Como Restaurar um Mac Book Air Que Não Inicia e Fica Somente com a maçã cinza na tela e a rodinha girando

Há mais ou menos duas semanas comprei o meu 4o Mac: um Macbook Air! Optei por esse modelo por me dar bastante mobilidade com uma boa performance, sem contar a beleza do design.

Peguei a configuração de entrada do modelo de 13,3 polegadas: Intel Core i5 1,7GHz, 4GB de memória, 128GB de memória flash, placa de vídeo Intel Graphics 3000, porta Thunderbolt, teclado luminoso e por aí vai!

Como devem saber, o Macbook Air não possui um drive de CD/DVD. Mesmo que esse tipo de mídia esteja sendo ultrapassada pelos pendrives, cartões de memória, etc, sempre temos algum CD e/ou DVD que gostaríamos de abrir em nosso Mac, né? Portanto tive que comprar um Macbook Air Superdrive também!

Voltei da loja feliz e contente com a nova aquisição e doido pra colocar a mão no bichinho! O boot dele foi tão rápido que mal deu tempo de desembrulhar o cabo de energia! Incrível!!

Como toda nova instalação, caí no passo-a-passo de configuração do meu Mac novo. No meio do processo há uma questão sobre migração de dados de um backup do Time Machine. Prontamente saquei meu HD externo, pluguei na porta USB e os dados começaram a ser importados.

Pouco mais de 30 minutos depois, quase no finalzinho do processo, percebi que a luz do HD externo parou de piscar e o sistema mostrava que faltavam 5 minutos para o final do processo. Achei estranho mas resolvi aguardar os 5 minutos! Confesso que nesse momento senti falta daquele barulhinho de escrita de dados no HD.

Passaram 5, 10, 15, 20 minutos e nada do bichinho andar! Como todo bom ex-usuário de Windows, constatei: meu Mac congelou! A solução? reiniciar o sistema!! Aí começou meu inferno...

Primeiro que os Macs não possuem botão de "reset" ou "restart" e, portanto, fui obrigado a segurar o botão de desligar até que meu NOVÍSSIMO Macbook Air desligasse. Parêntesis: nesse momento também senti falta daquele barulho característico que faz quando um HD é desligado!!

Esperei uns 10 segundos (não sei porquê afinal não é um disco!!!!) e liguei novamente meu novo amiguinho. Aquele "tada" característico dos Macs, a telinha branca de fundo e maçãzinha cinza... tudo indo nos conformes!

Até que meu boot de 10 segundos se tornou interminável, para não dizer ad eternum. Simplesmente ficou com a maçã cinza na tela e a rodinha girando! Não fez mais nada !

Bom, acontece né? Vamos reinstalar o sistema!! E nesse momento que entrei em pânico e meu amor pela Apple balançou.

Abri a caixa do bichinho e para minha surpresa não encontrei um DVD de instalação ou um pendrive com o MacOS X Lion. Normal né, afinal diversos fabricantes colocam a reinstalação do sistema no próprio disco (no meu caso, flash). Então tentei de outra maneira.

Eis que reiniciei novamente meu Macbook Air - nesse momento aquele desespero bateu no peito - e entrei no Utilitário de Disco. Pude perceber que diversos dados foram sim transferidos para ele! Na verdade o disco (ou flash, sei lá!!!!!) estava quase cheio ! Ah, e vi que existia uma partição "Recovery"!

Bootei novamente meu Macbook (nessa altura do campeonato já muito irritado), e entrei pelo Recovery. Logo na tela principal tinha o ícone: "Reinstalar Mac OS X Lion .... online"! Foi nesse momento que acabou o amor!!!!

A única maneira de reinstalar o sistema é através da internet!! Meu problema: eu tinha acabado de mudar de casa e a internet ainda não havia sido instalada. Conclusão: fiquei dias sem poder utilizar meu Macbook novinho e mesmo quando minha internet foi instalada levou cerca de 5 horas até baixar e instalar tudo.

A idéia da Apple parece ser muito boa, mas não funciona no mundo inteiro. Sabemos que o Brasil possui uma das conexões com a internet mais caras do mundo e com uma péssima qualidade comparado aos outros países. Há um tempo atrás vi uma reportagem no site Tecmundo (http://www.tecmundo.com.br/internet/5540-a-velocidade-da-internet-ao-redor-do-mundo-em-2010.htm) que dizia que em 2010 a velocidade média da internet no Brasil era de 4,41Mbps, e a maior velocidade média era na Coréia do Sul com 34,14Mbps. Pra esses caras a reinstalação pode ser tão rápida quanto instalar via DVD, mas isso não funciona aqui no Brasil!

Fiquei mais decepcionado ainda quando descobri que diversas pessoas tiveram o mesmo problema com a importação de backups do Time Machine! Fica aqui minha dica para quem tiver instalando o sistema!

Depois de muito custo para instalar através da internet, agora estou gastando algumas horas até recuperar meu backup e colocar tudo no devido lugar!

COMO SOLUCIONAR O PROBLEMA DO SEU MACBOOK AIR QUE NÃO QUER LIGAR

Macs rodando o OS X Lion e novas versões do Mac OS X incluem um modo de recuperação opção de boot-up. Você pode inicializar no ambiente de recuperação, também conhecido como Recuperação Leão, usando uma combinação de chave especial, enquanto o Mac é de arrancar. Você pode restaurar o seu MacBook Air para seu estado padrão de fábrica usando este modo, o MacBook Air transfere os dados necessários da Apple e Mac OS X reinstala em seu computador. Você também pode restaurar o seu Mac a partir de um backup do Time Machine.
Passo 1
Reinicie o MacBook Air, clicando no menu Apple no canto superior esquerdo da tela e clicar em Restart.
Passo 2
Pressione as teclas Command e R no teclado ao mesmo tempo e mantê-los até que o logotipo da Apple apareça. A Mac OS X janela Utilities aparece depois do logo da Apple. Se você não ver a janela, tente reiniciar o seu MacBook Air e pressionando as teclas Command e R no início do processo de boot.
Passo 3
Conectar a uma rede sem fio, clicando no ícone Wi-Fi no canto superior direito da tela, selecionar a rede sem fio e fornecer sua senha.
Passo 4
Clique em reinstalar o Mac OS X no Mac OS X janela Utilities e clique em Continuar.
Passo 5
Clique em Continuar novamente para enviar as informações do seu Mac para servidores da Apple.
Passo 6
Selecione drive interno do seu Mac rígido, clicando-o na lista que aparece e clique em Instalar.
Passo 7
Digite o seu Apple ID e senha para a Mac App Store nas caixas para confirmar sua elegibilidade. Seus downloads Mac cerca de 4 gigabytes de dados da Internet e Mac OS X restaura ao seu estado original.
Dicas
Restaurar um MacBook Air a um estado de backup clicando no Restaurar de Tempo opção de backup da máquina, em vez de o Mac OS X em opção reinstalar o Mac OS X janela Utilities. Você verá uma lista de backups você pode restaurar; clique em um e clique em Restaurar.
Se você tem um stick USB ou disco que contém o sistema operacional Mac OS X, você pode inserir o stick USB em seu MacBook Air ou ligar uma unidade de disco para o seu MacBook Airs porta USB para restaurar a mídia física sem baixar nada.
COMPARTILHE ESTA DICA NO SEU FACEBOOK, TWITTER OU GOOGLE + LOGO ABAIXO.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.