Existe a pessoa certa para namorar, noivar e enfim casar?



Quando eu era menina sempre me fascinava com aqueles filmes da Barbie. Confesso que ainda gosto deles, não tanto pelo filme em si, na verdade eu nem gosto muito dela haushau, é que ele me traz boas lembranças e sensações. Mas porque eu estou falando isso? Bom, é que nesses filmes mostram sempre reinos, príncipes e princesas e tudo mais. Refletem aquilo com que muitas garotas sonham acordada: o príncipe encantado, a pessoa perfeita para ela, feita sobre medida, sem tirar nem pôr.
Volta e meia eu recebo uma pergunta que, confesso, nunca cheguei a responder porque não é algo que dê para se dizer em poucas linhas. Afinal, existe ou não uma pessoa certa feita para cada um de nós?

Antes eu tinha uma visão bem limitada sobre o assunto. Na minha mente em algum lugar do planeta existia alguém feito especialmente para mim, e que mais cedo ou mais tarde, iria aparecer na minha vida (nem que fosse caindo de para-quedas no meio da minha sala).
Então Deus me guiou ao blog NMM, isso quase na época em que criei o PGC, e me fez ler duas postagens que jamais irei esquecer (vou deixar os links para elas no fim da postagem,ok?). Minha mente se abriu e tudo ficou super claro de repente. É isso que quero que aconteça com vocês agora.

A minha vida toda eu ouvia (e volta e meia ainda escuto de novo) que Deus criou uma pessoa específica para cada um. Mas não é bem assim:

- O queeeeê? Pera aí Bruna, o que é que você está dizendo? Ficou louca? Como pode falar algo assim?

Calma aí. Eu vou explicar direitinho se você me der chance. aushaush

Deus nos deu o livre arbítrio, certo? Tudo bem, mas o que quer dizer isso?
Vamos recorrer ao dicionário, e como diria  uma antiga professora minha "Chama o pai dos burros aeeee" (tá, ela não diria exatamente isso, mas seria algo parecido)

Arbítrio: resolução dependente só da vontade (Dicionário aurélio)

Livre arbítrio, significa que você é livre para escolher o que vai fazer da sua vida. Deus não vai dizer para você: "Se não fizer o que eu quero, meto-lhe um raio no meio da testa". Não, você é livre para escolher.
Se nós temos a opção de escolha, porque Deus criaria alguém específico para mim? Isso iria contra o "Você é livre para escolher"

- Ahhh- Você vai dizer - mas podemos fazer a escolha entre o certo e o errado. Você não vai querer escolher o melhor para sua vida? Deus não te conhece? Então Ele sabe o que vai ser perfeito para você.

Tudo bem então. Suponhamos que exista uma pessoa certa para cada um. Vamos ilustrar isso com uma historinha.

João foi feito para Maria e Maria para João. Um é a metade do outro. Porém, João decide que quer ficar solteiro e servir somente a Deus por toda a sua vida. Ele acha melhor assim. É errado ele fazer isso? Não, Deus nunca disse que somos obrigados a nos casarmos, isso não é mandamento. Mas se João foi feito especificamente para Maria e ele não quer se casar o que acontece com ela? Fica sem par? Se ela casasse então com outro, este não seria o para de outra garota? Isso não me parece lá muito justo.

Não consigo imaginar Deus brincando com a gente como se fôssemos marionetes: "Este eu vou juntar com aquele".

Vamos fazer outra análise.
Bom, uma mulher se casa e o Marido dela morrer. É bíblico que ele pode se casar de novo. Pera aí, então... quer dizer que Deus criou para ela duas pessoas ao invés de uma? Isso faz sentido para você? Claro que não!
Espero que vocês estejam entendendo o que eu quero dizer com isso.
Deus nos deu o direito de escolher TUDO na nossa vida. Fazer uma única pessoa especialmente para cada um de nós iria contra esse princípio e Deus estaria se contradizendo, e Deus é um Deus Verdadeiro certo?
Sei que é muito mais simples você pensar que em algum lugar do planeta há alguém só para você e que hora ou outra essa pessoa irá se manifestar na sua vida. Saber que a escolha é sua dá aquela sensação de: "Nossa e agora? O que eu faço?"
Mas é aí que Deus entra. Escolher uma pessoa para você é responsabilidade sua (por isso nem adianta falar :"Deus é isso que você fez para mim?!!!" hsuahsuah) e você deve arcar com as consequências dessa escolha. Porém,você pode e deve contar com Ele para fazê-la.


Mas então, o que devo fazer? Não quero ficar sem niguém!

Fique tranquila primeiramente. Como eu disse, é nessa hora que Deus entra para:

Te ajudar ma escolha da pessoa certa (leia também como escolher a pessoa certa para namorar)
Colocar pessoas na sua vida para serem futuros maridos ou esposas - Sim, Deus não tem ninguém específico para você, mas Ele pode (e Ele faz isso) colocar pessoas na sua vida que poderão ser a sua futura tampa da panela. Mas se deve ou não ir em frente com essa pessoa é uma escolha exclusivamente sua e claro, você pode pedir a ajuda de Deus para isso também ;D
Cuidar do seu coração para que você não tome decisões precipitadas, nem se envolva com a pessoa errada.("Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"  Jeremias 17.9)

Tenha me mente que você não vai esperar alguém cair do céu, ou Deus mandar uma luz sobre uma pessoa dizendo : "Maria, este é o futuro marido que separei para vós", mas você também não precisa ficar correndo atrás de ninguém. Isso não deve virar uma desculpa para você sair por aí "experimentado" todo mundo para ver se dá certo. É preciso haver equilíbrio e prudência e não ficar naquele desespero de não ficar sozinha e sair atirando para tudo quanto é lado.
Não se sinta pressionada porque suas amigas estão namorando, porque algumas estão casando ou porque a sua idade anda avançando um pouquinho. Aproveite esse tempo para Deus!



Já faz muito tempo eu fiz uma postagem falando sobre o assunto, então para compreender melhor o que iremos tratar aqui (com exemplos, versículos, explicações e etc) é necessário que você leia a parte 1 nesse link aqui e como complemento temos uma pergunta respondida no fala garota, aqui.
Porém surgiram algumas dúvidas nos comentários e outras que me são enviadas por e-mail e resolvi esclarecer melhor as coisas, hoje que estou com maior maturidade.

Quem nunca ouviu a famosa frase "Deus tem alguém preparado para você"? A frase virou até jargão "Fica firme, porque Deus tem preparado alguém para você" ou "Esse namoro não deu certo, mas tudo bem, Deus tem preparado a pessoa certa para mim".

Na minha cabeça, e desculpem se eu ofender alguém, mas isso me parece muito mais uma frase  de consolo, de conformismo, do que uma benção de Deus para nossa vida. É a forma de pensar de acha que o seu futuro cônjuge vai aparecer experimentando sapatinhos de cristal na sua casa.

Antes que vocês me chamem de maluca é importante eu explicar o motivo de eu estar dizendo isso, não é mesmo?

Geralmente essas frases são ditas por alguém ou para alguém solteiro que não tem namorado, mas que tem vontade de ter, ou por/para quem passou por uma desilusão amorosa. Nos dá um certo conforto  imaginar que não importa o que a gente faça, há alguém separado para nós, nem que o cara chegue pelo correio embrulhado para mim em papel celofane. Bom, parece ser bem mais fácil não é? (e depois eu ainda ia poder aproveitar o papel hahahaha, ok parei de fazer graça >.<).

Porém temos que ter uma coisa em mente: o livre arbítrio que Deus nos deu.

Livre arbítrio significa direito de escolha. Em tudo na nossa vida temos o direito de escolher. E isso também aplica-se a pessoa com quem você deseja ter um relacionamento.

Aí você pode até me dizer: mas o livro arbítrio não é você escolher entre a sua vontade e a vontade de Deus?
Na nossa vida, quando fazemos escolhas, nem sempre as duas opções que temos são necessariamente uma boa e uma ruim. Podemos escolher entre duas coisas boas também,  e geralmente escolhemos aquela que achamos que é a melhor.

Eu, Bruna, por exemplo, gosto de soverte de chocolate e de leite ninho, e geralmente tomo os dois hahahahaha, mas se tiver que escolher entre um só provavelmente vou ficar com o de leite ninho que eu gosto mais. O que eu quero dizer com isso ? O livre arbítrio, que é um direito de escolha, nem sempre está relacionado a escolha entre "o bem" e "o mal", mas que Deus por exemplo, pode nos dar várias opções boas de coisas na vida e deixar que a gente mesmo escolha.

Deus nos conhece desde o ventre de nossa mãe e tem planos para nós, mas isso não quer dizer que somos robozinhos programados de fábrica que seguem um padrão. Nós temos a capacidade de pensar, de questionar, de revolucionar e não foi a toa que Deus colocou essas coisas em nós. Ele não apenas nos dá o direito de escolher, como nos capacita para que possamos fazer as melhores escolhas.

Mas, Deus "criar" uma pessoa para mim e determinar que é com aquela que vou ficar e pronto, não seria interferir no livre arbítrio? Não seria interferir em nossa escolha, não nos dando o direito de escolher?

Não existe uma pessoa determinada para cada um. Uma pessoa que "nasceu" programada para casar com você. Deus não impõe algo para seus filhos, ele indica o caminho e isso tem uma grande diferença! Deus pode não ter criado alguém especificamente para você, porém Ele está aí para ajudar na sua escolha.

Vou colocar aqui, um trecho de uma das postagens que eu citei no começo desse post.

Por exemplo:
Você conheceu um garoto na sua igreja. Vocês dois se deram muito bem e passaram a ser grandes amigos. Quando você percebe, o sentimento que antes era amizade passa ser algo mais profundo, e você começa a vê-lo como muito mais do que somente seu amigo. Você se apaixonou. E mais, ele se declarou para você. E agora?

Deus não vai mandar um anjo  do céu para dizer que aquela é a pessoa para você e que você deve ficar com ele. Essa é uma escolha pessoal sua. Mas Deus pode ajudar nessa escolha. Você vai orar, você vai pedir a Deus para que ele lhe mostre se esse garoto é realmente bom para você. Você irá ver se ele age como um cristão verdadeiro e analisá-lo por uma série de coisas que você pode ler nessa postagem: Como escolher a pessoa certa para namorar?. Mas a escolha é sua e unicamente sua. Deus não vai interferir nisso. Cabe a você decidir se ele é apropriado ou não, e sofrer as consequências dessa escolha, sejam boas ou ruins.
Dessa forma você não vai poder chegar a Deus e falar: "Olha Deus, o cara que "VOCÊ" me deu". Porque não foi Ele que escolheu. Foi você. Ele mostrou o caminho, o certo e o errado, o bom e ruim.


Ficou mais claro o que eu quero dizer? 
Não estou tirando o papel de Deus na escolha de par, mas estou querendo mostrar que o papel dele é outro. Deus nos mostra o caminhonós escolhemos.

A grande jogada é que quanto mais perto de Deus estivermos, mais seremos capazes de fazer escolhas certeiras.

Acredito que Deus possa unir duas pessoas, não tenho dúvida. Ele pode colocar uma no caminho da outra, fazer com que elas se conheçam. Pode fazer com que você note aquele carinha legal que senta no primeiro banco da igreja e sempre está se doando pela obra. Mas ele não "cria" ninguém para ninguém. Ele as une.

Isso pode parecer desamparador a princípio, acompanhado de um frio na barrigada com o famoso "E agora, e se eu nunca encontrar a pessoa certa para mim?", mas não é. É uma forma de aprendermos a confiar, a depender de Deus no momento de tomarmos as decisões mais importantes de nossas vidas.

Creio que Deus pode colocar pessoas em nossa vida como um possível par. Principalmente quando oramos a respeito. Porém a escolha continuará sendo unicamente nossa.

Outra coisa importante é: cuidado com essas profecias por aí.

Hoje em dia, as pessoas são cheias de falar "Deus mandou eu dizer", "Deus isso", "Deus aquilo", quando são apenas elas mesmas que estão falando.

Creio que Deus pode usar outras pessoas para falar conosco, mas isso é apenas em casos mais específicos.

Respondam-me, para que raios Deus vai falar para a Fulana vir dizer para você que o Fulaninho é a pessoa que Deus preparou para você?

Deus não precisa mandar recado, Ele fala diretamente ao seu coração, sem precisar dar essa volta toda. 

Não use isso como desculpa para sair desesperada " a caça" antes que acabem-se os "homens bons" hahaha. Sem essa. Ore busquem orientação de Deus e ESCUTE o que ele tem a dizer, afinal, nem sempre o melhor para nós é aquilo que queremos, portanto precisamos aprender  a discernir esse tipo de coisa.

Está demorando para aparecer alguém?
Acalme seu coração e foque-se em Deus. Às vezes, Deus não permite que você encontre alguém para que você possa fortalecer seus laços primeiro com Ele. Então dê tempo ao tempo, deixem as coisas correrem naturalmente.

Lembrem-se que o sentido de sua vida não deve estar depositado em um homem, mas no nosso Deus que nunca falha.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo (...)
Mateus 6:34

Mil Beijos! 

Não se esqueça de deixar um comentário =)
Texto retirado do Blog Papo de Garota Crista
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 Milhões de Confessos:

  1. simplesmente o melhor texto sobre o assunto que já li, foi bem esclarecedor e tem base para fazer todas as afirmações.

    ResponderExcluir
  2. mus parabéns minha querida, pode crer que me ajudou mt agora vou aconselhar melhor as pessoas que me procuram, Deus abençoes

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que sempre quis dar meu testemunho quando comecei a frequentar a igreja.Eu me senti motivada a cada testemunho que ouvia, e hoje vou poder dar meu primeiro testemunho. Sofri uma grande decepção há 5 anos e ainda sinto que meu coração está ferido, aos poucos vai sarando. Aprendi que o melhor remédio é o tempo. Sofri demais com aquela palhaçada de ”esperar em deus” e com 31 anos simplesmente desisti. Digo isso com plena consciência e convicção. Para mim, a vida sentimental ACABOU. Decidi banir de uma vez por todas isso da minha vida. Estou convencida de que nasci pra viver só, até pq, eu nunca fui feliz no amor. Já que é assim, não reluto mais contra isso.
    Minha juventude passou, chegou a meia idade e com ela os sonhos de casamento e maternidade foram embora. Eu cansei de tudo, absolutamente de tudo nesse aspecto e não quero mais me relacionar com homem nenhum. Passou da conta, sabe?
    Para mim, homem só amigo ou familiar. Hoje tenho a absoluta certeza de que casamento não está no meu caminho (e muito menos a maternidade, sobretudo em função da idade).
    Todas as orações, os esforços e sacrifícios que fiz pelo ”meu prometido” foram em vão, justamente porque ele não existe. Não estou sofrendo mais porque não encontrei um namorado/marido. Sofri e sofri muito sim, mas agora não mais. Estou cansada de destilar tantas amarguras e frustrações. Não quero mais carregar comigo essas mágoas.
    Sei que existem várias faces do amor. Estou tocando minha vida de outros jeitos, fazendo coisas que gosto e que me façam bem. Hoje, quando me lembro de orar, peço somente PAZ e SAÚDE e nada mais! Não consigo confiar em Deus. Pra mim Ele NÃO tem mais credibilidade.
    Foi a melhor decisão que tomei na minha vida, sinto uma paz imensa desde que optei pela desistência. E quanto as pessoas que tanto me cobram um companheiro, que um dia elas percebam que nem todas as pessoas têm vocação ao matrimônio.
    Só quis contar minha experiência, mostrar para os jovens que, nem sempre, o tal ”prometido” ou ”prometida” chega, apesar da ”promessa de Deus”(que é mentira PURA), que estes não se iludam, que nem tudo é ”lindo”, como as religiões (qualquer uma), querem ”pintar”.
    Me arrependi amargamente de ter frequentado a igreja, e ter perdido os melhores anos da minha juventude [ 16 aos 25], talvez se tivesse sido do ”mundo” as coisas tivessem dado mais certo para mim, não teria acreditado tanto em falsas promessas. Conheço mulheres que são do ”mundo”, encontraram homens do ”mundo” e constituíram família e são felizes de verdade.
    Encontrar um ”homem de Deus” não é para todas as mulheres. O que me faz crer que deus não é isso tudo e infelizmente Deus rejeita e faz distinção de pessoas.Conheço pessoas maravilhosas, que passaram a vida plantando coisas boas, religiosas e que terminaram solteiras. Acredito que somos responsáveis por 95% do que acontece em nossas vidas, mas existem os 5% do acaso, da sorte e quando ela não vem em determinadas situações, td sai do controle da pessoa e aí só resta ter serenidade, aceitar o que lhe cabe e dar outro rumo na vida. Muita felicidade para vc e sua família

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.