Lição 13 - A fé que enfrenta as oposições - 27 de dezembro de 2015 - EBD Adulto - Editora Betel

Texto Áureo Hebreus 12.1 “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embar...

Texto Áureo
Hebreus 12.1
“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”.

Verdade Aplicada
Não existem problemas insolúveis quando pessoas comprometidas se levantam na força de Deus para agir.

Objetivos da Lição
Mostrar quem era Neemias, como se importava com seu povo e sua vida de oração;
Ensinar como Neemias motivou o povo, como enfrentou a calúnia e o desprezo, e sua confiança em Deus;
Revelar os três fatores que conduziram Neemias ao sucesso.

Glossário
Opróbrio: afronta, vergonha;
Afinidade: intimidade;
Insolúvel: sem solução.

Leituras complementar:
Segunda       Fp 4.10-20
Terça              Dn 5.27
Quarta           Gl 6.7-10
Quinta           Pv 3.9, 10
Sexta             Lc 12.21
Sábado          Mt 19.21.

Textos de Referência.
Neemias 1.1-3
1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,
2 que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam e que restaram do cativeiro e acerca de Jerusalém.
3 E disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém, fendido, e as suas portas, queimadas a fogo.

Hinos sugeridos.
127, 151, 302.

Motivo de Oração
Ore para que seus ouvidos ouçam somente a voz de Deus.

Esboço da Lição
Introdução
1. Neemias, um homem de fé e atitudes.
2. Enfrentando oposições.
3. A poderosa mão de deus em ação.
Conclusão

Introdução
Jerusalém estava em ruínas e opróbrio. Ao saber da situação, Neemias abandona sua privilegiada posição no palácio e parte em direção à cidade para auxiliar seu povo na reconstrução dos muros e portões (Ne 2.1-10).

1. Neemias, o copeiro do rei.
Neemias surge numa época em que a moral do povo estava baixa. Os ricos exploravam os pobres e os mesmos pecados que levaram o povo ao cativeiro estavam em vigor. Por fim, a depressão econômica e a ignorância espiritual acentuavam ainda mais a desunião do povo que, desestimulado e oprimido, não esboçava qualquer reação de melhora.

1.1. Neemias, o copeiro do rei.
Neemias nos é apresentado como copeiro do rei, na província de Susã, a capital do império persa. Ele era um homem de oração e compromisso com Deus (Ne 1.1, 11). Neemias era um conselheiro pessoal do imperador e exercia ao mesmo tempo as funções de primeiro ministro e mestre de cerimonias (Ne 2.1; 5.14). A morte por envenenamento era comum na época dos reis e um copeiro de grande confiança era de vital importância. A função de Neemias era provar o vinho do rei, cuidar de seus aposentos, supervisionar toda a alimentação do palácio e, antes que o rei ingerisse qualquer comida ou bebida, ele o fazia. Isso tinha por fim demonstrar que nenhuma traição ocorrera e que, portanto, não havia perigo de envenenamento.

Informe para os alunos que em Jerusalém habitava apenas um remanescente do povo em Judá e esses poucos judeus passavam por grandes aflições e lutavam para sobreviver. Ressalte para eles que sem muros, o povo estava sem proteção e Neemias é o homem usado por Deus tanto para reconstruir os muros, quanto para reconstruir a identidade espiritual do povo (Ne 1.1-3). Acredita-se que Neemias tenha nascido durante o cativeiro e, mesmo crescendo num ambiente pagão, dominado pela idolatria, ele se manteve separado da maldade que o rodeava. Esclareça para os alunos que o remanescente de judeu já havia passado quase um século em sua terra e Neemias poderia ter se juntado a eles, mas escolheu permanecer no palácio. Na verdade, Deus tinha uma missão para ele que não poderia ser cumprida em nenhum outro lugar. Deus colocou Neemias em Susã da mesma forma que colocou José no Egito e Daniel na Babilônia. Quando Deus deseja realizar uma obra, sempre prepara Seus servos e os coloca no lugar certo, na hora certa.

1.2. Neemias, um homem de oração.
Ao ouvir sobre a miséria na qual seu povo se encontrava, Neemias se assentou e chorou (Ne 1.4). Aquela notícia sensibilizou sua alma e logo resolveu jejuar e orar, durante quatro meses, até que Deus não somente mudasse o quadro daquela situação, mas preparasse tudo para que ele mesmo fosse enviado a realizar aquela obra. As lágrimas de Neemias rolaram não somente pelas ruinas que a cidade sagrada se encontrava, mas porque o Deus de seus pais estava sendo escarnecido pelos inimigos. Neemias se preocupava tanto com o povo, quanto com a glória de seu Deus.

Explique para os alunos que Neemias tinha afinidade com os dois tronos (o do céu e o da terra). Reforce que Neemias buscou nos dois reinos os recursos para resolver os problemas do povo (Ne 1.4; 2.1-9). Comente com eles que a primeira reação de Neemias ao ouvir as notícias do povo que havia sobrado em Jerusalém foi assentar-se e chorar (Ne 1.3, 4ª). Informe para eles que o choro coloca para fora a dor interna do coração, os sentimentos de tristeza e angústia e é uma reação natural do corpo para livrar-se de uma grande carga emocional. É terapêutico, alivia as tensões internas da pessoa e serve para acalmar a alma. Contudo, logo após a reação natural, Neemias mostra uma atitude nova: ele jejua e ora perante o Senhor (Ne 1.4b).

1.3. Neemias, um homem que se importava com seu povo.
Neemias desfrutava de uma boa posição no palácio ao lado do rei, mas, seus sentimentos pelas coisas divinas o levaram a abandonar sua zona de conforto e seus privilégios para enfrentar os problemas de sua nação (Ne 2.1-3). Neemias tinha um coração sensível às necessidades do seu povo. A nobreza do palácio e o luxo que desfrutava não roubaram sua comunhão com Deus. Ele era um servo piedoso que se importava com aqueles que viviam na miséria. Ele tinha consciência de que o pecado e o afastamento da lei haviam derrotado seu povo e se colocou na brecha, assumindo que também era culpado (Ne 1.4-7). Neemias nos ensina que não existem problemas insolúveis quando homens comprometidos se levantaram na força de Deus para agir.

Ressalte para os alunos que a eficácia de Neemias está totalmente alicerçada em sua forma de orar e consagrar-se a Deus. Os homens mais eficazes na obra de Deus são aqueles que têm o coração quebrantado e desfrutam da intimidade de Deus através do jejum e da oração.

2. Enfrentando oposições.
Os desafios que Neemias enfrentaria não eram poucos, porque, além de motivar o povo a reiniciar uma obra que há cem anos estava parada, ainda deveria enfrentar os desmotivadores que, unidos, tramavam para impedir o sucesso da obra (Ne 2.10; 4.1, 7, 8).

2.1. Motivação, a chave da reconstrução.
Ao chegar a Jerusalém, Neemias encontrou pessoas derrotadas e apáticas, que viviam em meio aos escombros (Ne 1.3). Em questão de dias, Neemias conseguiu o apoio de toda a cidade, formou equipes e mobilizou o povo a reconstruir em cinquenta e dois dias uma obra que em quase cem anos ninguém havia conseguido. E como fez isso? Todos sabiam que havia chegado com cartas de autorização do rei e com escolta militar. Mas ele não disse nada, criando no povo expectativas e curiosidades (Ne 2.12, 16). Ao terceiro dia, todos estavam interessados em escutar o que tinha a dizer. Assim, ele começou a restaurar a autoestima do povo e depois conduziu o povo a preocupar-se com a glória de Deus (Ne 2.17, 18).

Esclareça para os alunos que, durante noventa anos, a construção não teve sucesso, o povo havia perdido a confiança e havia chegado a uma conclusão: “Não podemos”. Reforce para eles que a vida cristã é uma guerra contínua e sempre vamos encontrar oposições quando nos erguemos para fazer a obra de Deus. Neemias não se apresentou ao povo com uma mensagem negativa, nem culpou ninguém pelo fracasso (Ne 2.17). Ele se identificou com a frustração e animou o povo a fazer uma sincera avaliação do problema. Ele simplesmente disse: “Sou um de vocês e esse problema é nosso”.

2.2. A atitude de quem tem a visão de Deus.
Sambalate, Tobias e Gesém foram três instrumentos usados por Satanás para desestabilizar Neemias e impedir que a obra se realizasse. Os artifícios usados foram: a zombaria, a calúnia e o desprezo (Ne 4.1-16). Por fim, vendo que a obra avançava, tentaram ceifar a vida de Neemias em uma emboscada (Ne 6.1-15). O que mais nos deixa intrigado é a reação de Neemias. Ele orava e não discutia. Ele trabalhava e ignorava a oposição. Neemias sabia que era inútil discutir porque sabia que a ideia da reconstrução vinha da parte de Deus.

Informe para os alunos que, antes de Neemias chegar a Jerusalém, já havia oposição contra o seu trabalho (Ne 2.10). Se nossos planos vêm de Deus, Ele pelejará em nosso favor. Sempre haverá pessoas em desacordo com a visão que Deus está nos dando, que irão se opor e criticar o que fazemos. Ressalte para eles que quando alguém ridiculariza nossos projetos é porque tem medo do nosso triunfo.

2.3. A confiança em Deus.
Sem dúvida, a nossa natureza humana sente um desejo natural de responder com agressão aos ataques inimigos que julgam, intimidam, denigrem e prejudicam a realização de nossos projetos. Porém, sabemos que essa não é a atitude correta. Então, o que podemos fazer? Como devemos nos postar diante de tais circunstâncias? Em vez de se deixar enredar em uma competição de insultos, Neemias foi buscar apoio em Deus (Sl 44.5, 6; Ne 4.4, 5).

Explique para os alunos que, é normal que sintamos o desejo de atropelar nossos inimigos com palavras e atitudes. No entanto, o ensinamento de Neemias nos leva a colocar diante de Deus a situação e, logo em seguida, tomar medidas preventivas para que as ameaças de nossos adversários não prosperem. Ressalte para eles que Neemias ignorou as ridículas ofensas de seus adversários e seguiu adiante com seu objetivo. Essa é a melhor resposta que damos aos nossos inimigos, nós os ignoramos (Pv 26.4) A resposta de Neemias foi observada e seguida pelo povo. Eles viram que ele estava atuando e orando e fizeram o mesmo.

3. A poderosa mão de Deus em ação.
Neemias era um homem simples, mas que nada fazia sem antes consultar a Deus. Sua sinceridade diante do rei e do povo lhe deu credibilidade tanto para reconstruir os muros quanto para trazer de volta a vida espiritual do povo.

3.1. Quando Deus nos governa, tudo dá certo.
Neemias confortou o povo com o anúncio de que Deus o havia enviado e prosperado seu caminho. Ele confirmou com o seu testemunho e com a ajuda ilimitada que o rei lhe concedeu (Ne 2.8). E como prosperou? Ele foi sincero com o rei: “Minha cidade está em ruínas”, Neemias não inventou uma história para o rei lhe conceder o que necessitava. Ele orou até que Deus movesse o coração do monarca e inclinasse para ajuda-lo (Pv 21.1). Ao explicar com claridade todos os detalhes e os custos da construção, Deus interviu no projeto e lhe favoreceu (Pv 16.1-3; 22.11).

Merece ser especialmente destacado para os alunos os três fatores que conduziram Neemias ao sucesso: a mão de Deus, sua sinceridade e sua disposição. Reforce para eles que caminhar com a presença de Deus é o segredo de uma vida bem sucedida (Êx 33.15).

3.2. Neemias, um homem sincero e realista.
As pessoas respondem de maneira positiva aos testemunhos da obra de Deus em nossas vidas. Neemias falou da benção de Deus, da visão e da confirmação por meio das circunstâncias. O povo creu, sua fé foi desafiada pelo que havia ouvido e, a partir desse momento, o sonho passou a pertencer a todo o povo. Eles podiam ver o Espírito de Deus na vida de Neemias e estavam prontos a segui-lo (Ne 4.6). Neemias nos ensina que bons líderes devem expor com exatidão o que necessitam que as pessoas façam; que devemos animá-las e assegurá-las que com a ajuda de Deus tudo é possível alcançar (Ne 6.15, 16; Mc 9.23; Lc 18.27).

Conjecture com os alunos o seguinte, como se Neemias dissesse com todo o realismo: “Necessito de ajuda, não posso fazer isso sozinho”, e em seu otimismo também lhes dissesse: “Sei que podemos fazê-lo”.

3.3. Neemias, um homem disposto.
Quando se necessitou de um líder, ele disse: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8). Ele não era construtor, mas abandonou tudo e foi construir. Não possuía habilidades necessárias para o trabalho, mas tinha um coração disposto. Deus o escolheu porque era sensível, de confiança e havia se colocado à disposição. Essas qualidades são uma questão de decisão. Talvez não tenhamos dons, talentos ou intelecto necessário, mas esses não são os requisitos que deus está à procura. Ele busca pessoas que possam crer em si mesmas; pessoas sensíveis ás necessidades do povo; pessoas de caráter e dignas de confiança, nas quais Ele possa se apoiar.

Explique para os alunos que, quando Neemias se tornou governador, passou a ter uma grande quantidade de direitos. Ele havia se convertido no homem mais importante daquelas terras. A única pessoa a quem devia explicações era ao rei, o qual estava a mil e trezentos quilômetros de distância. Não obstante, ele não abusou de seu poder. Informe para eles que Neemias tinha o valor necessário para resistir às tentações porque era temente e reverenciava ao Senhor. Comente que Neemias amava o povo e disciplinou a própria vida para mirar somente as recompensas da eternidade (Ne 5.1-19).

Conclusão.
Enquanto muitos se conformam com a situação atual, outros não querem assumir riscos; enquanto uns se limitam, outros não acreditam na esperança de algo novo. Neemias alcançou sucesso onde todos fracassaram. Ele não era somente um grande líder, mas alguém que compreendia os princípios da motivação.

Questionário.
1. Quem era Neemias?
R: O copeiro do rei (Ne 1.11)

2. Como Neemias reagiu ao saber das noticias do seu povo?
R: Ele se assentou e chorou (Ne 1.4).

3. Quais foram os artifícios utilizados pelos opositores da obra?
R: A zombaria, a calúnia e o desprezo (Ne 4.1-16).

4. Qual foi a reação de Neemias diante da oposição?
R: Através da oração, ele buscou apoio em Deus (Ne 4.4, 5)

5. O que fez o rei atender aos pedidos de Neemias?
R: A bondosa mão de Deus sobre ele (Ne 2.8).

Fonte: Revista Jovens e Adultos, professor, 4º trimestre de 2015, ano 25, Nº 97, Maturidade Espiritual.

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor e blogueiro. Formado Bacharel em Teologia pela FATESP, graduando em Mecânica pela FATEC. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras para jovens, casais, obreiros e missões urbanas.

Doações Missionárias Aqui!!


Nome

#desafio42dias,2,10 Coisas,12,1º Trimestre 2018,1,36 Dias De Pureza Sexual,37,4° TRIMESTRE 2018,1,Abuso Sexual,4,AD em BH,2,Adoração,2,Adulto,25,Agostinho,1,Air,1,Ajuda do Alto,2,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Aline Barros,1,Alma,1,Amar,14,Amasiado,1,Amém,1,Amigo,6,Amizade,12,Amnon e Tamar,2,Amor,44,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,9,amostra grátis,1,Ana,3,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,1,Anjo de Luz,2,Anjos,2,Anonimo,1,Anrão,1,Antigo Testamento,1,Ao Vivo,1,Apaixonado,1,Aplicativo,1,Apocalipse,4,Apologia,3,Apostolo,3,apóstolo Paulo,5,App,1,Apple Store,1,apreço imenso,1,Arrebatamento,3,Arrependimento,1,Artesão,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,2,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,4,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,Assustar,1,Astecas,1,Ataque,1,Ateísmo,2,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atos,2,atriz,1,Auto Escola,1,autoajuda,2,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avó,1,bailarina,1,Balada Gospel,1,Balzac,1,Bangu,1,Barack Obama,2,Base Bíblica,1,Batalha Espirítual,4,Batismo,3,Batom Vermelho,1,BBB,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Benhour Lopes,1,best-seller,4,BETEL,7,Bíblia,13,Bíblia Diz,1,Bíblias,1,Bíblica,25,biblicas,1,Bienal do Livro,1,Bilhete,1,Biografia,1,Bispa,1,BléiaCamp,1,BLOG,5,BlogNovela,9,Boaz,1,Bob Marley,1,Boletim,2,bom-humor,6,Bombom,1,Bons Sonhos,1,Borboleta,1,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,1,Brincadeira,1,Busca,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Caminhoneiro,1,Campanha,10,Canção,1,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantor,2,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,Carência,4,Carismático,1,Carne,1,carreira,1,Carta de Amor,14,Cartaz,3,Casa Branca,1,Casamento,9,Catarina Migliorini,1,CD,1,CDHM,1,Cesto,1,CGADB,1,Charges,8,Chuva,1,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,1,Cláudia,1,Clipe Oficial HD,1,Cocaína,1,com Pedro Bial,1,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,2,Compartilhe,2,Completo,2,Compreender,1,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Conferência,2,Confession,1,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,9,Conhecereis a verdade,1,Conselhos,8,Contra Mão do Mundo.,1,Conversão,2,Copimismo,1,Coreografia,1,Cortinas,1,CPAD,39,Crack,1,Cracolândia,3,Cristão,10,Cristianismo,1,Cronograma da Bíblia,2,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuide do Coração,4,Culto da Virada de Ano Novo,1,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,1,Davi e Bate-Seba,2,Davi e Jônatas,1,Davi e Mical,3,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,Decisão,1,declaração,5,Delírios,1,demônio,1,Denominação,1,Denúncias,5,Deputado Federal,1,Desabamento,1,Desafio,8,Desafio Insano,2,Desapaixonar,3,Descobertas,1,Desculpas,1,Desejo,1,Despedida,1,Deus,20,Deus está Morto,1,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,Devaneios,3,Devocional,57,Dez passos,6,Dia dos Namorados,10,Dia dos Pais,2,Diabo,1,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,1,Diferente,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinheiro,3,Discernimento,1,Discipulado,1,Discipulos,1,Distância,1,divórcio,1,Dízimos,1,Doação,1,Doação de Bebê,1,Doença,3,doença física,1,Dom,1,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,1,Dons de Maravilhas,1,Dores,1,Download,4,Download Livros e E-books,55,Doze,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,4,EBD,63,Ecumenismo,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Elcana,3,Eleição,5,Elizabeth Gilbert,1,Ellan Miranda,6,Elogios,1,Email,2,Empresa.,1,Enchente,1,Encontro,7,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,entender Deus,3,Entrevista,4,Esboço Pregação,1,Escatologia,2,Escola,30,Escola Bíblica Dominical,120,Escolha,4,Escritor,1,Espaço,2,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,1,Espírito Santo,4,Espiritual,2,Estado de São Paulo,1,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estudo Bíblico,11,Estudos Bíblicos,154,Estupro,1,Eternidade,1,Eu ainda te amo,1,evangelho,3,EVANGÉLICA,4,Evangelismo,2,Evento,2,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,Experiência de vida,25,Exupéry,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,1,familia,4,Fat Family,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,2,Felipe,1,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,8,Festa Junina,1,Filho Pródigo,2,Filisteu,1,Filme,3,Fim de Relacionamento,2,Fim do Mundo,4,Fina Estampa,1,Final,1,Fletar,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,funk,1,gadareno,1,Galaxy,1,Galileu,1,Ganhe Um Livro,1,Gay,8,genro,1,Geração,1,Gestos,1,Gideões,12,Gideões Missionários da Última Hora,9,Gilberto Carvalho,1,GLBS,2,Globo,1,GMUH,9,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,4,Governo,1,Grátis,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,2,guerra,1,Halloween,1,Haxixe,1,Heresia,3,Historia Real,1,Holocausto,1,Homenagem,1,Homens,1,Homofobia,14,homosexualismo,10,Homossexual,8,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Hubner Braz,23,Humor,8,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,idioma,1,Igreja,3,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Imoral,1,Incas.,1,Infantil,1,Inferno,2,inglês,1,Inicio,1,injustiça,1,Insegurança,1,Internação,1,Internacional,1,Intimidade,2,iPad,1,iPhone,1,Irmã Zuleide,1,Islâmismo,1,IURD,2,Jeito,1,Jerusalém,1,Jesuíta,1,Jesus,6,Jesus Cristo,3,Jesus de Nazaré,1,João,2,João Batista. Ossada,1,John Piper,1,Joquebede,1,Jornal da Record,1,José,2,Josh McDowell,1,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,67,Jovens,21,Judá e Tamar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Justiça,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,1,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,1,Léia e Jacó,1,Leilão,2,Leis,1,Leitora,1,Leitura,2,LeNovo,1,Ler a Bíblia em 42 dias,1,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Lição,6,Lições Bíblicas da BETEL,153,Lições Bíblicas da CPAD,366,Lições de Vida,26,Líder Adolescente,18,Líder Jovem,18,Lídia,1,Lino,1,Lista,1,Litoral,1,Livre Arbítrio,2,Livros - Comentarios,71,Livros Evangelicos,33,Logos,1,Loide,1,Loira,1,Louco,1,Louvor,9,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,1,Lucifer,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,2,Luz do mundo,1,Lya Luft,1,MacBook Air,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,1,‪Magia,1,Maias,1,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,1,Maquiagem,2,Marcas,1,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,1,Mardoqueu,1,Maria Madalena,1,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártires Cristãos,1,Massacre,1,Masturbação,6,Matrimonio,2,maturidade cristã,7,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,3,Melhores Blogs,1,Melhores Sites,1,Meninos de Rua,1,Mensagem,3,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Meteoro,1,Metusalém,1,Milagres,2,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério Público Federal,1,Miriã,1,Missão,3,Missões,4,Mitologia,1,MMA,1,Mobilização,2,Moisés,1,Monte,1,Moralismo,1,morte,3,Motivos,1,Mulçumano,1,Mulher de Potifar,1,Mulheres,2,multiplicação,1,Musica,7,Nacional,1,Namorado,8,Namorar,21,Namoro,44,Não Prometeu,1,Negar,1,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,1,Nigéria,1,No Fundo Do Poço,1,Noruega,1,Notícia gospel,6,Notícias Gospel,144,Nova,1,Novela,2,Novo,2,NX Zero,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obede-Edom,1,Obras,1,Odio,1,Ofertas,1,Olhar,1,Onde Estiver,1,Online,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oração,10,Orar,1,Orfanato,1,Origem,1,Os Melhores Livros,18,Oséias,1,Oséias e Gomer,1,Outra Chance,3,Pai,1,Paixão,3,Pânico,1,pão,1,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papo,1,Paquera,1,Paradoxo,1,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,1,Pastor,6,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,1,Pastores,1,Patrick Greene,1,Pb. Renan Pierini,1,Pecado,12,Pecador Confesso,10,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedras,1,Pedro,1,peixe,1,Pensamento,3,Pentecostal,1,Perda,3,Perdão,4,Perigos,1,Perlla,1,Perseguição Religiosa,2,Personalizar Foto,1,Pesquisa,2,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Planeta Terra,1,playboy,1,Poder,1,Poema,3,Poesia,3,Polêmica,4,Poligamia,1,Política,1,Pop Gospel,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,3,Posse,1,Posto,1,Pr Napoleão Falcão,1,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Praia,1,Predestinação,1,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,10,Pregadores,1,Preocupar,1,presidente,3,Presídio,1,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,1,Prioridades,2,Prisioneiro da Paixão,4,Problemas,1,Profecia,2,Profeta Jeremias,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Projeto Cura Gay,2,Promoção,4,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,2,Prosperidade,1,Prostituta,2,Protesto,1,PSDB,1,Pv 4.23,1,Quem Sou?,1,Querer,2,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,1,Raquel,2,Reconciliação,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,1,reflexão,21,Regininha,1,Rei Xerxes,1,Reino de Deus,1,Relacionamento,16,Relatos,5,Relógio da Oração,3,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,69,Reservado,2,Resplandecer,1,Responde,1,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,1,Restauracionismo,1,Resumo,6,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revista,22,Rezar e Amar,1,Riscos,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Rubem Alves,1,Rute,1,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sacrifício,1,Salomão,9,Salvação,7,Samuel Mariano,1,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,1,Sarah Sheva,1,Saudades,3,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Segundos,1,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Sem Garantia,1,Seminário,1,Sentido da Vida,4,Sentimentos,2,Separação,2,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Dicas de Como Liderar,18,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,1,Sex,1,Sexo,5,Sexual,2,Sidney Sinai,1,Significados,1,Silas Malafaia,4,Símbolos,1,Slide PC,2,Slider,438,slides,2,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Sofrimento,1,Sogra,1,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,1,Sonhos de Valsa,1,Sorrir,3,Sorteio,1,Subjugação,1,Submissão,1,Subsídio,18,Sujeição,1,Sulamita,5,Surface Pro 2,1,Tabernáculo,2,Tablet,1,Talentos Cristãos,1,Tarado,1,Tatuagem,3,Tecnologia,1,Tela Cinza,1,Temas,1,Tempo,1,Tempo de Viver Coisas Novas,1,Tentação,1,Teologia,5,Termino de Namoro,3,Término do Namoro,1,Terra,1,Terremoto,1,Testemunho,20,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,1,Timna,1,Timóteo,2,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tomas de Aquino,1,Top Blogs,1,Top Sites Fotos,1,TPM,1,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Tratando de uma leucemia,1,Trimestre,2,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Uma História de Ficção,78,Universo,1,Urias,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,3,Velho Testamento,1,Vendedor de Droga,1,Vento,1,Ver Deus,1,Verdadeira História,1,verdades,1,Viagem,1,Vício,1,Vida depois da morte,3,Vídeo,24,Violência,1,Virgem,3,Virgindade,3,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Votação,1,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 13 - A fé que enfrenta as oposições - 27 de dezembro de 2015 - EBD Adulto - Editora Betel
Lição 13 - A fé que enfrenta as oposições - 27 de dezembro de 2015 - EBD Adulto - Editora Betel
http://2.bp.blogspot.com/-Lg6hx2L8hmM/VgsRcdwb-wI/AAAAAAAAF2Y/fmnFrLVKZtA/s320/Maturidade%2BEspiritual%2B-%2B4%2BTrimestre%2Bde%2B2015.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-Lg6hx2L8hmM/VgsRcdwb-wI/AAAAAAAAF2Y/fmnFrLVKZtA/s72-c/Maturidade%2BEspiritual%2B-%2B4%2BTrimestre%2Bde%2B2015.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2015/12/licao-13-fe-que-enfrenta-as-oposicoes.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2015/12/licao-13-fe-que-enfrenta-as-oposicoes.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy