TEXTO AUREO “Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem”. SI 142.7 VER...
TEXTO AUREO
“Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem”. SI 142.7
VERDADE APLICADA
A depressão pode ser caracterizada por um sentimento de vazio existencial e abandono da parte de Deus.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
► Definir o que é depressão;
► Mostrar como a solidão pode ser resultado do pecado e levar o homem à depressão;
► Mostrar qual o caminho para encontrar a cura em Cristo.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
SI 51.1 - Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
SI 51.5 - Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
SI 51.14 - Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tu a justiça.
No Salmos 142.7 a oração de Davi adquire uma urgência crescente e apresenta pedidos específicos em relação ao futuro. Ela termina com uma oração de fé. Das profundezas, o poeta clama por livramento dos perseguidores poderosos. Tira a minha alma da prisão tem sido interpretado por alguns como uma prisão física tal como sofrida por Jeremias devido à sua fé. Mas, essa prisão também pode ser entendida figuradamente como alívio de uma aflição extrema.
Ao longo de sua vida, o rei Davi fez o que era agradável ao Senhor, "senão no caso de Urias, o heteu" (1 Rs 15:5). Este é o quarto salmo penitencial (ver 6) e também a oração de Davi depois que o profeta Natã confrontou o com seus pecados (ver 32; 2 Sm 11 - 12).
Com padece-te de mim, ó Deus. Os salmos de lamentação, sem importar a subclasse exata a que pertençam, são introduzidos por um grito pedindo ajuda. Aqui, o salmista implora por misericórdia, visto que se reconhecera culpado de pecados hediondos, para os quais precisava de perdão. O poeta baseia-se na benignidade divina para sua esperança de perdão. O autor adoecera por causa de seus pecados (vs. 8), tendo chegado à beira da morte (vs. 14) e, naturalmente, queria ser libertado da doença. Mas a sua preocupação central era livrar-se do peso da corrupção, o que sobreviria quando ele confessasse e abandonasse seus pecados. O poeta (ao contrário dos autores de outros salmos de lamentação) não se queixava de seus inimigos. Ele tinha sido seu próprio e pior inimigo. Precisava libertar-se dos resultados negativos de sua própria semeadura.
Apaga as minhas transgressões. Deus havia registrado todas as transgressões em Seu livro de registros, e agora essas anotações serviam de testemunho contra o homem culpado. Enquanto não fossem apagadas do livro de Deus, essas notas continuariam ali, assediando espiritual e fisicamente o salmista. Ele acabaria morrendo fisicamente, e talvez, conforme ele pensava, continuasse sofrendo em algum lugar, no mundo espiritual, por causa delas. Não sabemos dizer
até que ponto a teologia do autor sagrado já tinha progredido, e se ele olhava ou não para além-túmulo. Nos Salmos e Profetas, a doutrina da alma começara a vir à tona, mas não se desenvolveu totalmente enquanto não apareceram os livros pseudoepígrafos e apócrifos. Um desenvolvimento posterior foram as doutrinas da imortalidade e das recompensas e punições; mas ele só ocorreu nas páginas do Novo Testamento. Continuamos aprendendo; a teologia, como qualquer outro ramo do conhecimento, cresce e se aprimora. Homens de mentalidade fundamentalista fazem estagnar a doutrina e a verdade. Podemos ignorá-los com toda a segurança.
Eu nasci na iniquidade. Pecado Original? O uso cristão padrão deste versículo é transformá-lo em texto de prova em defesa do pecado original, a ideia de que um homem já nasce em pecado e carrega uma natureza pecaminosa simplesmente por ser homem, e não porque, através de condições ambientais, se torna um pecador. Mas a interpretação rabínica dizia que a mulher, durante o ato sexual, natural e inevitavelmente tem pensamentos adúlteros, pelo que, quando um bebê é concebido, é concebido em meio a uma atmosfera pecaminosa. Dessa maneira, a mãe do poeta concebeu-o em meio ao pecado.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus. Alguns intérpretes veem aqui o pecado de homicídio praticado por Davi, porquanto com sucesso ele planejou e executou a morte de Urias, marido de Bate-Seba. Mas os vss. 4 e 18 contrariam essa suposição. O pecado do salmista fora um pecado particular, e não um pecado de violência contra um de seus soldados de confiança. Parece que o pecado do salmista o havia feito apanhar uma enfermidade fatal, pelo que o seu crime terminou sendo um pecado de sangue, ou seja, um pecado capaz de produzir a morte. Portanto, em lugar de crimes de sangue, a Revised Standard Version prefere a tradução “morte” . A Oxford Annotated Bibieafirma que esse é o “melhor sentido” da palavra. O hebraico literal diz “sangues", o que significa “morte". Os ossos do salmista tinham sido quebrados, o que, provavelmente, indica séria enfermidade física, tida como o resultado de um pecado hediondo, como a idolatria, que quebrava o acordo do pacto firmado com Yahweh. Cf. Sal. 56.13, onde encontramos o mesmo uso: da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus na luz da vida”.
Se Yahweh concordasse com o voto do salmista e cumprisse a Sua parte (curando-lhe o corpo e a alma), então o salmista usaria a sua língua, a sua faculdade de fala, tanto para louvar a Deus quanto para testemunhar em favor Dele. Ele agradeceria a Yahweh e contaria a sua experiência a outros pecadores, mostrando-lhes a vereda da retidão para que caminhassem por ela.
Fonte: Comentário Warren W. Wiersbe, Beacon e R. N. Champlin
Introdução
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a depressão é considerada a enfermidade da atualidade. Hoje mais de 350 milhões de pessoas sofrem desse mal, dentre as quais, cerca de 66% são mulheres. Tal enfermidade pode ser desencadeada por diversos fatores; entre eles, pode estar uma situação de constrangimento diante de uma condição pecaminosa. O indivíduo que tem fé firmada em Deus quando percebe que cometeu um pecado, pode desenvolver a depressão.
OBJETIVO
► Definir o que é depressão;
1. Depressão, o que é isso
A depressão é conhecida como estado mental mórbido, que se caracteriza por lassidão, frequentemente é acompanhado por ansiedade mais ou menos acentuada. É considerada uma forma mínima de melancolia (psicose caracterizada por depressão intensa). Os sentimentos de depressão podem ser disfarçados por outros males, tais como sonolência, anorexia, insônia, perda de peso, cansaço contínuo, baixa autoestima e outros (lRs 19.4 E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.).
O mal-estar geral, irritabilidade e diversas outras enfermidades físicas também são sintomas que disfarçam a enfermidade. A depressão se desenvolve desde o estado normal até a psicose. Porém, a depender do estágio em que se encontra o indivíduo, uma depressão pode ser totalmente curada, podendo o mesmo voltar a ter uma vida normal.
1.1. Depressão patológica
Na chamada depressão patológica, o sujeito se mostra muito pouco comunicativo apresentando uma condição com aspecto extremamente melancólico. Passa a declarar para si mesmo e para os outros que a vida é triste e perde toda motivação (Jó 3.3 Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!; Jr 20.14 Maldito o dia em que nasci; o dia em que minha mãe me deu à luz não seja bendito.). A medida em que avança, a depressão pode causar ainda um retardamento no processo do pensamento, esse avanço pode levar o indivíduo a permanecer horas, sentado com uma expressão de apatia e tristeza.
A aflição, o desespero, a ausência de prazer pela vida e uma sensação permanente de vazio, também são, juntos com sentimentos de fracasso, medo e desprezo, comuns em indivíduos com depressão patológica.
1.2. Depressão Neurótica ou Psicótica
Quando identificada e confirmada o quadro de depressão, é importante observar o indivíduo, para verificar, se ele está em pleno gozo de suas faculdades mentais. Faz-se necessário saber se a sua realidade está intacta, caso esteja, podemos dizer que o mesmo está sofrendo do que a ciência chama de depressão neurótica. E, após uma avaliação, caso detectado que a interpretação da realidade esteja distorcida, é sinal de que o indivíduo está sofrendo da chamada depressão psicótica. Existe uma dificuldade em se distinguir entre as duas pelo fato de as pessoas que sofrem com a depressão serem pouco comunicativas, optando muitas vezes pelo isolamento e, com isso, não revelam os seus verdadeiros sentimentos.
É importante ressaltar que as pessoas com o quadro de depressão psicótica sofrem com frequentes delírios (crenças falsas) e também com alucinações (falsas impressões sensoriais) relacionadas às funções orgânicas. Sendo assim, é importante investigar, pois o depressivo pode dar cunho espiritual a algo que teria visto ou ouvido, mas que, na verdade, não passa de fruto da sua imaginação.
1.3. Outros tipos de depressão
Os estudiosos do assunto descrevem alguns tipos de depressão. Depressão pós-parto: provoca um estado de pânico e leva a mãe a crer que não tem condições de tomar conta da criança recém-nascida; é reconhecida como uma enfermidade funcional que ocorre em virtude dos problemas da maternidade. Depressão analítica: ocorre em crianças, mais precisamente nos primeiros meses de vida do bebê (6 a 18 meses). Deve-se a uma separação repentina e prolongada da mãe. Ao perceber o ocorrido, a criança desenvolve sintomas como: perda de apetite, retraimento, insônia, entre outros semelhantes aos observados em um adulto com diagnóstico de depressão. Esse tipo de depressão na criança pode também ser observado caso ela tenha suprimida a atenção da mãe.
