Lição 05 - Existe Filho Predileto? | 4º Trimestre de 2023 | Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO - Lucas 15.11-13, 18-27   11 - E disse: Um certo homem tinha dois filhos; 12 - E o mais moço deles disse ao pai: Pai, d...


TEXTO BÍBLICO BÁSICO - Lucas 15.11-13, 18-27 


11 - E disse: Um certo homem tinha dois filhos; 12 - E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
13 - E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. 

18 - Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; 

19 - Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. 

20 - E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. 21 - E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. 

22 - Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vestilho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 

23 - E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 

24 - Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
25 - E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. 

26 - E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. 

27 - E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. 


COMENTÁRIO EXTRA


Comentário de Hubner Braz

Versículos 11-13:

Nesses versículos, Jesus começa a contar a conhecida parábola do filho pródigo. Ele fala sobre um pai que tinha dois filhos, sendo o mais novo aquele que pediu sua parte da herança e a desperdiçou em uma terra distante, vivendo uma vida desregrada. Essa atitude do filho representa a busca pela independência, o afastamento dos valores familiares e a consequente experiência com as consequências de suas escolhas.

Raiz Grega:

A palavra-chave aqui é "dissolutamente" (v. 13), que vem do grego "aselgeia". Ela denota uma vida descontrolada, sem limites morais, caracterizada por indulgência nos prazeres e falta de restrição.

Versículos 18-20:

O filho pródigo, após vivenciar a miséria e o arrependimento, decide voltar para seu pai. Sua confissão é profunda, reconhecendo o pecado não apenas contra o pai, mas também contra Deus. Ele se vê como indigno de ser chamado filho, oferecendo-se para ser tratado como um dos jornaleiros do pai. A reação do pai é marcada por uma compaixão profunda e um gesto de amor incondicional ao abraçar e beijar o filho.

Raiz Grega:

O termo "compaixão" (v. 20) tem sua raiz no grego "splagchnizomai", que expressa uma emoção visceral, um sentimento profundo e compassivo que vem do âmago da pessoa.

Versículos 22-24:

Ao abraçar o filho, o pai ordena que tragam a melhor roupa, coloquem um anel em sua mão e sandálias em seus pés. Além disso, ele instrui a preparação de um bezerro cevado para celebrar o retorno do filho perdido. Esses gestos simbolizam a restauração, a honra e a festa pela volta do filho.

Raiz Grega:

A palavra "reviveu" (v. 24) vem do grego "anazao", que significa ser restaurado à vida, trazendo a ideia de renovação e ressurreição espiritual.

Versículos 25-27:

O filho mais velho, ao voltar do campo, ouve a celebração em casa e fica intrigado. Ao perguntar a um servo, ele descobre sobre o retorno e a festa preparada para o filho mais novo. Sua reação inicial é de ressentimento, revelando uma atitude de orgulho e falta de compreensão.

Raiz Grega:

A atitude do filho mais velho reflete a dificuldade em aceitar e celebrar o arrependimento e a restauração do irmão, revelando uma falta de compaixão e empatia.


Essa parábola do filho pródigo nos ensina sobre o amor incondicional e a misericórdia do Pai celestial, que está sempre disposto a receber de volta aqueles que se arrependem e retornam a Ele. Ela também nos desafia a cultivar uma atitude de compaixão, perdão e celebração pela restauração dos que estavam perdidos. A parábola nos lembra da imensidão da graça divina e a alegria que surge quando um pecador se volta para Deus.

--------------------------------------------------------------

📥 ADQUIRA O SLIDE DA AULA => CLIQUE AQUI

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você. Ajude-nos 🙏. Nós abençoe doando uma oferta voluntária de qualquer valor no pixpecadorconfesso@hotmail.com

--------------------------------------------------------------


TEXTO ÁUREO 

Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15.24 


COMENTÁRIO EXTRA


Comentário de Hubner Braz

        O Texto Áureo de Lucas 15.24 é uma parte crucial da parábola do filho pródigo, destacando a restauração e a alegria após a volta do filho perdido. Vamos analisar a frase em detalhes, incluindo a raiz grega das palavras:

  • "Porque este meu filho estava morto, e reviveu..."
    • Raiz Grega:
      • Morto (nekros): Refere-se a estar literalmente morto, mas aqui é usado de forma metafórica para descrever o estado espiritual do filho quando estava distante de seu pai. Indica a separação espiritual de Deus devido ao pecado.
      • Reviveu (anazao): Vem de "ana" (de novo) e "zao" (viver). Significa ser restaurado à vida, implicando uma transformação completa, não apenas física, mas também espiritual.
    • Comentário:
      • Esta parte ilustra vividamente a condição espiritual do filho quando estava longe de seu pai. Ele estava espiritualmente morto, sem comunhão com Deus. No entanto, ao voltar, ele experimentou uma ressurreição espiritual, uma restauração completa de sua relação com o Pai Celestial.
  • "...tinha-se perdido, e foi achado."
    • Raiz Grega:
      • Perdido (apollumi): Significa estar perdido, arruinado, condenado à destruição. É usado para descrever a condição espiritual daqueles que estão separados de Deus.
      • Foi achado (heurisko): Significa ser encontrado, descoberto, recuperado. Indica a alegria de encontrar algo que estava perdido.
    • Comentário:
      • Esta parte ressalta a realidade da perdição espiritual que todos enfrentam quando se afastam de Deus. O filho pródigo estava espiritualmente arruinado e condenado, mas ao retornar, ele foi restaurado e recuperado, trazendo grande alegria.
  • "E começaram a alegrar-se."
    • Raiz Grega:
      • Alegrar-se (agalliao): Significa regozijar-se, estar extremamente alegre e jubilante.
    • Comentário:
      • Esta parte representa a resposta da família à restauração do filho. A alegria expressa é uma ilustração da alegria nos céus quando um pecador se arrepende e retorna a Deus (Lucas 15.7).

        O Texto Áureo de Lucas 15.24 nos oferece uma visão profunda da redenção e restauração que Deus oferece a todos os que se voltam para Ele em arrependimento sincero. A raiz grega das palavras amplifica o significado espiritual desses eventos e nos lembra da maravilhosa graça de Deus. Essa passagem é um lembrete poderoso da alegria e celebração que ocorre no céu quando um pecador se volta para Deus.


SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO 

2a feira – Gênesis 4.1-16 Dois irmãos, dois caminhos
3a feira – Gênesis 25.8 Isaque e Ismael sepultaram Abraão
4a feira – Gênesis 25.24-26 Esaú e Jacó: um conflito de gerações 5a feira – Gênesis 37.3 José, o filho predileto
6a feira – Lucas 15.38 Quando o filho do mesmo pai não é irmão Sábado – Provérbios 18.19 Evitando conflitos entre irmãos 

DINÂMICA LIÇÃO 06


Comentário de Hubner Braz

Título da Dinâmica: "Descobrindo a Herança do Pai"


Objetivo:

Explorar a ideia de aceitação, perdão e amor incondicional do Pai Celestial, destacando a lição de que todos somos igualmente amados por Ele.


Materiais Necessários:

  • Cartões com nomes de personagens bíblicos (por exemplo: Jacó, Esaú, José, Davi, Salomão, etc.)
  • Papel e canetas para os participantes.

Passos:

  • Introdução (5 minutos):
    • Apresente o tema "Existe Filho Predileto?" e explique que a dinâmica ajudará a compreender melhor a parábola do filho pródigo.
    • Faça uma breve introdução sobre a história de Jacó e Esaú, destacando a dinâmica de predileção entre os filhos.
  • Distribuição dos Personagens (5 minutos):
    • Distribua os cartões com nomes de personagens bíblicos entre os participantes. Cada pessoa será um personagem da história.
  • Diálogo em Duplas (10 minutos):
    • Peça aos participantes para formarem duplas. Cada dupla deve discutir como se sente em relação ao seu papel na história. Por exemplo, se alguém recebeu o personagem de Esaú, pode falar sobre seus sentimentos de ser "menos amado" ou "prejudicado".
    • Encoraje uma conversa aberta e honesta sobre as emoções que cada personagem pode ter experimentado.
  • Reflexão Individual (5 minutos):
    • Distribua papel e canetas para que os participantes escrevam brevemente sobre como se sentiram ao assumir o papel de um dos personagens. Eles podem compartilhar suas reflexões ou optar por manter privado.
  • Debriefing em Grupo (10 minutos):
    • Conduza uma discussão em grupo para compartilhar as reflexões. Pergunte aos participantes como se sentiram ao se identificarem com os personagens e se perceberam semelhanças com a parábola do filho pródigo.
  • Conclusão (5 minutos):
    • Conclua a dinâmica enfatizando que, assim como o Pai Celestial ama cada um de nós de forma incondicional, Ele também ama todos os seus filhos na história da Bíblia, independentemente de suas falhas.

Observações:

  • Certifique-se de criar um ambiente seguro e acolhedor para a discussão das emoções dos participantes.
  • Incentive a empatia e a compreensão mútua durante a dinâmica.
  • Reforce a mensagem de que todos somos igualmente amados e valiosos aos olhos de Deus.


OBJETIVOS 

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de:
- entender que os filhos são diferentes; cada um relaciona-se com o meio externo à sua própria maneira;
- compreender a necessidade de superar os conflitos existentes entre irmãos;
- evitar demonstrações de predileção por determinado filho, tratando os filhos com base no princípio da isonomia. 


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS 

Caro professor, para a lição de hoje, selecione imagens que mostrem pais e/ou mães privilegiando determinados filhos em detrimento de outros — é importante desenvolver a leitura imagética com seus alunos; uma imagem, às vezes, vale mais do que mil palavras. No decurso da aula, enfatize a importância da educação cooperativa na convivência entre irmãos, pois isto refletirá na fase adulta. 

Cláudio Duarte 


ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A HISTÓRIA DE DOIS IRMÃOS
1.1 O perfil do irmão mais moço
1.2. O perfil do irmão mais velho
2. UMA CASA E VÁRIOS CAMINHOS 2.1. Cada um com a sua história 

2.1.1. Ismael e seus dilemas
2.1.2. Isaque e as atenções dos pais
2.2. Traumas e mágoas
3. CONSELHOS AOS PAIS
3.1. Invista em uma educação pautada no companheirismo 3.2. Aceite seus filhos como eles são 


Palavra introdutória 

Pesquisas apontam para o aspecto natural do chamado filho predileto. Porém, há de se destacar que, quando os pais demonstram predileção por um de seus rebentos, os irmãos, quase invariavelmente, experimentam invejas e ciúmes, em menor ou maior grau, pois tais emoções, por via de regra, são fortalecidas nesse ambiente. Problemas entre irmãos não são exatamente uma novidade. 


Narrativas mitológicas de várias sociedades antigas trazem inúmeros casos de conflitos dessa natureza; dentre eles, destacamos: Remo e Rômulo (mito romano); Osíris e Set (mito egípcio); Thor e Loki (mito Nórdico) etc. A Bíblia, por sua vez, narra muitos casos de rivalidade fraterna, tais como: Caim e Abel; Ismael e Isaque; Esaú e Jacó; José e seus irmãos; Tamar e Amnom (filhos de Davi) etc. Seus dramas e dilemas, vivenciados no ambiente familiar, marcaram suas histórias.


Nesta lição avaliaremos, panoramicamente, alguns casos identificados no texto bíblico. 


COMENTÁRIO EXTRA


Comentário de Hubner Braz

Aspecto Natural do Filho Predileto:

  • A tendência de um pai ou uma mãe ter uma inclinação especial por um dos filhos é um fenômeno que ocorre em muitas famílias, e isso não é necessariamente prejudicial. É natural que haja afinidades e conexões diferentes entre pais e filhos, o que pode levar a uma proximidade maior com um deles. No entanto, é essencial que os pais estejam atentos para não demonstrar favoritismo de forma explícita, pois isso pode causar ressentimentos entre os irmãos.

Conflitos e Rivalidades Fraternas na História:

  • A narrativa bíblica está repleta de exemplos de rivalidade e conflitos entre irmãos, o que serve como um lembrete de que esses problemas não são exclusividade de uma época ou cultura específica. Desde Caim e Abel, vemos esse padrão repetido em várias famílias da Bíblia. Ismael e Isaque, Esaú e Jacó, José e seus irmãos, são apenas alguns exemplos emblemáticos.

Mitologia e Rivalidade Fraterna:

  • A presença de histórias mitológicas que abordam a rivalidade entre irmãos em diversas culturas antigas indica que esse tema é uma preocupação recorrente na humanidade. Os mitos de Remo e Rômulo, Osíris e Set, Thor e Loki, servem como reflexões simbólicas sobre os desafios enfrentados por irmãos em suas relações.

Invejas e Ciúmes:

  • É importante notar que a demonstração de predileção por um filho pode gerar sentimentos de inveja e ciúmes entre os irmãos. Essas emoções podem ser potencializadas pelo ambiente familiar, e é papel dos pais promover um ambiente de equidade e amor, onde cada filho se sinta valorizado e amado de maneira única.

Escritores Cristãos e a Importância da Harmonia Familiar:

  • Diversos escritores cristãos têm abordado a importância da harmonia e do amor entre os membros da família. Eles destacam que a reconciliação e o perdão são elementos essenciais para superar os conflitos e rivalidades, seguindo o exemplo de Jesus Cristo em promover a unidade e a paz entre os irmãos.

Conclusão:

  • Ao examinarmos as narrativas bíblicas e mitológicas, somos lembrados da universalidade dos desafios enfrentados pelas famílias em relação à rivalidade entre irmãos. A Palavra de Deus nos oferece não apenas os relatos dessas situações, mas também os princípios para lidar com elas de maneira sábia e amorosa, promovendo a paz e a unidade no seio familiar.


1. A HISTÓRIA DE DOIS IRMÃOS 

Na parábola do filho pródigo, encontramos alguns elementos importantes sobre o tema relacionamento entre irmãos.Lucas 15.11-32.Antes de avançarmos, no entanto, é importante destacar que esta narrativa alegórica não se propõe a transmitir ensinamentos relacionados à criação de filhos; antes, aponta para a salvação enquanto fruto da imensurável graça divina; por essa razão, em momento algum Jesus menciona o modo como esse pai tratava seus filhos antes da partida do mais novo. 


A Parábola do Filho Pródigo é assim introduzida: Um certo homem tinha dois filhos (Lc 15.11). Essa proposição foi motivada pelo embate travado entre o Mestre, os fariseus e os escribas — estes murmuravam o fato de Jesus assentar-se à mesa com publicanos e pecadores. O Salvador levou a discussão para o campo teológico, estabelecendo a diferença entre Lei e Graça: o irmão mais velho Simbolizando a mentalidade meritocrática da Antiga Aliança; e o irmão mais novo caracterizando a salvação pela graça na Nova Aliança. 


Independentemente do tipo de interação estabelecida entre esses dois irmãos, o mais novo deles representa as pessoas que se voltam para Deus mediante o arrependimento; enquanto o mais velho retrata os legalistas que Mantêm um relacionamento com o Pai baseado no ciclo “devoção — recompensa” (Lc 15.29). 


A despeito de o eixo principal da parábola ser a dispensação da graça, é possível analisar algumas questões presentes no texto, relativas à convivência entre irmãos: por que, afinal, vivendo debaixo de um mesmo teto, cada filho teve comportamentos tão diferentes? 


1.1 O perfil do irmão mais moço 

Nesta parábola de maneira inesperada, um rapaz pede ao seu pai a parte na herança que lhe cabe. Lucas 15.12; Deuteronômio 21.17. Diz o texto bíblico que, sem qualquer contra argumento, o filho tem seu pedido atendido. Tal cenário revela-nos um moço inquieto, inconformado com as restrições domésticas, ansioso e, sobretudo, inconsequente. 


De fato, ele não considerava o ambiente familiar agradável; a busca por uma terra longínqua indica o seu desejo de manter certa distância do pai. No entanto, por fim, o jovem de temperamento intempestivo, a quem Jesus nomeou de mais moço, depois de agir prodigamente e perder tudo quanto recebera, quebrantou-se e reconheceu os seus equívocos. Lucas 15.17. Ele estava disposto a, dali por diante, recomeçar de onde havia parado. 


Quando uma pessoa é tomada pelo engano da auto justificação e pelo ódio torna- se incapaz, mesmo fisicamente presente, de pertencer à casa paterna, de reconhecer seus verdadeiros irmãos, de alegrar-se quando a vida vence a morte e, principalmente, de reconhecer os atos graciosos do pai em seu favor. 


1.2. O perfil do irmão mais velho 

O coração do filho mais velho estava cheio de ódio, rancor, mágoas e frustrações. Lucas 15.29, em outras palavras, o irmão mais velho disse: Pai, não fui embora, não desobedeço às suas ordens, trabalho arduamente, e o senhor olha somente para esse seu filho ingrato? Dá tudo para ele, mas para mim nem um simples cabrito? Ele não reconhecia seus equívocos e buscava reconhecimento próprio. Diz o texto bíblico que, mesmo após a insistência do pai, ele não quis entrar em casa, reportando-se ao irmão, desdenhosamente, como esse teu filho. Esta pequena alocução permite-nos inferir que o jovem, sem fazer caso, rompeu com os vínculos paternos - e, quando alguém abandona as conexões do amor, passa a viver de aparências, assim como os fariseus e escribas da época de Jesus. Lucas 15.1. 


COMENTÁRIO EXTRA


Comentário de Hubner Braz


  • A Parábola do Filho Pródigo, embora não tenha como objetivo primário ensinar sobre a criação de filhos, nos oferece uma rica reflexão sobre o relacionamento entre irmãos e a dinâmica familiar. A narrativa serve como uma alegoria para destacar a imensurável graça divina na salvação.

O Embate Teológico:

  • A introdução da parábola é motivada pelo conflito entre Jesus, fariseus e escribas, que questionavam o fato de Jesus se associar a publicanos e pecadores. Jesus, então, usa a história dos dois irmãos para ilustrar a diferença entre a mentalidade meritocrática da Antiga Aliança, representada pelo irmão mais velho, e a salvação pela graça na Nova Aliança, representada pelo irmão mais novo.

Perfil do Irmão Mais Moço:

  • O filho mais novo é retratado como um jovem inquieto, ansioso e inconsequente. Sua decisão de pedir a parte da herança e partir para uma terra distante revela sua insatisfação com as restrições do lar. Sua busca por independência o leva a agir de forma imprudente, resultando na perda de tudo o que recebeu. No entanto, ao reconhecer seus erros, ele demonstra que está disposto a recomeçar.

O Engano da Autojustificação:

  • A atitude do filho mais novo reflete o engano da autojustificação e a incapacidade de pertencer verdadeiramente à casa paterna. Sua busca pela independência o afasta da comunhão familiar e o impede de reconhecer a graça e os atos benevolentes do pai.

Perfil do Irmão Mais Velho:

  • O irmão mais velho, por sua vez, é caracterizado pelo coração cheio de ódio, rancor, mágoa e frustração. Ele se sente injustiçado ao ver o pai demonstrar graça ao irmão mais novo. Sua busca por reconhecimento próprio o impede de reconhecer seus próprios equívocos e o mantém preso à mentalidade meritocrática.

A Ruptura dos Vínculos Paternos:

  • Ao se referir ao irmão de forma desdenhosa como "esse teu filho", o irmão mais velho revela a ruptura dos vínculos paternos e o distanciamento emocional. Essa atitude reflete a vivência de aparências, algo semelhante ao comportamento dos fariseus e escribas da época de Jesus.
  • A Parábola do Filho Pródigo nos oferece uma poderosa reflexão sobre os relacionamentos familiares, destacando a importância de reconhecermos nossos próprios equívocos e de acolhermos a graça de Deus, que transcende qualquer mentalidade meritocrática. A narrativa nos lembra da necessidade de reconciliação e amor entre irmãos, independentemente das diferenças e conflitos que possam surgir.


SUBSÍDIO 1.2 

Quando uma pessoa é tomada pelo engano da autojustificação e pelo ódio torna-se incapaz, mesmo fisicamente presente, de pertencer à casa paterna, de reconhecer seus verdadeiros irmãos, de alegrar-se quando a vida vence a morte e, principalmente, de reconhecer os atos graciosos do Pai em seu favor. 


2. UMA CASA E VÁRIOS CAMINHOS 

A escolha dos pais por determinado filho — seja manifesta em palavras ou atitudes — pode produzir cisões históricas, como no caso dos irmãos Ismael e Isaque e Jacó e Esaú. Nesta conhecida trama bíblica, ofensas não perdoadas na infância permaneceram ativas na juventude, foram potencializadas na fase adulta, vindo a provocar danos irreparáveis às famílias envolvidas. 


Mais do que fornecer orientações práticas aos pais quanto à criação de filhos, pretendemos fazê-los compreender a importância de promover a comunhão entre os irmãos. Há muitas pessoas que, mesmo na igreja, alimentam ódios passados; deste modo, é preciso aprender a liberar o perdão histórico a quem, de algum modo, nos ofendeu, assim como Jesus o fez em relação aos samaritanos (Jo 4.1-30). 


2.1. Cada um com a sua história 

A história de Ismael e Isaque é emblemática, pois revela como o ódio pode nascer e crescer no contexto familiar. Vejamos a seguir. 


2.1.1. Ismael e seus dilemas 

O contexto do nascimento de Ismael foi marcado por aflições e conflitos. Gênesis 21.14- 21, enquanto que o de Isaque foi caracterizado por banquetes, festas e risos. Gênesis 21.1- 13. Eis os dramas de Ismael: o filho de uma serva contempla sua mãe sendo maltratada por sua senhora, Sara. 


Tendo sido expulso da casa de seu pai, o rapaz viu sua mãe quase morrer no deserto. Mesmo sendo o primogênito biológico de Abraão, o jovem foi deserdado. Ismael carregou esses dilemas dentro do seu coração por toda vida. 


2.1.2. Isaque e as atenções dos pais 

O nascimento de Isaque foi aguardado com grande expectativa, pois ele representava a concretização de uma poderosa promessa Gênesis 12.1-13. Não é de se estranhar, deste modo, que todas as atenções de Abraão e Sara estivessem voltadas para o menino. 


Na idade adulta, Isaque casou-se com Rebeca Gênesis 24.58-67. Ele herdou todos os bens de Abraão, quando este morreu. Gêneses 25.5. Do relacionamento com Rebeca, nasceram-lhe Esaú e Jacó Gênesis 25.24-26. Em função das tramoias de Jacó, Esaú tornou-se seu inimigo. Gênesis 27. 


2.2. Traumas e mágoas 

Gênesis 25.8,9 é a única bíblica que menciona um reencontro entre Isaque e Ismael, desde que ele fora expulso da casa de seu pai. Este é exatamente o dia do sepultamento de Abraão, ou seja, décadas após Agar, a serva, partir da casa do patriarca para o meio de um deserto com um adolescente. 


Fico imaginando o filme que se passou na cabeça de Ismael e de Isaque neste dia: uma sepultura e duas histórias. As mágoas de Ismael, de certa forma, foram somadas às mágoas de Esaú - após o desentendimento com seus pais, este filho de Isaque, para aborrecer seus pais, casou-se com descendentes de Ismael. Gênesis 28.6-9. Houve, na realidade, um somatório de rancores históricos. 


COMENTÁRIO EXTRA


Comentário de Hubner Braz
  • A escolha dos pais por determinado filho, mesmo que não seja explicitamente declarada, pode ter um impacto significativo nas dinâmicas familiares, como vemos nos casos dos irmãos Ismael e Isaque, e Jacó e Esaú. Essas histórias bíblicas destacam como ofensas não perdoadas na infância podem gerar conflitos duradouros, resultando em danos irreparáveis às famílias.

Base Bíblica: Gênesis 16.1-16; Gênesis 21.1-21; Gênesis 25.19-34

Promovendo a Comunhão entre Irmãos:

  • A lição busca não apenas orientar os pais na criação de filhos, mas também enfatiza a importância de promover a comunhão entre irmãos. Muitas pessoas, mesmo na igreja, carregam ódios do passado, e é essencial aprender a liberar o perdão histórico, assim como Jesus fez em relação aos samaritanos (João 4.1-30).

Base Bíblica: João 4.1-30

Ismael e Isaque:

  • A história de Ismael e Isaque ilustra como o ódio pode surgir e se desenvolver no seio da família. Ismael, filho de uma serva, testemunhou a opressão de sua mãe por Sara e foi eventualmente expulso da casa de seu pai, carregando esse trauma consigo ao longo da vida.

Base Bíblica: Gênesis 16.1-16; Gênesis 21.1-21

Isaque e as Atenções dos Pais:

  • Isaque, por outro lado, foi recebido com grande expectativa, sendo considerado a concretização de uma promessa poderosa. Ele recebeu toda a atenção de Abraão e Sara. Na idade adulta, casou-se com Rebeca, herdou os bens de Abraão e teve dois filhos, Esaú e Jacó. Por conta de manobras de Jacó, nasceu uma rivalidade entre os irmãos.

Base Bíblica: Gênesis 24.58-67; Gênesis 25.5; Gênesis 25.24-26; Gênesis 27

Traumas e Mágoas:

  • O encontro entre Isaque e Ismael, no dia do sepultamento de Abraão, representa décadas de separação e ressentimento. Imaginamos as emoções que surgiram naquele momento, com uma sepultura e duas histórias distintas. As mágoas de Ismael se somaram às de Esaú, que por descontentamento com seus pais, casou-se com descendentes de Ismael, intensificando o ciclo de ressentimentos.

Base Bíblica: Gênesis 25.8,9; Gênesis 28.6-9

  • As histórias de Ismael e Isaque, assim como de Esaú e Jacó, nos lembram da importância de lidar com conflitos familiares e de buscar a reconciliação. O perdão e a liberação de ressentimentos são essenciais para manter a comunhão entre irmãos e para evitar que mágoas do passado contaminem as relações presentes e futuras. Esses relatos bíblicos nos convidam a refletir sobre a forma como lidamos com as relações familiares e a importância de promover a paz e o perdão.

Base Bíblica: Gênesis 16.1-16; Gênesis 21.1-21; Gênesis 25.19-34; João 4.1-30; Gênesis 24.58-67; Gênesis 25.5; Gênesis 25.24-26; Gênesis 27; Gênesis 25.8,9; Gênesis 28.6-9


3. CONSELHOS AOS PAIS 

Muitos profissionais da educação infantil têm-se dedicado aos estudos da rivalidade fraterna (conflitos entre irmãos). Pesquisas comprovam que o relacionamento entre irmãos adultos são, na verdade, reflexo do ambiente familiar cultivado na infância; outros sinalizam, ainda, que as crianças estão mais propensas a tornarem-se vítimas de abuso por parte de um irmão do que por qualquer outro membro da família. 


Independentemente dos resultados das pesquisas, sabe-se que, para estabelecer relacionamentos profundos e duradouros, é necessário haver, no mínimo, afinidade entre os envolvidos. Sendo assim, pergunto: o que os pais podem fazer tanto para evitar conflitos quanto para promover a comunhão entre seus filhos? 


SUBSÍDIO 3 

Os pais sempre esperam que seus filhos desenvolvam relacionamentos saudáveis
entre si; não obstante, tal comportamento não nasce pronto. Embora muitos afirmem que seus rebentos se dão muito bem, a realidade costuma ser bem diferente: em boa parte do tempo, irmãos e irmãs estão envolvidos em conflitos. 


3.1. Invista em uma educação pautada no companheirismo 

De acordo com Judith Dunn, especialista em desenvolvimento sócio emocional e sociocognitivo da criança e ex-professora de Psicologia no King's College (Londres), os irmãos competem pela atenção dos pais desde a primeira infância e, mesmo na fase adulta, esta competição tende a continuar. 


Por essa razão, segundo a psicóloga, é importante desenvolver uma educação pautada no companheirismo e na cumplicidade, pois, com o passar dos anos, tal comportamento tende a consolidar-se. 


3.2. Aceite seus filhos como eles são 

Não se deve, na condição materna e/ou paterna, utilizar frases depreciativas ou fazer comparações entre filhos: “Fulano é o orgulho da família, mas Beltrano é a ovelha negra.”. Abaixo destacamos alguns comportamentos adotados em muitas famílias:

- há casos em que os pais esperavam por um filho homem, mas, ao nascer uma menina, rejeitam-na (mesmo que veladamente); 

- algumas vezes um filho passa a desfrutar de posição privilegiada dentro de casa, pelo fato de ter optado pela mesma profissão do pai, enquanto o outro que resolveu seguir uma carreira diferente é tratado com desdém. Não importam quais sejam os temperamentos dos seus filhos ou o modo como eles agem diante das grandes questões da vida; todos são, indistintamente, heranças do Senhor. Salmos 127.3,4. Deste modo, é de extrema importância que os pais fiquem atentos ao modo como tratam sua maior riqueza (Ef 6.4; Cl 3.21). Aprenda a lidar com suas características e crie condições favoráveis para que todos sejam como flechas na mão do valente, isto é, para que todos sejam lançados para uma vida vitoriosa na presença de Deus. 


COMENTÁRIO EXTRA


Comentário de Hubner Braz

3.1. Invista em uma educação pautada no companheirismo:

  • A orientação de Judith Dunn ressalta a importância de promover um ambiente de cooperação entre irmãos desde a infância. O fato de irmãos competirem pela atenção dos pais é uma dinâmica comum, e é crucial que os pais incentivem a colaboração e o companheirismo entre os filhos. Essa atitude, ao longo do tempo, tende a solidificar laços fraternos.

Base Bíblica: Provérbios 27.17; Filipenses 2.3-4

3.2. Aceite seus filhos como eles são:

  • Este ponto destaca a importância de os pais aceitarem e amarem seus filhos incondicionalmente, sem fazer comparações depreciativas entre eles. Cada filho é uma dádiva de Deus, e suas características individuais devem ser valorizadas. Não importa a diferença de temperamento ou escolhas de vida, todos são heranças do Senhor e merecem ser tratados com amor e respeito.

Base Bíblica: Salmos 127.3-4; Efésios 6.4; Colossenses 3.21

Conclusão:

  • A orientação dada aos pais nestes conselhos é de suma importância para o cultivo de relacionamentos saudáveis entre os filhos. Investir no companheirismo desde cedo e aceitar cada filho como um presente único de Deus são princípios que promovem a união e a harmonia familiar. Ao seguir esses ensinamentos, os pais contribuem para o desenvolvimento de uma atmosfera de amor e respeito, onde cada filho é encorajado a trilhar o seu caminho na presença de Deus.

Base Bíblica: Provérbios 22.6; Efésios 6.4; Colossenses 3.21


CONCLUSÃO 

Como tratar pessoas diferentes da mesma maneira? Como usar de isonomia em um contexto plural? Para estabelecer regras iguais para todos e, ao mesmo tempo, não anular as especificidades de cada indivíduo precisamos de sabedoria e discernimento. Tal capacidade é fruto da maturidade e da ação do Espírito Santo em nós. Portanto, ore em prol de cada filhos. 1 Tessalonicenses 5.17. A melhor receita continua sendo o amor, o companheirismo e a igualdade no tratamento com os filhos. O ambiente de competição deve ser substituído pelo ambiente da cooperação mútua. 


COMENTÁRIO EXTRA


Comentário de Hubner Braz

    A conclusão destaca a importância de tratar cada filho de maneira justa e equitativa, reconhecendo ao mesmo tempo suas individualidades.

  • Tratar pessoas diferentes da mesma maneira:
    • Esse desafio é apresentado como uma busca pela isonomia, ou seja, tratar de forma justa mesmo diante da diversidade de personalidades e necessidades. A sabedoria e o discernimento são apontados como essenciais para alcançar esse equilíbrio, e são vistos como frutos da maturidade e da orientação do Espírito Santo.
  • Base Bíblica: Tiago 3.17; Colossenses 1.9
  • O papel da oração:
    • O texto ressalta a importância da oração pelos filhos, reconhecendo que interceder por eles é uma prática que pode trazer discernimento e orientação divina para os desafios da educação e do relacionamento entre irmãos.
  • Base Bíblica: 1 Tessalonicenses 5.17; Tiago 1.5
  • A receita do amor, companheirismo e igualdade:
    • A conclusão reitera a premissa de que o amor é a base fundamental para a convivência harmoniosa entre os filhos. Além disso, destaca a importância do companheirismo e da igualdade no tratamento, respeitando as particularidades de cada filho.
  • Base Bíblica: Efésios 5.2; Filipenses 2.1-4
  • Substituir competição por cooperação:
    • A última parte enfatiza a necessidade de substituir a dinâmica competitiva entre os irmãos por uma abordagem de cooperação mútua. Isso implica encorajar o apoio e a colaboração entre eles, em vez de alimentar rivalidades e comparações.
  • Base Bíblica: Filipenses 2.3; 1 Coríntios 12.25-26

    A conclusão destaca a centralidade do amor, do companheirismo e da igualdade, oferecendo uma perspectiva bíblica valiosa sobre como os pais podem promover relações saudáveis e edificantes entre os filhos.


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO 

1. Cite algumas diferenças entre o nascimento de Ismael e Isaque: 

R.: O contexto do nascimento de Ismael foi marcado por aflições e conflitos (Gn 21.14- 21), enquanto o de Isaque foi caracterizado por banquetes, festas e risos (Gn 21.1-13). 


SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Clique aqui para Download das:

SUBSÍDIOS DAS REVISTAS – 4º Trimestre De 2023
| CLIQUE E ACESSE |

---------------------------------------------------------

ESSES ARTIGOS VÃO TE AJUDAR MUITO NA EBD:

(1) ESCALA DE PROFESSORES EM PDF - ESCOLA DOMINICAL

Acesse nossos grupos, clique, entre e tenha mais conteúdo:

Muito conteúdo sem sobrecarregar seu celular.
Acesse mais Conteúdo pelo Telegram
Mais conteúdo pelo WhatsApp
Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta Voluntária pelo

PIX/e-mail: pecadorconfesso@hotmail.com
ou PIX/Tel: (15)99798-4063 ou PicPay: @pecadorconfesso

Seja um parceiro desta obra.

“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)

---------------------------------------------------------

SEJA UM PROFESSOR DA EBD PREPARADO NO ENSINO. LEIA OS ARTIGOS:

(1) CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSOR DA EBD - ESCOLA DOMINICAL
#ACERVO DE 900 MIL LIVROS EM PDF - ENCONTRE O QUE PROCURA

---------------------------------- 

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site: Nos abençoe e incentive está obra que demanda tempo com uma oferta voluntária pelo PiX/TEL (15)99798-4063 ou (pix/email) pecadorconfesso@hotmail.com – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”


COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,17,2º Trimestr,1,2º Trimestre,120,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,81,Adolescentes,24,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,126,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,18,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,39,Batalha Espirítual,31,Batismo,12,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,154,Betel Adulto,89,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,12,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,10,Céus,7,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,479,CPAD Adolescentes,64,CPAD Jovem,120,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,13,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,23,Doutrinas Fundamentais,34,Download,82,Download Livros e E-books,145,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,716,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,907,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,210,Estudos Bíblicos,506,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,49,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,13,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,229,Jovens,186,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,411,Lições Bíblicas da CPAD,587,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,12,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,70,Notícias Gospel,217,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,8,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,4,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,24,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,71,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,57,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,97,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,20,Salvador,13,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,4,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,7,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,94,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,3,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 05 - Existe Filho Predileto? | 4º Trimestre de 2023 | Central Gospel
Lição 05 - Existe Filho Predileto? | 4º Trimestre de 2023 | Central Gospel
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKfZWMOp1pkk7uU19shEnx4Y7HmkXdziXCq_9ovWFOc032VWIc_uWb9Ey_-M0ZQF5LUZTRoaHnhoPPNaxoujcnxrjdDoiSKIQlXV_X6hpobdOjlW0RZIcry1_sVlj0JnbHCsd0jfeKuNDJXEFJhru512FPwl7XbBBogIy5wV1UEFTecsKg39v37rIHmfJB/w640-h360/LIC%CC%A7AO%2005%20-%20REVISTA%20N%C2%BA%2071%20LIC%CC%A7O%CC%83ES%20DA%20PALAVRA%20DE%20DEUS%20PROFESSOR%20-%20ALUNO%20-%20RESTAURANDO%20A%20VISA%CC%83O%20FAMILIAR-pdf.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKfZWMOp1pkk7uU19shEnx4Y7HmkXdziXCq_9ovWFOc032VWIc_uWb9Ey_-M0ZQF5LUZTRoaHnhoPPNaxoujcnxrjdDoiSKIQlXV_X6hpobdOjlW0RZIcry1_sVlj0JnbHCsd0jfeKuNDJXEFJhru512FPwl7XbBBogIy5wV1UEFTecsKg39v37rIHmfJB/s72-w640-c-h360/LIC%CC%A7AO%2005%20-%20REVISTA%20N%C2%BA%2071%20LIC%CC%A7O%CC%83ES%20DA%20PALAVRA%20DE%20DEUS%20PROFESSOR%20-%20ALUNO%20-%20RESTAURANDO%20A%20VISA%CC%83O%20FAMILIAR-pdf.webp
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2023/10/licao-5-existe-filho-predileto-4.html?m=0
https://www.pecadorconfesso.com/?m=0
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2023/10/licao-5-existe-filho-predileto-4.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy