Trigésimo Primeiro Dia - Graça X Paciência - Os 36 Dias De Pureza Sexual

Meditação de hoje: 2 Pedro 3

"Então Deus passou diante de Moisés e disse em voz alta: —Eu sou o SENHOR, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos. Cumpro a minha promessa a milhares de gerações e perdôo o mal e o pecado. Porém não deixo de castigar os seus filhos e até os netos, os bisnetos e os trinetos pelos pecados dos pais." (Ex 34.6,7).

A frase que atrai o interesse especial do homem em pecado habitual é: Não fico irado com facilidade. Essa descrição é repetida oito vezes no Antigo Testamento sobre o Senhor. Seu equivalente no Novo Testamento, makrothumeo, é traduzido livremente como paciente ou longânime. Esse termo grego é usado para descrever um dos frutos do Espírito. O Vines expository dictionary diz o seguinte sobre esse termo:

Ser paciente, longânime, tolerante. Longânime é aquela qualidade de autodomínio diante da provocação que não retalia apressadamente ou castiga prontamente; é o oposto de raiva e está associada à misericórdia. É inquestionável que Deus mostra uma paciência gigantesca para com o homem abertamente rebelde a Seus mandamentos. Mais que isso, devemos entender que, embora Deus seja paciente, haverá um tempo de colher as imprudências do passado. A paciência de Deus nunca deve ser confundida com Sua graça. Embora trabalhem juntas, são dois aspectos diferentes de Seu caráter. O Dicionário teológico do Novo Testamento diz o seguinte sobre makrothumeo:

O Deus majestoso graciosamente retém Sua ira justa, como em Sua obra de salvação para Israel [...]. Ele faz isso não só em fidelidade à Aliança, mas também em consideração à fragilidade humana [...].
A paciência, claro, não é uma renúncia, mas o adiamento, com vistas ao arrependimento".

Deus é paciente com respeito ao pecado de um homem, mas Sua paciência tem o propósito de dar um tempo para a pessoa se arrepender. Referente à Segunda Vinda do Senhor, o apóstolo Pedro disse: O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados. Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir. (2 Pe 3.9,10). Ele, então, continua dizendo: Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele. Lembrem que a paciência do nosso Senhor é uma oportunidade para vocês serem salvos. Pois o nosso querido irmão Paulo, com a sabedoria que Deus lhe deu, escreveu a vocês sobre esse assunto. (2 Pe 3.14,15).

É extremamente perigoso para um indivíduo envolvido em pecado habitual presumir que, por ele ainda não ter tido seu "dia de ajuste de contas" por sua má conduta, não haverá julgamento futuro para enfrentar.

Jesus usou a mesma ilustração para descrever a experiência da salvação. Ele disse: Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos. (Jo 15.1,2,8).

Por isso, a mudança de hábitos evidencia a transformação que ocorreu através do arrependimento e da troca de Rei. Os bons frutos da troca de costumes e a escolha do amor do Senhor em primeiro lugar são o início dos muitos frutos que mostram quem são os discípulos de Jesus.

Novamente, Deus é extremamente paciente com você. Ele tolera o descaso da pessoa que Ele ama e espera muito tempo para ver os efeitos bondosos dessa paciência dele. Mas é importante entendermos que Ele tem uma vinha com o propósito expresso de dar uvas. Como qualquer viticultor experiente que levou anos cultivando a terra, Ele espera um dia colher uma safra frutífera. Que a ira de Deus para o pecado nunca seja esquecida nem minimizada.

A disciplina misericordiosa de Deus é mil vezes mais suave que o castigo impiedoso do mundo, como você se sente com isso?
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
Responda as questões no comentário, ou no seu caderno de P.S., ou email, ou se preferir no link Confesse Seu Pecado.

Clique No Cronograma Dos Dias Para Não Se Perder => DESAFIO 36 DIAS DE PUREZA SEXUAL

Postado por Pecador Confesso
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.