A crítica de Hank Hanegraaff a Bíblia de Estudo DAKE

 
           Pessoal segundo o amigo Andre Santos pesquisou, verificou que a Biblia Dake é pra ser contestada. Depois desta analise gostaria de saber a sua opnião.

           A CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus notificou nos últimos dias em seus principais periódicos a edição e publicação em breve da mais nova bíblia de estudo em língua portuguesa, direcionada a pastores, pregadores, professores e estudiosos das escritura de uma forma geral. Trata-se da Bíblia Anotada Dake (BAD) resultado do trabalho de 100 mil horas de labor durante 43 anos de um teólogo da Assembléia de Deus dos EUA Finnis Jennings Dake (1902-1987).
             A BAD disponibiliza notas orientadas pelo método dispenssasionalista elaboradas em tabelas com as respectivas eras, bem como comentários bíblicos, atlas, dicionário, concordância completa, livros de tópicos variados, síntese bíblica, doutrinas, estudos proféticos e outros recursos adicionais que incluem quase 9 mil subtítulos informativos que dividem o texto e fornecem uma sinopse de todos os livros da bíblia.

           A BAD brinda seus leitores com mais de 8 mil títulos, uma grande variedade de tópicos e 2 mil ilustrações, incluindo nos livros de Daniel e Apocalipse.

           Embora a BAD seja uma ferramenta de utilidade indescritível pelos muitos recursos que dipôe, a mesma enfrenta em solo americano as mais variadas manifestações , tanto de aprovação quanto de reprovação. Os mais polêmicos críticos americanos apontam a BAD como "um dos mais populares compêndios de heresias" já publicado nos EUA, além de reputar F. J. Dake como um dos principais pensadores que influenciaram os pensamentos fantasiosos de pregadores do movimento da fé e da prosperidade como Benny Hinn.

           Um dos grandes críticos da teologia de Dake é o renomado escritor, palestrante e diretor do Instituto Cristão de Pesquisas nos EUA, Hank Hanegraaff, e o que mais incomoda é o fato de suas declarações estarem presentes em um dos livros mais vendidos pela CPAD, o livro Cristianismo em Crise.

            A crítica de Hank Hanegraaff em "Cristianismo em Crise" a Bíblia DAKE

          No livro "Cristianismo em Crise", Dake é apresentado como um dos principais disseminadores de interpretações falaciosas e fantasiosas que influenciaram uma gama de "curandeiros" do Movimento da Fé, como Benny Hinn. Na pg. 278 (da 1ª. edição impressa pela Casa), Hanegraaff faz menção de um dos livros escritos por Dake, intitulado "Plano de Deus para o Homem", no qual Dake se refere aos germes causadores de enfermidades patológicas como "agentes materiais de satanás", e que "nenhuma droga é capaz de curar qualquer enfermidade" e que "qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos".

           Segundo Hanegraaff, na pg. 327, Dake teria feito interpretações do texto bíblico no mínimo fantasiosas em sua bíblia de estudo ao afirmar que Deus "possui um corpo como o de qualquer um de nós", e que Deus "come, descansa e habita em uma mansão num planeta material chamado céu". Como se não bastasse, Hanegraaff registra ainda que Dake, nas primeiras páginas do Novo Testamento de sua bíblia anotada teria registrado que "Cristo tornou-se o Ungido, ou Messias apenas 30 anos depois de seu nascimento".

          Ainda segundo Hanegraaff em "Cristianismo em Crise", os pensamentos e interpretações de Dake não teriam apenas influenciado Benny Hinn no que diz respeito às questões de enfermidades e sofrimentos, mas também a outras questões exóticas tomadas por Hinn como fatos, como por exemplo, em relação ao domínio de Adão sobre os animais no que diz respeito as possibilidades que o homem possuía motivadas pelo "domínio" que exercia, tal como voar, dentre outras.

          No Twitter já começaram as primeiras manifestações sobre as heresias da Bíblia Anotada Dake direcionadas a CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus.

O que o Andre Santos tem a dizer:
Dentre as "principais" heresias de Finis Jennings Dake ele citou apenas quatro:

1ª - Dake ensina que Deus "mora em uma mansão em uma cidade situada em um "plano material" (planeta) chamado Céu.
2ª - Dake nega o atributo divino da "Onipresença", ou seja; ele acredita e ensina que Deus não tem a condição exclusiva de "estar em dois lugares ao mesmo tempo".
3ª - F. J. Dake chega ao absurdo de "quase" negar a Divindade de Cristo.
4ª - Dake equipara Deus com o homem ao ponto de dizer que o Todo-Poderoso usa roupas, come, descansa, faz caminhadas, passeios entre outras atividades

          O que podemos ver é que cada pessoa tem uim ponto de vista diferente, e temos que estar de acordo com que está escrito nas Sagradas Escrituras, as interpretações de pastores renomados são de rica relevância no ministerio pastoral, mais temos que tomar ciuidado e reter o bem.

Hubner Braz
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Milhões de Confessos:

  1. Graça e paz!

    Tenho acompanhado alguns dos seus escritos, vi que é um leitor assíduo e estudioso da palavra de Deus.

    Acredito que visitando sempre o seu blog, aprenderei bastante, além de ficar atualizada.

    Abraços e
    obrigada
    por comentar
    o meu poema

    Chris Amag

    ResponderExcluir
  2. a paz olha a respeito de f j dake eu estudo esta bíblia e ate agora eu estou gostando ele tem seus pensamentos voçe tem o seu eu tenho o meu
    basta cada um estudar e reter o bem deixar as coisas erradas para la

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.