LEITURA BÍBLICA Lucas 15.3-7 COMENTÁRIO EXTRA Comentário de Hubner Braz Antes de mergulharmos nos versículos, vamos entender o contexto gera...
LEITURA BÍBLICA
Lucas 15.3-7
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Antes de mergulharmos nos versículos, vamos entender o contexto geral do capítulo 15 de Lucas. Este capítulo é conhecido por conter três parábolas que Jesus contou: a parábola da ovelha perdida, a parábola da moeda perdida e a parábola do filho pródigo. Todas essas parábolas têm um tema comum: a alegria do céu sobre o arrependimento e retorno do pecador.
Agora, vamos olhar para Lucas 15:3-7:
3 Então ele lhes contou esta parábola:
Jesus começa apresentando uma parábola para a multidão e para os fariseus e mestres da lei que estavam criticando-o por se associar com pecadores e comer com eles. Esta parábola é a primeira de uma série de três que Ele conta para ilustrar a atitude amorosa de Deus para com os pecadores arrependidos.
4 "Se alguém tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa as noventa e nove nos campos e vai atrás daquela perdida até encontrá-la?
Aqui, Jesus descreve uma situação comum na vida dos pastores naquela época. O pastor, ao notar que uma ovelha está perdida, deixa as noventa e nove outras para trás e vai em busca da que se perdeu. Esta ação demonstra o cuidado individual que Deus tem por cada pessoa, mesmo quando aparentemente insignificante aos olhos dos outros.
5 E quando a encontra, alegre a coloca nos ombros
O termo grego usado para "alegre" aqui é "χαίρων" (chaíron), que significa "alegre" ou "rejubilante". Isso destaca a alegria e a satisfação do pastor ao encontrar a ovelha perdida. Ao colocá-la nos ombros, o pastor mostra seu cuidado e proteção em trazê-la de volta ao rebanho.
6 e vai para casa. Então ele chama seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo; encontrei minha ovelha perdida.’
Depois de encontrar a ovelha perdida, o pastor compartilha sua alegria com seus amigos e vizinhos. Isso reflete a celebração no céu sobre o arrependimento do pecador, como mencionado anteriormente no capítulo. O termo grego usado para "alegrar-se" aqui é "συγχαίρων" (synchaíron), que significa "alegrar-se junto com" ou "festejar junto com".
7 Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.
Neste versículo, Jesus conclui a parábola destacando a alegria no céu sobre o pecador que se arrepende. Isso contrasta com a atitude dos fariseus e mestres da lei que criticavam Jesus por se associar com pecadores. O termo grego para "arrepender-se" aqui é "μετανοέω" (metanoéo), que significa "mudar de mente" ou "arrepender-se". Jesus está enfatizando que o arrependimento é essencial para receber a graça de Deus e entrar no Reino dos Céus.
Antes de mergulharmos nos versículos, vamos entender o contexto geral do capítulo 15 de Lucas. Este capítulo é conhecido por conter três parábolas que Jesus contou: a parábola da ovelha perdida, a parábola da moeda perdida e a parábola do filho pródigo. Todas essas parábolas têm um tema comum: a alegria do céu sobre o arrependimento e retorno do pecador.
Agora, vamos olhar para Lucas 15:3-7:
3 Então ele lhes contou esta parábola:
Jesus começa apresentando uma parábola para a multidão e para os fariseus e mestres da lei que estavam criticando-o por se associar com pecadores e comer com eles. Esta parábola é a primeira de uma série de três que Ele conta para ilustrar a atitude amorosa de Deus para com os pecadores arrependidos.
4 "Se alguém tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa as noventa e nove nos campos e vai atrás daquela perdida até encontrá-la?
Aqui, Jesus descreve uma situação comum na vida dos pastores naquela época. O pastor, ao notar que uma ovelha está perdida, deixa as noventa e nove outras para trás e vai em busca da que se perdeu. Esta ação demonstra o cuidado individual que Deus tem por cada pessoa, mesmo quando aparentemente insignificante aos olhos dos outros.
5 E quando a encontra, alegre a coloca nos ombros
O termo grego usado para "alegre" aqui é "χαίρων" (chaíron), que significa "alegre" ou "rejubilante". Isso destaca a alegria e a satisfação do pastor ao encontrar a ovelha perdida. Ao colocá-la nos ombros, o pastor mostra seu cuidado e proteção em trazê-la de volta ao rebanho.
6 e vai para casa. Então ele chama seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo; encontrei minha ovelha perdida.’
Depois de encontrar a ovelha perdida, o pastor compartilha sua alegria com seus amigos e vizinhos. Isso reflete a celebração no céu sobre o arrependimento do pecador, como mencionado anteriormente no capítulo. O termo grego usado para "alegrar-se" aqui é "συγχαίρων" (synchaíron), que significa "alegrar-se junto com" ou "festejar junto com".
7 Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.
Neste versículo, Jesus conclui a parábola destacando a alegria no céu sobre o pecador que se arrepende. Isso contrasta com a atitude dos fariseus e mestres da lei que criticavam Jesus por se associar com pecadores. O termo grego para "arrepender-se" aqui é "μετανοέω" (metanoéo), que significa "mudar de mente" ou "arrepender-se". Jesus está enfatizando que o arrependimento é essencial para receber a graça de Deus e entrar no Reino dos Céus.
A MENSAGEM
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.” Lucas 19.10
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
O versículo Lucas 19:10 apresenta uma declaração poderosa de Jesus sobre Sua missão na Terra. Vamos analisá-lo em detalhes, explorando a raiz grega de cada palavra e fazendo conexões com outras passagens bíblicas.
