O Professor e o Ensino - Por Renan Pierini

Texto bíblico base: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”. Deuteronômio 6:5

Introdução: O contexto do verso acima é de ensino. Havia um mandamento de Deus em relação à Sua palavra, com mandamentos e juízos para o povo de Israel para temerem ao Senhor todos os dias de suas vidas. Essa missão continua para a igreja de hoje, e somos nós, os vocacionados para o ensino que cumprimos essa tão importante tarefa que o SENHOR JESUS deixou quando falou em Mt 28.20 “...Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado...” Por isso, decidi aqui falar algumas coisas que podem nos ajudar a melhorar nossa aula e glorificar a Deus em nosso trabalho em prol do seu Reino. Espero ajudar e que essa pequena abordagem possa contribuir em suas vidas, tudo para a edificação do corpo de Cristo.
Soli Deo Gloria!


Os desafios da educação são muitos. Alcançar pessoas com ensino sadio da Palavra de Deus requer esforço, visto que somos bombardeados por muitos ensinos heréticos que não condizem com as sagradas letras. Combater falsos ensinos hoje é uma grande tarefa.

A começar pela diversidade que podemos ter em sala de aula, (como a de adultos, por exemplo) onde temos pessoas que fazem parte da classe e são mais jovens, como os mais experientes e mais idosos.
Hoje em dia, em virtude das mídias de comunicação tais como internet, livros, jornais, revistas etc., temos muitas informações ao nosso alcance. Caso não consigamos administrar tantos recursos e informações, corremos o risco de não conseguirmos organizar o modo como compartilhamos nosso conhecimento em sala de aula de forma que essa nossa deficiência tem causando enfado nos alunos e desestímulos, provocando assim uma evasão nas Escolas Dominicais de nossas igrejas.

Como professores, precisamos aprimorar nossos conhecimentos e métodos de ensino. Alcançar o aluno, de modo que o que desejamos transmitir, o façamos com clareza e isso requer de nós uma atenção às necessidades de todos eles, não desprezando suas necessidades. Cada aluno tem sua particularidade. Uns falam mais em aula, outros só ouvem. É aí que precisamos estar atentos e usar os mais variados recursos para que o ensino possa ser proveitoso, satisfatório e edificante.

O que pode ser utilizado em sala de aula:

LOUSA
Usar a lousa pode ser fundamental, visto que alguns alunos consegue assimilar melhor o assunto, vendo o que está sendo ensinado.

DINÂMICAS
Muitos não se utilizam dessa prática por certo preconceito que tem e a resistência a mudanças. Às vezes precisamos quebrar alguns paradigmas e usar esses recursos conforme a assunto proposto em sala de aula.

REVISTAS E JORNAIS
Isso muito pode contribuir para o ensino em sala de aula. Noticias que estão relacionadas a bíblia (como eventos que marcam a volta de Jesus, relatos científicos, etc.). Isso ajuda a contextualizar a bíblia e faz as pessoas saberem que a Palavra é sempre fiel.
Os exemplos citados acima são apenas alguns do que muito pode ser feito em aula.
Saber ouvir os alunos é de suma importância. Através disso, eles conseguem entender o quanto são valorizados. Chegar na aula com uma TEMPESTADE de informações pode não trazer nenhum efeito sobre os ouvintes. Mostrar uma falsa humildade no tocante ao conhecimento do assunto a ser falado em aula, pode trazer um desconforto aos alunos. Ninguém precisa mostrar aos irmãos que “sabe tudo”, mas sim que está ensinando com convicção e passar segurança na transmissão do conhecimento.

Algo a ser evitado é a prolixidade. (Prolixidade se refere a qualquer coisa que seja feita com demasiado cuidado, com muito esmero e dedicação. A palavra também é usada para se referir a qualquer coisa que tenha uma duração considerada muito longa, demorada, e que por isso acaba ficando chata e cansativa).

Falar demais sobre um determinado ponto da revista pode ser entediante e nenhum pouco proveitoso para os alunos que esperam por ensino revigorado. Saber como conduzir cada tópico e não ficar muito tempo falando somente da leitura diária da lição.

Como disse no início, são muitos os desafios a serem enfrentados pelo educador cristão no séc. XXI. Que Deus possa nossa abençoar e fazer com esmero essa tão bela tarefa.

Texto: Pb. Renan Pierini
Revisão: Pb. Samuel de Barros
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.