Lição 13 - Davi, um homem escolhido por Deus - 29 de dezembro de 2013 - Revista BETEL

LIÇÃO 13 – 29 de dezembro de 2013 – Editora BETEL Davi, um homem escolhido por Deus TEXTO AUREO “Porém o Senhor disse...

LIÇÃO 13 – 29 de dezembro de 2013 – Editora BETEL

Davi, um homem escolhido por Deus

TEXTO AUREO

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. ISm 16.7

Comentarista: Pastor Dr. Abner de Cássio Ferreira

VERDADE APLICADA

As escolhas de Deus são sempre surpreendentes, porque Ele vê o que nenhum de nós pode contemplar. Ele vê o que está dentro do coração humano.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

► Ensinar que Davi foi levado por Deus para o lugar da provação com o intento de aperfeiçoá-lo e torná-lo apto para reinar;

► Mostrar que as provações não fizeram de Davi um homem revoltado, mas o transformaram em um adorador;

► Explicar que o final de um homem quebrantado é sempre diferente dos demais.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Sl 78.65 - Então o Senhor despertou, como quem acaba de dormir, como um valente que se alegra com o vinho.
Sl 78.69 - E edificou o seu santuário como altos palácios, como a terra, que fundou para sempre.
Sl 78.70 - Também elegeu a Davi seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas.
Sl 78.71 - E o tirou do cuidado das que se acharam prenhes; para apascentar a Jacó, seu povo, e a Israel, sua herança.
Sl 78.72 - Assim os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou pela perícia de suas mãos.



BAIXAR/SLIDE

A declaração no versículo 65 é metafórica, pois o Senhor nunca fica embriagado nem dorme. No tempo de Samuel e de Saul, Israel derrotou os inimigos com a ajuda do jovem Davi, mas foi quando Davi subiu ao trono que a nação conquistou suas maiores vitórias e expandiu mais expressivamente as suas fronteiras. Esse é um dos motivos pelos quais Deus rejeitou a tribo de Efraim e escolheu a tribo de Judá e porque abandonou o tabernáculo em Siló e decidiu colocar o templo no monte Sião. Jacó havia profetizado que o rei viria de Judá (Gn 49:10), e o rei Saul era de Benjamim. Quando o Senhor dirigiu Davi para que tomasse o monte Sião e transformasse Jerusalém em sua capital, foi um gesto de amor (47:4; 87:2). Se Asafe escreveu este salmo depois da divisão do reino, então está lembrando o povo de Judá como eram, de fato, privilegiados por terem Jerusalém, o monte Sião e um rei da linhagem de Davi, da qual viria um dia o Messias! (ver Lc 1:30-33, 66-79; Mt 2:6). Se dessem o devido valor a esses privilégios, não seguiriam o péssimo exemplo do reino do Norte, pecando contra o Senhor ao se entregar à idolatria.

Os reis eram chamados de "pastores" (Jr 23:1-6; Ez 34), pois o povo escolhido de Deus era considerado seu rebanho (v. 52; 77:20; 100:3), e ninguém melhor do que Davi para receber esse título (2 Sm 5:1-3). Ele amava suas "ovelhas" (2 Sm 24:17) e, em várias ocasiões, arriscou a vida por elas no campo de batalha. Suas mãos eram hábeis, quer estivesse segurando uma espada, uma harpa, uma pena ou um cetro, e, ao contrário de seu antecessor Saul, o coração de Davi era inteiramente dedicado ao Senhor (sobre "integridade", ver 7:8; 25:21; 26:1, 11; 41:12). A integridade e a aptidão são interdependentes, pois não há habilidade que compense um coração pecaminoso, assim como também não há devoção a Deus que supere a falta de aptidão.

Fonte: Comentário - Warren W. Wiersbe

Introdução

Chegamos ao fim de nosso trimestre, e com muita alegria, discorremos sobre a vida de um dos maiores heróis que a Bíblia já mencionou, o mavioso cantor de Israel, um homem segundo coração de Deus, que não foi de modo algum perfeito, mas foi autêntico. Alguém que soube viver diante de Deus de forma humilde, dependente e íntegro, apesar de tudo o que viveu.

