados (Mateus 3:6). Aqueles que vinham a ele confessavam seus pecados e eram batizados como um símbolo de sua decisão de se voltar para Deus em arrependimento.
  • Continuidade no Ministério de Jesus: Jesus também enfatizou a importância da confissão de pecados como parte do processo de reconciliação com Deus. Ele ensinou seus discípulos a orar pedindo perdão pelos seus pecados (Mateus 6:12) e perdoar aqueles que pecam contra eles (Mateus 18:21-22).

Natureza da Confissão de Pecados:

  • Confissão Pessoal e Individual: A confissão de pecados é uma experiência pessoal e individual entre o indivíduo e Deus. Envolve reconhecer especificamente os pecados cometidos e pedir perdão por eles (Salmo 32:5).
  • Expressão de Fé e Arrependimento: A confissão de pecados é uma expressão de fé em Deus como Salvador e uma demonstração de arrependimento pelos pecados cometidos. É uma resposta ao chamado de Deus ao arrependimento e à reconciliação (Romanos 10:9-10).

Aplicação na Vida Cristã:

  • Regularidade e Sinceridade: A confissão de pecados deve ser uma prática regular na vida do cristão, feita com sinceridade e humildade diante de Deus. Isso permite que mantenhamos uma comunhão íntima com Ele e experimentemos Seu perdão e restauração constantes (1 João 1:7).
  • Restauração e Renovação: A confissão de pecados leva à restauração do relacionamento com Deus e à renovação espiritual. Quando nos arrependemos e confessamos nossos pecados, somos perdoados e purificados por meio do sangue de Jesus Cristo (1 João 1:9).

Em resumo, a prática da confissão de pecados é essencial para a jornada espiritual do cristão e sua entrada pela porta estreita. É uma expressão de nossa fé em Deus como Salvador e uma demonstração de nosso arrependimento pelos pecados cometidos. Que possamos abraçar essa prática com sinceridade e humildade, buscando constantemente a comunhão restaurada com nosso Pai celestial.


3- Produzindo frutos de arrependimento. 
Para João Batista, o batismo e a confissão somente não seriam as provas verdadeiras da mudança de vida. Era preciso apresentar frutos na vida como a marca de um arrependimento sincero. Em Lucas, podemos contemplar frutos concretos que João Batista esperava de quem se arrependesse: honestidade, misericórdia, respeito às autoridades, dentre outros (Lc 3.11-14). Isso era a prova de que a natureza da pessoa havia sido verdadeiramente transformada. Portanto, uma pessoa que teve um encontro verdadeiro com Jesus produzirá frutos dignos de arrependimento, uma nova forma de pensar e agir, um novo estilo de vida (Mt 3.2; 21.29; Mc 1.15).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A produção de frutos de arrependimento é um aspecto vital da vida cristã, conforme ensinado por João Batista e reiterado por Jesus Cristo em Seu ministério. Vamos explorar mais profundamente o significado e a importância desses frutos à luz das Escrituras e da teologia cristã:


Significado dos Frutos de Arrependimento:

  • Evidência Tangível da Transformação Interior: Os frutos de arrependimento são evidências tangíveis da transformação interior que ocorre na vida daqueles que se voltam para Deus em arrependimento. Eles refletem uma mudança na maneira de pensar, agir e viver, demonstrando o impacto do Evangelho na vida do indivíduo (Mateus 7:16-20).
  • Expressão Externa da Fé Interna: Os frutos de arrependimento são uma expressão externa da fé interna do crente. Eles mostram ao mundo a genuinidade de sua fé e seu compromisso com os princípios do Reino de Deus (Tiago 2:17).

Origem e Contexto Bíblico dos Frutos de Arrependimento:

  • Ensinamento de João Batista: João Batista ensinou que a verdadeira demonstração de arrependimento não se limitava ao batismo e à confissão, mas se manifestava na produção de frutos dignos desse arrependimento (Lucas 3:8-14). Ele esperava que aqueles que se arrependessem demonstrassem uma mudança de coração através de ações concretas de justiça e compaixão.
  • Ênfase de Jesus Cristo: Jesus Cristo também enfatizou a importância dos frutos na vida do crente. Ele ensinou que uma árvore é conhecida pelos seus frutos e que aqueles que verdadeiramente O seguem produziriam frutos que glorificam a Deus (João 15:8).

Natureza dos Frutos de Arrependimento:

  • Honestidade e Integridade: Os frutos de arrependimento incluem uma vida de honestidade e integridade, onde o crente busca viver de acordo com os princípios da justiça e da verdade (Efésios 4:25).
  • Misericórdia e Amor ao Próximo: Os frutos de arrependimento se manifestam através de ações de misericórdia e amor ao próximo, demonstrando compaixão e cuidado pelos necessitados (Lucas 10:33-37).

Aplicação na Vida Cristã:

  • Busca pela Santidade: Os frutos de arrependimento são uma expressão da busca pela santidade na vida do crente. Eles refletem o desejo de viver uma vida que seja agradável a Deus e que testemunhe Seu amor e graça ao mundo (1 Pedro 1:15-16).
  • Testemunho Efetivo: Os frutos de arrependimento são um poderoso testemunho do poder transformador do Evangelho na vida do crente. Eles atraem outros para Cristo e glorificam Seu nome através das obras realizadas em Seu nome (Mateus 5:16).

Em conclusão, os frutos de arrependimento são uma parte essencial da vida cristã, evidenciando a genuinidade da fé e a transformação interior que ocorre naqueles que se voltam para Deus em arrependimento. Que possamos buscar produzir frutos dignos desse arrependimento em todas as áreas de nossas vidas, para a glória de Deus e o avanço de Seu Reino.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A conclusão desse estudo sobre a porta estreita e o caminho apertado nos leva a uma reflexão profunda sobre o compromisso que assumimos ao seguir a Cristo. Vamos explorar alguns pontos importantes:


Compromisso com o Caminho Estreito:

  • Renúncia ao Eu: Escolher o caminho estreito implica em renunciar ao nosso ego, nossos próprios pensamentos e desejos, para que Cristo possa ter preeminência em nossa vida (Gálatas 2:20). É uma jornada de submissão contínua à vontade de Deus e de busca pela conformidade com a imagem de Cristo (Romanos 12:2).
  • Transformação pela Graça: A experiência de seguir o caminho estreito não é uma jornada solitária. É um processo contínuo de transformação, capacitado pela graça de Deus e pelo poder do Espírito Santo em nossas vidas (Filipenses 1:6). É Ele quem nos capacita a viver uma vida que reflita os valores do Reino de Deus.

Elementos Essenciais da Jornada:

  • Arrependimento Profundo: O verdadeiro arrependimento é o ponto de partida para a jornada pela porta estreita. Ele envolve uma mudança radical de mente e coração, uma volta completa para Deus e um abandono dos caminhos do pecado (Lucas 13:3).
  • Confissão e Perdão: A confissão dos pecados é fundamental para manter uma comunhão íntima com Deus. É através dela que reconhecemos nossas falhas e recebemos o perdão que vem somente por meio de Cristo (1 João 1:9).

Recomendação de Leitura Adicional:

  • "O Discípulo Radical" por David Platt: Neste livro, o autor desafia os cristãos a abandonarem o conforto e a segurança de uma vida centrada em si mesmos e a abraçarem uma vida de radicalidade para Cristo.
  • "A Busca da Santidade" por Jerry Bridges: Esta obra explora a importância da santidade na vida do cristão e oferece orientações práticas sobre como crescer em santidade e obediência a Deus.
  • "A Disciplina da Graça" por Jerry Bridges: Neste livro, Bridges aborda a importância da disciplina espiritual na vida do crente e como ela nos ajuda a crescer em comunhão com Deus e a viver de acordo com Seus propósitos.

Em suma, seguir o caminho estreito e a porta apertada exige compromisso, renúncia e perseverança. É uma jornada que nos conduz à vida abundante em comunhão com Deus e à esperança da vida eterna. Que possamos perseverar nesse caminho, confiando na graça de Deus para nos capacitar a cada passo do caminho.

3- O que o Senhor Jesus ensinou a respeito de fazer o caminho da “porta estreita”?
Nosso Senhor ensinou que para tomar o caminho do céu é preciso negar a si mesmo, deixar morrer o que somos para viver a vida com Ele a fim de que resulte uma glória progressiva e indizível.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

📩 Receba rápido a sua revista em PDF ou adquira o acesso Vip | Saiba mais pelo Zap. 

ADQUIRA O ACESSO VIP 👆👆👆👆👆👆 Entre em contato.


Os conteúdos tem lhe abençoado? Nos abençoe também com Uma Oferta Voluntária de qualquer valor pelo PIX: E-MAIL pecadorconfesso@hotmail.com – ou, PIX:TEL (15)99798-4063 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

Clique aqui para Download das:

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,18,2º Trimestr,1,2º Trimestre,124,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,82,Adolescentes,25,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,128,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,19,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,38,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,40,Batalha Espirítual,31,Batismo,13,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,155,Betel Adulto,90,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,13,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,11,Céus,8,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,481,CPAD Adolescentes,65,CPAD Jovem,121,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,14,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,5,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,3,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,15,Dons de Maravilhas,15,Dores,1,Doutrina,24,Doutrinas Fundamentais,35,Download,83,Download Livros e E-books,146,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,722,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,editora crista evangelica,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,34,Escola Bíblica Dominical,913,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,213,Estudos Bíblicos,509,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,2,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,50,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,14,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,230,Jovens,187,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,412,Lições Bíblicas da CPAD,588,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,13,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,71,Notícias Gospel,218,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,9,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,25,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,5,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,25,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,73,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,58,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,99,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,21,Salvador,14,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,7,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,5,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,8,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,95,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,4,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 02 - A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga | 2° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS
Lição 02 - A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga | 2° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKy-MBCR1lNnSi5aFZ3tIwnwSn3hJEkXrrO2i-Ku05nCQFjEgjyRFPdES-UsREr_CYo_ep8MQ0JLupjLZGwYUjdbINGMN__P6s3mAcTNB453cPKT1CGani83u7zM_xli2rQ3hqa9qYd-qDh1eiHnfN9O2B4-XJInpxzgwOS9j9NOGgLDV6aDTLMty3bDdU/w640-h360/2-trim-2024-CPAD-Adultos-Licao-02.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKy-MBCR1lNnSi5aFZ3tIwnwSn3hJEkXrrO2i-Ku05nCQFjEgjyRFPdES-UsREr_CYo_ep8MQ0JLupjLZGwYUjdbINGMN__P6s3mAcTNB453cPKT1CGani83u7zM_xli2rQ3hqa9qYd-qDh1eiHnfN9O2B4-XJInpxzgwOS9j9NOGgLDV6aDTLMty3bDdU/s72-w640-c-h360/2-trim-2024-CPAD-Adultos-Licao-02.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2024/04/licao-02-escolha-entre-porta-estreita-e.html?m=0
https://www.pecadorconfesso.com/?m=0
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2024/04/licao-02-escolha-entre-porta-estreita-e.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy