Valor


          Dizia Clemenceau a um grupo de ouvintes. "Quando morrer quero ser enterrado de pé, para que conserve minha cabeça acima do coração e o meu coração acima do ventre"

          E não fazia Clemenceau mais que propor para si o estabelecimento de uma hierarquia de valores. A cabeça, a inteligência, o saber. O coração, a virtude, o sentimento... O ventre, o alimento, as necessidades materiais...

          Não pretendemos julgar a hierarquia estabelecida acima, porém todo o mal do mundo pode ser resumido na distorsão e deformação de serviço bem aproveitadas.

          Não vale o homem pelo que possui, mais pelo que é. Não vale o homem pelo que conhece, mas pelo grau de serviço que presta aos outros e à comunidade, com os conhecimentos de que dispõe. Não vale o homem pela qualidade de força que detém em suas mãos, mas pelo seu uso no avanço do bem e da verdade.

          "Os homens", dizia Michel Quoist, "desejam estar quase sempre no tempo e no espaço onde não estão", no entanto, "para que o homem tenha êxito, a humanidade tenha êxito, cada homem deve estar o mais perfeitamente possível presente em seu lugar".

          Não é o posto que ocupamos que importa, mas antes a perfeição e intensidade de nossa presença, e é assim que apreciamos o valor de um homem.

Jesus disse: "Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês." (Lc:12.33-34)

O escritor aos Hebreus vai muito além e diz: "Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura."(Hb: 13.14)

Até a proxima...

Hubner Braz
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.