O que é Agradável aos Ouvidos, pode ser Desagradável ao Paladar - Confissões Contra o Movimento Palavra da Fé

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. (2 Timóteo 4.3,4) – Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. (Tito 2.1)

Ligue a TV e percorra os canais, não vai demorar muito para que você encontre os evangelistas do Movimento Palavra da Fé, também conhecido como pregadores da fé ou mestres da prosperidade pedindo para você enviar a sua "semente" um "voto de fé" ou uma "oferta de fé" e Deus derramará chuva de bênçãos que inclui riquezas, saúde e felicidade.
Atualmente o Movimento Palavra da Fé é uma mensagem muito popular, cheia de emocionalismo e agradável aos ouvidos. Hoje as pessoas gostam de ouvir que eles nasceram para ser próspero e ter uma vida longa sem lidar com doenças, pobrezas e problemas pessoais.
A fé evangélica é sem dúvida a mensagem mais atraente sendo pregado nos dias de hoje, ou poderia dizer que é a mensagem mais atraente em toda a história da igreja. Em suma, o Movimento Palavra da Fé crê e ensina, entre outras coisas, que...
A fé é uma força que pode ser manipulado por meio de palavras para criar uma realidade sobrenatural de saúde e riqueza.
Deus tem proporções humanas e criou o homem à sua imagem física e por isso são "semi-deuses”.
Jesus Cristo deu a Sua divindade e se fez homem, morreu espiritualmente, tomou a natureza de Satanás, ou seja, o pecado sobre Si, foi para o inferno, nasceu de novo, e ressuscitou dentre os mortos com a natureza de Deus.
É um pecado não ter fé, por isso que és doente e pobre.
A saúde é garantida através da expiação de Cristo.
O que preocupa, é a rapidez crescente do movimento Palavra da Fé, que sem freios tem propagado em todo o mundo o evangelho do “fala e exija”. A ponto de existir dois precursores distintos, embora profundamente ligados: O primeiro, é o P.P. Quimby, ele é considerado o pai do Novo Pensamento, mais conhecido como o Movimento das Possibilidades Positivas. O segundo, é E. W. Kenyon, que fez uma combinação simples e agradável para os cegos espirituais, misturando o cristianismo ortodoxo com o misticismo de Quimby, assim tornando-se o pai do moderno MPF.
O Movimento Palavra da Fé tornou-se o emblema de todas as igrejas neopentecostais, e o pior é que elas têm avançado ferozmente contra as doutrinas pentecostais, atraindo muitas ovelhas das igrejas tradicionais prometendo tudo que agradam a elas.
As ovelhas ficam com olhos arregalados, brilhando de tanto ouvirem as falsas promessas de que sempre terão pastos verdejantes, onde não passarão fome, sede e nem terás que preocupar com doenças porque não existirá, pois gozarás de plena Paz.
A evidência do crescimento rápido desta corrente enganosa está nas prateleiras das lojas em geral, editoras, gravadoras, livrarias e bibliotecas, que vendem e produzem toneladas de livros, manuais, “Bíblias de Estudos”, DVDs, CDs, filmes e até grifes. Todos estes aparatos são responsáveis no financiamento deste movimento, a quantidade de dinheiro que circula entre eles é incalculável.
Hoje em dia, muitos crentes têm como manual de vida as obras desses divulgadores da Fé. Conheço um amigo, morador de Sorocaba-SP, que foi atraído ouvindo as palavras agradáveis que saiam dos ministros da fé, ele mesmo se demitiu da empresa, pegou todo o dinheiro da rescisão e doou seu valor total para a IURD, só porque a mensagem que o pastor local pregava exigia que entregasse uma semente de fé, ou seja, não basta ouvir, tem que também provar.
Infelizmente, ao passar do tempo. O seu paladar provou o gosto amargo do arrependimento. Ele percebeu que nada adiantou dar o dinheiro. Mesmo ele seguindo a cartilha na ponta da língua, determinando a sua vitória, e outras recomendações do ministro, ele não conseguiu realizar seu sonho de abrir seu próprio negocio e prosperar multiplicando em cem vezes aquela sementinha de 30 mil reais que tinha doado. Hoje ele vive a mercê da pobreza, sendo sustentado pela pensão da mãe que é aposentada.
Pra terminar deixarei um trecho da Confissão Negativa de Jesus “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8.20). Nessa, nem os MPF esperavam.
Este é um fragmento da Tese que estou desenvolvendo sobre este Movimento que vem iludindo a muitos. No próximo mês postarei mais assuntos sobre o mesmo. E a próxima postagem voltarei com as confissões românticas e polemizadas. Afinal, confissões insanas é interatividade, cultura e informação.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

9 Milhões de Confessos:

  1. muito boa essa postagem, bem explicativa e contextualizada.. passa la tbm http://amandabaracho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. "confissões insanas é interatividade, cultura e informação." e que informação hein!
    Muito bom o texto, adorei

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu amigo, este Evangelho triunfalista e fantasioso que enchem os olhos das ovelhas, este evangelho tem deixado marcas em muita gente que não conhecem a verdade, o Evangelho que não firma ninguém na verdade, é lamentável!!!

    ResponderExcluir
  5. Amanda,

    Obrigado pela sua participação, estarei indo lá no seu blog NOW para ler e comentar obre seu último texto.

    Me aguarde!!!

    ResponderExcluir
  6. Maíra, que honra dela aqui... thanks pelo elogio.

    Bjkass

    ResponderExcluir
  7. Rô,

    Evero, como pode este movimento crescer de forma tão rápida e quase ninguém perceber seu crescimento.

    Obrigado pela sua presença...

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita, obrigada por seguir, fiquei feliz com seu comentário, seja sempre bem-vindo!!

    ResponderExcluir
  9. Bel,

    Obrigado você por me proporcionar uma leitura profunda e dinâmica no seu Blog.

    Volte sempre!!!

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.