LIÇÃO Nº 3 – AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ – 19 DE JANEIRO DE 2014 – EBD – CPAD

HINOS SUGERIDOS 107, 212, 531.

TEXTO ÁUREO

‘Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11).

VERDADE PRÁTICA

Como salvos por Cristo, podemos pela fé vencer o Diabo em suas investidas contra nós.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - 1 Co 15.57 Deus que nos dá a vitória
Terça - 2 Co 2.14 Deus nos faz triunfar em Cristo
Quarta - 2 Co 11.14 Satanás engana pela imitação
Quinta - 1 Tm 4.1 Doutrinas falsas vêm de demônios
Sexta - Jo 8.44 A mentira procede do Diabo
Sábado - 1 Ts 2.18 Satanás combate a obra de Deus

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Êxodo 3.19,20; 7.4,5; 8.8,25; 10. 8,11,24.

Êxodo 3
19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
20 - Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
Êxodo 7
4 — Faraó, porém, não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o Egito e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito com grandes juízos.
5 - Então, os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a mão sobre o Egito e tirar os filhos de Israel do meio deles.
Êxodo 8
8 - E Faraó chamou a Moisés e a Arão e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois, deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.
25 - Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
Êxodo 10
8 - Então, Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus. Quais são os que hão de ir?
11 - Não será assim; andai agora vós, varões, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os lançaram da face de Faraó.
24 - Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.

INTERAÇÃO

Faraó era perverso e não tinha intenção alguma de libertar os hebreus. Diante da recusa dele, Deus enviou várias pragas ao Egito (Êx 3.19,20). Qual era o propósito divino ao enviar as pragas? O objetivo era o julgamento contra o governo de Faraó e seu povo e um juízo contra o generalizado culto idólatra egípcio.
Para introduzir a lição, faça um resumo das terríveis pragas que arrasaram o Egito. Depois, explique que a partir da segunda praga (a das rãs, Êx 8.1-15), Faraó passou a fazer uma série de propostas ardilosas e destruidoras a Moisés e a seu auxiliar, Arão. Precisamos de discernimento a fim de não aceitar as ardilosas propostas de Satanás para nós, igreja do Senhor.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Analisar as pragas deferidas e a primeira proposta de Faraó.
Saber que assim como Faraó, Satanás não desiste facilmente.
Discutir a proposta final de Faraó.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, reproduza o quadro da página seguinte conforme as suas possibilidades. Em classe, juntamente com os alunos, complete a segunda coluna. Debata com a turma as propostas de Faraó e as suas consequências, caso Moisés as aceitasse. Conclua enfatizando que, como salvos por Cristo, podemos pela fé nEle sempre vencer o Diabo em suas investidas contra nós.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Deus havia declarado que se Faraó não deixasse o seu povo sair do Egito, Ele feriria os egípcios com várias pragas (Êx 3.19,20). Em Êxodo 7.4,5, Deus reiterou o envio de flagelos terríveis sobre o Egito, os quais tinham como propósitos: julgar tanto o governo quanto o povo por seus atos, e também apressar a saída dos hebreus e mostrar o poder de Deus sobre os deuses egípcios.
A partir da ocorrência da segunda praga (a das rãs, Êx 8.1-15), Faraó passa a fazer uma série de propostas ardilosas e destruidoras a Moisés e Arão. Na lição de hoje estudaremos o ambiente e as circunstâncias em que ocorreram as pragas e as propostas de Faraó ao povo de Deus.

ASSISTA OS 9° VÍDEO PRÉ-AULA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL



1º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O AD Londrina ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



2º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Caramuru ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


3º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Fábio Segantin ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


4º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CPAD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


5º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O TV Escola Dominical ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


6º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor da CNPTVHD ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


7º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Natalino das Neves ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.


8º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor Luiz H. Silva ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.



9º Vídeo Pré-Aula - Dicas da CPAD para que o professor possa dar uma boa aula: O pastor EBD FORA DA CAIXA ajuda você na preparação da sua aula de Escola Dominical.






ESBOÇO Nº 3
LIÇÃO Nº 3 – AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ
Com as pragas, Deus mostrou que é o único Deus para egípcios e hebreus.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Êxodoestudaremos hoje os capítulos 6 a 10, quando veremos o processo de libertação de Israel com os juízos divinos sobre o Egito.
- Através das pragas, o Senhor mostrou a Israel e ao Egito que Ele é o único Deus.
I – DEUS ANIMA MOISÉS
- Na sequência do livro de Êxodo, estudaremos hoje os capítulos 6 a 10, quando tem início o processo de libertação de Israel do Egito. Este processo far-se-ia com o lançamento de juízos divinos sobre o Egito, a fim de que o Senhor mostrasse não só aos egípcios, mas aos próprios hebreus, que Ele é o único Deus.
- Na lição anterior, vimos que, após Moisés e Arão terem pedido a Faraó que ele deixasse o povo de Israel ir, Faraó endureceu o seu coração e aumento a opressão sobre os israelitas, retirando-lhes a palha mas deles exigindo a mesma quantidade de tijolos (Ex.5:6-19).
- O povo de Israel, então, que havia adorado ao Senhor e crido que Moisés havia sido mandado para libertá-lo, ante esta nova aflição, voltou-se contra Moisés e Arão, culpando-lhes pela situação (Ex.5:20,21).
- Tal circunstância abalou a fé de Moisés que, diante desta reação adversa do povo e do próprio sofrimento por ele experimentado, orou ao Senhor, questionando a Deus, dizendo qual o motivo pelo qual havia sido chamado e por que estava o povo a sofrer mais ainda, em vez do livramento prometido (Ex.5:22,23).
- Esta atitude de Moisés mostra, por primeiro, que este grande servo do Senhor havia se esquecido daquilo que o próprio Deus lhe havia dito, ou seja, que Faraó se recusaria a deixar o povo e que seriam feitas maravilhas para que Faraó, por fim, permitisse a partida de Israel (Ex.4:21,22).
Moisés mostra aqui toda a fragilidade do homem, a sua inferioridade em relação ao seu Criador. Isto não só aconteceu com Moisés, mas também com os discípulos de Jesus que, também, se esqueceram das falas do Senhor de que Ele haveria de ressuscitar, estando, assim, em total desânimo, como nos atestam aqueles dois que caminhavam para Emaús no domingo da ressurreição, mesmo depois de as mulheres terem dito que haviam visto Cristo ressuscitado (Lc.24:19-24).
Confira a Resenha do Livro que auxiliará na EBD deste 4° Trimestre - Click na Resenha abaixo.


Colaboração para o Site Pecador Confesso.

- Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco
- Presbítero Eudes L Souza
- Ev. Natlino das Neves
- Luciano de Paula Lourenço
- Fábio Segantin
- TV Escola Dominical
- EBD Fora da Caixa
- AD Linhares
- AD Londrina
- Portal CPAD

Texto Editado e Postado por Hubner Braz - Twitter @PecadorConfesso – Facebook www.facebook.com\pecadoresconfessos
COMPARTILHE ESSE POST NO FACEBOOK E TWITTER - BOTÕES EM BAIXO...
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 Milhões de Confessos:

  1. PARABÉNSSSS PELO SITE. GOSTEI MUITO DA PARTE DO SUBSÍDIO A EBD.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNSSSS PELO SITE. GOSTEI MUITO DA PARTE DO SUBSÍDIO A EBD.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo site. Gostei do subsídio da EBD. Quando será postado a proxima lição (n°4)?

    ResponderExcluir

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.