Lição 8 - A cura de Eneias e a ressurreição de Tabita - 24 de Novembro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD

TEXTO DO DIA "Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levant...




TEXTO DO DIA
"Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se." (At 9.40)

SÍNTESE
Pedro, na unção do Espírito Santo, foi usado poe Deus para curar um paralítico e ressuscitar uma mulher. Esses milagres fizeram com que muitos cressem no Senhor Jesus.

AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA - Mt 4.18,19
Jesus chama Pedro para ser seu discípulo
TERÇA - Mt 28.18
Jesus tem todo o poder no céu e na terra
QUARTA - Gl 6.9
"Não nos cansemos de fazer o bem"
QUINTA - 1 Jo 3.16
Devemos nos doar por nossos irmãos
SEXTA - Mt 10.8
Jesus ordena que os discípulos curem os enfermos
SÁBADO - 1 Co 10.31
Todo milagre deve ser para a glória de Deus

OBJETIVOS
MOSTRAR como se deu a cura de Eneias;
RESSALTAR a importância do trabalho feito por Dorcas;
REFLETIR a respeito do milagre da ressurreição de Dorcas. 

INTERAÇÃO

Na lição de hoje veremos a cura de um paralítico que estava em uma cama há oito anos. Veremos também a ressurreição de uma discípula que era conhecida e amada por suas boas obras. Uma mulher que tinha sua fé reconhecida por aquilo que fazia em prol da sua comunidade. No entanto, devemos sempre lembrar que, infelizmente, pessoas de fé e que fazem o bem podem adoecer e morrer. Jesus disse aos seus discípulos que no mundo teríamos aflições (Jo 16.33). Lázaro é outro exemplo de alguém que desfrutava de um relacionamento íntimo com o Senhor, mas que mesmo assim adoeceu e acabou morrendo (Jo 11). Daniel, No Antigo Testamento, é um exemplo de que fazer a coisa certa nem sempre traz boas consequências. Deus pode realizar um grande milagre e poupar seus filhos da morte como fez com Daniel na cova dos leões ou até ressuscitar como fez com Dorcas. Mas também pode não fazer nada e isso não diminuirá seu poder. A certeza de que temos é que Ele sempre estará conosco (Mt 28.20) e que podemos, sim, orar por milagres, pois Ele não mudou (Hb 13.8).

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Inicie a lição fazendo a seguinte pergunta aos alunos:  "Caso você morressem hoje, como as pessoas iriam se lembrar de você?" "O que as pessoas dirão a seu respeito em seu funeral?" Embora sejam jovens e não pensem muito nisso, é importante que seus alunos construam um legado de amor e serviço ao Reino de Deus. Salomão alertou os jovens que deveriam desfrutar da vida, mas sabendo que um dia teriam que dar conta diante de Deus (Ec 11.9). Paulo pede ao jovem Timóteo, que era um pouco tímido, para que despertasse o seu dom (2 Tm 1.6)  e que ele deveria ser o modelo dos outros fiéis (1 Tm 4.12). Paulo não pediu para um cristão de meia idade, ou terceira idade ser o padrão dos crentes, mas para um jovem. Por que será? Cremos que em todas as idades devemos ser exemplo de fé e boas obras. Encoraje os alunos a viverem uma vida de santidade e boas obras, como Dorcas. 

Texto bíblico
Atos 9.32-43

32      E aconteceu que, passando Pedro por toda parte, veio também aos santos que habitavam em Lida.
33      E achou ali certo homem chamado Eneias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico.
34      E disse-lhe Pedro: Eneias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou.
35 E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor.
36      E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que, traduzido, se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
37      E aconteceu, naqueles dias, que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
38      E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois varões, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
39      E, levantando-se Pedro, foi com eles. Quando chegou, o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e vestes que Dorcas fizera quando estava com elas.
40      Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se.
41      E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
42      E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
43 E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão, curtidor
.
INTRODUÇÃO

Como é maravilhoso ver um homem ou uma mulher sendo usados pelo Senhor para mudar situações adversas, e glorificar o nome de Jesus. No relato do livro de Atos que estudaremos na lição desse domingo, Pedro, um dos principais apóstolos, torna-se o canal pelo qual Deus usou para curar um paralítico e ressuscitar uma mulher. Não importa se o necessitado é um homem ou uma mulher ou a classe social a que pertence; quando um crente chega na autoridade do nome de Jesus coisas extraordinárias acontecem (Mc 16.18). Esse relato bíblico tem algumas lições preciosas para nós, pois nos mostra que em cada caso de necessidade, há uma oportunidade para o serviço, a fim de que o nome do Senhor seja exaltado.

- Pedro seguia em uma viagem missionária levando o evangelho do Senhor Jesus a toda criatura e em uma de suas paradas ele se deparou com um homem que há oito anos padecia em cima de uma cama. Vamos apreciar os dois milagres operados através de Pedro e ver que Deus usa situações difíceis e adversidades para fins de aprimoramento, crescimento espiritual e sobretudo, a glória do Seu Nome. Bom estudo e crescimento maduro na fé cristã!

I - A CURA DE ENEIAS

1. Uma cidade chamada Lida.
Esta era uma cidade da tribo de Benjamim, na planície de Sarom, quase na fronteira com Judá, que foi reocupada depois da volta do cativeiro. Era chamada de Lode no Antigo Testamento (1 Cr 8.12; Ed 2.33; Ne 7.37). Posteriormente caiu sob o domínio dos samaritanos, mas foi reconquistada pelos judeus em 145 a.C. Foi incendiada nos tempos de Nero e diz-se que o curso de água fora da cidade ainda leva o nome de Abi-Butrus (Pedro) em memória do apóstolo. Foi destruída novamente por Vespasiano e provavelmente não foi reconstruída até a época de Adriano, quando recebeu o nome de Diospolis. Provavelmente foi evangelizada por Filipe, por estar na estrada que ia de Azoto a Cesareia, caminho pelo qual passou segundo relato de Atos 8.40.

- A Cidade de Lod que é conhecida também pelo seu nome grego Lida. “Lida ou Lod é uma cidade de Israel, no distrito Central, com 67 000 habitantes. Nesta cidade encontra-se o maior aeroporto de Israel, o Aeroporto Internacional Ben Gurion. É uma cidade de maioria judaica, com uma expressiva minoria árabe”(Wikipédia). Há indícios arqueológicos que indicam sua existência desde 5000 a.C., mas foi oficialmente fundada pelos israelitas conforme está descrito em 1 Crônicas 8.12: “E foram os filhos de Elpaal: Éber, Misã e Semede; este edificou a Ono e a Lode e os lugares da sua jurisdição”. Leia mais aqui.
 
2. Jesus é quem cura.
E foi na cidade de Lida que Pedro passou visitando os santos que habitavam naquela localidade. Ali ele achou Eneias, um homem que jazia em uma cama há oito anos, pois era paralítico. Então Pedro diz ao paralítico: "Eneias, Jesus te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou" (At 9.34). É interessante que Eneias foi curado mesmo sem pedir a cura. No Antigo Testamento, temos algo semelhante com a sunamita, que era estéril e, mesmo sem pedir a sua bênção, o profeta Eliseu disse que ela seria mãe, o que de fato aconteceu (2 Rs 4.8-17). O fato é que o Senhor é que cura e Pedro deixou isso bem claro àquele homem. Não foi Pedro, e o dom de curar não é por mérito ou por algum sacrifício. Jesus tem poder para curar e Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13.8), porém Ele não divide a sua glória com ninguém (Is 42.8).