OBJETIVO

► Ensinar que Davi foi levado por Deus para o lugar da provação com o intento de aperfeiçoá-lo e torná-lo apto para reinar;

1. Davi, um homem quebrantado

Não teríamos outra palavra melhor para explicar Davi senão esta: “Porque o Senhor não vê como vê o homem” (ISm 16.7). Deus, simplesmente, viu o que nenhum de nós veria em Davi. Viu sua trajetória, viu suas fraquezas, viu suas virtudes, viu sua fidelidade, e o fez rei. Vejamos algumas lições de sua vida.

1.1. Aprendendo com as flechas

Por mais insano que fosse Saul, e por mais hostil que fosse com Davi, aquele era o lugar da vontade de Deus para seu servo. E por quê? Porque Deus possui uma universidade com poucas pessoas graduadas em quebrantamento. Davi foi aluno nessa escola, e Saul o instrumento escolhido para esmigalhar sua alma. Quanto mais a loucura de Saul aumentava, mais crescia o conhecimento de Davi. O pastorzinho de ovelhas teve de mergulhar fundo num inferno terreno. Deus lhe queria mostrar que existe um Saul dentro de cada um de nós, e somente um Saul externo poderia matar o Saul interno de Davi. Ele deveria aprender a se esquivar de flechas sem revidar (Mt 5.5), a não dar lugar a injustiça nem a deslealdade (Mt 5.6), a não fabricar lanças para atirar de volta, a ver a loucura de um rei, e esperar seu tempo em Deus para fazer o que era correto (Ec 3.17).

1.2. Aprendendo com os gigantes

Muitas vezes, desconhecemos os gigantes que habitam em nós mesmos. E o que Deus faz? Usa circunstâncias adversas para que os possamos conhecer e eliminá-los. Davi enfrentou o leão e o urso; enfrentou as dificuldades de ser alguém quase invisível na família; enfrentou Golias; enfrentou Saul; enfrentou a solidão; enfrentou a perseguição, enfrentou a tentação; enfrentou a desilusão. Mas Davi sempre foi o que era, tinha uma capacidade de reconhecimento de si mesmo fora do comum. Ele também se tornou um gigante através da história. Mas seu maior ato heroico foi reconhecer que Deus o conhecia; sabia quem era; de onde o havia tirado; e o que fez em sua vida. Sabia que, mesmo ainda antes de ser formado, Deus havia escrito sua história, e que jamais poderia fugir de sua face (SI 139. 1-17).

1.3. Aprendendo as lições do palácio

É muito constrangedor ter unção, saber que se é o rei, mas ter que servir sem cobiçar. Davi silenciosamente suportou tudo isso sem sequer murmurar contra Deus e Saul. O rei Saul procurava destruir Davi, mas o seu único sucesso foi ter-se tornado o instrumento de Deus para matar o Saul que vagava nas cavernas da própria alma de Davi. O pequeno pastor foi quase destruído no processo, mas isso tinha de acontecer. De outra forma, o Saul que havia nele teria sobrevivido. Davi aceitou esse destino. Abraçou as duras circunstâncias. Não levantou a mão contra Saul, nem ofereceu resistência. Silenciosamente, privadamente, carregou suas agonias. Por essa causa, foi profundamente ferido. Todo o seu interior e personalidade foram alterados, e, acabada a prova, Davi estava quase irreconhecível. E, quando fugiu para não morrer injustamente, Davi não dividiu o reino. Não levou consigo parte da população. Saiu sozinho. Sendo premiado com uma guarda de valentes forjados na mesma dor que ele.

Davi viveu no palácio uma situação muito incômoda; porém, nas circunstâncias em que se achava, parecia que havia alcançado uma profunda compreensão do desdobramento do drama em que fora envolvido por Deus. Parece mesmo que ele havia compreendido alguma coisa, que poucos dos mais sábios entre os seus contemporâneos haviam notado. Algo que, mesmo nos nossos dias, em que os homens têm mais extensos e profundos conhecimentos, menos são capazes de compreender. E que coisa era essa? Deus não tinha, mas desejava muito possuir, homens que pudessem viver em meio ao sofrimento. Deus queria um vaso quebrado.

OBJETIVO

► Mostrar que as provações não fizeram de Davi um homem revoltado, mas o transformaram em um adorador;

2. Davi, um líder trabalhado por Deus

Davi jamais poderia compreender no que redunda a destruição. Mas pôde ver até o fim de sua vida como tudo o que passou fazia parte de um plano para aperfeiçoá-lo e para que se tornasse um rei inesquecível e amado. Ele não era perfeito, era humano. Mas, através dele, Deus pode se revelar a uma nação. Vejamos um pouco mais dessa trajetória.

2.1. Aprendendo com as cavernas

A caverna não é um ambiente oportuno para renovar os ânimos. É um lugar de mesmice, e se torna pior ainda quando somos seus únicos habitantes. O que chegou à caverna foi o que restou de Davi, eram as horas mais sombrias de sua vida. Nós, hoje, sabemos que eram os dias que antecediam o seu reinado, mas ele, não. Achava que era esse o seu destino. Foi nesse tempo que o sofrimento gerou a humildade e a dor se transformou nos salmos que até hoje cantamos e ensinamos (SI 23.1-3; 91.1-5). Ali não dispunha de nenhum instrumento, tudo no seu interior estava sendo esmagado. Assim, mergulhado na tristeza da sua melodia e no cantar da sua tristeza, Davi, indiscutivelmente, tornou-se o maior hinista e o maior confortador de corações despedaçados que o mundo jamais veria. Não é mesmo estranho o que o sofrimento gera? Com certeza, os mais belos hinos e poesias, foram escritos em tribulação (Rm 8.28-30).

Mais adiante, Davi alcançaria uma terra estranha, terra de inimigos, e pouquíssima segurança. Lá também foi odiado, temido, vítima de mentiras e alvo de conspirações. Em vários momentos encarou a morte, em outros, o calor das provações lhe tornou um líder sem igual. Segundo os padrões terrenos, ele era um homem esmagado; segundo a medida celestial, um homem quebrantado. E pasmemos! Ele estava no lugar onde Deus queria. Deus desejava trabalhá-lo, e ele jamais deixou de ser ele mesmo. Não era perfeito, mas foi autêntico.

2.2. Tornando-se um grande líder

Deus sempre usará métodos estranhos e pessoas que nossos olhos jamais captariam para nos falar profundamente ao coração e ensinar grandes lições de vida. Liderar quem deseja nos seguir é simples, mas transformar pessoas desesperadas, sofridas, e desgostosas em fiéis heróis e amigos, não é comum, ou fácil. Convivendo com essas pessoas, Davi jamais lhes falou de autoridade. Nunca lhes disse palavra sobre submissão; contudo, a um homem, eles se submeteram. Ele não lhes deu regulamentos. Legalismo não é palavra que se encontre no vocabulário dos fugitivos. Apesar disso, puseram em ordem a sua vida exterior. Pouco a pouco, a sua vida interior também começou a mudar. A verdadeira monarquia não começou com Saul, mas veio através de Davi. Aquelas pessoas o seguiram pelo que era, não pelo que lhes impusera. Ele as conquistou, por isso, liderou-as. Ninguém lidera quem não conquista (Jo 13.1).

2.3. Eles o seguiram

Que preparo teve Davi! Quando tudo parecia sem sentido, e a calamidade já havia-se instalado em sua vida, Davi se vê cercado por uma congregação de bandidos. Quando enfrentamos situações calamitosas, passamos a conviver com pessoas que nunca imaginávamos. Davi deu sentido à vida desses homens, e como recompensa divina, eles passaram a ser a primeira fila do seu exército. Eles seguiram Davi, porque viram nele o que faltava em Saul: a presença de Deus. Davi foi rei a seu tempo, jamais forçou as coisas. Por isso, foi seguido, amado, e confirmado por Deus. Mas, afinal, por que o seguiram? Porque Era um homem depurado, um guerreiro. Mas, acima de tudo, um adorador, um homem, um servo, um amigo.

Saul era um homem de grandes qualidades. Ele unificou um povo e fundou um reino. Ele fez surgir um exército. Venceu batalhas pelo poder de Deus, venceu como poucos jamais fizeram. Ele foi escolhido por Deus, foi também ungido, o Espírito vinha sobre ele. E qual a diferença? Saul sempre pensou em sua própria reputação. Davi sempre pensou em Deus e Sua vontade para a nação.

OBJETIVO

► Explicar que o final de um homem quebrantado é sempre diferente dos demais.

3. Aprendendo com Davi

De que necessita este mundo: de homens bem dotados, exteriormente cheios de poder? Ou de homens quebrados, mas interiormente transformados? A mais viva recordação que temos de Davi é a submissão. Sua vida é uma rica amostra da arte da paciência.

3.1. Por que Deus escolheu Davi?

Para muitos homens, o Senhor concedeu o seu poder. Mas eles se tornaram como Saul. Arremessaram lanças, odiaram outros homens, atacaram e perseguiram outros ungidos, fizeram planos para matar, e até consultaram feiticeiras. Davi era diferente. Não temia rebeliões, porque não se importava se fosse destronado. Davi nos ensina a perder, não a vencer. A dar, não a tomar. Revela-nos que o incomodado é o líder, e não o seguidor. Que a autoridade cede à revolta, especialmente quando a revolta não é mais perigosa do que a imaturidade, ou talvez a ignorância. Com ele, aprendemos que a autoridade que procede de Deus não teme desafios, não se defende, nem se importa se tiver de perder o trono. Era assim a grandeza do verdadeiro rei.

3.2. Os dois epitáfios

Qual será a mensagem que colocarão em nosso epitáfio? O epitáfio de Saul foi muito triste, resumia a vida desse homem que poderia ter sido um grande aliado de Davi, poderia ter sido seu conselheiro. I Samuel 26.21 descreve perfeitamente quem foi Saul: “TENHO PROCEDIDO COMO LOUCO”. Na hora da morte, Saul se preocupou com sua imagem diante do inimigo, não queria ser derrotado, e se matou. Mas pouco se importou com sua relação com Deus, com quem estava prestes a encontrar-se. Ele sequer orou, sequer se arrependeu. Caiu sobre a espada, e, por fim, literalmente, perdeu a cabeça (ISm 31.9). Quanto a Davi, a Bíblia diz: “E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar” (lCr 29.28). Quando um homem de Deus morre, nada de Deus morre, nenhum dos princípios divinos morre. Vemos isso claramente na vida de Davi. Qual seria o epitáfio que colocariam em nossa lápide? Seria o de Davi ou o de Saul?

3.3. Lições de sua vida

Pelo menos duas coisas interessantes nos chamam atenção no epitáfio de Davi. Primeiro, embora tendo fracassado tanto em algumas áreas, Deus afirmou que ele apascentou a Israel segundo a “integridade de seu coração” (SI 78.72). Aonde todos nós vimos pecados e falhas, Deus viu integridade. Segundo, Davi terminou bem seu ministério, passando seu legado para seu filho. Com ele aprendemos esperança, apesar de sua humanidade; aprendemos coragem, mesmo em meio ao seu próprio medo. Aprendemos louvor nas canções que brotaram em suas horas de desespero, aprendemos perdão em seus sombrios momentos de pecado, e o valor de servir a Deus em nossa geração, mesmo quando nossos maiores sonhos não podem ser realizados.

Embora não tenha sido um homem realizado em termos familiares, Davi pôde ouvir de Deus que fora escolhido, que sua casa seria congratulada pelo reinado de seu filho Salomão, e o trono que ele tanto lutou para que Deus fosse o adorado governante se perpetuou através de sua semente, filho da mulher por quem tudo investiu. No fim de sua vida ele estava depurado, maduro, e partiu feliz, cheio de dias, e vendo seu filho dar continuidade ao trabalho que havia começado.

Conclusão

“E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar” (lCr 29.28). Esse é um epitáfio que agradaria: a qualquer servo de Deus. Davi foi um homem muito sofrido, trabalhado, e aprovado por Deus. Não existe a estrela de Saul, o trono de Saul, a raiz de Saul, ou a descendência de Saul. E por quê? Escolhas. Podemos escolher servir a Deus com integridade de coração ou não. Davi optou por servir e você o que fará?

QUESTIONÁRIO

1. O que Deus viu em Davi para ungi-lo rei?
R. Deus, simplesmente, viu o que nenhum de nós veria em Davi.

2. Na universidade de Deus há poucas pessoas graduadas em quê?
R. Quebrantamento.

3. Qual foi o epitáfio de Saul?
R. “Tenho procedido como louco” (ISm 26.21).

4. Por que as pessoas seguiram Davi?
R. Porque ele as conquistou.

5. Qual foi epitáfio de Davi?
R. “E morreu numa boa velhice, cheio de dias. Riquezas” (1 Cr 29. 28).

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Editora Betel 4º Trimestre de 2013, ano 23 nº 89 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor - Davi, a lâmpada de Israel - A incrível história de um rei segundo o coração de Deus

COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor e blogueiro. Formado Bacharel em Teologia pela FATESP, graduando em Mecânica pela FATEC. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras para jovens, casais, obreiros e missões urbanas.

Doações Missionárias Aqui!!


Nome

#desafio42dias,2,10 Coisas,13,1º Trimestre 2018,1,2º Trimestre,2,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,14,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,2,Abuso Sexual,4,AD em BH,2,Adoração,3,Adulto,39,Agostinho,1,Air,1,Ajuda do Alto,2,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,alegria,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,2,Amar,14,Amasiado,1,Amém,1,Amigo,6,Amizade,12,Amnon e Tamar,2,Amor,44,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,9,amostra grátis,1,Ana,3,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,1,Anjo de Luz,2,Anjos,2,Anonimo,1,Anrão,1,Antigo Testamento,1,Ao Vivo,1,Apaixonado,1,Aplicativo,1,Apocalipse,4,Apologia,3,Apostolo,3,apóstolo Paulo,5,App,1,Apple Store,1,apreço imenso,1,Arrebatamento,3,Arrependimento,1,Artesão,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,2,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,4,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Ataque,1,Ateísmo,2,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitute,1,Atos,2,atriz,1,Auto Escola,1,autoajuda,2,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avó,1,bailarina,1,Balada Gospel,1,Balzac,1,Bangu,1,Barack Obama,2,Base Bíblica,1,Batalha Espirítual,4,Batismo,3,Batista,1,Batom Vermelho,1,BBB,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Benhour Lopes,1,best-seller,4,BETEL,7,Bíblia,13,Bíblia Diz,1,Bíblias,1,Bíblica,25,biblicas,1,Bienal do Livro,1,Bilhete,1,Biografia,1,Bispa,1,BléiaCamp,1,BLOG,5,BlogNovela,9,Boaz,1,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,bom-humor,6,Bombom,1,Bons Sonhos,1,Borboleta,1,Brasil,1,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,1,Briga,1,Brincadeira,1,Busca,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Caminhoneiro,1,Campanha,10,Canção,1,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantor,2,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,Carência,4,Carismático,1,Carne,1,carreira,1,Carta de Amor,14,Cartas,1,Cartaz,3,Casa,1,Casa Branca,1,Casamento,9,Catarina Migliorini,1,CD,1,CDHM,1,Cesto,1,CGADB,2,Champions League,1,Charges,8,Chuva,1,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,1,Cláudia,1,Clipe Oficial HD,2,Cocaína,1,com Pedro Bial,1,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,2,Compartilhe,2,Completo,2,Compreender,1,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Conferência,2,Confession,1,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,9,Conhecereis a verdade,1,Conselhos,8,Contra Mão do Mundo.,1,Conversão,2,Copa America,1,Copimismo,1,Coreografia,1,Cortinas,1,CPAD,66,Crack,1,Cracolândia,3,crescimento,1,Cristão,11,Cristianismo,1,Cristo,1,Cronograma da Bíblia,2,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuide do Coração,4,Culto,2,Culto da Virada de Ano Novo,1,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,1,Dalila,1,Dança,1,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,1,Davi e Bate-Seba,2,Davi e Jônatas,1,Davi e Mical,3,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Decisão,1,declaração,5,Delírios,1,demissão,1,demônio,1,Denominação,1,Denúncias,5,Deputado Federal,1,Desabamento,1,Desafio,8,Desafio Insano,2,Desapaixonar,3,Descobertas,1,Desculpas,1,Desejo,1,Despedida,1,Deus,20,Deus está Morto,1,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,Devaneios,3,Devocional,57,Dez passos,6,Dia dos Namorados,11,Dia dos Pais,2,Diabo,1,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,1,Dicas,1,Diferente,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinheiro,3,Discernimento,1,Discipulado,1,Discipulos,1,discussão,1,Distância,1,Divino,1,divórcio,1,Dízimos,2,Doação,1,Doação de Bebê,1,Doença,3,doença física,1,Dom,1,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,1,Dons de Maravilhas,1,Dores,1,Download,7,Download Livros e E-books,60,Doze,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,6,EBD,75,Ecumenismo,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Elcana,3,Eleição,5,Elizabeth Gilbert,1,Ellan Miranda,6,Elogios,1,Email,2,empresa,1,Empresa.,1,Enchente,1,Encontro,7,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,entender Deus,3,Entrevista,4,Epístolas,1,Esboço Pregação,1,Escatologia,2,Escola,32,Escola Bíblica Dominical,149,Escolha,4,Escritor,1,Espaço,2,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,1,Espírito,1,Espírito Santo,4,Espiritual,2,Estado de São Paulo,1,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estudo Bíblico,12,Estudos Bíblicos,155,Estupro,1,Eternidade,1,Eu ainda te amo,1,evangelho,3,EVANGÉLICA,4,Evangélicos,1,Evangelismo,2,Evento,2,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,Experiência de vida,25,Exupéry,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,1,Falecimento,1,familia,4,Fat Family,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,2,Felipe,1,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,8,Festa Junina,1,Filho Pródigo,2,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim de Relacionamento,2,Fim do Mundo,4,Fina Estampa,1,Final,1,firmeza,1,Firmino,1,Fletar,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Fúnebre,1,funk,1,gadareno,1,Galaxy,1,Galileu,1,Ganhe Um Livro,1,Gay,8,genro,1,Geração,1,Gestos,1,Gideões,12,Gideões Missionários da Última Hora,9,Gilberto Carvalho,1,GLBS,2,Globo,1,Glória,1,GMUH,9,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Grátis,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,2,guerra,1,Halloween,1,Haxixe,1,Heresia,3,Historia Real,1,Holocausto,1,Homenagem,1,Homens,1,Homofobia,14,homosexualismo,10,Homossexual,8,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Hubner Braz,23,Humanas,1,Humor,8,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,idioma,1,Igreja,4,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,1,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Imoral,1,Incas.,1,Infantil,1,Inferno,2,inglês,1,Inicio,1,injustiça,1,Insegurança,1,Internação,1,Internacional,1,Intimidade,2,iPad,1,iPhone,1,Irmã Zuleide,1,Islâmismo,1,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jeito,1,Jerusalém,1,Jesuíta,1,Jesus,6,Jesus Cristo,3,Jesus de Nazaré,1,João,2,João Batista. Ossada,1,John Piper,1,Joquebede,1,Jornal da Record,1,José,2,Josh McDowell,1,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,82,Jovens,29,Judá e Tamar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,1,Justiça,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,1,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,1,Léia e Jacó,1,Leilão,2,Leis,1,Leitora,1,Leitura,2,LeNovo,1,Ler a Bíblia em 42 dias,1,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Lição,13,Lições Bíblicas,2,Lições Bíblicas da BETEL,165,Lições Bíblicas da CPAD,379,Lições de Vida,26,Líder Adolescente,20,Líder Jovem,21,Lídia,1,Lino,1,Lista,1,Litoral,1,Liverpool,1,Livre Arbítrio,2,Livros - Comentarios,76,Livros Evangelicos,37,Logos,1,Loide,1,Loira,1,Louco,1,Louvor,9,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,1,Lucifer,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,4,Luz do mundo,1,Lya Luft,1,MacBook Air,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,1,‪Magia,1,Maias,1,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,2,Mãos,1,Maquiagem,2,Marcas,1,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,1,Mardoqueu,1,Maria Madalena,1,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártires Cristãos,1,Massacre,1,Masturbação,6,Matrimonio,2,maturidade cristã,7,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,3,Melhores Blogs,1,Melhores Sites,1,Meninos de Rua,1,Mensagem,3,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Milagres,2,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério Público Federal,1,Miriã,1,Missão,3,Missões,4,Mitologia,1,MMA,1,Mobilização,2,Moisés,1,Monte,1,Moralismo,1,Mordomia,2,morte,4,Motivos,1,Mulçumano,1,Mulher de Potifar,1,Mulheres,2,multiplicação,1,Musica,8,Nacional,1,Namorado,9,Namorar,22,Namoro,45,Não Prometeu,1,Negar,1,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,1,NetFlix,1,Nigéria,1,No Fundo Do Poço,1,Noruega,1,Nota,1,Notícia gospel,14,Notícias Gospel,152,Nova,1,Novela,2,Novo,2,Nuvem,1,NX Zero,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obede-Edom,1,Obras,1,Odio,1,Ofertas,2,Oficial,1,Olhar,1,Onde Estiver,1,ônibus,1,Online,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oração,11,Orar,1,Orfanato,1,Origem,1,Os Melhores Livros,19,Oséias,1,Oséias e Gomer,1,Outra Chance,3,Pai,1,Paixão,3,Pânico,1,pão,1,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papo,1,Paquera,1,Paradoxo,1,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,1,Pastor,7,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,1,Pastores,1,Patrick Greene,1,Pb. Renan Pierini,1,PDF,1,Pecado,12,Pecador Confesso,10,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedras,1,Pedro,2,peixe,1,Pensamento,3,Pentecostal,1,Perda,3,Perdão,4,Perigos,1,Perlla,1,Perseguição Religiosa,2,Personalizar Foto,1,Pesquisa,2,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Planeta Terra,1,Play Back,1,playboy,1,Poder,1,Poema,3,Poesia,3,Polêmica,4,Poligamia,1,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,3,Posse,1,Posto,1,Pr Napoleão Falcão,1,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Praia,1,Predestinação,1,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,10,Pregadores,1,Premier,1,Preocupar,1,presidente,4,Presídio,1,previdência,1,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,1,Prioridades,2,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,1,Profecia,2,Profeta Jeremias,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Projeto Cura Gay,2,Promoção,4,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,2,Prosperidade,1,Prostituta,2,Protesto,1,PSDB,1,Pv 4.23,1,Quem Sou?,1,Querer,2,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,1,Raquel,2,Reconciliação,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,1,reflexão,21,Regininha,1,Rei Xerxes,1,Reino de Deus,1,Relacionamento,17,Relatos,5,Relógio da Oração,3,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,72,Reservado,2,Resplandecer,1,Responde,1,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,1,Restauracionismo,1,Resumo,6,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revista,24,Rezar e Amar,1,Riscos,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Rubem Alves,1,Rute,1,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sacerdócio,1,Sacrifício,2,Salomão,9,Salvação,7,Samuel Mariano,1,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,1,Sarah Sheva,1,Saudades,3,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Segundos,1,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Seleção Brasileira,1,Sem Garantia,1,Seminário,1,Sentido da Vida,4,Sentimentos,2,Separação,2,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Dicas de Como Liderar,19,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,1,Sex,1,Sexo,5,Sexual,2,Sidney Sinai,1,Significados,1,Silas Malafaia,4,Símbolos,1,Sistema,1,Slide PC,2,Slider,460,slides,2,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Sofrimento,1,Sogra,1,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,1,Sonhos de Valsa,1,Sorrir,3,Sorteio,1,Subjugação,1,Submissão,1,Subsídio,18,Sujeição,1,Sulamita,5,Surface Pro 2,1,Tabernáculo,2,Tablet,1,Talentos Cristãos,1,Tarado,1,Tatuagem,3,Tecnologia,1,Tela Cinza,1,Temas,1,Tempo,2,Tempo de Viver Coisas Novas,1,Tentação,1,Teologia,5,Termino de Namoro,3,Término do Namoro,1,Terra,1,Terremoto,1,Testemunho,20,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,1,Timna,1,Timóteo,2,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,Tomas de Aquino,1,Top Blogs,1,Top Sites Fotos,1,Top5,1,TPM,1,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Tratando de uma leucemia,1,Trimestre,2,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Uma História de Ficção,78,Universo,1,Urias,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,3,Velho Testamento,1,Velório,1,Vendedor de Droga,1,Vento,1,Ver Deus,1,Verdadeira História,1,verdades,1,Viagem,1,Vício,1,Vida depois da morte,3,Vídeo,24,Violência,1,Virgem,3,Virgindade,3,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 13 - Davi, um homem escolhido por Deus - 29 de dezembro de 2013 - Revista BETEL
Lição 13 - Davi, um homem escolhido por Deus - 29 de dezembro de 2013 - Revista BETEL
http://3.bp.blogspot.com/-iVNItRUF2ZQ/UkoQHXAZhpI/AAAAAAAAEWU/W6Eye7GJ6P0/s320/BETEL-4-TRIMESTRE-2013-DAVI.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-iVNItRUF2ZQ/UkoQHXAZhpI/AAAAAAAAEWU/W6Eye7GJ6P0/s72-c/BETEL-4-TRIMESTRE-2013-DAVI.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2013/12/licao-13-davi-um-homem-escolhido-por.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2013/12/licao-13-davi-um-homem-escolhido-por.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy