LIÇÃO Nº 8 – A MULHER VIRTUOSA - 24 DE NOVEMBRO DE 2013 - EBD - CPAD


HINOS SUGERIDOS 262, 302, 432.
TEXTO ÁUREO

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins" (Pv 31.10).

VERDADE PRATICA

O comportamento e a sabedoria de uma mulher são os únicos critérios capazes de a definirem como virtuosa.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Pv 31.11 - A mulher virtuosa é esposa fiel
Terça - Pv 31.25,28 - A mulher virtuosa é respeitada
Quarta - Pv 31.27 - A mulher virtuosa trabalha
Quinta - Pv 31.16 - A mulher virtuosa empreende
Sexta - Pv 31.23 - A mulher virtuosa recebe testemunhos
Sábado - Pv 31.30 - A mulher virtuosa teme ao Senhor

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Provérbios 31.10 21,23-29
10 - (ÁJef) Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins.
11 - (Bete) O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará.
12 - (Cuímel) Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.
13 - (Dálete) Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos.
14 - (Hê) É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.
1 5 - (Vau) Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.
16 - (Zain) Examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
T 7 - (Hete) Cinge os lombos de força e fortalece os braços.
18 - (Tete) Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
19 - (Jode) Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca.
20 - (Cafe) Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos.
21 - (Lãmede) Não temerá, por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada.
23 - (Nun) Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra.
24 - (Sãmeque) Faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos mercadores.
25 - (Ain) A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro.
26 - (Pê) Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
27- (Tsadê) Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça.
28 - (Cofe) Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo:
29 - (Rexe) Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior.

INTERAÇÃO

Vivemos numa sociedade onde a figura da mulher tem se reduzido a mero objeto sexual. Nas danças, nas músicas sensuais, nos comerciais televisivos e nos outdoors, a sensualidade das mulheres brasileiras está na linha de frente. Entretanto, a Bíblia estabelece para a mulher cristã um papei protagonista e exuberante. Ser mulher, de acordo com a Palavra de Deus, é ser feminina, não feminista; madura, não imatura; santa, não depravada.
A mulher cristã, em todas as esferas da sua vida, deve viver para a glória de Deus.

OBJETIVOS

Após a aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a mulher virtuosa como esposa e mãe.
Compreender a mulher virtuosa como trabalhadora e empreendedora.
Aprender com o testemunho da mulher virtuosa como serva de Deus.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, para concluir o terceiro tópico, sugerimos a seguinte atividade: Peça aos alunos que, em revista, jornais ou internet , pesquisem sobre mulheres que são destaques no mercado de trabalho, mas simultaneamente, desempenham o pape! de mãe e esposa no lar. Em seguida, selecione no máximo cinco pesquisas e solicite que os escolhidos apresentem os seus resultados destacando como tais mulheres desenvolveram estratégias para conciliar a carreira profissional com a vida doméstica. Permita aos alunos emitirem opiniões sobre o assunto. Conclua o tópico afirmando que o princípio bíblico para a mulher cristã não mudou: Em Deus, ela é uma brilhante profissional, mas, igualmente, mãe presente e afetuosa bem como uma esposa companheira.

PALAVRA-CHAVE Virtuosa: Pessoa que possui e cultiva qualidades de virtude (moral, religiosa, social, etc.). Valorosa, esforçada e efetiva.




ASSISTA OS 9° VÍDEO PRÉ-AULA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

1º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Natalino das Neves ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


2º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Londrina ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


3º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Caramuru ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


4º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Fábio Segantin ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


5º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CPAD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


6º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Linhares ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


7º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O TV Escola Dominical ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


8º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O EBD Fora da Caixa ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


9º Vídeo Extra Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: Pregação da Pra Ana Paula Valadão, nem sempre o mais preparado será o vencedor! ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA:A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
ESBOÇO Nº 8
LIÇÃO Nº 8 – A MULHER VIRTUOSA
                        A mulher virtuosa é a que teme ao Senhor.
INTRODUÇÃO
- Encerrando o estudo do livro de Provérbios, estudaremos o que o sábio diz a respeito da mulher.
A mulher virtuosa é a que teme ao Senhor.
I – O PAPEL DA MULHER NA BÍBLIA SAGRADA
- Encerramos hoje o primeiro bloco do trimestre e, por conseguinte, estamos a encerrar o estudo do livro de Provérbios, o primeiro dos livros sapienciais que estamos a estudar nestes últimos três meses de 2013.
O último tema que estaremos a estudar no livro de Provérbios é o papel da mulher, em especial, o cântico da mulher virtuosa, este poema de autoria de Lemuel, que se encontra no último capítulo do livro de Provérbios.
A presença de um cântico a respeito da mulher virtuosa e de diversas alusões a respeito da mulher no livro de Provérbios já são uma demonstração de que é absolutamente mentirosa a afirmação de que a Bíblia é um livro machista, que discrimina a mulher, como têm afirmado exaustivamente a mídia e os “intelectuais” de nossos dias. Deus não faz acepção de pessoas (Dt.10:17; At.10:34) e trata igualmente a homens e mulheres, tendo-os, à evidência, criado diferentes, com funções específicas e estruturas que se completam entre si para formar uma unidade a fim de ser possível o cumprimento do propósito divino estabelecido para a espécie humana sobre a face da Terra (Gn.1:27; 2:24).
Deus criou o homem como um ser sexuado, macho e fêmea (Gn.1:27), e, ante esta diferenciação, é evidente que homem e mulher têm estruturas diferentes, que são complementares, formando uma unidade (Gn.2:24). É esta diferença existente entre homem e mulher que não é compreendida pelos inimigos da sã doutrina e que dão vazão a movimentos revolucionários, como, por exemplo, o movimento feminista, que tantos males têm causado às mulheres em nossos dias, pois, lamentavelmente, hoje a situação da mulher na sociedade tem sido das mais deploráveis, basta ver episódios como a violência doméstica crescente, a frustração das mulheres causadas por abortos, negação da maternidade, sem falar na redução da mulher a mero objeto sexual e ao crescente tráfico de mulheres nos dias hodiernos.
- Deus criou a mulher para resolver o problema da solidão que havia no homem (Gn.2:18), para que esta fosse adjutora, auxiliar do varão, ou seja, aquela que complementaria o homem, que permitiria a realização do propósito divino estatuído para a espécie humana (Gn.1:28).
OBS: Por sua biblicidade, oportuno aqui transcrever trecho da Carta às mulheres do Papa João Paulo II: “…Depois, diz que ele, desde o início, é criado como « varão e mulher » (Gn 1, 27). A mesma Sagrada Escritura fornece a interpretação deste dado: o homem, mesmo encontrando-se rodeado pelas inumeráveis criaturas do mundo visível, dá-se conta deestar só (cf. Gn 2, 20). Deus intervém para fazê-lo sair desta situação de solidão: « Não é conveniente que o homem esteja só; vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele » (Gn 2, 18). Portanto, na criação da mulher está inscrito, desde o início, o princípio do auxílio: auxílio — note-se — não unilateral, mas recíproco. A mulher é o complemento do homem, como o homem é o complemento da mulher: mulher e homem são entre si complementares. A feminilidade realiza o « humano » tanto como a masculinidade, mas com uma modulação distinta e complementar.…” (Carta às mulheres. n.7.  Disponível em:http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/letters/documents/hf_jp-ii_let_29061995_women_po.html Acesso em 10 out. 2013).
A criação da mulher, de pronto, mostra-nos que o homem depende da mulher e vice-versa. Como ensina o apóstolo Paulo, “nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor” (I Co.11:11). Assim, qualquer filosofia ou teoria sócio-política que defenda a independência do homem em relação à mulher ou vice-versa não passa de um engano, de uma grande mentira, pois homem e mulher precisam se unir para que cumpram o propósito divino estatuído à espécie humana, para que possam ser bem-aventurados, ou seja, mais do que felizes.

Confira a Resenha do Livro que auxiliará na EBD deste 4° Trimestre - Click na Resenha abaixo.


Colaboração para o Site Pecador Confesso.

- Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco
- Presbítero Eudes L Souza
- Ev. Natlino das Neves
- Luciano de Paula Lourenço
- Fábio Segantin
- TV Escola Dominical
- EBD Fora da Caixa
- AD Linhares
- AD Londrina
- Portal CPAD

Texto Editado e Postado por Hubner Braz - Twitter @PecadorConfesso – Facebook www.facebook.com\pecadoresconfessos


COMPARTILHE ESSE POST NO FACEBOOK E TWITTER - BOTÕES EM BAIXO...
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Milhões de Confessos:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.