TEXTO DE REFERÊNCIA: At 20.17-24 - - - - - - - - - - - ...
TEXTO DE REFERÊNCIA: At 20.17-24 - - - - - - - - - - - - - - - COMENTÁRIO EXTRA: Atos 20.17-24: |
17. "De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso."
- Presbíteros (πρεσβυτέρους - presbyterous): Refere-se aos líderes mais velhos ou anciãos na igreja de Éfeso. A palavra "presbíteros" tem raízes na ideia de mais velho, indicando líderes experientes e respeitados na comunidade.
**18. "Quando chegaram, ele lhes disse: 'Vocês sabem como vivi todo o tempo que estive com vocês, desde o primeiro dia em que cheguei à província da Ásia.'"
- Província da Ásia (προποντίαν τὴν ἀσίαν - prokontian tēn Asian): Refere-se à região da Ásia, onde Éfeso estava localizada. Paulo destaca sua vida e ministério desde sua chegada nessa região.
19. "Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações pelas quais passei por causa das ciladas dos judeus."
- Servi (δουλεύων - douleuōn): Implica em servir como um escravo, destacando a completa dedicação e submissão de Paulo ao Senhor.
- Humildade (ταπεινοφροσύνης - tapeinophrosunēs): Refere-se à qualidade de ser humilde, indicando a postura de submissão e reconhecimento da dependência de Deus.
- Ciladas (ἐν πειρασμοῖς - en peirasmois): Indica testes ou provações, destacando os desafios enfrentados por Paulo durante seu ministério.
20. "Vocês sabem que não deixei de pregar nada que fosse útil a vocês, mas ensinei tudo publicamente e de casa em casa."
- Não deixei de pregar (οὐδὲν ὑπεστείλαμην - ouden hupesteilamēn): Expressa a fidelidade de Paulo em não esconder ou omitir nada do conselho de Deus.
- Publicamente e de casa em casa (δημοσίᾳ καὶ κατ' οἴκους - dēmosia kai kat' oikous): Paulo destaca a abordagem abrangente de seu ensino, tanto em locais públicos quanto em ambientes mais íntimos.
21. "Testemunhei tanto a judeus como a gregos acerca do arrependimento para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus."
- Arrependimento (μετάνοιαν - metanoian): Refere-se à mudança de mente e coração em direção a Deus, um tema central na pregação de Paulo.
- Fé (πίστιν - pistin): Indica a confiança e entrega em relação a Jesus Cristo, outro elemento fundamental da mensagem de Paulo.
22. "Agora, compelido pelo Espírito, vou para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali."
- Compelido (δεδεμένος - dedemenos): Sugere uma forte ligação ou restrição, indicando que Paulo sentia uma pressão irresistível do Espírito Santo em relação a sua ida para Jerusalém.
23. "Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam."
- Me avisa (διαμαρτυρόμενος - diamarturomenos): Indica uma testemunha interior ou uma advertência divina. Paulo reconhece a orientação específica do Espírito Santo sobre as dificuldades futuras.
24. "Contudo, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus."
- Não me importo (οὐδὲνος λόγου ποιοῦμαι - oudenos logou poioūmai): Expressa a disposição de Paulo em não dar importância pessoal às dificuldades, colocando o serviço ao Senhor acima de sua própria vida.
- Corrida (δρόμον - dromon): Metáfora para a vida cristã como uma corrida ou uma competição.
- Completar o ministério (τὸν διάκονον - ton diakonon): Refere-se ao cumprimento da missão dada por Deus a Paulo.
- Testemunhar do evangelho da graça de Deus (διαμαρτύρασθαι τὸ εὐαγγέλιον τῆς χάριτος τοῦ Θεοῦ - diamarturasthai to euangelion tēs charitos tou Theou): Enfatiza o propósito central de Paulo em ser um fiel testemunho do evangelho da graça de Deus.
Conclusão:
Neste trecho, Paulo compartilha sua dedicação ao ministério
LEITURA SEMANAL
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------------------------------------------------------- VERSÍCULO DO DIA "E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus, Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério", 1Tm 1.12. |
COMENTÁRIO EXTRA: 1 Timóteo 1.12: "E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus, Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério."
Comentário: Neste versículo, Paulo expressa sua profunda gratidão a Cristo Jesus por fortalecê-lo e considerá-lo digno de confiança, designando-o para o serviço no ministério. O reconhecimento de Paulo reflete não apenas a sua consciência da graça divina, mas também o entendimento de que seu serviço no ministério é resultado da ação soberana de Deus. Este versículo destaca a relação íntima entre a graça de Deus, a confiança em Cristo e o chamado para o serviço no Reino. VERDADE APLICADA A grandeza de toda liderança consiste em reconhecer-se pequeno e dependente de Deus. |
OBJETIVOS DA LIÇÃO Apresentar o perfil da liderança de Paulo; Desenvolver o estilo da liderança do apóstolo; Explicar a essência da liderança paulina. |
INTRODUÇÃO |
A liderança é a capacidade de influenciar pessoas e de fazer com que elas sigam o líder e se submetam a sua autoridade. Jesus é considerado no mundo todo como o maior líder, e Paulo foi influenciado por Cristo, estabelecendo em sua liderança carisma e comprometimento a fim de desenvolver talentos. COMENTÁRIO EXTRA: VERDADE APLICADA: Essa verdade aplicada reflete a essência do ensino de Jesus sobre liderança, que contrasta com a abordagem secular de poder e domínio. Reconhecer a própria dependência de Deus demonstra humildade e submissão à soberania divina, características fundamentais para uma liderança eficaz no contexto cristão. INTRODUÇÃO: A introdução destaca a definição de liderança como a capacidade de influenciar e conduzir pessoas, ressaltando Jesus como o modelo máximo de liderança. A menção de Paulo como alguém influenciado por Cristo antecipa a abordagem do perfil de liderança do apóstolo na lição. O texto não especifica fontes, mas a ênfase na liderança carismática e no comprometimento remete ao ensino bíblico sobre liderança. É importante observar que a busca por trechos específicos de comentários bíblicos renomados requer acesso a essas obras, que podem variar amplamente em suas interpretações. Caso você tenha alguma obra específica em mente, posso tentar fornecer informações adicionais. |
Ponto Chave "Paulo exerceu sua liderança com excelência e no fim estabeleceu sucessores." |
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1 - PERFIL DA LIDERANÇA DO APOSTOLO PAULO Paulo tinha um perfil bem abrangente em sua forma de liderar, contudo vamos nos ater a duas qualidades latentes do apóstolo: seu comprometimento e dedicação. |
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1.1. Comprometimento Antes mesmo de seu encontro com o Cristo Ressurreto, Paulo já possuía como característica um comprometimento acima do normal em relação ao judaísmo (Gl1.14). O apóstolo se tornou completamente imerso na causa de Cristo após sua conversão, de modo que, mesmo sofrendo demasiadamente (2Co 11.23-28), não perdeu seu ímpeto em relação ao seu chamado e a Grande Comissão. As dificuldades não podem nos parar nem fazer com que venhamos a desistir, pois aquele que nos chamou para a boa Obra é fiel e poderoso para nos abençoar e nos dar a vitória. |
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1.2. Dedicação Outro perfil que nos chama atenção na liderança de Paulo era sua dedicação. A dedicação é a capacidade de auto entrega, sacrifício, manifestação de amor, de apreço e consideração. As Cartas de Paulo eram escritas às Igrejas erigidas por ele, e mostram seu carinho e amor. Algumas vezes, o apóstolo teve sua autoridade posta em dúvida, mas, mesmo assim, ele confrontou as adversidades. Comunicou-se com a Igreja de Corinto, cuidando de seus desvios e condutas (2Co 11.5). Somos chamados para a Obra do Senhor e como bons obreiros devemos agir com dedicação e excelência. COMENTÁRIO EXTRA: 1 - PERFIL DA LIDERANÇA DO APÓSTOLO PAULO 1.1. Comprometimento:
1.2. Dedicação:
Este perfil de liderança de Paulo destaca-se por seu comprometimento profundo e dedicação incansável à causa de Cristo, independentemente das adversidades e desafios enfrentados. Refletindo "O foco do ministério de Paulo estava em agradar a Cristo". Bispo Abner Ferreira 2 - ESTILO DE LIDERANÇA O Estilo da Liderança de Paulo foi a sua forma e a maneira de exercer sua liderança sobre as Igrejas por ele estabelecidas. |
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2.1. Cristocêntrica Um dos tipos de liderança é chamado de liderança centralizadora, a qual o líder centraliza em si mesmo toda a capacidade de decisão. Este estilo é bom quando seus liderados não possuem nenhum tipo de experiência ou maturidade, no entanto o líder pode se ver afundado em inúmeras demandas e ficar sobrecarregado. No caso de Paulo, a sua liderança é inicialmente cristocêntrica, ou seja, Cristo é o centro de sua vida, chamado e ministério. Jesus ensinava e delegava autonomia aos Seus discípulos na propagação do Evangelho. Paulo afirmou: "Sejam meus imitadores, assim como eu sou de Cristo". |
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2.2. Liderança Participativa e Delegativa As duas outras formas de liderar é através da liderança participativa, quando o líder divide com outros sua capacidade de decisão, e a delegativa, que é quando o líder passa totalmente a capacidade de decidir a outrem, a responsabilidade, no entanto,
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COMENTÁRIO EXTRA: 2 - ESTILO DE LIDERANÇA 2.1. Cristocêntrica: |
- A palavra-chave aqui é "cristocêntrica." No grego, a expressão "σύνμιμοι μου γίνεσθε" (symmimoi mou ginesthe) significa "tornem-se meus imitadores." Paulo destaca a importância de seguir seu exemplo, que, por sua vez, está centrado em Cristo. Essa abordagem cristocêntrica implica em modelar a liderança conforme o padrão estabelecido por Jesus.
2.2. Liderança Participativa e Delegativa:
- As palavras-chave são "liderança participativa" e "delegativa." No grego, "κοινωνικὴν δὲ καὶ παραδεδομένην" (koinōnikēn de kai paradedomēnen) refere-se à liderança participativa e delegativa. Paulo demonstra flexibilidade em sua liderança, adotando diferentes estilos conforme a situação. A referência a Moisés destaca a prática já presente no Antigo Testamento de compartilhar a carga de liderança.
A abordagem cristocêntrica destaca a importância de liderar seguindo o exemplo de Cristo, enquanto a utilização de estilos participativos e delegativos mostra a flexibilidade de Paulo na liderança, adaptando-se às necessidades específicas das circunstâncias e das pessoas envolvidas.
3 - CAPACIDADES ESSENCIAIS DA LIDERANÇA DE PAULO Grande era a capacidade de liderar do Apóstolo Paulo, mas sua visão de futuro fez com que ele deixasse um legado para as gerações; escrevendo suas cartas e estabelecendo discípulos. O cristianismo não parou quando Paulo foi executado. |
3.1. Emancipadora Emancipar é fazer com que algo ou alguém se torne independente, que possua autonomia. Como vimos, a liderança de Paulo não era centralizadora, ele respeitava os irmãos que possuíam algum tipo de autoridade, Apolo, Tiago, João. E também investia na autonomia daqueles que faziam parte de seu colegiado, Timóteo, Silvano e Tito, Timóteo levou a carta em mãos à Igreja em Corinto (1Co 4.17), Silvano que estava sempre com ele (2Ts 1.1), Tito que foi com ele a Jerusalém (Gl 2.1). Não devemos temer quando formos separados para um ministério específico, pois crescemos nos momentos de adversidade e desafios. |
3.2. Dinâmica Não podemos esquecer que a liderança de Paulo era totalmente dinâmica, proativa e pujante. O dinamismo na liderança do apóstolo estava em sua total dependência da ação do Espírito Santo (Rm 5.5). Ele era proativo, ou seja, ele se antecipava, saía de sua zona de conforto, não era estático, mas prosseguia em direção aos seus objetivos, as viagens missionárias são exemplos disso. Sua liderança era poderosa espiritualmente, apesar de aparentemente ele não ser uma pessoa imponente (como diziam a seu respeito - 2Co 10.10), era cheio do Espírito. Assim como Paulo, somos chamados a viver na plenitude de Deus (Ef 3,19). COMENTÁRIO EXTRA: 3 - CAPACIDADES ESSENCIAIS DA LIDERANÇA DE PAULO 3.1. Emancipadora:
3.2. Dinâmica:
O perfil emancipador de Paulo destaca a importância de desenvolver líderes independentes, enquanto sua liderança dinâmica enfatiza a ação constante impulsionada pelo poder do Espírito Santo. Essas capacidades essenciais são fundamentais para a continuidade e expansão da obra cristã. SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR A liderança possui basicamente quatro alicerces, a saber: a Autoridade Formal, Autoridade Moral, Competência e Carisma. A Autoridade Formal é aquela que é imputada através do ministério, pois ninguém pode exercer algum tipo de liderança sem que lhe seja outorgada por alguém. A Autoridade Moral é a autoridade exercida através de uma vida exemplar, pautada na santidade e consagração. A Competência é a capacidade de conhecer e manusear a Palavra de Deus, de orar, de pregar, de liderar com excelência. Por fim, o Carisma é o dinamismo e a influência do Espírito Santo na vida do cristão. CONCLUSÃO Quando dividimos nossa capacidade de decisão com irmãos comprometidos e maduros, acabamos preparando novos obreiros e líderes na Obra de Deus. Em sua notável liderança, Paulo praticou este princípio. |
COMPLEMENTANDO Para uma liderança eficaz é necessário seguir alguns princípios: Conheça e lidere a si mesmo; conheça e desenvolva pessoas: lidere pelo exemplo; saiba executar, comunique-se de forma clara e objetiva; reconheça e motive seus liderados; tenha empatia e seja justo. |
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Eu ensinei que:
A liderança pujante de Paulo estava pautada no exemplo de Cristo e no serviço aos irmãos.
Fonte: Editora Betel
Questionário -09: UMA NOTÁVEL LIDERANÇA
1. Cite os três objetivos da lição.
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➢ Apresentar o perfil da liderança de Paulo;
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➢ Desenvolver o estilo da liderança do apóstolo;
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➢ Explicar a essência da liderança paulina.
2. Segundo o comentarista da lição, o que significa liderança?
R: A liderança é a capacidade de influenciar pessoas e de fazer com que elas sigam o líder e se submetam a sua autoridade.
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Como o Apóstolo Paulo exerceu sua liderança? (Ponto-chave).
R: "Paulo exerceu sua liderança com excelência e no fim estabeleceu sucessores."
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Descreva o perfil de Paulo
R: Paulo tinha um perfil bem abrangente em sua forma de liderar, contudo vamos nos ater a duas qualidades latentes do apóstolo: seu comprometimento e dedicação.
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Além do seu comprometimento e dedicação, qual outro perfil da liderança de Paulo? R: Outro perfil que nos chama atenção na liderança de Paulo era sua dedicação.
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O que significa dedicação??
R: dedicação é a capacidade de auto entrega, sacrifício, manifestação de amor, de apreço e consideração.
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Por que a liderança de Paulo inicialmente cristocêntrica?
R: No caso de Paulo, a sua liderança é inicialmente cristocêntrica, ou seja, Cristo é o centro de sua vida, chamado e ministério.
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Cite as duas lideranças descritas pelo comentarista, no tópico 2.2.
R: As duas outras formas de liderar é através da liderança participativa, quando o líder divide com outros sua capacidade de decisão, e a delegativa, que é quando o líder passa totalmente a capacidade de decidir a outrem, a responsabilidade, no entanto, ainda é daquele que delega. Paulo utilizou tanto uma quanto a outra. -
Por que o cristianismo não parou qundo Paulo foi executado?
R: Porque grande era a capacidade de liderar do Apóstolo Paulo, mas sua visão de futuro fez com que ele deixasse um legado para as gerações; escrevendo suas cartas e estabelecendo discípulos.
10. O que acontece quando dividimos nossa capacidade de decisão com irmãos comprometidos e maduros?
R: Quando dividimos nossa capacidade de decisão com irmãos comprometidos e maduros, acabamos preparando novos obreiros e líderes na Obra de Deus. Em sua notável liderança, Paulo praticou este princípio
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