O que diz a Bíblia sobre Tatuagem? É pecado fazer Tattoo?


São e-mails, sms e ate no whatsapp os questionamentos sobre tatuagens, aqui um exemplo:

Ola , meu nome é ... tenho 15 anos e tenho uma duvida com respeito a tatuagens. O que Deus fala sobre tatuagens? Na bíblia esta escrito que somos santuário do Espirito Santo, e que devemos cuidar do nosso corpo. mas e se for uma tatuagem com o nome de Jesus como algum tipo de testemunho? gostaria muito de ouvir sua opinião :)
muito obrigada , Deus abençoe!

Nem sempre a resposta é tão simples, por isso leia com atenção ao post e depois deixe seus comentários. Todos os comentários são postados desde que sejam educados :-)

Voltando à tatuagem, o assunto é polêmico no meio evangélico. Alguns abominam a possibilidade de se fazer qualquer marca no corpo enquanto outros não enxergam nisso nenhum problema.


As tatuagens são uma forma de arte corporal que atrai milhares de pessoas em todo o mundo. Curiosamente, ostentar uma tatuagem faz com que uma pessoa pareça moderna, entretanto, esta arte já existe há séculos. 

A tatuagem nunca esteve tão na moda. Nos Estados Unidos, existem mais de 40 milhões de pessoas adeptas do tal feitiche. Na Europa, o aumento da demanda de origem a uma nova disciplina acadêmica, a

Psicologia da Tatuagem, ensinada nas Universidades de Milão e Roma.

TATUAGEM – IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS

O ato de marcar o corpo é tão antigo quanto a humanidade. No livro, "O Brasil tatuado e outros mundos – Toni Marcos", relata uma evidência concreta de tatuagem na pré-história.Um corpo congelado, encontrado na Itália em 1991 e datado de 5300 AC, tinha tatuagens na região lombar, no joelho esquerdo e no tornozelo direito; A tatuagem deixou vestígios no antigo Egito e Mongólia de 400 AC e nas civilizações pré-colombianas e até nos autos da inquisição; O principal nicho foram as ilhas da Polinésia, no sul do Oceano Pacifico, onde a tribo como a dos Maori usavam ossos pontiagudos para tatuar o corpo inteiro, inclusive o rosto – ritual No Brasil, a história é parecida. Urucum e Jenipapo forneciam as tintas introduzidas na pele, pelo dos índios, muitos antes da chagada dos portugueses. Contudo, somente a partir da década de 70, com a geração hippie e os surfistas do Rio de Janeiro é que houve a disseminação (canção "Menino do Rio" – Caetano Veloso). - Revista Galileu, n.º 86.


TATUAGEM – IMPLICAÇÕES RELIGIOSAS

Segundo o psicólogo Miguel Perosa, professor da PUC de São Paulo, o desenho escolhido tem sempre a ver com o íntimo de cada um. "Através da tatuagem, a pessoa quer dizer algo de si mesma. O dragão por exemplo, testemunha o desejo de auto afirmação" - Revista Galileu, n.º 86

Além dos símbolos, o local usado também tem muito a dizer:

Tronco – denota capacidade de decidir;

Braços – significa que o indivíduo está atravessando uma fase de lenta maturação;

Pernas – indica pessoas infantis e pouco reflexivas.

Analisando o uso da tatuagem pelas nações tribais, percebemos que estão sempre ligadas a questões religiosas.


O que a Bíblia fala sobre tatuagem?


Pra ser honesto, que fala claramente sobre tatuagem nós temos apenas um texto, Levítico 19.28 (sem contar é claro os textos de Apocalipse que falam da marca da besta):


"Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor."

Muitos usam este versículo para dizer que o crente não pode se tatuar. Será que isso é verdade?

No contexto da passagem vemos adivinhação, feitiçaria (vs. 26) e homenagem a mortos acontecendo. Em outras palavras o cara não se tatuava por que achava bonito, mas esta prática estava ligada à outras que eram claramente pecado. Alguém do povo de Deus jamais deveria se envolver em adivinhação, nem em feitiçaria, nem em qualquer forma de idolatria e quanto aos mortos, deveria perceber a mão de Deus e conformar-se ao invés de procurar práticas para invocar ou reverenciar os mortos.

Para entender melhor existe o texto paralelo de Deuteronômio 14.1-2 que fala do mesmo assunto, mas omite a tatuagem.

"Vocês são os filhos do Senhor, do seu Deus. Não façam cortes no corpo nem rapem a frente da cabeça por causa dos mortos, pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal."


Aqui vemos que o povo de Deus era especial, separado pra Deus e deveria ser diferente dos demais povos. Práticas comuns no em outros povos não deveriam acontecer no meio do povo de Deus.

Da mesma forma o fato de ser comum em nossos dias alguma prática, seja ela tatuagem, piercing ou qualquer outra coisa, isso não significa que devemos fazer.


Às vezes até tatuagens bem pequenas podem trazer mensagens que você ainda desconhece, como no caso da tatuagem do infinito que simboliza além de uma constante transformação a ideia da reencarnação.


É pecado se tatuar hoje?


Olhando apenas para estes textos não é possível dizer que tatuar-se é pecado. Precisamos observar alguns outros princípios que vão nos mostrar se devemos ou não fazer uma tatuagem:



Tudo o que fazemos deve glorificar a Deus. Já ouvi pessoas dizendo que querem se tatuar por que acham bonito. Será que está é uma razão suficientemente boa? (1 Co 10.31)

Não devemos amar nem nos associar com as coisas do mundo. Neste aspecto é preciso sondar nosso coração para perceber se não estamos querendo nos associar com um certo grupo ou valor que não seja de Deus. (1 Jo 2.15)

Não devo trazer escândalo com minhas ações. Isso ocorre não só no meio cristão, para mutias pessoas a tatuagem transmite uma mensagem de associação com valores imorais. Será que vou causar escândalo em alguém? (Rm 14.15-16)

Do mesmo modo que o apóstolo Paulo, as únicas marcas que deveríamos trazer em nós deveriam ser aquelas em favor de Cristo: "Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." Gálatas 6:17.

E se meus pais forem contrários?


Se seus pais forem contra o fato de você querer fazer uma tatuagem fica claro que você não deve fazer, pois a Bíblia diz que você deve obedecer seus pais (Ef 6.4).


Quanto a isso existe um artigo bem interessante no iProdigo que você pode ler aqui

Conclusão

Não posso dizer que fazer uma tatuagem é em si errado, no entanto é preciso sondar nosso coração e observar ao redor se promoverá a glória de Deus ou causará confusão.

É preciso lembrar também que retirar uma tatuagem é praticamente impossível pois é muito caro, então pense muito bem. O que hoje parece aceitável pra você que é jovem, pode não ser tão bom assim quando você estiver casado, trabalhando e tendo que ensinar seus filhos.

Não pergunte apenas por que é errado se tatuar, pergunte por que seria certo fazê-lo.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 Milhões de Confessos:

  1. Acho que o certo é não fazer tatuagem... Não precisamos de marcas em nosso corpo o que precisamos é de Jesus habitando em nossas vidas !

    ResponderExcluir
  2. Acho que o certo é não fazer tatuagem... Não precisamos de marcas em nosso corpo o que precisamos é de Jesus habitando em nossas vidas !
    Nosso corpo é morada do espírito e não um quadro a ser pintado ...

    ResponderExcluir
  3. isso é coisa do mundo, temos que ser acad vez mais diferentes, como a biblia dis simples como a pomba, e como a biblia dis somos sal e luz

    ResponderExcluir
  4. COMO JA SE DIZ DO PO NOS VIEMOS E DO PO RETORNAREMOS PRA QUE NAO PODEMOS FAZER TATUAGEM ,TEM MUITOS POR AI SEM TATUAGEM QUE NAO VALE NEM O AR QUE RESPIRA ,ISSO VAI D.E CADA UM MODO DE VESTIR OU COR OU RICO OU POBRE NAO QUER DIZER NADA .SEM FALAR QUE OQUE VALE DE CADA UM E A ALMA E NAO O CORPO LINDO OU FEIO DIANTE DE DEUS SOMOS TODOS IGUAIS ,TIRANDO OS ASSASSINOS E ESTRUPADORES KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. ALGUEM AI PODE ME EXPLICAR ,SOBRE AS PALAVRAS DA BIBLIA SOBRE ÊXODO 21;12 HOMICIDIOS GOLPES E FERIMENTOS ,QUEM QUER SEGUIR A BLIBIA COMO ELA REALMENTE ESCRITA ,PASTORES NAO PODE ACEITAR ASSASSINOS NEM ESTRUPADORES E LADROES CORRETO

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.