Lição 2 - Davi é ungido rei de Israel / Subsídio da revista BETEL - 13 de Outubro de 2013

LIÇÃO 2 – 13 de outubro de 2013   – BETEL Comentarista: Pastor Dr. Abner de Cássio Ferreira Davi é ungido rei de Israel TEXTO ...

LIÇÃO 2 – 13 de outubro de 2013 – BETEL
Comentarista: Pastor Dr. Abner de Cássio Ferreira

Davi é ungido rei de Israel


TEXTO AUREO

“Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi”. Sl 89.20

VERDADE APLICADA

A unção é a capacitação para o serviço, ninguém recebe unção para benefício próprio, e sim, para servir.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

 Ensinar o que significa a unção de Deus na vida de uma pessoa;
 Apresentar quais são as implicações de ser ungido;
 Mostrar que mesmo sendo ungido Davi buscou orientação de Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Sl 78.65 - Então o Senhor despertou como quem acaba de dormir, como um valente que se alegra com o vinho.
Sl 78.66 - E feriu os seus adversários por detrás e pô-los em perpétuo desprezo.
Sl 78.67 - Além disto, recusou o tabernáculo de José e não elegeu a tribo de Efraim.
Sl 78.68 - Antes elegeu a tribo de Judá; o monte Sião, que ele amava.
Sl 78.69 - E edificou o seu santuário como altos palácios, como a terra, que fundou para sempre.
Sl 78.70 - Também elegeu a Davi seu servo e o tirou dos apriscos das ovelhas;

O Salmo 78, Salmo didático de Asafe, trata da providência divina na história de seu povo. Nele se registra um pouco daquilo que Deus fez através e para Israel, das suas grandes maravilhas que operou ao tirar o povo do Egito e ao trafegar no deserto. Também fala dos murmúrios do povo contra Deus e até desacreditar no Seu grande poder ao questionar “pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto?”, “pode ele dar-nos pão também? Ou fornecer carne para seu povo?”. Isso acendeu a ira de Deus, pois não creram. Imagine como é difícil satisfazer o ser humano, pois nos acostumamos, e o que nos fascinavam já não nos chama mais atenção, isso a incredulidade faz acontecer.
Romanos 2.4-5, nos revela que Deus usa sua bondade para nos levar ao arrependimento; quando desprezamos ou ignoramos essa bondade, acumulamos ira para o dia do juízo. Isso aconteceu com Israel. O Senhor os entregava nas mãos de seus inimigos. Quando os fazia morrer, então, buscavam o Senhor, cheios de arrependimento, lembravam que Deus era sua rocha e o Altíssimo seu redentor. “Lisonjeavam-no, porém de boca, e com a língua mentiam”. Não eram fieis com sua aliança a Deus.
Por isso, abandonou o tabernáculo de Siló, a tenda de sua morada entre os homens, e passou a arca da sua força ao cativeiro, e a sua glória, à mão dos adversários.”
O significado da palavra siló é desconhecido, mas é interpretado como "até que ele (Judá) venha a Shiloh" (isto é, local de paz). Presumivelmente, a palavra deriva do termo hebraico shalah, ou "descansar". Em Siló, Israel encontrou descanso, e, se há uma referência messiânica em Gên.49.10, está na ideia de que é no Messias que será encontrado o descanso.
Quando Josué, depois da conquista da terra por Israel, a princípio estabeleceu seu lar em Gilgal, mas depois mudou para Silo (Jos. 14.6;18.1). O tabernáculo foi erigido ali, e a cidade tornou-se um importante santuário. Ela provavelmente não havia sido ocupada pelos cananeus, portanto era considerada não-poluída. Além disso, sua posição geográfica centralizada, acerca de 15 km de Betel, lhe concedia certo "prestígio sagrado".
Siló era um local de festividades religiosas. A cada ano se realizava uma celebração com banquetes e danças em louvor a Yahweh (Juí.21.19ss.).
Siló perdeu seu status de supremacia na época de Samuel. Os malvados filhos de Eli ocuparam os cargos de sacerdotes pouco antes da destruição do local, e o abuso da lei mosaica foi uma das causas espirituais da queda do santuário. A arcada aliança foi capturada pelos filisteus e levada à terra deles (ISam.4.3,4, 12).
Com o advento de Davi, Deus volta a agir no meio de seu povo “Então o Senhor despertou como de um sono, como um valente que o vinho excitasse.”, “Também rejeitou as tendas de José, e não escolheu a tribo de Efraim;”. A tribo de Efraim, através de José, foi a preferida de Jacó (a queridinha), no entanto aqui o Senhor rejeita, “ao contrário, escolheu a tribo de Judá e o monte Sião, o qual amou.” Deus busca homens, mulheres e/ou tribos que se preocupem em agradar-lhe, dispostos a fazeres sua vontade, ou seja, segundo seu coração.

Introdução
Os propósitos da unção vêm desde o AT, em que sacerdotes e reis eram ungidos com óleo, para indicar a presença permanente do Espírito Santo em suas vidas e, assim, exercerem suas funções (Jz 9; ISm 9.16). Mas, em relação aos profetas, a unção era diretamente dada por Deus (lRs 19.16; Is 61.1). Essa ideia é a base da unção no NT, tanto de Cristo, quanto dos cristãos. Na lição de hoje, veremos a unção literal e espiritual na vida de Davi.

OBJETIVO
 Ensinar o que significa a unção de Deus na vida de uma pessoa;

1. A unção de Davi
UNÇÃO. O ato de ungir; utilizado para o resultado da presença do Espírito Santo no crente (lJo 2.20,27).
Em termos práticos, a unção é a capacitação dada por Deus para executar o serviço ou a vocação dada por Ele. A unção (capacitação) é sempre muito pessoal, variando de pessoa a pessoa, pois nem todos possuem um mesmochamado. Em algumas pessoas, Deus usa mais tempo e mais circunstâncias para que o aprendizado torne maduro o possuidor da unção. Porém, todos são lapidados como Deus desejar.

Maturidade (Dic. Aurélio). Estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento. / Período de vida compreendido entre a juventude e a velhice.
Davi era um simples adolescente que apascentava o rebanho de seu pai. Mas Deus tinha uma necessidade nacional e eterna, e a vida desse jovem seenquadrou perfeitamente com os projetos divinos. Conta-nos Flávio Josefo, o historiador, que naquele dia, na casa do pai de Davi, diante dos irmãos dele, enquanto o óleo escorria pelo seu cabelo e pescoço, uma voz sussurrou em seu ouvido a dizer: “Você será o próximo rei de Israel”. Com a unção ele seria rei, mas, por que não foi logo para o palácio reinar? Simplesmente porque ainda era um menino e necessitava tornar-se maduro, Deus não podia contar com o menino; Deus conta com homens. Isso significa que podemos ter a evidência do chamado, mas pode não ser chegado o tempo, que ainda estamos sendo provados para crescer. Já imaginou Jesus, aos 12 anos, passando pelos enfermos, vendo os problemas da nação, não podendo fazer nada, porque ainda não era sua hora? Se, para Jesus se apresentar, foi necessário um tempo, seria conosco diferente?
Quando a unção chega a nossa vida, é sinal de que nada mais será como antes. Podemos observar que a vida de Davi sofreu diversas modificações.Ele amadureceu através das provações, das situações de riscos, de seus atos heroicos e da perseguição. O que mais nos anima em seu heroísmo é que ele nunca desistiu, jamais retrocedeu e sempre confiou no Senhor mesmo quando tudo parecia não ter sentido em sua vida.

1.2. Samuel ungiu a Davi
Enquanto Samuel orava pedindo por Saul e sua restauração decadente, o Senhor tinha planos diferentes: ordenou que Samuel interrompesse a intercessão e fosse a casa de Davi ungi-lo rei de Israel. Houve um impacto no mundo da época quando Davi foi ungido rei. Ao mesmo tempo em que o Espírito de Deus se apoderou dele, saiu de Saul (ISm 16.13,14 Samuel apanhou ochifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do SENHOR apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá. 14 O Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do SENHOR, o atormentava.). Na primeira vez, foi Deus que trouxe o rei até Samuel (ISm 9.16 “Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre Israel, o meu povo; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim”.), mas desta vez o profeta teria que sair a procura de Davi. Assim, aprendemos que o Senhor nem sempre usa o mesmo método, por isso, precisamos estar atentos as diferentes instruções para etapas novas em nosso ministério. Observe que Saul foi ungido com um “vaso” de azeite. O vaso é feito por mãos humanas e simbolizava a vontade do povo. Todavia, quando lemos em ISamuel 16.13 RA vemos a diferença. Samuel usou um “chifre e não um “vaso”. E o chifre é feito pelas mãos de Deus, que cresce na cabeça de um animal sem interferência humana. E, nesse dia, “o Espírito do Senhor se apoderou de Davi” (ISm 16.13).

1.3. As peregrinações e perseverança de Davi
Podemos dizer que Davi primeiro passou pela aflição para depois chegar à promoção. Durante 12 anos, ele viveu como fugitivo, enfrentou os desânimos que a vocação provoca e a solidão de uma nova fase em sua vida. Ele enfrentou os altos e baixos. De pastor bem sucedido a herói nacional após abater o gigante Golias; de herói a músico libertador quando tocava para que Saul se acalmasse. No palácio, tornou-se genro de Saul e comandante das tropas, onde seu nome foi aclamado suscitando a inveja de Saul (ISm 18.5-10). Num dia, estava no auge; noutro dia, na caverna; num dia, era o comandante geral do exército israelita, noutro dia, pedia exílio nas terras inimigas para escapar da morte. Existem fases em nossas vidas que nada faz sentido, pois a vocação nos revela surpresas. Fiquemos atentos, pois podemos ser levados por caminhos que jamais pensamos ter que passar.
Davi sempre foi um homem de muita perseverança. Ele compreendia muito bem o que significava aquele ritual na casa de seu pai, ele sabia que seu dia chegaria. Muitas pessoas desistem nas primeiras etapas probatórias, outras perdem o foco, e outras como Esaú trocam as coisas eternas pelas passageiras. A graça de Deus sempre trabalha, sempre nos impulsariam para o que fomos chamados a fazer. Devemos compreender que, após recebê-la, jamais teremos vidas normais outra vez.

OBJETIVO
 Apresentar quais são as implicações de ser ungido;

2. Davi perseguido como vilão
Algo que deveríamos compreender em nossas vidas é que jamais agradaremos a todas as pessoas, e que nossos maiores inimigos podem ser aqueles que amamos e por quem arriscaríamos qualquer coisa para agradar-lhes. Davi, mesmo de posse da unção de rei, sempre se submeteu, honrou e respeitou Saul. Se não fosse plano de Deus, e se Saul não o invejasse, ele tranquilamente continuaria como comandante do exército. Ele era simples, humilde e íntegro. Mas o problema não era ele, mas as perseguições por causa de sua vocação.

2.1. As etapas de um vocacionado
Se você tem um chamado, pense nisto. Por que Davi foi ungido para ser rei? Por que Saul foi reprovado? E por que Davi ainda teve que ir ao palácio para sofrer? O que você acha que Deus tinha em mente quando tirou Davi do pasto para introduzi-lo no palácio real? Acreditamos que: ou Deus queria mostrar para Davi como funciona a monarquia e como jamais um monarca deve agir, ou estava lhe treinando em cada departamento para que, ao ser rei, soubesse como cada um deles funciona. Como você acha que Davi convivia com essa situação em sua mente? As vezes, não há como entender aonde Deus quer chegar com sua trajetória tão estranha (Is 28.21 O Senhor se levantará como no monte Perazim, e se irará, como no vale de Gibeom, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato.). Todavia, Davi nos ensina uma grande lição. Que mesmo tendo uma grande promessa, cumpria com maestria as etapas de sua vida, e sabia estar contente em todas as situações.
Que teste profundo é saber que o trono que nos pertence em ocupado por um tirano e nada poder fazer, parque Deus ainda não sinalizou. Davi terá aprendido que Deus é quem exalta e abate, quem promove e rebaixa; e quem faz oque bem entende na hora que achar que deve agir. Infelizmente, encontramos pessoas totalmente contrárias a Davi. Que nada têm, mas acham que devem reinar; que jamais esperam o sinal verde, e semelhantes a Saul, vivem a infernizar a vida do povo com seu péssimo governo.

2.2. Invejado por causa do chamado
Quantas pessoas você conhece que, ao destacarem-se, começam a ser perseguidas, criticadas e invejadas? Não pense que o chamado trazia problemas somente nos dias de Davi, ainda hoje acontece o mesmo em muitos lugares. O problema não está no que realizamos, mas naquilo que nos capacita a realizar o que está incidindo sobre nós. Todas as pessoas que possuem um chamado passarão por incompreensões. Se até Jesus chamaram de endemoninhado, o que não falarão de nós? (Mt 12.24). Na verdade, ninguém poderá apagar o brilho de quem Deus escolheu para cumprir sua vontade (Mt 5.14-16). Infelizmente, muitas pessoas não compreendem que deveriam se alegrar ao ver Deus levantar alguém para fazer a diferença, tais pessoas, em vez de combatê-las, deveriam unir-se às erguidas por Ele. Já imaginou se Saul e Davi fossem unidos?

2.3. A fuga de Davi
A vida no palácio se finda para Davi, e tudo o que leva em sua fuga é a lembrança de Mical, de seu exército, do profeta que o ungiu, e do amigo Jonatas. Em apenas um dia, Davi perde tudo e, para não morrer, vai buscar socorro na tetra de Aquis, o rei de Gate (ISm 19.9,10; 21.10-13). Para não ser morto na terra inimiga, Davi finge estar louco e espumando pela boca, arranhando portas, e deixando a baba escorrer através de sua barba, eleconvence Aquis de que está louco, por isso parte dali para a caverna de Adulão, um lugar escuro, sombrio, e solitário. Contudo Davi não perde a esperança em Deus e deixa registrado para nós o que sentiu em Adulão: “Até que saiba o que Deus há de fazer de mim” (ISm 22.3b).
A caverna de Adulão. Saindo da cidade de Gate (ver ISam.22:1), Davi retirou-se para uma caverna, quando fugia de Saul. Mas nenhum trecho bíblico liga essa caverna com a cidade, e nem tem sido encontrada qualquer caverna nas proximidades capaz de ocultar quatrocentos homens. E: possível que a caverna de Adulão ficasse no ermo montanhoso a oeste de Judá, na direção do mar Morto, onde existem cavernas. O esconderijo de Davi ficava nessa região.
Uma caverna nessa região parece mais certa, em face do fato de que Davi chamou para ali os seus pais e eles viviam em Belém. Mas alguns eruditos defendem a área perto da cidade de Adulão. Têm sido encontradas algumas cavernas a meio caminho entre Socó e Queila, a dezesseis quilômetros a noroeste de Hebrom, que poderiam ter servido como refúgio e fortaleza de Davi.
Fonte: Enciclopédia de bíblia teologia e filosofia vol 1
Podemos dizer que aquele dia de derrotas foi também o dia em que Deus redirecionou a vida de Davi para que se desenvolvesse nele outras habilidades especiais resultantes da unção que estava sobre sua vida. Ele não encontrou vida pacífica no palácio, e ter unção é sinônimo de sofrimento por parte dos poderosos. Saul não queria que sua imagem diante do povo fosse ofuscada pelo vitorioso Davi, e vendo que Davi somente crescia, sua única saída seria matá-lo. Esse, infelizmente, é um clássico pensamento de nossos dias, onde muitos não sabem por que a glória de Deus resplandece em seus ungidos.

OBJETIVO
 Mostrar que mesmo sendo ungido Davi buscou orientação de Deus.

3. Davi é ungido rei de Israel
Após a morte de Saul e seu filho Jônatas, Davi lamentou com profunda tristeza o sofrimento de Israel. Mas a sua ascensão ao trono só aconteceu depois. Primeiro: como rei de Judá e, só mais tarde, veio a tornar-se rei de todo o Israel.

3.1. Davi buscou a orientação de Deus
Diferente de Saul, Davi sempre buscou a orientação de Deus. Prova disso, é que, em 2Samuel 2.1-4, vemos que ele pergunta ao Senhor para onde iria naquele momento. Não há detalhes específicos de como recebera a orientação, mas, provavelmente, pode ter sido por meio do Urim e Tumim - pedras guardadas na estola sacerdotal que Abiatar levava (ISm 23.6 Ora, Abiatar, filho de Aimeleque, tinha levado o colete sacerdotal quando fugiu para se juntar a Davi, em Queila.). Conforme a posição em que elas se encontrassem, indicaria a resposta do Senhor: “sim”, ou “não”. Davi nos ensina que buscar a orientação de Deus é sempre a melhor opção. Infelizmente, não é o que acontece em nossos dias, em que pessoas buscam a vontade de Deus em práticas questionáveis. É surpreendente, o número de “profetas”, especialistas em dizer a vontade de Deus para qualquer área da vida. Por isso, há inúmeras histórias de lares destruídos, ministérios enfraquecidos e muita gente desiludida, porque alguns desses falsos profetas despejam ladainhas incompreensíveis, alegando falsas determinações de Deus. No entanto, é evidente que o Senhor fala diretamente com o seu povo de várias maneiras (At 8.26; 9.10-16; ICo 12.8), sem, contudo, contrariar as Escrituras que expressa a boa e perfeita vontade de Deus.

3.2. Primeiro Hebrom, depois Jerusalém
A unção da vida de Davi crescia junto com ele. Vemos sua vida em escalas crescentes e decrescentes, e, por onde passa, deixa marcas indeléveis na história. Davi tinha 30 anos quando Saul morreu, mas não reinou em Jerusalém, havia a necessidade de conquistar toda a nação. Ele foi paraHebrom seguindo ordens divinas, reinando limitadamente sobre Judá por sete anos e meio (2Sm 2.11). Esse tempo foi preciso para que Deus enfraquecesse o antigo reinado e lhe entregasse toda a nação fortalecida. Ou seja, ele era rei, mas não era o tempo de reinar sobre tudo. Será que isso também não nos lembra de Jesus, o qual já reina, mas, no devido tempo, dominará sobre todas as nações? O que essa história nos ensina? Que Deus tem escalas e degraus nos quais o tempo precisa ser apreciado para não saltarmos as etapas da vida e desistirmos.
Isbosete (filho de Saul) era rei de Israel.

3.3. Lições práticas acerca do chamado na vida de Davi
Poucos monarcas conheceram tanto poder e prestígio quanto Davi. As bênçãos demoraram, mas, quando chegaram fizeram sua taça transbordar. Vendo que Deus estava com ele, unificou a nação tendo Deus como base, despertando o interesse nacional pelos assuntos espirituais, elevou o sacerdócio de modo que o judaísmo pudesse operar de forma aberta e livre na terra; destruiu os altares dos ídolos; foi brilhante, organizador e estrategista, expandindo as fronteiras de 24.000 quilômetros para 240.000. Davi cresceu muito, mas foi nesse período que colecionou esposas, teve filhos com várias mulheres, resultando mais tarde em tragédia para sua vida. Precisamos aprender que o poder pode ser perigoso se administramos para nossas vontades; que os tempos de prosperidade são também tempos perigosos e não simples bênçãos.
Se Davi hoje estivesse conosco, seu conselho seria: “tome cuidado, o inimigo não respeita unção, ele está sempre à espreita, procurando nos destruir com as coisas mais simples da vida, até mesmo com o sucesso”. A unção nos levará ao objetivo de Deus, e Ele honram nossos esforços. Mas Deus não escolhe por nós, por isso devemos ser sábios e sempre buscar Sua orientação.

Conclusão
Davi compreendeu muito bem o que significa ter sobre a vida uma capacitação especial, o que significa ser encontrado por Deus. Nós já observamos esse processo na vida de pessoas como Moisés, Jacó, José, Paulo e até mesmo Jesus. Sabemos que a unção vai mexer conosco, vai nos conduzir a situações adversas. Por fim, a única coisa que devemos ter em mente é que Deus não erra em suas escolhas, e, se nos escolheu, chegaremos ao destino final, portanto não esmoreçamos na fé.

QUESTIONÁRIO

1. Como podemos definir unção?
R. Como a capacidade dada por Deus para a execução do serviço pelo qual ele nos chamou.
2. O Que aprendemos com a ida de Samuel a casa de Jessé?
R. Que o Senhor nem sempre usa o mesmo método.
3. Porque Davi não assumiu imediatamente o reinado?
R. Livre.
4. Qual a diferença marcante entre Saul e Davi?
R. Davi sempre buscava orientação de Deus.
5. Qual era a base de Davi?
R. O próprio Deus.


REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Editora Betel 4º Trimestre de 2013, ano 23 nº 89 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor - Davi, a lâmpada de Israel - A incrível história de um rei segundo o coração de Deus

Vídeos de mensagens para auxiliar na Escola Bíblica Dominical.

1° Vídeo: Igreja Batista Apascentar de AfogadosPastor: Alex Duarte



2° Vídeo: A Verdadeira Definição de "Ungido de Deus a Luz da biblia. Por Renato Vargens é Pastor, conferencista internacional, plantador de Igrejas e escritor.



3° Vídeo: mini série Rei Davi.



4° Vídeo: Registro Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro)EDA (Escritório de Direitos Autorais)
Reg. Nº: 545.424 Lv: 1.038 Fl: 199, de:14 Dez 2011



COMPARTILHE ESSE POST NO FACEBOOK E TWITTER BOTÕES EM BAIXO...


COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

Nos abençoe pelo PiX pecadorconfesso@hotmail.com

A Contribuição financiará os Projetos: • Mais Ferramentas para o Site. • Melhorar visual. • Manter o Site ativo e funcionando. • Ajudar nas compras de cestas básicas • Fazer parte das Missões Urbanas. • Distribuir Bíblias Grátis. • Discipular Novos Convertidos. • Adicionar Slides e Books em PDF. • Trazer mais Conteúdos para ajudar a ministrar as aulas. ••••Contribua pelo PiX•••• ||pecadorconfesso@hotmail.com || •• ou pix: •• (15) 99798-4063 (WhatsApp)

NOVOS COMENTÁRIOS$type=list-tab$com=0$c=4$src=recent-comments

Nome

#desafio42dias,6,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,10 Sites,3,1º Trimestre,121,1º Trimestre 2018,1,2023,1,2024,17,2º Trimestr,1,2º Trimestre,115,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,98,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,190,A igreja local e missões,28,A Intervenção de Cercília,1,A Mensagem,1,A multiforme sabedoria de Deus,3,A Raça Humana,12,A volta do homem sem rosto,1,Abençoa,6,Abençoadas,6,Abominações,1,Abraão,6,Absalão. EBD,6,Abuso Sexual,5,Acabe,1,Ação de Graça,6,Acazias,1,Acepção,1,Achados,2,AD em BH,2,Adão,16,Adolescente,80,Adolescentes,23,adolescer+,7,Adoração,9,Adulto,126,Aflição,2,Ageu,3,Agonia,1,Agostinho,2,Air,1,Ajuda,2,Ajuda do Alto,3,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,Alcoólica,1,alegria,2,Ali,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,11,Alto,2,Amar,14,Amasiado,2,Amém,1,Amigo,7,Amizade,14,Amnon e Tamar,2,Amor,57,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,10,Amós,1,amostra grátis,2,Ana,4,Ananias,2,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,2,Angular,1,Aniquilacionismo,1,Anjo de Luz,2,Anjos,4,Anonimo,1,Anrão,1,AntiCristo,3,Antiga,1,Antigo Testamento,6,Ao Vivo,2,Apaixonado,1,Aparece,1,Aplicativo,1,Apocalipse,24,Apologia,12,Apostasia,2,Apostolo,18,Apóstolo dos pés sangrentos,1,apóstolo Paulo,42,Apóstolos,3,App,2,Apple Store,1,apreço imenso,1,Aprendendo,3,aprender,1,APRENDER+,1,Aprendizagem,1,Aprovação,1,aprovado,1,aquecimento,1,Arca da Aliança,3,Arqueologia,2,Arrebatamento,12,Arrebatar,2,Arrependimento,11,Artesão,1,Artista,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,8,As Bodas do Cordeiro,2,Asera,1,Aserá,1,Aspectos,1,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,5,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,ASSISTIR,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Atalaia,2,Ataque,3,Ataques,3,Ateísmo,3,Atenção,1,Atender,1,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitudes,1,Atitute,1,Atividade,1,Atos,16,Atributos,17,atriz,1,Audio Book,4,Auto Escola,1,autoajuda,2,Autoridade,1,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avivado,8,Avivamento,13,Avó,1,Baal,1,Babel,13,bailarina,1,Baixar,37,Balaão,9,Balada Gospel,1,Balzac,1,Banalização,1,Bangu,1,banner,1,Barack Obama,2,Barato,1,Barnabé,2,Base Bíblica,38,Batalha Espirítual,31,Batismo,12,Batismo nas Águas,4,Batista,2,Batom Vermelho,1,Baxterismo,1,BBB,1,Beber,1,Bebês,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Bençãos,6,Benhour Lopes,1,Berçário,4,Bernhard Johnson Jr,1,best-seller,5,Bestas,1,Betânia,1,BETEL,154,Betel Adulto,89,Betel Jovem,40,Bíblia,84,Bíblia Diz,22,Bíblias,7,Bíblica,28,biblicas,4,Bíblico,5,Bíblicos,4,Bibliologia,2,Bienal do Livro,10,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,6,Bispa,1,bissexual,1,BléiaCamp,1,Blíblica,1,BLOG,7,BlogNovela,20,Boaz,2,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,Bom,4,bom-humor,6,Bombom,1,Bondade,2,Bons Sonhos,4,Borboleta,1,Brasil,2,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,2,Briga,1,Brincadeira,1,Brother Bíblia,10,Budismo,1,Bullying,1,Busca,9,C. S. Lewis,1,Cadelabro,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Cam,1,Caminho,12,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,Canaã,1,canal,1,Canção,2,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantar do Galo,1,cantares de salomão,14,Cantor,2,Cantora,1,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,capacitação,1,Capítulo 1,1,capítulo 10,1,Capítulo 2,1,capítulo 3,1,capítulo 4,1,capítulo 5,1,capítulo 6,1,capítulo 7,1,capítulo 8,1,capítulo 9,1,Caráter,7,cardapio,1,Carência,4,Carismático,7,Carne,2,carreira,1,Carta,18,Carta de Amor,14,Cartas,5,Cartaz,5,Casa,15,Casa Branca,4,Casamento,16,Casamento Misto,4,Catarina Migliorini,1,Cativeiro,3,Cautela,1,CD,1,CDHM,1,Central Gospel,26,Centurião,1,Cerebral,1,Certificados,1,Cessacionismo,1,Cesto,1,CETADEB,1,Céu,10,Céus,7,CGADB,3,Chama,1,Chamada,1,Chamado,2,Champions League,1,Charges,8,Charles Darwin,1,Chegando,1,Cheios,1,CHIPRE,1,Chuva,1,Ciência,7,ciência de dados,1,Ciência vs Bíblia,10,Cinco,2,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Circuncisão,3,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,3,Civilização,1,Clara Tannure,1,classificação,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,11,Clipe Oficial HD,2,Coach,2,Código,1,Cólera,1,Colesterol,1,Colorida,1,com Pedro Bial,1,Combater,4,Comentários,5,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,3,Como ser um missionário,12,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,6,Compreender,1,comunhão,7,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concerto,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Condição,1,Conectar,6,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confirmando,2,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,12,Conhecendo,16,Conhecer,4,CONHECER+,1,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conquista,7,Conquistas,6,Conselhos,14,Consequências,1,Conservador,1,Contra,1,Contra Mão do Mundo.,2,Contraria,1,Conversão,6,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,6,Coragem,1,Coreografia,1,Cores,1,Coríntios,6,Corona Vírus,1,Corpo,2,Correios,1,Cortinas,1,Covid-19,1,Coxo,1,CPAD,478,CPAD Adolescentes,63,CPAD Jovem,119,Crack,1,Cracolândia,3,Crente,9,crescimento,4,Creta,1,Criação,24,Cristã,14,Cristão,29,Cristianismo,3,Cristo,38,Cronograma da Bíblia,4,Cronologia,1,Crucificação,8,Cruz,11,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,2,Cuide do Coração,5,Culto,13,Culto da Virada de Ano Novo,6,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,4,Cultura,1,Cura,4,Curado,2,Curso,5,Cuxe,1,D. A. Carson,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel,9,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,22,Davi e Bate-Seba,9,Davi e Jônatas,9,Davi e Mical,7,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Débora,2,Decisão,1,declaração,6,dedicação,1,deep learning,1,Degeneração,1,Deidade,1,Delírios,1,demissão,2,demônio,12,Demônios,14,Denominação,1,Dentro,1,Denúncias,5,Depressão,2,Deputado Federal,1,derrotando,1,Derrubar,1,Desabamento,1,Desafiando,10,Desafio,10,Desafio Insano,7,Desafio4x4,3,Desapaixonar,3,Descobertas,2,Desculpas,1,Desejo,2,Desenho Bíblico,8,Deserto,17,Desigrejados,3,Despedida,1,Despertamento,1,Destinatários,1,Desunião,1,Deus,106,Deus é Amor,24,Deus está Morto,3,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,deuses falsos,12,Deuteronômio,1,Devaneios,3,Devocional,89,Dez Mandamentos,1,Dez passos,6,Dia,1,Dia da Independência do Brasil,1,Dia de Missões,28,Dia do Evangelista,2,Dia dos Namorados,18,Dia dos Pais,9,Diabetes,1,Diabo,2,Diáconos,12,Diante do Trono,3,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,3,Dias,2,Dicas,12,Dicionário,3,Diferente,1,Diferentes,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinâmica,9,Dinheiro,7,Discernimento,2,Discipulado,32,Discipulos,32,Discípulos,34,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divina,4,Divino,4,divórcio,3,Dízimos,10,Doação,4,Doação de Bebê,2,Dobrada,1,Doença,4,doença física,7,Dom,9,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,14,Dons de Maravilhas,14,Dores,1,Doutrina,23,Doutrinas Fundamentais,34,Download,82,Download Livros e E-books,145,Doze,1,Drink de Baygon,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,DST,1,Duas,1,Duelo,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,37,EBD,714,EBF,1,Eclesiastes,15,ecológico,1,Ecumenismo,1,Éden,8,Edificados,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Educação,1,Efatá,1,Efésios,3,Egito,6,Elcana,3,Ele,1,Eleição,6,Eleita,1,Eli,2,Elias,11,Eliasibe,1,Eliseu,2,Elizabeth Gilbert,1,Elizeu,4,Ellan Miranda,6,Elogios,1,emagrecer,1,Email,2,empresa,2,Empresa.,1,Encerramento,1,Enchente,1,Enciclopédia,1,Encontrar,1,Encontro,11,Encorajamento,4,Eneias,1,ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensina,1,Ensinar,4,Ensino,4,Ensinos,2,Entendendo,1,entender Deus,3,Entrevista,5,Envia,1,Envio,1,Epidemiologia,1,Epístolas,20,Época de Cristo,3,Esaú,3,Esboço Pregação,5,Escala de Professores da EBD,4,Escape,1,Escatologia,39,Escavação,1,Escola,33,Escola Bíblica Dominical,905,Escola Dominical,85,Escolha,5,Escravo,1,Escritor,1,Escrituras,4,Esdras,2,Espaço,2,esperança,5,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,2,Espírito,28,Espírito Santo,34,Espirituais,4,Espiritual,14,Espiritualidade,4,Estado de São Paulo,2,Ester,1,Estevão,2,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estrutura,1,Estuda,2,Estudo Bíblico,209,Estudos Bíblicos,505,Estupro,1,Eterna,4,Eternidade,5,Eterno,3,Ética,2,Eu,1,Eu ainda te amo,1,Eufrates,1,Eva,15,evangelho,16,EVANGÉLICA,5,Evangelico,1,Evangélicos,2,Evangelismo,3,Evento,2,Evidências,1,evolução,1,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exegese bíblica,2,Exemplar,2,Exemplo de Tensorflow,1,Exemplos,1,exílio,3,Êxodo,2,Experiência de vida,26,Expositiva,2,Expressando,1,Extra,49,Exupéry,1,Ezequias,1,Ezequiel,4,F.F Bruce,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,7,Falecimento,1,Falsos,13,Falta,1,familia,49,Família,49,Fat Family,2,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,22,Feirinha,1,Felipe,1,Feminina,7,feminista,7,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,12,Festa Junina,3,Festividade,4,Ficar,1,Fidelidade,2,Fiel,4,Filha,6,Filho de Deus,9,Filho do Homem,6,Filho Pródigo,5,Filhos,17,Filipenses,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim,2,Fim de Relacionamento,7,Fim do Mundo,14,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,3,Firme,5,firmeza,2,Firmino,1,Fletar,1,Fogo,1,Fora,1,Forma,1,Formação,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Free The Nipple,1,Friedrich Engels,1,Frutifica,6,Fundamentalismo,1,Fundamentos,1,Fúnebre,1,funk,1,futuro,1,G-JJHNKFDSCM,7,gadareno,1,Gálatas,1,Galaxy,1,Galileu,1,Galo,1,Game Of Crentes,7,Ganhe Um Livro,21,gastando pouco,1,Gay,8,Gênesis,20,Gênesis.,8,genro,1,Gentios,1,Geografia,1,Geográfica,1,Geração,2,Gestos,1,Getsemani,1,Gideões,16,Gideões Missionários da Última Hora,20,Gigante,3,Gilberto Carvalho,1,Gileade,1,Gilgal,1,Giom,1,GLBS,2,global,1,Globalismo,1,Globo,1,Glória,7,Gloriosa,1,GLOSSÁRIO,2,Glossolalia,1,Glutonaria,1,GMUH,13,Gogue,2,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Graça,5,Grande,5,Grande Tribulação,4,Grátis,3,Greta,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,3,guerra,6,Guia,2,Habacuque,4,Halloween,1,Haxixe,1,Hebraica,2,Hebreus,7,Hedonismo,4,Helena Tannure,1,Hematidrose,1,Herdeiros,1,Heresia,22,Hermenêutica,3,Hernandes,3,Hilquias,1,Hinduísmo,1,hipócrita,1,Hissopo,1,História,8,Historia Real,1,Holística,1,Holocausto,1,Homem,9,Homenagem,1,Homens,3,Homilética,3,Homofobia,15,homosexualismo,12,Homossexual,9,Honestas,1,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Horebe,1,Hubner Braz,23,Hulda,3,Humana,4,Humanas,1,Humanidade,2,Humano,12,Humanos,2,Humildade,2,Humor,11,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,Icabô,1,Identidade,2,Ideologia,1,idioma,1,Ídolos,3,Igreja,42,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,5,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Iluminação,1,ilustração bíblica,9,Imanência,1,imersos,1,Imoral,1,Imoralidade,1,ímpio,1,Importa,1,Impostor,1,Impresso Normal,1,Impressora,1,Imutabilidade,2,Incas.,1,indenização,1,Individual,1,indústria,1,Inerrancia,1,Infantil,51,Inferno,3,infiéis,1,inglês,1,Inicio,1,Início,1,inimigo,1,injustiça,1,Insano,2,Insegurança,1,Inspiração,1,Instituição,1,Instrução,3,Integral,1,inteligência artificial,1,Intercessão,1,Internação,1,Internacional,1,Interpletação,2,interpretação,1,intertestamentários,1,Intimidade,4,Introdução,1,iPad,1,iPhone,1,Ira,1,Irmã Zuleide,1,Isaias,2,Isaque,8,Islâmico,1,Islâmismo,1,Israel,11,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jardim de Infância,21,Javé,1,Jeito,1,Jejuando,1,Jejum,2,Jeroboão,1,Jerusalém,6,Jesua,1,Jesuíta,1,Jesus,49,Jesus Cristo,56,Jesus de Nazaré,9,Jezabel,1,Jó,18,João,13,João Batista. Ossada,2,Joás,1,JOEL,1,John Piper,1,John Stott,1,Jonas,2,Joquebede,2,Jornada,9,Jornal da Record,1,José,9,José Wellington,1,Josh McDowell,1,Josias,2,Josue,8,Josué,9,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,228,Jovens,185,Judá,1,Judá e Tamar,1,Judas,1,Juízes,1,Juízo,1,Juízo Final,7,Julgamento,5,Julgamento Final,2,julgar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,42,Juramento,1,Justiça,4,Justo,1,Juvenis,22,Karkom,1,Karl Marx,1,Karma,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,3,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,2,Lei,5,Léia e Jacó,7,Leilão,3,Leis,2,Leitor,1,Leitora,1,Leitura,9,LEITURA BÍBLICA,3,Lembrancinhas,1,LeNovo,1,Lepra,1,Ler a Bíblia em 42 dias,3,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Liberdade,2,Libertação,1,Libertador,1,Libertinagem,1,Libertos,2,Lição,25,Lição 5,1,Lições,1,Lições Bíblicas,9,Lições Bíblicas da BETEL,411,Lições Bíblicas da CPAD,587,Lições de Vida,28,Líder,8,Líder Adolescente,29,Líder Jovem,25,Liderança,16,Líderes,3,Lídia,1,LinkedIn,1,Lino,1,Lista,2,Litoral,1,Liverpool,1,livre,5,Livre Arbítrio,7,Livres,2,Livro,38,Livro do Trono,3,Livro em Audio,7,Livro Selado,2,Livros - Comentarios,94,Livros Evangelicos,49,livros poéticos,13,Localização,1,Logos,1,Loide,3,Loira,1,Longanimidade,1,Lopes,1,Louco,1,Louvor,10,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,14,Lucifer,1,Lutando,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,7,Luz,1,Luz do mundo,2,Lya Luft,1,MacBook Air,1,machine learning,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,8,‪Magia,1,Magogue,2,Maias,1,Mal,4,Malala,1,Malaquias,3,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,3,Manifestação em Cristo,2,Manual de missões,22,Mãos,2,Maquiagem,2,Marcador de Páginas,1,Marcas,2,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,2,Mardoqueu,1,Maria Madalena,2,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,2,Mártires Cristãos,4,Massacre,1,Masturbação,7,Materialismo,1,maternal,16,Mateus,1,Matityáhu,1,Matrimonio,7,maturidade cristã,8,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,11,Melhores Blogs,3,Melhores Sites,4,Meninos de Rua,1,Menor,1,Mensagem,5,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Messias,3,Mestre,4,Mesulão,1,metaverso,1,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Mídias Sociais,2,Milagres,12,Milênio,3,Milionário,1,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério,20,Ministério Público Federal,2,Miqueias,2,Miriã,2,Misericórdia,6,Missão,44,Missiologia,30,Missionário,28,Missões,24,Mistério,1,Mitologia,1,Mitos,1,MMA,1,Mobilização,2,Moda Bíblica,2,Moda Cristã,2,Moda Evangélica,2,Modelo,3,Modelos,1,Moisés,21,Monarquia,3,Monte,4,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,9,Mordomo,1,Morrer,2,morte,13,Mortos,2,Motim,6,Motivos,1,Movimento,1,Muda,1,Mulçumano,1,Mulher,6,Mulher de Potifar,1,Mulheres,7,multiplicação,1,Mundo,9,Muro,1,Muros,1,Musica,8,Naama,1,Nacional,2,Namorado,18,Namorar,34,Namoro,105,Não,1,Não Prometeu,1,Nascença,2,Nascimento,3,Natureza,6,Naum,1,Necessidade,2,Neemias,4,Negar,2,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,2,NetFlix,1,Nigéria,1,Ninrode,1,No Fundo Do Poço,1,Noadia,1,Noé,1,Nome,2,Nome de Bebê,1,Nomes,2,Nora,2,Normalização,3,Norte,1,Noruega,1,Nota,2,Notícia gospel,70,Notícias Gospel,217,Nova,16,Novas Lições,2,Novela,2,Novo,5,Novo Testamento,6,Novos Céus e Nova Terra,8,Novos Convertidos,14,Novos Valores,2,nutricionista,1,Nuvem,1,NX Zero,1,O adeus,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,2,O Bom Travesti,1,O casamento negro,1,O Exército de Cleycianne,1,O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA,6,O MINISTÉRIO DE PASTOR,12,O Quarto da Porta Vermelha,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obadias,1,Obede-Edom,1,Obediência,5,Obesidade,1,Obra,4,Obras,3,obreiro,2,Obstáculos,1,Odio,1,Ofertada,8,Ofertas,8,Oficial,1,Olhando para direção errada,1,Olhar,3,Onde Estiver,1,ônibus,1,Onipotente,1,Onipresente,6,Onisciente,1,Online,1,Onri,1,ONU,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oposição,1,Opressão,1,Oração,24,Orando,1,Orar,4,Orfanato,1,Organização,2,Origem,6,Os Melhores Livros,29,Os Valores do Reino de Deus,2,Oséias,5,Oséias e Gomer,5,Osiel Gomes,4,Outra Chance,3,Ovelha,8,Padrões,1,Paganismo,1,Pagãos,1,Pai,6,Paixão,3,Paixão e Cura,1,Palavra,6,Palavra de Deus,7,Palavras,1,Pandemia,5,Pânico,1,pão,2,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papai,6,Papo,1,Paquera,2,Paquistanesa,1,Paquistão,1,Para Sempre,1,Parábolas,23,Paradoxo,2,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,4,Pastor,21,Pastor Paul Mackenzie Nthenge,1,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,2,Pastores,4,Paternidade,2,Patrick Greene,1,patristicas,2,Paulo,31,Pb. Renan Pierini,1,PDF,71,Pecado,38,Pecador Confesso,14,PECC,57,Pedindo,1,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedra,1,Pedras,1,Pedro,9,peixe,1,Pelos,1,Pensamento,3,Pentateuco,6,Pentecostal,11,Pentecostes,3,Perda,3,Perdão,14,Perdidos,6,Perfeito,2,Perigo,3,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,3,Perseguidor,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Perspectiva,1,Pesquisa,2,Pessoa,2,pessoas,5,Peter Moosleitner,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Pirralha,1,Pison,1,Planeta Terra,2,Plano de Aula,7,PLANO DE LEITURA BÍBLICA,15,Planos,6,Plantador de Igrejas,2,Play Back,1,playboy,1,Plenitude,7,Poder,4,Poema,3,Poesia,4,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,Porção,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,8,Portões,1,Posse,1,Possível,1,Posto,1,Povos,2,Pr Gilmar Santos,1,Pr Napoleão Falcão,3,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Pragas,2,Praia,1,Prática,2,Praticar,3,Pré-Adolescentes,19,Preço,1,Predestinação,4,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,14,Pregadores,4,Premier,1,Premium,1,Preocupar,1,Preparado,2,Preparativos,1,Presbíteros,1,presidente,4,Presídio,1,Prevenção,2,previdência,1,Primário,28,Primeira,2,primeiro,4,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,2,Primogênitos,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,4,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,3,Profecia,21,Professor,21,Profeta,34,Profeta Jeremias,3,Profetas,25,Profetas Menores,23,Profética,4,Profético,9,Programa de Educação Cristã Continuada,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Progressista,1,Projeto,2,Projeto Cura Gay,2,Promessa,9,Prometida,2,Promoção,5,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,4,Prosperidade,1,Prostituta,2,Proteção,1,Protesto,1,Provai,1,Provê,1,Proverbios,15,PSDB,1,Pura,1,Purifica,2,Puro,1,Pv 4.23,1,Qualidades,1,Quando Deus diz não,9,Queda,10,Quem segue a Cristo,3,Quem Sou?,1,Querer,2,Querite,1,Raça,1,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,2,Raptare,1,Raquel,2,Realidade,8,Rebeldia,3,Rebelião,1,Receber,1,Reconciliação,2,Reconstrução,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,2,Redenção,1,Redentora,1,redes neurais,1,reflexão,21,reformado,1,regime,1,Regininha,1,Registro Módico,1,regras,1,Rei,3,Rei Xerxes,1,Reinado,15,Reino,19,Reino de Deus,14,Reino dividido,8,Reino do Messias,6,Reis,1,Rejeição,1,Relacionamento,68,Relativismo,3,Relatos,5,Relógio da Oração,4,Remida,1,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,75,Reservado,2,Resguardar,1,Resistir,1,Resplandecer,1,Responde,1,Responsabilidade,2,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,6,Restauração,3,Restauracionismo,1,Resumo,8,Retorno de Cristo,3,Retribua,1,Reuel Bernardino,1,Rev. Augustus Nicodemus,3,Revelação,5,Revelado,1,Revista,97,revolução industrial,1,Rezar e Amar,1,Richard Baxter,1,Rico,4,Rio Tigre,1,Riqueza,3,Riscos,1,Roboão,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Roupas,3,Rubem Alves,1,Ruins,1,Russel Shedd,1,Rute,3,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sabedoria,17,SABER+,1,Sacerdócio,5,Sacerdotal,5,Sacrifício,4,Sadhu Sundar Singh,1,Safira,2,Safra,1,Sal da Terra,1,Salmos,30,Salomão,12,Salvação,19,Salvador,12,Sambalate,1,Samuel,14,Samuel Mariano,1,Sangue,3,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,4,Santidade,9,Santificação,11,Santo,4,sapienciais,1,sapiências,1,Sara,2,Sarah Sheva,1,Satanás,6,Saudações,2,Saudades,4,Saul,10,Saulo,2,Savífica,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Seguidor,1,Seguir,1,Segunda,2,Segundo,1,Segundos,1,Segurança,1,Seita,2,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Selada,1,Seleção Brasileira,1,Sem,1,Sem Garantia,1,Semeador,3,Semente,2,Sementes,2,Seminário,1,Senhor,4,Senhorio. Jesus,1,Sensibilidade,1,Sentido da Vida,6,Sentimento,2,Sentimentos,4,Separação,2,Separar,2,Ser,3,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Chá Com Professores,4,Série Dicas de Como Liderar,23,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,4,Sermão do Monte,4,Sex,2,Sexo,5,Sexual,4,Sexualidade,2,Sidney Sinai,1,SIFRÁ e PUÁ,1,Significados,4,Silas Malafaia,5,Silêncio no Céu,7,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Simples,1,Sinal,1,Sincero,1,Sistema,2,Sites,3,Slide PC,2,Slider,462,slides,6,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Soberania,1,Sofonias,3,Sofrimento,4,Sogra,3,Soldados,5,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,5,Sonhos de Valsa,1,Sono,1,Sono da Alma,10,Sorrir,3,Sorteio,2,Sou,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Sublimidade,1,Submissão,2,Subsídio,94,Sucessor,1,Sueca,1,Sujeição,1,Sul,1,Sulamita,5,suprema,2,Surface Pro 2,1,Suspenção,1,Sutiã,1,Sutileza,11,Sutilezas,1,tabela,1,Tabernáculo,4,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,3,Tarado,1,Tarso,1,Tatuagem,3,TCC,1,Tecido,1,Tecnologia,2,Tela Cinza,1,Telegram,1,Temas,2,Temática,2,Temor,8,Temperamento,1,Tempestade,2,Templo,3,Tempo,5,Tempo de Viver Coisas Novas,3,Tempos,2,tensorflow,1,Tentação,5,Teologia,16,Teologia da Libertação,2,Termino de Namoro,7,Término do Namoro,2,Termos,1,Terra,4,Terra Prometida,7,Terremoto,1,Testamento,1,Testemunho,21,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,3,Tigres,1,Tim Keller,1,timidez,2,Timna,1,Timóteo,13,Timothy Keller,1,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,tisbita,1,Títulos,1,Tomas de Aquino,1,Top,2,Top Blogs,4,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,3,Top5,2,Torá,1,TPM,1,Trabalho,2,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transcendência,2,Transfer,1,Transforma,2,Tratando de uma leucemia,1,treinamento,1,Trevas,1,Tribunal de Cristo,2,Tribunal de Justiça,1,Trimestre,2,Trindade,3,Trino,2,Triunfal,1,Trono Branco,2,Tudo vê,1,Túnica,1,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Ultimos Dias,1,Últimos Dias,1,um trono e um segredo,1,Uma crente,1,Uma História de Ficção,79,Unção,2,Ungido,1,Unidade,9,Universo,2,Uno,1,Urias,1,Utensilios,1,Uzá,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,4,Valores,1,Vanilda Bordieri,1,Velhice,2,Velho Testamento,1,Velório,1,Vem,2,Vencendo,2,Vencer,2,Vendedor de Droga,1,Vento,5,Ver Deus,1,Veracidade,3,Verdade,2,Verdadeira,4,Verdadeira História,1,Verdadeiro,4,verdades,1,Versículos,4,Viagem,5,Vício,1,Vida,29,VIDA CRISTÃ,2,Vida depois da morte,13,Vida Pessoal,3,Vidas,1,Vídeo,24,Vigilância,2,vinda,4,Vindouro,3,Vinho,1,Violência,2,Virá,2,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Visão,2,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Vivendo,1,Viver,5,Voca,1,vocacionados,1,Volta,2,Volta de Cristo,5,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,webdevelops,2,Yehoshua,1,Yeshua,1,YOSHÍA,1,You Tube,2,youtuber,2,Zacarias,2,Zaqueu,1,Zelo,5,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 2 - Davi é ungido rei de Israel / Subsídio da revista BETEL - 13 de Outubro de 2013
Lição 2 - Davi é ungido rei de Israel / Subsídio da revista BETEL - 13 de Outubro de 2013
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhauP6PgrG03YqOu1QaM9oau0VeqyQNfijdc8QbJ44NCCLXlYzAGPiE9oyH9hKPrrBhn0r4FPxnsspuePK0ijdwW6bqjAYmd3sZxHtZFnedPBNZ9drYpbldcraYC6wWESZYEwAvnzR-s1R9/s320/BETEL-4-TRIMESTRE-2013-DAVI.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhauP6PgrG03YqOu1QaM9oau0VeqyQNfijdc8QbJ44NCCLXlYzAGPiE9oyH9hKPrrBhn0r4FPxnsspuePK0ijdwW6bqjAYmd3sZxHtZFnedPBNZ9drYpbldcraYC6wWESZYEwAvnzR-s1R9/s72-c/BETEL-4-TRIMESTRE-2013-DAVI.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2013/10/licao-2-davi-e-ungido-rei-de-israel.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2013/10/licao-2-davi-e-ungido-rei-de-israel.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy