A Imortalidade da Alma

          Começamos o SEGUNDO estudo escatológico, quando espiamos o diálogo entre Jesus e Marta, chegamos a estas concluções: Jesus asseverou a Marta que o crer é seguido pelo viver, e que ambos nós leva a nunca morrer. Portanto diz Jesus: "aquele que vive e crer em mim não morrerá eternamente". Jesus estava se referindo aí a uma existência que continua além da morte. (Jo 11.17-26)

          A historia das religiões mostra que o homem tem uma afinidade instintiva pela crença na imortalidade. Nas religiões da Babilônia e da Assíria antiga, há muitos hinos que revelam está crença. Os Egípcios criam que a alma não seria feliz após a morte se o corpo não fosse preservado e as famosas pirâmides, são prova disso. Os Hindus e Bramanista também criam na imortalidade, podemos ver no seu livro Rig-Veda. O Budismo tem a sua crença em céus e infernos ao longo da transmigração. O Zoroastrismo da Pérsia também cria na imortalidade, no julgamento, no paraíso, no inferno e na restauração da terra. 

          Na religião da antiga Grécia havia a crença em uma vida futura e riquezas, na existência de um submundo e de uma provável imortalidade.  Os filósofos gregos sentiam uma certa atração por uma espécie de vida no Além. Na antiga Roma, os adoradores de Júpiter e Minerva olhavam a vida além como algo misterioso e insondável. Os índios norte-americanos criam numa religião além da morte muito feliz e de caças abundantes, poir isso ao lado de seus mortos enterravam arcos, flechas, machados, canoas, etc. A fim de que eles possam continuar suas atividades no mundo futuro. Este é um resumo das diversidades de crenças.

          Muitos grupos religiosos, como os Adventistas do Sétimo Dia e as Testemunhas-de-Jeová, acreditam na doutrina do ANIQUILACIONALISMO. Porém, a Bíblia não ensina a doutrina do “Aniquilacionismo”, vulgarmente chamada de “Sono da Alma”. O fato de que a alma dos cristãos vai imediatamente para a presença de Deus (Fl 1.23) mostra que a doutrina do sono da alma está equivocada. Essa doutrina ensina que quando os cristãos morrem, eles entram em um estado de inexistência e que voltarão à consciência somente quando Cristo voltar e ressuscitá-los para a vida eterna.

          O termo imortalidade é encontrado quatros vezes na Bíblia. E sobre isso covém fazer algumas distinções para melhor compreensão desses quatros Sentidos.

          Sentido Absoluto: Só Deus possui imortalidade. (1Tm 6.15,16).
           Sentido Relativo: Imortalidade é usada como algo que continua a existir e se aplica a todos os seres espirituas, inclusive a alma humana.(Mt 10.28).
           Sentido Teológico: Consiste no estado do homem ter uma completa libertação das consequências do pecado e da morte. Perdeu com Adão, mas readquiriu em Cristo (2 Pe 1.4).
           Sentido Escatológico: É o estado que o homem alcança após a ressurreição, quando a morte não terá mais poder sobre ele (1 Co 15.51-57).

          Estarei finalizando este breve resumo neste momento. Há muitas provas no NT em favor da imortalidade da alma no sentido DERIVADO. Isto é, ele nos tornou seus filhos em Cristo e nos fez participantes de sua natureza imortal.

Abraços aos imortais.

Por: Hubner Braz
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

12 Milhões de Confessos:

  1. Hub, de fato, a crença na imortalidade da alma é muito antiga. Todas as religiões nela acredita e é mesmo algo natural associar religião-imortalidade-além.

    É bem sugestivo que os antigos egipcios acreditassem na ressureiçao do corpo visto que embalsamavam os mesmos para esperar o retorno da alma ao corpo.

    No texto anterior você citou as principais escolas escatológicas da teologia evangélica. Visto que umas contradizem às outras, em qual delas você acredita ou crê ser a mais verdadeira?

    Agora, Querubim caindo na terra e separando os continentes é muita viagem para a minha cabeça...rsss

    abração

    ResponderExcluir
  2. Eduardo M,

    Você gostou das minhas respostas explicativas sobre a separação dos continentes, rsrsrs.

    A sua pergunta é bem coerênte, pensei que ninguem iria perguntar. Pois bem, eu sou...... Pré-milenista porque creio que o reino milenário do Messias será implantado na terra, material, social, política e religiosamente, por ocasião de sua volta e com a ressurreição dos justos. O reino milenário terminará com a ressurreição e a condenação final dos impios. Onde será inaugurado o inferno.

    Gostou da minha explicação... essa dá para engolir, rsrs

    Brincadeiras a parte... resaltarei que a explicação é séria.

    Abraços amigão Neofilosódeísta.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog, irmão Hubner Braz
    Estou seguindo. visite o meu blog, e se quiser seguir também, fique à vontade.
    Deus é conosco!

    ResponderExcluir
  4. Você crê mesmo que Jesus um dia irá se tornar o imperador universal aqui na terra? Vai ter alguma democracia ou vamos ter que aceitar o seu reino e quem discordar será banido para a ante-sala do futuro inferno?

    a pergunta pode parecer zuação mas não é. Quero de fato, saber como você crê.

    ResponderExcluir
  5. Amigos

    Este é meu novo endereço de blog: http://centelhasde1coracao.blogspot.com/

    Ainda faltam alguns ajustes

    ResponderExcluir
  6. Olá Jair,

    Visitei e já estou te seguido,

    Abraços amigão

    ResponderExcluir
  7. Edu, te responderei amanhã.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. talvez esses estudos possam lhe ajudar

    http://www.espada.eti.br/maconaria.htm

    ResponderExcluir
  9. Edu. M. a resposta da sua pergunta você terá quando eu postar sobre o reino milenial.

    Muita calma nessa hora, rsrs.

    Abrçs

    ResponderExcluir
  10. Olá Hubner!

    Parabéns pela proposta e pelo excelente conteúdo do blog. Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir
  11. Sr. e amigo em Cristo Hermes,

    É uma honra, receber um comentario de uma pessoa tão ilustre, como o Sr. na qual participa do Genizah.

    Valeu pela sua presença aqui amigão. E obrigado pelos elogios.

    Abraços

    Hubner Braz

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.