- O uso da expressão "certo homem" para descrever Enéias indica que ele era descrente. Sua paralisia era incurável devido ao limitado conhecimento de medicina na época. Nesse relato podemos ver o exercício do dom espiritual da cura - a manifestação sobrenatural do Espírito de Deus curando e libertando. Note que não é Pedro quem cura, mas o poder de Deus é que destrói o trabalho do pecado e do diabo no corpo humano, semelhantemente às curas que Jesus realizou, também outorgou autoridade em seu nome para os discípulos fazerem o mesmo (Mt 4.24; 15.30; At 5.15-16; 28.8-9). O dom da cura dado à igreja é observado principalmente em 1 Coríntios 12, onde os dons espirituais são listados. Notadamente, Enéias não pede nada a Pedro, no entanto, qual enfermo não clama a Deus pela cura? A sunamita não pediu nada a Eliseu, isso não quer dizer que não o tenha pedido a Deus, o que fez certamente, já que para uma judia não poder ter filhos era a maior maldição. Eliseu, como profeta de Deus, foi o canal usado pelo Eterno para responder aquela mulher. Paulo diz à igreja que o propósito dos dons espirituais é edificar outros crentes e, de fato, glorificar a Deus. A cura de Enéias teve esse propósito.
Realizar milagres em nome de Jesus é uma dádiva! O poder sem dúvida alguma vem do alto, mas a ministração neste caso, estava vindo através de pessoas que no Juízo Final serão rejeitadas pelo Senhor. Veja, não são apóstolos, nem seus associados. São pessoas que no nome de Jesus fazem todas estas coisas. Este versículo por acaso não se refere a todas as pessoas que viveriam desde o ministério de Cristo na terra, até o fim da era da igreja? Sim! Isto significa que os dons de realizar milhares, incluindo cura estão disponíveis para serem feitos no nome de Jesus.” (esquinapentecostal)

3. Fazendo a cama.
Pedro não apenas falou para o paralítico que Jesus o curava, mas para que ele se levantasse e fizesse a cama. E Eneias logo e se levantou (At 9.34). Às vezes, podemos estar em meio a situações complicadas, que nos prendem, porém Deus pode nos curar, libertar e restaurar. Eneias estava acamado  há oito anos; não podia mais se movimentar e fazer o seu leito. Mas quando Jesus o curou, finalmente ele pôde ter controle e "arrumar" aquilo que o prendia. Assim Deus faz conosco. Quando Ele libera uma palavra de restauração a nosso favor, temos condições de retirar aquilo que nos aprisiona. Qual é a cama que você precisar arrumar em sua vida? Frente a qual situação você se sente impotente? Saiba que Jesus pode alcançá-lo e restaurá-lo, assim como ele fez com Eneias.

- A ordem de Pedro tem um sentido: provar que Jesus efetuou aquela cura; era como se Pedro dissesse: “dê agora uma prova completa de que Jesus Cristo te fez inteiro, levantando e arrumando a tua cama”. Enéias estava em casa e, portanto, não foi ordenado, como o paralítico, a levantar-se da cama; mas ele foi ordenado a fazê-la, arrumá-la de novo, para que todos possam ver que a cura foi perfeita.
Enéias não tinha mais saúde e quem sabem já tinha perdido até a expectativa de vida, porém, Pedro sendo enviado de Cristo se coloca diante daquela cama e diz: Jesus te dá saúde, levanta-te e faz sua cama! E todos que viram aquele milagre se converteram ao Senhor Jesus! Não espere ver para crer, creia sem ver! Não compare seu problema com Deus, Ele é infinitamente maior que qualquer luta que você esteja enfrentando, Ele e só Ele pode transformar sua vida, basta crer em seu filho Jesus, ter fé e visualizar sua vitória antes mesmo de ela acontecer! Não importa a gravidade do fato e sim, confiar no Nome de Jesus, porque nele há poder!” (devocionalpalavradedeus)

Pense
Por que muitas vezes nos sentimos tão entregues a situações que achamos que não tem mais solução?
 
Ponto Importante
Podemos nos acomodar ao sofrimento por um longo tempo, mas Jesus ainda tem o mesmo poder para nos restaurar física, emocional e espiritualmente.

II - UMA DISCÍPULA CHAMADA TABITA

1. Uma mulher de boas obras.
Na cidade de Jope, havia uma discípula chamada Tabita, cujo nome em grego é Dorcas, e  significa "gazela". Essa palavra era usada como símbolo de beleza e graciosidade. Esta mulher era muito amada pela comunidade cristã em Jope, pois fazia boas obras e ações de caridade. Dorcas fazia roupas para os pobres, embora não pareça que ela possuía  muitos bens. Tiago afirma que a verdadeira religião é cuidar dos órfãos e das viúvas em suas necessidades (Tg 1.27). Sabemos que a salvação não vem pelas obras, mas pela graça de Deus e fé em Cristo Jesus (Ef 2.8,9). Contudo, Deus nos salvou para que as nossas boas obras resplandeçam diante  dos homens (Mt 5.16).

- Dorcas foi uma das muitas mulheres que Deus nos deixou como exemplo nas escrituras. Viúva, foi uma piedosa cristã em Jope, a quem Pedro restaurou a vida (At 9.36-41). Ela era uma judia helenista, chamada Tabita pelos judeus e Dorcas pelos gregos. Em grego Dorkas (δορκας), provavelmente significa “gazela”. Dorcas era uma serva de Deus que revelava compromisso com o Mestre. Dorcas é um exemplo na Bíblia de como devemos viver nossas vidas. A Palavra de Deus afirma que há pessoas de quem “o mundo não é digno” (Hb 11.38). Ou seja, gente especial, útil, que dignifica a existência humana. Prova disto é que a igreja em Jope decidiu buscar em Deus algo até então inédito: a ressurreição da discípula morta. Inédito porque, desde que Jesus fora para o céu, este milagre ainda não havia acontecido.
- Tiago escolhe dois adjetivos sinônimos para definir o tipo mais impecável de fé religiosa — aquele que é medido pelo amor compassivo (Jo 13.35). As crianças que haviam perdido os pais e as mulheres que haviam perdido o marido, formavam e formam, um segmento especialmente necessitado dentro da igreja (1Tm 5. 3; Êx 22.22; Dt 14.28-29; SI 68.5; Jr 7.6-7; 22.16; At 6.1-6). Uma vez que eles normalmente não podem retribuir o favor, o cuidado deles demonstra claramente o amor cristão verdadeiro e sacrifical. Uma vida piedosa dá um testemunho convincente do poder salvador de Deus. Isso lhe traz glória (1Pe 2.12).

2. Discípulos também enfrentam adversidades.
Dorcas era uma discípula fiel de Jesus reconhecida por suas obras de amor. Assim como Deus operava maravilhas por meio dos apóstolos, Ele operou também por intermédio de Dorcas. Os atos de amor dessa serva de Deus são uma manifestação do Espírito Santo tanto quanto os milagres. Contudo, mesmo uma discípula bondosa como Dorcas não está isenta de passar por adversidades. Ele ficou enferma e morreu. Lázaro, um amigo íntimo de Jesus, também adoeceu e morreu (Jo 11.1-11) e Paulo, a quem o Senhor chamou para uma obra especial, foi abandonado por todos (2 Tm 4.16). O próprio Senhor Jesus disse que passaríamos por aflições, independente do nível de relacionamento com Ele.  Mas Jesus também disse para termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo (Jo 16.33). E se estamos em Cristo, podemos nos considerar, apesar das lutas, mais que vencedores (Rm 8.37).

- “Adversidade pelo dicionário significa má sorte, infelicidade e, a verdade, é que durante a vida, estamos sujeitos a passar por aflições, lutas e dores, mas isso não significa que a vida é desastrosa ou cruel. Na caminhada diária, nos deparamos com todo tipo de situações, muitas são boas, evidentemente, mas outras medem nossas forças físicas, mentais e espirituais. A Bíblia fala que: “no mundo tereis aflições…” – Jo 16.33, e cita personagens que passaram por grandes desafios. Homens que andaram pela fornalha, foram jogados em cavernas com leões, e descreve até mesmo o Filho de Deus, que foi presenteado com pregos, coroa de espinhos e uma fria e dolorosa cruz. Na carreira de cada personagem desses descritos acima e de tantos outros, percebemos que todos passaram por adversidades, mas superaram suas lutas, porque “Adversidade na vida do cristão não é sinônimo de derrota, de queda, de desgraça ou infelicidade, adversidade na vida do cristão é a oportunidade dele aprender, crescer em sua fé e, principalmente, conhecer o poder de Deus””. (Adversidade para o cristão é sinônimo de oportunidades)
A pedagogia de Deus utiliza recursos amargos para nos ensinar e muitas vezes enfrentamos adversidades, mas estas, apesar de difíceis, não passam de oportunidades de melhoria, aperfeiçoamento, maturidade. Passar por lutas é normal e inevitável, sempre passaremos por elas. Se estivermos passando por lutas, isso não implica infelicidade, castigo, mas sim filhos que estão sendo tratados por Deus, amadurecidos na vida e aperfeiçoados em tudo.
Quando Deus permite que passemos por lutas, ele está querendo provar o coração (Jr 17.10); ensinar a perseverança (Hb 10.36); nos dar algo melhor (Tg 1.12). Ele faz uso dessa metodologia porque nos ama e deseja que sejamos melhores a cada dia.

3. O empenho dos irmãos.
Ouvindo os discípulos de que Pedro estava perto de Jope enviaram dois irmãos rogando-lhe para ir até lá ver Dorcas (v. 38). É notável perceber o quanto essa irmã era querida e o esforço dos amigos em ir buscar Pedro, mesmo após ela ter falecido. Esses irmãos se assemelharam àqueles quatro homens que não mediram esforços para subir com um paralítico num telhado, descendo, em seguida, por cordas à frente de Jesus (Mc 2.1-5). Ou ainda as irmãs de Lázaro que mandaram chamar Jesus em outra cidade, porque o seu irmão estava enfermo (Jo 11). No caso de Dorcas, a fé dos amigos era ainda maior, pois ela já estava morta. Para esses discípulos que percorreram em torno de 15 Km a pé até Lida, a esperança consistia em encontrar Pedro e trazê-lo. É assim que devemos agir em prol de nossos irmãos que estão em  dificuldades. Façamos tudo o que está em nosso alcance para trazer-lhes esperança, crendo no milagre do Senhor.

- Caminharam em torno de 16 quilômetros até chegarem em Jope e encontrar Pedro. Assim como o esforço persistente e até agressivo dos amigos do paralítico foi prova visível da fé que eles tinham de que Cristo podia curar, estes discípulos demonstraram fé, cuidado e esforço, a fim de ajudar um membro da igreja que estava em necessidades, nesse caso, morte - embora o costume fosse sepultar o corpo imediatamente porque um cadáver era considerado algo profano para um judeu, os crentes de Jope tiveram outro plano: chamar Pedro – que fé! estes santos na igreja de Jope tinham ouvido falar sobre o poderoso ministério do apóstolo Pedro, na cidade vizinha de Lida e pensaram que talvez Deus pudesse realizar um milagre em Lida.

Pense
Será que quando chegar o dia de nossa morte seremos o tipo de pessoa cuja perda será profundamente sentida, porque somos pessoas "cheias de boas obras"?

Ponto Importante
Precisamos usar o tempo e condições que Deus nos deu para abençoar outras pessoas. o mesmo poder para nos restaurar física, emocional e espiritualmente.

III - A RESSURREIÇÃO DE TABITA

1. Preparando o ambiente.
Quando Pedro chegou  ao local onde haviam colocado o corpo de Dorcas, todas as viúvas o rodearam chorando e mostrando as roupas que ela fizera. Porém Pedro fez todas saírem do ambiente. Essa cena também encontra semelhança com aquela da ressurreição da filha de Jairo (Lc 8.51). Pedro era um homem de fé que cria no poder de Deus, mas não queria por perto pessoas duvidosas, céticas e nem mesmo vencidas pelo lamento e tristeza. Estava disposto a deixar o ambiente propício e desimpedido para que o milagre acontecesse.

Quando estamos em busca de um milagre, precisamos nos preparar, acercando-nos apenas de pessoas de fé que creem que Deus tem poder para mudar a situação. Jesus disse que se crermos veremos a glória de Deus (Jo 11.40).

- Através da ressuscitação de Dorcas, muitas vidas foram sacudidas de seu sono interior e se entregaram a Jesus. Aquele lugar de luto voltou a ser lugar de vida; um lugar de festa. Onde Deus está operando, torna-se um lugar bom para se viver. Todos querem estar onde o poder de Deus é sentido. Pedro foi um discípulo aplicado de Jesus. Ele procedeu exatamente como o Mestre na casa de Jairo (Mt 9.25). O apóstolo pediu que todos saíssem do quarto, a fim de interceder e exercer a fé no nome de Jesus. Ele sabia que a incredulidade impede a obra de Deus (Hb 3.12; 4.11). Para que o milagre seja notório e muitos possam crer no agir de Deus (At 9.42), a incredulidade precisa ser urgentemente afastada do nosso meio. Somente assim, o Senhor terá a liberdade de manifestar o Seu poder e a fé de muitos será despertada (Mt 13.58).

