Milênio e as Doutrinas Milenistas.


           Inicio o QUARTO estudo escatológico neste mês de Abril, iria iniciar em maio, mas algo me incomondou. Pois bem, e é o capítulo 20 de Apocalipse que vamos dá início do estudo sobre o milênio e a ressurreição dos mortos. Parece difícil negar a idéia de “milênio”, pois a expressão “mil anos” é citada várias vezes em Ap 20.3-7. Em virtude da diversidade de interpletações deste texto, surgem três correntes milenistas.

          A primeira é o Amilenismo, segundo esta corrente a vinda se dará “sem” ou “independentemente” do milênio. É um sistema baseado em negativas. Eles afirmam que o texto que baseamos é cheio de símbolos e de figuras e não tem fundamento essa idéia milenar. O Amilenismo ensina que haverá um desenvolvimento paralelo e contemporâneo do bem e do mal (Semelhante ao pensamento do Zoroastrismo) isto é, do reino de Deus e do reino de Satanás até a volta de Cristo, ocasião em que se dará a ressurreição final e jugamento e logo em seguida será estabelecida a ordem eterna das coisas – o Reino perfeito de Deus.

          Para os amilenistas, o milênio é apenas um símbolo do período que se situa entre a encarnação e a volta de Cristo.

          A segunda é o pós-milenismo, onde diz que o milênio está ocorrendo nessa dispensação do Evangelho, ao fim da qual, Cristo voltará. Há duas espécies de pós-milenistas: o primeiro chama-se de Afirmação da primeira, e o sugundo Afirmação Discordante. O número de adeptos desta corrente teológica atualmente é bem menor, apesar de no passado ter sido apoiada por grandes vultos da Teologia.

          A terceira é o pré-milenista, que crê que Jesus vem pessoalmente à terra exercer o juízo sobre o mundo, mas primeiro estabelecerá o seu reino milenário, como uma pré-condição para o juízo que acontecerá no fim do Milênio. Quando Cristo vier, ocorrerá a ressurreição de todos os crentes mortos, os quais juntamente com os crentes vivos serão arrebatados até as nuvens e, depois de um certo período de tempo, voltarão à terra com Cristo que então estabelecerá o seu reino milenário. Nesse período os salvos reinarão espiritualmente com Cristo e a Igreja será fortalecida com a presença visível de Cristo e dos milhões de crentes ressurretos. Satanás estará preso e o bem prosperará de tal modo que haverá praticamente uma extirpação do mal e paz haverá sobre a Terra.

          Depois dos mil anos Satanás será derrotado e será o fim da ordem mundial. Então haverá o Juízo Final e terá início a ordem eterna das coisas. Há uma grande variedade de correntes pré-milenistas, no entando, as mais antigas e difundidas são designadas por: pré-milenismo histórico e pré-milenismo dispensacionalista.

          O texto foi longo, e apesar de ser um resumo, quero concluir com está observação: “A expressão “mil anos” não pode ser figurada, porque então tudo que há no texto teria que ser figurado também, inclusive Satánas, ressurreição, etc., e isso seria uma incoerência pois contraria outros textos bíblicos que afirmam as realidades dos referidos fatos.

          Que Deus abençoe a sua vida e revele os mistérios do Seu Trono a ti.

          Hubner Braz
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

10 Milhões de Confessos:

  1. "A terceira é o pré-milenista, que crê que Jesus vem pessoalmente à terra exercer o juízo sobre o mundo, mas primeiro estabelecerá o seu reino milenário, como uma pré-condição para o juízo que acontecerá no fim do Milênio. Quando Cristo vier, ocorrerá a ressurreição de todos os crentes mortos, os quais juntamente com os crentes vivos serão arrebatados até as nuvens e, depois de um certo período de tempo, voltarão à terra com Cristo que então estabelecerá o seu reino milenário. Nesse período os salvos reinarão espiritualmente com Cristo e a Igreja será fortalecida com a presença visível de Cristo e dos milhões de crentes ressurretos. Satanás estará preso e o bem prosperará de tal modo que haverá praticamente uma extirpação do mal e paz haverá sobre a Terra."

    Concordo com este ponto de vista.
    Creio que seremos arrebatados antes da grande tribulação e o juízo final vai ser somente depois do milênio.

    Deus te abençõe!

    Em Cristo,
    Elton Morais
    (http://elton-morais.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Elton,

    Eu também creio no pré-milenismo.

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Hub, eu já fui um pré-milenista convicto...

    Mas depois que eu comecei a estudar o livro do apocalipse e descobri que ele foi escrito não visando um futuro longícuo mas sim, visando o contexto da igreja naqueles tempos e que a temática literário do livro era classificada no contexto da apocalíptica judaica, que por característa principal é ter uma linguagem simbólica, figurada e mitológica, eu virei um "pró-milenista"...quer dizer, seria muito bom que Jesus governasse mesmo toda a terra junto com os crentes agora redimidos e perfeitos.

    Mas uma questão me intriga: como será a vida dos que estiverem vivos na época do milênio e não forem cristãos redimidos? Será que a inquisição estará de volta para deixar todo mundo na linha?

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Hubner!

    Ainda que não me sigas, há um presente no meu blog que quero partilhar contigo... dessa forma quero que participes da minha alegria... se o desejares leva-o... ficaria muito feliz...!!!

    Um beijo.

    Alma Inquieta.

    ResponderExcluir
  5. E eu da minha parte até hoje não entendi o Apocalipse rsrsrs. Abraço, muito instrutivo o texto.

    ResponderExcluir
  6. AMIGOS CONFRATERNOS;

    INFORMO QUE POR NECESSIDADE FINANCEIRA, TEREI QUE ME DESFAZER DO MEU COMPUTADOR, POR ESTE MOTIVO ME AUSENTAREI POR ALGUM TEMPO DESTA E DAS SALAS DOS NOSSOS CONFRATERNOS; ESPERO QUE COMPREENDAM ESTE MEU MOMENTO.

    ESPERO MUITO EM BREVE VOLTAR COM FORÇA TOTAL E COM NOVAS POESIAS.

    CONTINUAREI ME DEDICANDO A POESIA, JÁ RESERVEI UM CADERNO, ONDE ESTOU ESCREVENDO MAIS POESIAS.

    FORTE ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  7. Olá Edu M.

    No fundo você é um Pré-milenista.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Alma Inquieta...

    De tanta inquietude, estou de seguindo.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Isa,

    Você precisa de um professor escatológico, eu me candidato a vaga... Hehehehe

    Abrçsss

    ResponderExcluir
  10. Jair,

    Estaremos te ajudando em que precisar... afinal isso aqui é um blog comunitário também.

    Orarei por você para que em breve esteja comentando nos blog's.

    Abraços amigão

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.