As depressões são classificadas como exógenas e endógenas. Exógenas são quando o indivíduo sofre alguma influência de acontecimentos perceptíveis no meio ambiente, dependente das circunstâncias da vida e endógenas são as que não têm causa externa, não dependem da situação vivencial da pessoa, surgem de maneira espontânea. Alguns estudiosos, no entanto, defendem que as depressões ocorrem devido a algum transtorno no mundo real ou imaginário do indivíduo. Outros destacam a importância de fatores genéticos e constitucionais como determinantes das reações depressivas.
OBJETIVO
► Mostrar como a solidão pode ser resultado do pecado e levar o homem à depressão;
2. A depressão de Davi
De acordo com Palavra de Deus, Davi foi um homem segundo o coração de Deus (At 13.22). Dentre muitas de suas características, podemos destacar seu temor a Deus e sua condição de dependência constante dEle. Seu caráter era proativo, destemido e inteligente. Todas essas qualidades faziam dele o rei ideal para o povo de Israel. Contudo elas não foram suficientes para impedir a sua queda (1 Cr 21.1-17; 2Sm 11.1-4). A atitude impensada de Davi o levou a um buraco entre a solidão e o sentimento de total afastamento da presença de Deus, causando assim sintomas semelhantes a um quadro de depressão (SI 51).
2.1. O resultado do pecado
Quando Davi estava prestes a cometer o pecado contra Urias (2Sm 12.9 Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.), em momento algum, imaginou no que suas ações insanas resultariam, “Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim” (SI 42.7). Sua fixação em obter o que desejava o cegou de tal maneira que não se permitiu medir as consequências de seus atos, “Puseste-me no abismo mais profundo, em trevas e nas profundezas” (SI 88.6). Davi se viu só amargando seus próprios pensamentos.
A Palavra de Deus relata histórias de diversos homens que viveram uma experiência de solidão José do Egito, Elias, entre outros. No entanto, no caso de Davi, a sua solidão foi provocada por um ato desastroso cometido por ele mesmo o que a tomava mais difícil de suportar.
2.2. O pecado cega
Em sua busca pelo prazer, o rei Davi esqueceu-se de seu principal projeto, que era a construção do Templo do Senhor. O pecado tem como principal circunstância obscurecer a visão espiritual do homem de Deus. Com a perda da visão, o indivíduo irá também perder a comunhão com o Eterno, o que o levará a um sentimento de abandono por parte do Criador. Ao se sentir abandonado, após pecar, um dos sintomas desenvolvido no indivíduo é a vontade de morrer.
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias” (Sl 51.1). Nesse verso, o salmista percebe que precisa do perdão do Senhor, a falta de uma resposta divina o leva a uma profunda depressão causada pelo medo do castigo.
para o povo de Israel. Contudo elas não foram suficientes para impedir a sua queda (1 Cr 21.1-17; 2Sm 11.1-4). A atitude impensada de Davi o levou a um buraco entre a solidão e o sentimento de total afastamento da presença de Deus, causando assim sintomas semelhantes a um quadro de depressão (SI 51).
2.3. O reconhecimento do pecado
O encontro com o profeta Natã foi determinante na vida de Davi. Numa linguagem contemporânea, podemos afirmar que “a ficha caiu” para o rei. Ter seus atos revelados e descortinados pelo profeta, fez com que Davi pensasse em tudo o que havia feito e reconhecendo seu grande erro. O que o levou a mergulhar em uma profunda escuridão existencial. A partir daí, passou a enfrentar uma crise emocional com sintomas diagnosticados como de depressão.
OBJETIVO
► Mostrar qual o caminho para encontrar a cura em Cristo.
3. O arrependimento
Ao escrever o salmo 51, o rei Davi expressa claramente seu grau de arrependimento, diante da descoberta de seus atos desastrosos. Ele clama pela misericórdia e pede que suas transgressões sejam apagadas (SI 51.1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.).
Davi reconhece que a misericórdia, diferentemente da Graça, pertence ao Todo Poderoso e Ele só a usará se achar que a merecemos (SI 62.12), pois só a Graça nos é dada sem merecimento (Ef 2.8). Desse modo, o melhor é viver na Graça, isto é, fora da prática do pecado (lJo 3.9), quando nos achegamos a ela a misericórdia se manifesta automaticamente (Hb 4.16).
3.1. A tristeza diante do pecado
Em sua oração, Davi está extremamente abatido. Ele demonstra um sentimento de tristeza profunda, ao olhar para Bate-Seba e perceber o mal praticado por ele. A visualização de seu pecado não o deixava tranquilo, e isso o deprimia cada vez mais. Observando a situação de Davi, é possível perceber que o inimigo tenta de todas as formas levar o homem a pecar. Ao obter êxito em seu intento, usa isso como uma arma poderosa para destruí-lo (SI 116.3 Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.). O adversário tem prazer em deixar o pecador sempre diante de seu erro.
No palácio, não havia escolha para Davi. Ali estava ele diante de Bate-Seba, uma mulher grávida do filho concebido por intermédio de seu pecado. O que, certamente, atormentava-o dia e noite, permitindo-lhe uma angústia profunda por não poder voltar atrás (Sl 51.3).-
3.2. Restaurado do pecado
O fato de Davi ter experimentado uma intensa comunhão com Deus deu a ele a condição de conhecê-lo. Os versos de 6 a 10 do salmo 51 dão a nítida noção do que Davi esperava do Senhor, pois sabia que Jeová amava a verdade e era capaz de fazer o homem conhecer essa verdade, fornecendo-lhe a Sua sabedoria. Deus podia tornar o que era imundo em puro e transformar a tristeza em alegria (Sl 51.7-8; Jr 31.13). Esse fato ocorrido na vida de Davi faz com o homem perceba que Deus, não apenas, é capaz de perdoar e restaurar um coração sujo e manchado pelo pecado bem como transformá-lo em um totalmente puro. Levando o homem a ter de volta um espírito reto diante Dele.
Não importa a catástrofe que o pecado cometido pelo ser humano venha causar, o que importa é saber que o perdão está não mão do Senhor. Em seu diálogo com o Criador, Davi pede a Ele que não o lance fora da sua presença e que retorne a ele o seu Espírito, pois, desta forma, ele poderia reaver a sua condição anterior diante Dele. Podemos afirmar que a alegria da salvação que Davi pedia de volta seria cura para todos os sintomas desenvolvidos por ele quando do conhecimento do seu pecado.
3.3. Anelo pela comunhão com Deus
Diante de Deus Davi, apresenta ter conhecimento de sua genética pecaminosa (SI 51.5 Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.), contudo, isso não foi o suficiente para fazê-lo desistir de tentar voltar à comunhão com o Senhor. Temos tido conhecimento de muitos que têm pecado e não reconhecem o seu erro, no entanto, podemos observar em Davi o desejo de usar a sua experiência para mostrar o tamanho do sofrimento pelo qual passou (SI 51.13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.).
É importante ressaltar, que durante todo o salmo, Davi deixa clara a sua tentativa de negociar com Jeová o seu perdão, o que faz com que ele cada vez mais se deprima, observando que o seu pecado o afastara da presença de Deus, porém é de nosso conhecimento que o Senhor não quer que nenhum dos seus se perca (2Pe 3.9), pois os que lhes foram entregues pelo Pai Ele não lançará fora (Jo 6.37).
Conclusão
A depressão tem sido chamada por muito cientistas como a doença da atualidade, e muitos servos
de Deus têm passado por momentos difíceis acometidos por este mal. Cabe a nós Igreja do Senhor buscar identificar a causa do mal, se espiritual ou emocional e conduzir a pessoa ao melhor caminho na busca pela cura, lembremos sempre que o Senhor é suficiente em nos dar a solução de todos os problemas. “Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor” (Sl 51.15). Contudo é importante lembrar que Ele pode usar também profissionais especializados, pois a ciência também é obra de suas mãos.
QUESTIONÁRIO
1. O que é depressão?
R. Estado mental mórbido.
2. Que tipos de sintomas podem disfarçar o sentimento de depressão?
R. Sonolência, anorexia, insônia, perda de peso, cansaço, baixa estima e outros (lRs 19.4).
3. Como uma pessoa se apresenta na depressão patológica?
R. Apresenta pouco comunicativo com uma condição extremamente melancólica.
4. Davi se mostrou deprimido com o seu pecado. Como Deus restaurou a vida de Davi?
R. Através do perdão, restaurou o coração pecaminoso e transformou em um coração totalmente
puro, levando-o a um espírito reto (Sl 51.6-10)
5. Em relação à depressão o que cabe à Igreja de Cristo fazer para os muitos cristãos acometidos por este mal?
R. Buscar identificar, orar por estas pessoas e conduzi-los a um profissional especializado.
REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 2º Trimestre de 2014, ano 24 nº 91 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor – ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas.
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