"Porque" - A palavra grega aqui é "ὅτι" (hoti), que geralmente é usada para introduzir uma explicação ou justificativa. Neste contexto, Jesus está explicando o propósito de Sua vinda à Terra.
"o Filho do Homem" - Esta é uma autodescrição de Jesus, que Ele usou frequentemente para se referir a Si mesmo. A expressão "Filho do Homem" vem do grego "υἱὸς τοῦ ἀνθρώπου" (huios tou anthrópou), que também tem raízes no Antigo Testamento, especialmente no livro de Daniel (Daniel 7:13-14), onde é associado com a figura messiânica.
"veio" - A palavra grega usada aqui é "ἦλθεν" (ēlthen), que denota uma ação conclusiva de chegar ou aparecer. Refere-se à encarnação de Jesus, Sua vinda ao mundo como humano para cumprir Sua missão redentora.
"buscar" - Esta palavra em grego é "ζητῆσαι" (zetēsai), que significa procurar ativamente, buscar com diligência. Jesus veio com o propósito explícito de procurar aqueles que estão perdidos espiritualmente, oferecendo-lhes redenção e salvação.
"e" - Uma conjunção simples que conecta os dois verbos ("buscar" e "salvar"), indicando que ambos são aspectos da mesma missão de Jesus.
"salvar" - A palavra grega aqui é "σῶσαι" (sōsai), que significa salvar, libertar, preservar da destruição. Esta é a essência da obra salvífica de Jesus: Ele veio para oferecer salvação a todos os que creem Nele, libertando-os do pecado e da condenação eterna.
"quem está perdido" - A expressão grega é "τὸ ἀπολωλός" (to apolōlos), que se refere àqueles que estão espiritualmente perdidos, separados de Deus devido ao pecado. Jesus veio especificamente para alcançar essas pessoas e trazê-las de volta ao relacionamento restaurado com Deus.
Agora, vamos explorar algumas passagens que se relacionam com Lucas 19:10:
- Mateus 18:11 - "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido." Esta passagem tem uma semelhança notável com Lucas 19:10 e reforça a ideia de que Jesus veio para buscar e salvar os perdidos.
- João 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Essa passagem ressalta o propósito amoroso de Deus ao enviar Jesus ao mundo para oferecer salvação à humanidade.
- 1 Timóteo 1:15 - "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação; que Cristo veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." O apóstolo Paulo enfatiza aqui a universalidade da oferta de salvação de Jesus, que se estende a todos os pecadores.
Essas passagens bíblicas juntas enfatizam o propósito central da missão de Jesus: buscar e salvar os perdidos. Ele veio para oferecer redenção, perdão e vida eterna a todos aqueles que estão dispostos a recebê-Lo pela fé.
O versículo Lucas 19:10 apresenta uma declaração poderosa de Jesus sobre Sua missão na Terra. Vamos analisá-lo em detalhes, explorando a raiz grega de cada palavra e fazendo conexões com outras passagens bíblicas.
"Porque" - A palavra grega aqui é "ὅτι" (hoti), que geralmente é usada para introduzir uma explicação ou justificativa. Neste contexto, Jesus está explicando o propósito de Sua vinda à Terra.
"o Filho do Homem" - Esta é uma autodescrição de Jesus, que Ele usou frequentemente para se referir a Si mesmo. A expressão "Filho do Homem" vem do grego "υἱὸς τοῦ ἀνθρώπου" (huios tou anthrópou), que também tem raízes no Antigo Testamento, especialmente no livro de Daniel (Daniel 7:13-14), onde é associado com a figura messiânica.
"veio" - A palavra grega usada aqui é "ἦλθεν" (ēlthen), que denota uma ação conclusiva de chegar ou aparecer. Refere-se à encarnação de Jesus, Sua vinda ao mundo como humano para cumprir Sua missão redentora.
"buscar" - Esta palavra em grego é "ζητῆσαι" (zetēsai), que significa procurar ativamente, buscar com diligência. Jesus veio com o propósito explícito de procurar aqueles que estão perdidos espiritualmente, oferecendo-lhes redenção e salvação.
"e" - Uma conjunção simples que conecta os dois verbos ("buscar" e "salvar"), indicando que ambos são aspectos da mesma missão de Jesus.
"salvar" - A palavra grega aqui é "σῶσαι" (sōsai), que significa salvar, libertar, preservar da destruição. Esta é a essência da obra salvífica de Jesus: Ele veio para oferecer salvação a todos os que creem Nele, libertando-os do pecado e da condenação eterna.
"quem está perdido" - A expressão grega é "τὸ ἀπολωλός" (to apolōlos), que se refere àqueles que estão espiritualmente perdidos, separados de Deus devido ao pecado. Jesus veio especificamente para alcançar essas pessoas e trazê-las de volta ao relacionamento restaurado com Deus.
Agora, vamos explorar algumas passagens que se relacionam com Lucas 19:10:
- Mateus 18:11 - "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido." Esta passagem tem uma semelhança notável com Lucas 19:10 e reforça a ideia de que Jesus veio para buscar e salvar os perdidos.
- João 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Essa passagem ressalta o propósito amoroso de Deus ao enviar Jesus ao mundo para oferecer salvação à humanidade.
- 1 Timóteo 1:15 - "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação; que Cristo veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." O apóstolo Paulo enfatiza aqui a universalidade da oferta de salvação de Jesus, que se estende a todos os pecadores.
Essas passagens bíblicas juntas enfatizam o propósito central da missão de Jesus: buscar e salvar os perdidos. Ele veio para oferecer redenção, perdão e vida eterna a todos aqueles que estão dispostos a recebê-Lo pela fé.
DEVOCIONAL
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OBJETIVOS
EI PROFESSOR!
O amor, a bondade e a misericórdia de Deus são inegáveis. Por sua graça, Deus manifesta o seu amor todos os dias. Dentro da sua rotina, em um dia que parece comum, o cuidado de Deus está te alcançando. Mesmo que não haja grandes livramentos ou poderosos milagres ou sinais. Em dias absolutamente comuns, você pode ter esta certeza: Deus está com você. Sabe por quê? Porque Ele te ama. isso não é extraordinário? É sobre esse imensurável amor que a parábola da ovelha perdida nos ensina. Então, prepare seu coração e seu material e compartilhe com seus alunos esta poderosa mensagem. Boa aula!
EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2024 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 07: Achados e Perdidos no Reino
DINAMICA EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Dinâmica: "Em busca do Tesouro Perdido"
Objetivo: Explorar o conceito de estar "perdido" e "achado" no contexto espiritual, refletindo sobre a importância da busca por Deus e do arrependimento.
Materiais necessários:
- Papéis pequenos ou cartões.
- Canetas ou lápis.
- Uma área aberta ou espaço amplo para a atividade.
Passos da dinâmica:
- Introdução (5 minutos): Reúna os adolescentes e introduza o tema "Achados e Perdidos no Reino". Explique que nesta dinâmica eles vão participar de uma busca pelo tesouro perdido, mas com um significado espiritual.
- Preparação (10 minutos): Distribua os papéis ou cartões entre os adolescentes e peça a cada um que escreva brevemente algo que tenha perdido espiritualmente, como fé, esperança, amor, perdão, etc. Em seguida, peça que dobrem os papéis e os coloquem em uma caixa ou recipiente central, simbolizando os "tesouros perdidos".
- Busca pelo Tesouro (15 minutos): Divida os adolescentes em equipes. Explique que cada equipe terá um tempo limitado para procurar pelos "tesouros perdidos" escondidos ao redor do local da dinâmica. Esses tesouros serão papéis ou cartões previamente escondidos que contêm versículos bíblicos relacionados ao tema da busca e salvação. Cada equipe deve procurar e coletar o máximo possível de "tesouros" dentro do tempo estabelecido.
- Reflexão (15 minutos): Após o tempo de busca, reúna os adolescentes e peça que abram os papéis ou cartões que encontraram. Leia em voz alta os versículos bíblicos encontrados em cada um deles. Conduza uma discussão sobre o significado espiritual dos tesouros encontrados e como se relacionam com o tema de estar "perdido" e "achado" no Reino de Deus.
- Conclusão (5 minutos): Termine a dinâmica com uma breve reflexão final, destacando a importância da busca por Deus, do arrependimento e da salvação. Encoraje os adolescentes a refletirem sobre o que aprenderam e a aplicarem esses princípios em suas vidas diárias.
Essa dinâmica combina atividade física, reflexão espiritual e interação em grupo, proporcionando uma experiência significativa para os adolescentes enquanto exploram o tema "Achados e Perdidos no Reino".
Dinâmica: "Em busca do Tesouro Perdido"
Objetivo: Explorar o conceito de estar "perdido" e "achado" no contexto espiritual, refletindo sobre a importância da busca por Deus e do arrependimento.
Materiais necessários:
- Papéis pequenos ou cartões.
- Canetas ou lápis.
- Uma área aberta ou espaço amplo para a atividade.
Passos da dinâmica:
- Introdução (5 minutos): Reúna os adolescentes e introduza o tema "Achados e Perdidos no Reino". Explique que nesta dinâmica eles vão participar de uma busca pelo tesouro perdido, mas com um significado espiritual.
- Preparação (10 minutos): Distribua os papéis ou cartões entre os adolescentes e peça a cada um que escreva brevemente algo que tenha perdido espiritualmente, como fé, esperança, amor, perdão, etc. Em seguida, peça que dobrem os papéis e os coloquem em uma caixa ou recipiente central, simbolizando os "tesouros perdidos".
- Busca pelo Tesouro (15 minutos): Divida os adolescentes em equipes. Explique que cada equipe terá um tempo limitado para procurar pelos "tesouros perdidos" escondidos ao redor do local da dinâmica. Esses tesouros serão papéis ou cartões previamente escondidos que contêm versículos bíblicos relacionados ao tema da busca e salvação. Cada equipe deve procurar e coletar o máximo possível de "tesouros" dentro do tempo estabelecido.
- Reflexão (15 minutos): Após o tempo de busca, reúna os adolescentes e peça que abram os papéis ou cartões que encontraram. Leia em voz alta os versículos bíblicos encontrados em cada um deles. Conduza uma discussão sobre o significado espiritual dos tesouros encontrados e como se relacionam com o tema de estar "perdido" e "achado" no Reino de Deus.
- Conclusão (5 minutos): Termine a dinâmica com uma breve reflexão final, destacando a importância da busca por Deus, do arrependimento e da salvação. Encoraje os adolescentes a refletirem sobre o que aprenderam e a aplicarem esses princípios em suas vidas diárias.
Essa dinâmica combina atividade física, reflexão espiritual e interação em grupo, proporcionando uma experiência significativa para os adolescentes enquanto exploram o tema "Achados e Perdidos no Reino".
PONTO DE PARTIDA
Nesta aula falaremos sobre o Deus que se preocupa e busca os perdidos com seu amor e graça. Ilustrarmos tal verdade a partir da parábola da ovelha perdida, contada por Jesus aos fariseus. Assim sendo, este é um importante momento para você refletir com a sua turma sobre os adolescentes e amigos que estão ausentes da classe ou afastados da comunhão da igreja local. Que tal fazer uma lista de oração por eles? Motive sua classe a se envolver nesta causa. Eles podem enviar convites, mensagens e até fazer uma visita para eles. Inclua nesta iniciativa também aqueles amigos que nunca entraram numa igreja. Através deste desafio prático toda a turma poderá vivenciar os princípios bíblicos que esto lição apresentará.
VAMOS DESCOBRIR
Você já perdeu algo que era importante para você? Quando isso acontece ficamos apreensivos, não é mesmo? E caso não encontremos, um sentimento de frustração e tristeza toma o nosso coração. Nesta lição falaremos sobre o amor de Deus pelos pecadores perdidos, através da história da ovelha perdida. Essa parábola nos mostra o que Deus faz pelo ser humano que se perde dEle nos caminhos da vida.
HORA DE APRENDER
Hora de Aprender A aproximação entre Jesus, os “cobradores de impostos e outras pessoas de má fama” (Lc 15.1) era algo inadmissível para os fariseus e mestres da Lei. Afinal de contas, os primeiros eram tidos como judeus traidores que se uniram a Roma para extorquir seus compatriotas, enquanto que o segundo grupo era visto como impuro. Desta maneira, eles tratavam tais pessoas como indignas do amor e da misericórdia de Deus. É exatamente dentro deste contexto que Jesus Lhes propõe três histórias com uma única ênfase: expressar o amor de Deus pelos perdidos e indignos da sociedade.
EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2024 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 07: Achados e Perdidos no Reino
I – ACHADOS E PERDIDOS NO REINO DE DEUS
O capítulo 15 do Evangelho escrito por Lucas tem sido chamado carinhosamente por alguns estudiosos de “achados e perdidos do Reino de Deus”, isso porque ele nos apresenta três histórias sobre a alegria de encontrar algo que se havia XX perdido. Nele, temos um pastor que sai à procura da centésima ovelha; uma mulher com dez moedas que sente a falta de uma; e um pai que tem dois filhos e um deles resolve ir embora. Nessas histórias fica evidente a presença de quatro verbos – perder, procurar, encontrar e se alegrar. Isso ilustra o insistente amor restaurador de Deus pelos que estão perdidos (apesar da murmuração dos religiosos), pois o “[…] o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido” (Lc 19.10).
Não importa quão pecadores sejamos, a condição de perdido é o suficiente para o Deus amoroso vir ao nosso encontro com perdão, restauração e salvação. Você esteve perdido, mas foi achado por Deus! Sabe o que isso significa? Que Jesus te amou e te alcançou e agora você é filho de Deus e tem uma missão! Então, não fique parado, mãos à obra, vá ao encontro daqueles que se perderam e diga-lhes que há um Deus que os ama e os procura insistentemente.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
O capítulo 15 do Evangelho de Lucas é realmente uma rica fonte de ensinamentos sobre o amor restaurador de Deus e Sua busca por aqueles que estão perdidos. As três parábolas apresentadas destacam a alegria encontrada quando algo que estava perdido é encontrado. Essas histórias são profundamente simbólicas e oferecem insights valiosos sobre a natureza de Deus e Seu relacionamento com a humanidade.
A primeira parábola, do pastor que busca a ovelha perdida, ilustra o cuidado individual de Deus por cada pessoa. Ele não desiste daqueles que se afastam, mas em vez disso, sai em busca deles com amor e determinação. Isso reflete a paciência e a perseverança de Deus em alcançar os perdidos, não importa quão longe tenham se desviado.
A segunda parábola, da mulher que procura a moeda perdida, destaca a importância do valor intrínseco de cada indivíduo aos olhos de Deus. Assim como a mulher procura diligentemente a moeda perdida, Deus valoriza cada pessoa e deseja trazê-la de volta para Si mesmo, restaurando seu relacionamento com Ele.
A terceira parábola, do filho pródigo, revela a generosidade do amor do Pai celestial. Mesmo quando o filho decide deixar a casa do pai e gastar sua herança de forma imprudente, o pai o aguarda ansiosamente, demonstrando amor incondicional e perdão quando o filho retorna arrependido. Essa parábola ressalta a graça abundante de Deus, que está sempre disposto a receber de volta aqueles que se arrependem sinceramente.
O versículo citado, Lucas 19:10, encapsula o propósito da missão de Jesus na Terra: buscar e salvar os perdidos. Isso reflete o coração amoroso de Deus, que envia Seu Filho para redimir a humanidade e restaurar o relacionamento perdido entre Ele e Suas criaturas.
O convite final para os crentes é agir como agentes de reconciliação, seguindo o exemplo de Deus em buscar os perdidos e proclamar o evangelho do amor e da graça. É um chamado para a missão, para estender a mão aos que estão em necessidade espiritual e compartilhar a boa nova da salvação. Este é um lembrete poderoso de que, assim como fomos encontrados por Deus, também devemos ajudar a guiar outros de volta ao Seu amoroso abraço.
O capítulo 15 do Evangelho de Lucas é realmente uma rica fonte de ensinamentos sobre o amor restaurador de Deus e Sua busca por aqueles que estão perdidos. As três parábolas apresentadas destacam a alegria encontrada quando algo que estava perdido é encontrado. Essas histórias são profundamente simbólicas e oferecem insights valiosos sobre a natureza de Deus e Seu relacionamento com a humanidade.
A primeira parábola, do pastor que busca a ovelha perdida, ilustra o cuidado individual de Deus por cada pessoa. Ele não desiste daqueles que se afastam, mas em vez disso, sai em busca deles com amor e determinação. Isso reflete a paciência e a perseverança de Deus em alcançar os perdidos, não importa quão longe tenham se desviado.
A segunda parábola, da mulher que procura a moeda perdida, destaca a importância do valor intrínseco de cada indivíduo aos olhos de Deus. Assim como a mulher procura diligentemente a moeda perdida, Deus valoriza cada pessoa e deseja trazê-la de volta para Si mesmo, restaurando seu relacionamento com Ele.
A terceira parábola, do filho pródigo, revela a generosidade do amor do Pai celestial. Mesmo quando o filho decide deixar a casa do pai e gastar sua herança de forma imprudente, o pai o aguarda ansiosamente, demonstrando amor incondicional e perdão quando o filho retorna arrependido. Essa parábola ressalta a graça abundante de Deus, que está sempre disposto a receber de volta aqueles que se arrependem sinceramente.
O versículo citado, Lucas 19:10, encapsula o propósito da missão de Jesus na Terra: buscar e salvar os perdidos. Isso reflete o coração amoroso de Deus, que envia Seu Filho para redimir a humanidade e restaurar o relacionamento perdido entre Ele e Suas criaturas.
O convite final para os crentes é agir como agentes de reconciliação, seguindo o exemplo de Deus em buscar os perdidos e proclamar o evangelho do amor e da graça. É um chamado para a missão, para estender a mão aos que estão em necessidade espiritual e compartilhar a boa nova da salvação. Este é um lembrete poderoso de que, assim como fomos encontrados por Deus, também devemos ajudar a guiar outros de volta ao Seu amoroso abraço.
I – AUXÍLIO TEOLÓGICO
“Jesus anunciou o julgamento sobre os fariseus e escribas (Lc 14.15-24). Eles devolvem a atenção reclamando que Jesus “recebe pecadores e come com eles”. Os líderes religiosos regularmente rejeitavam os pecadores como imorais e os tratavam como “imundos”. Agora as posições à mesa estão trocadas. Jesus é o anfitrião e em sua mesa Ele decide quem é adequado e “limpo”. Ele recebe como convidados publicanos e outros “pecadores”. Tais são as pessoas que Jesus convida para a sua mesa e ao seu Reino. Os fariseus não entendem a missão de Jesus — salvar esse tipo de pessoa” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. VOL 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 418).
EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2024 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 07: Achados e Perdidos no Reino
II – O DEUS QUE PROCURA ATÉ ENCONTRAR
Nesta parábola, uma ovelha de um pastor que tem cem animais para cuidar se desgarrou do rebanho. É bem possível que a ovelha da história tenha sido atraída por novas pastagens, se distraído com algo e, quando percebeu, estava longe do convívio das demais. Como é sabido, as ovelhas são animais dóceis e desprovidos de senso de direção. Sendo assim, ao se distanciar do rebanho além de se tornar uma presa fácil a qualquer predador, ela também demonstra incapacidade de retornar para casa sozinha. O pastor dessa parábola demonstra duas atitudes para com ela:
1- O pastor valoriza a ovelha perdida. O pastor poderia muito bem dizer a si mesmo: “ela saiu do meio do rebanho porque quis, agora ela deve sofrer as consequências. Afinal de contas, é apenas uma ovelha e ainda tenho 99”. Mas não, ele ama cada uma das suas ovelhas. Assim também é o nosso Deus; Ele ama os pecadores de tal maneira que entregou o seu Filho para morrer por eles (Jo 3.16; Rm 5.8). Seu interesse é que todos sejam salvos (Ez 33.11; 1 Tm 2.4; 2 Pe 3.9). Seu amor alcança tanto os que estão seguros no aprisco, quanto os que estão perdidos no mundo sem Deus e sem salvação (Jo 6.37-40; 10.11-16). Ele não desiste. Seu amor é insistente.
2- O pastor procura a ovelha perdida. De acordo com a história, o pastor deixa as 99 ovelhas no aprisco em segurança e sai em busca da perdida. O pastor correu riscos para encontrar a ovelha que se perdeu. Ele estava disposto a fazer o que fosse necessário para achá-la. O pastor dos pastores, Jesus Cristo, também se expôs para nos recuperar. Ele se fez carne (Jo 1.14), sofreu, foi humilhado, perseguido, cuspido e pregado em uma cruz (Mt 26.67; 27.33-38,50). Ele nos procurou, encontrou, deu a sua vida em nosso resgate e em breve virá para nos buscar, a fim de vivermos a eternidade com Ele (Jo 14.1-3;Tt 2.11-13;Ap 22.20).
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
Essa análise profunda da parábola da ovelha perdida destaca duas características essenciais do caráter e da missão de Deus revelados por meio dessa história: Seu amor incondicional e Sua busca incansável pelos perdidos.
- O valor da ovelha perdida: O pastor da parábola não desvaloriza a ovelha que se perdeu, mas demonstra um amor e uma preocupação genuínos por ela. Isso reflete o coração de Deus, que valoriza cada pessoa individualmente, não importa quão longe ela tenha se desviado. A analogia entre o pastor e Deus ressalta que, para Deus, cada indivíduo é significativo e digno de amor e redenção. Isso se alinha com as Escrituras que enfatizam o amor de Deus por toda a humanidade, expresso de maneira suprema através do sacrifício de Jesus na cruz (João 3:16; Romanos 5:8).
- A busca incansável de Deus: O pastor da parábola não apenas valoriza a ovelha perdida, mas também toma medidas ativas para encontrá-la. Ele deixa as noventa e nove ovelhas seguras no aprisco e sai em busca da que se perdeu. Isso ilustra a busca incansável de Deus pelos perdidos, revelando Sua disposição de correr riscos e sacrificar tudo para restaurar o relacionamento perdido com cada indivíduo. Essa busca culmina na encarnação de Jesus Cristo, que veio ao mundo para procurar e salvar os perdidos (Lucas 19:10). A cruz é o ápice dessa busca, onde Jesus oferece Sua vida como resgate para todos os que estavam espiritualmente perdidos.
Essa análise teológica da parábola da ovelha perdida nos convida a contemplar o amor incondicional e a busca incansável de Deus por cada um de nós. Ela nos lembra da profundidade do amor de Deus, que nos valoriza individualmente e está disposto a fazer qualquer sacrifício para nos trazer de volta para perto d'Ele. Essa verdade transformadora nos motiva a responder ao convite de Deus para um relacionamento restaurado com Ele, reconhecendo nosso valor aos Seus olhos e aceitando Seu amor e graça em nossas vidas.
Essa análise profunda da parábola da ovelha perdida destaca duas características essenciais do caráter e da missão de Deus revelados por meio dessa história: Seu amor incondicional e Sua busca incansável pelos perdidos.
- O valor da ovelha perdida: O pastor da parábola não desvaloriza a ovelha que se perdeu, mas demonstra um amor e uma preocupação genuínos por ela. Isso reflete o coração de Deus, que valoriza cada pessoa individualmente, não importa quão longe ela tenha se desviado. A analogia entre o pastor e Deus ressalta que, para Deus, cada indivíduo é significativo e digno de amor e redenção. Isso se alinha com as Escrituras que enfatizam o amor de Deus por toda a humanidade, expresso de maneira suprema através do sacrifício de Jesus na cruz (João 3:16; Romanos 5:8).
- A busca incansável de Deus: O pastor da parábola não apenas valoriza a ovelha perdida, mas também toma medidas ativas para encontrá-la. Ele deixa as noventa e nove ovelhas seguras no aprisco e sai em busca da que se perdeu. Isso ilustra a busca incansável de Deus pelos perdidos, revelando Sua disposição de correr riscos e sacrificar tudo para restaurar o relacionamento perdido com cada indivíduo. Essa busca culmina na encarnação de Jesus Cristo, que veio ao mundo para procurar e salvar os perdidos (Lucas 19:10). A cruz é o ápice dessa busca, onde Jesus oferece Sua vida como resgate para todos os que estavam espiritualmente perdidos.
Essa análise teológica da parábola da ovelha perdida nos convida a contemplar o amor incondicional e a busca incansável de Deus por cada um de nós. Ela nos lembra da profundidade do amor de Deus, que nos valoriza individualmente e está disposto a fazer qualquer sacrifício para nos trazer de volta para perto d'Ele. Essa verdade transformadora nos motiva a responder ao convite de Deus para um relacionamento restaurado com Ele, reconhecendo nosso valor aos Seus olhos e aceitando Seu amor e graça em nossas vidas.
EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2024 | Tema: As Parábolas de Jesus são Vivas | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 07: Achados e Perdidos no Reino
II – AUXÍLIO DIDÁTICO
“O pastoreio era uma atividade desprezada. Por exemplo, Midr. Ps. 23.2: R. José bar Hanina ensinava: No mundo inteiro você não encontrará uma atividade tão desprezada quanto ao pastoreio de animais. O pastor passa o dia inteiro com a sua vara e a sua algibeira. Contudo, Davi decidiu chamar àquele que é Santo, e bendito seja o seu nome, de Pastor!”[…] A imagem do pastor é utilizada para descrever o terno cuidado que Deus dispensa ao seu povo e aos Líderes do povo no Antigo Testamento […]. Pessoas sem líderes ou mal lideradas são descritas como ovelhas sem pastor. O pastor na parábola aparece como o dono do rebanho e o tamanho do rebanho seria um indicativo de alguém que estivesse em situação econômica confortável. Ele não era rico, mas cem ovelhas já representavam um rebanho de tamanho considerável. […] Uma ovelha perdida, conforme informação que recebemos, normalmente se deita, entrega-se e não consegue encontrar o caminho de volta para casa. Possivelmente é por isso que o pastor precisa carregá-la sobre os ombros” (SNODGRASS, Klyne. Compreendendo todas as parábolas de Jesus – Guia completo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.160,161).
III – O DEUS QUE SE ALEGRA COM 0 REENCONTRO
Ao encontrar a ovelha perdida, o pastor da história fica muito contente e volta com ela nos ombros” (Lc 15.5). Como é maravilhoso pensar em um Deus que sente alegria ao encontrar pecadores arrependidos. Ele nos toma em seus braços e nos tira do lugar de morte onde estávamos e nos conduz ao Lugar de vida e segurança (Cl 1.13,14). Ele nos torna seus filhos (Jo 1.12; Rm 8.14-17; Efl.5). Ao chegar em casa, o pastor celebra com alegria o resgate bem-sucedido da ovelha e “chama os amigos e vizinhos e diz: ‘alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida’” (Lc 15.6).
Jesus conclui dizendo que de forma semelhante há “[…] alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados […]” (v.7). De modo que, ainda que os fariseus se neguem a aceitar e celebrar a restauração dos pecadores e impuros, o Céu e todos os seus agentes celestiais celebram alegremente a reconciliação do ser humano que se arrepende dos seus pecados e confessa Jesus Cristo como o seu único e suficiente Senhor e Salvador. Essa história, além de ser uma demonstração do amor insistente de Deus pelos pecadores, também deve ser encarada como uma convocação para todos os cidadãos do Reino de Deus. Ele nos chama a amar e procurar os perdidos como Ele ama e procura, bem como a celebrar os encontros como o Céu celebra. Seja um adolescente acolhedor, amoroso e preocupado com a salvação dos perdidos. Deus conta com você!
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
A narrativa da parábola da ovelha perdida não apenas revela o amor e a busca incansável de Deus pelos perdidos, mas também destaca a alegria divina que acompanha o reencontro com aqueles que se arrependem e retornam a Ele.
- A alegria do reencontro: Quando o pastor encontra a ovelha perdida, sua reação não é de raiva ou condenação, mas de alegria genuína. Ele não apenas a encontra, mas a carrega de volta para casa, expressando sua alegria por tê-la encontrado. Essa alegria reflete a natureza de Deus, que se regozija quando um pecador se arrepende e volta para Ele. Essa alegria é tão intensa que é comparada à alegria no céu por um pecador que se arrepende. Isso nos mostra que a restauração do relacionamento com Deus é uma fonte de grande regozijo tanto para Ele quanto para os seres celestiais.
- A celebração no céu: A parábola destaca que, enquanto os fariseus podem se recusar a aceitar e celebrar a restauração dos pecadores, no céu há uma festa de celebração por cada pessoa que se arrepende e retorna a Deus. Isso ressalta a importância e o valor da reconciliação espiritual aos olhos de Deus e Sua comunidade celestial. Devemos entender que nossa conversão não é apenas um evento pessoal, mas também uma causa de alegria e celebração no reino espiritual.
- Aplicação pessoal: Como cidadãos do Reino de Deus, somos chamados a refletir o caráter de Deus em nossas vidas. Devemos ser instrumentos de Seu amor e graça, buscando ativamente os perdidos e celebrando cada reencontro com a mesma alegria que Deus e os anjos demonstram no céu. Isso requer uma postura de amor, compaixão e misericórdia em relação aos outros, especialmente àqueles que estão longe de Deus. Devemos nos comprometer em compartilhar o evangelho com os perdidos e em receber com alegria aqueles que retornam ao redil do Senhor.
Essa parábola nos desafia a viver uma vida de amor e serviço, espelhando o coração de Deus para com os perdidos e celebrando cada reencontro como uma festa nos céus. Que possamos responder ao chamado de Deus para sermos instrumentos de Sua reconciliação e alegria, buscando ativamente os que estão perdidos e compartilhando a mensagem transformadora do evangelho.
A narrativa da parábola da ovelha perdida não apenas revela o amor e a busca incansável de Deus pelos perdidos, mas também destaca a alegria divina que acompanha o reencontro com aqueles que se arrependem e retornam a Ele.
- A alegria do reencontro: Quando o pastor encontra a ovelha perdida, sua reação não é de raiva ou condenação, mas de alegria genuína. Ele não apenas a encontra, mas a carrega de volta para casa, expressando sua alegria por tê-la encontrado. Essa alegria reflete a natureza de Deus, que se regozija quando um pecador se arrepende e volta para Ele. Essa alegria é tão intensa que é comparada à alegria no céu por um pecador que se arrepende. Isso nos mostra que a restauração do relacionamento com Deus é uma fonte de grande regozijo tanto para Ele quanto para os seres celestiais.
- A celebração no céu: A parábola destaca que, enquanto os fariseus podem se recusar a aceitar e celebrar a restauração dos pecadores, no céu há uma festa de celebração por cada pessoa que se arrepende e retorna a Deus. Isso ressalta a importância e o valor da reconciliação espiritual aos olhos de Deus e Sua comunidade celestial. Devemos entender que nossa conversão não é apenas um evento pessoal, mas também uma causa de alegria e celebração no reino espiritual.
- Aplicação pessoal: Como cidadãos do Reino de Deus, somos chamados a refletir o caráter de Deus em nossas vidas. Devemos ser instrumentos de Seu amor e graça, buscando ativamente os perdidos e celebrando cada reencontro com a mesma alegria que Deus e os anjos demonstram no céu. Isso requer uma postura de amor, compaixão e misericórdia em relação aos outros, especialmente àqueles que estão longe de Deus. Devemos nos comprometer em compartilhar o evangelho com os perdidos e em receber com alegria aqueles que retornam ao redil do Senhor.
Essa parábola nos desafia a viver uma vida de amor e serviço, espelhando o coração de Deus para com os perdidos e celebrando cada reencontro como uma festa nos céus. Que possamos responder ao chamado de Deus para sermos instrumentos de Sua reconciliação e alegria, buscando ativamente os que estão perdidos e compartilhando a mensagem transformadora do evangelho.
III – AUXÍLIO TEOLÓGICO
A celebração do pastor ao encontrar a ovelha perdida nos comunica algo poderoso sobre o nosso Deus. “O Deus revelado por Jesus é um Deus que se importa e que valoriza mesmo as pessoas sem valor, que vai em busca delas. Se o Reino chegou com uma graça e exigências sem limites, inquestionavelmente, Deus sairá à busca dos perdidos e os restaurará. A procura e a alegria são as pilastras gêmeas dessa parábola e a busca que Deus faz não está condicionada a nada. A alegria reflete tanto a atitude de Deus diante da recuperação daquilo que estava perdido, quanto a celebração do Reino com as suas boas-novas de que a redenção… já teve início. A alegria é coletiva, e os ouvintes de Jesus também devem tomar parte nessa celebração”. (SNODGRASS, Klyne. Compreendendo todas as parábolas de Jesus – Guia completo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.171).
CONCLUSÃO
Jesus é maravilhoso. Ele toma a iniciativa de buscar as ovelhas perdidas até encontrar, porque é o Bom Pastor. Ele chama cada ovelha perdida de volta para seu aprisco. A cada dia seja como as ovelhas que ouvem a voz do pastor e o seguem. Busque você também a Deus para estar perto dEle, a fim de nunca se tornar uma ovelha perdida. E, durante sua caminhada com Deus, ore por aqueles que se perderam, para que possam ter um reencontro com o Bom Pastor.
COMENTÁRIO EXTRA
Comentário de Hubner Braz
A conclusão reflete uma profunda compreensão da mensagem transmitida pelas parábolas de Jesus sobre as ovelhas perdidas e o Bom Pastor. Aqui estão alguns pontos adicionais para reflexão:
- A iniciativa de Jesus: É fundamental reconhecer que Jesus é aquele que toma a iniciativa de buscar as ovelhas perdidas. Sua busca incansável e amorosa revela Seu coração compassivo e Sua disposição de sacrificar tudo para resgatar aqueles que se desviaram. Essa é uma expressão do amor incondicional de Deus por cada um de nós.
- O chamado para retornar ao aprisco: Assim como as ovelhas são chamadas de volta ao aprisco pelo Bom Pastor, também somos chamados por Jesus a retornar à Sua presença. Ele é o único que pode nos conduzir à vida abundante e à segurança espiritual. Devemos estar atentos à Sua voz e seguir Seus passos, mantendo-nos próximos a Ele para evitar nos perdermos no caminho.
- O papel da intercessão: A conclusão destaca a importância da oração por aqueles que estão perdidos, para que possam experimentar um reencontro com o Bom Pastor. A intercessão é uma expressão de nosso compromisso com o bem-estar espiritual dos outros e reflete o desejo de Deus de que todos sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade.
Em um nível pessoal, essa conclusão nos desafia a cultivar uma intimidade contínua com Deus, ouvindo Sua voz e seguindo Seus caminhos. Devemos também ser diligentes em nossa intercessão pelos perdidos, compartilhando o amor de Cristo com aqueles que estão distantes de Deus. Que possamos viver como ovelhas obedientes, sempre voltadas para o Bom Pastor, e compartilhar Sua graça redentora com o mundo ao nosso redor.
A conclusão reflete uma profunda compreensão da mensagem transmitida pelas parábolas de Jesus sobre as ovelhas perdidas e o Bom Pastor. Aqui estão alguns pontos adicionais para reflexão:
- A iniciativa de Jesus: É fundamental reconhecer que Jesus é aquele que toma a iniciativa de buscar as ovelhas perdidas. Sua busca incansável e amorosa revela Seu coração compassivo e Sua disposição de sacrificar tudo para resgatar aqueles que se desviaram. Essa é uma expressão do amor incondicional de Deus por cada um de nós.
- O chamado para retornar ao aprisco: Assim como as ovelhas são chamadas de volta ao aprisco pelo Bom Pastor, também somos chamados por Jesus a retornar à Sua presença. Ele é o único que pode nos conduzir à vida abundante e à segurança espiritual. Devemos estar atentos à Sua voz e seguir Seus passos, mantendo-nos próximos a Ele para evitar nos perdermos no caminho.
- O papel da intercessão: A conclusão destaca a importância da oração por aqueles que estão perdidos, para que possam experimentar um reencontro com o Bom Pastor. A intercessão é uma expressão de nosso compromisso com o bem-estar espiritual dos outros e reflete o desejo de Deus de que todos sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade.
Em um nível pessoal, essa conclusão nos desafia a cultivar uma intimidade contínua com Deus, ouvindo Sua voz e seguindo Seus caminhos. Devemos também ser diligentes em nossa intercessão pelos perdidos, compartilhando o amor de Cristo com aqueles que estão distantes de Deus. Que possamos viver como ovelhas obedientes, sempre voltadas para o Bom Pastor, e compartilhar Sua graça redentora com o mundo ao nosso redor.
VAMOS PRATICAR
3- Complete a frase: Como é maravilhoso pensar em um Deus que sente alegria ao encontrar pecadores arrependidos. Ele nos toma em seus braços e nos tira do lugar de morte onde estávamos e nos conduz ao lugar de vida e segurança (Cl 1.13,14).
PENSE NISSO
O nosso Deus está procurando incansavelmente os pecadores perdidos e chamando-os ao arrependimento e fé, pois são valiosos para Ele. Ele também nos convida a participar de sua alegria, procurando e festejando com os pecadores arrependidos que foram achados e reconciliados ao seu Reino de amor. Deixe o seu coração ser despertado para urgência da evangelização dos perdidos, afinal de contas, há alegria no céu quando um pecador se arrepende.
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