2. Agindo no poder da oração.
Após ter feito todas as pessoas saírem do quarto, Pedro se colocou de joelhos e orou (At 9.40). Ele já havia testemunhado o Senhor Jesus ressuscitar a filha de Jairo (Mc 5.35-43) e Lázaro (Jo 11.1-45). Tinha ainda em sua memória as palavras do Mestre, de que teriamos autoridade e que esses sinais nos seguiriam (Mc 16.17-20). Depois de orar, Pedro se volta para o corpo de Dorcas e diz: "Tabita, levanta-te".

- “Pedro foi imediatamente a Jope e foi para a sala superior, onde ele viu as viúvas que haviam se beneficiado muito com os trabalhos de Tabita. Estavam todos chorando, e disseram a Pedro: “Olhe para todas essas roupas que Tabita fez para nós. Ela nos amava e nos ajudou muito, gastando seu tempo e dinheiro a nosso favor.  Nós  nos  beneficiamos  muito  com  essa  irmã,  e agora  ela  não  está  mais conosco.  Pedro, você  pode  fazer  algumas  coisa?”.  Em  seguida,  Pedro  seguiu  o exemplo  de  Jesus  em  circunstâncias  semelhantes.  Mandou  todos  saírem  do aposento (Mc 5.40).589 Em seguida, Pedro fechou a porta e se ajoelhou para orar, sozinho  com  o  corpo  de  Talita.  O  que  você  acha  que Pedro  estava  pensando enquanto  orava?  Tenho  certeza  que  ele  estava  se  lembrando  de  quando  ele, juntamente  com  os  outros  apóstolos,  foi  enviado  pelo  Senhor  Jesus  Cristo,  com autoridade, para curar os doentes e ressuscitar os mortos (Mt 10.8). Lucas  acrescenta  agora,  como  pequenos  toques  vívidos,  que  ela  abre  os olhos,  olha  para  Pedro,  e  senta-se  (At  9.40).  Este  é  o  primeiro  exemplo registrado uma ressurreição dos mortos por um discípulo de Jesus.” (ipbtabuazeiro) 

3. "E muitos creram no Senhor".
O milagre aconteceu! Ao som das palavras de Pedro, Tabita abriu os olhos e assentou-se na cama. O milagre foi notório por toda Jope e "muitos creram no Senhor" (v. 42). O propósito dos milagres sempre será a exaltação do nome do Senhor e levar pessoas a crerem no Filho de Deus. Por maior que fosse a alegria daqueles cristãos, especialmente das viúvas, de terem de volta a "gazela", o mais importante era o avivamento espiritual que isso causaria. Tabita um dia morreria novamente, mas aqueles que criam no Senhor já teriam assegurada a vida eterna em Cristo Jesus (Jo 17.3). A cidade de Jope era rodeada de muitas vilas e aldeias e dificilmente essa extraordinária notícia não chegaria a todas elas.

- O milagre aconteceu! O maior milagre não foi a ressurreição de Tabita, mas o fato de que “muitos creram no Senhor” (v. 42). “Qual foi o resultado da ressurreição de Tabita? Lucas declara que “muitos” creram no Senhor (At 2.43, 47; 4.4; 5.12, 14; 8.6; 9.33-35). Este foi o maior milagre! Os olhos de muitos foram abertos. Eles foram libertados a partir do poder e da escravidão de Satanás e levados para o reino de Deus. Através da cura de Eneias e da  ressurreição  de  Tabita,  as  portas  do  inferno  foram  destruídas  e  Jesus  Cristo marchou triunfante, salvando todos os que haviam sido destinados para a salvação eterna .” (ipbtabuazeiro)


Pense
Você tem se acercado de pessoas crentes que o ajudam e o encorajam a crescer na fé?

Ponto Importante
Temos de ter cuidado para que pessoas críticas e duvidosas não venham nos influenciar. Que sejamos influenciadores de coisas boas e agradáveis a Deus.

SUBSÍDIO

"Pedro
Sem dúvida, nos escritos de Lucas, o discípulo-chave é Pedro. Ele era o discípulo típico e também o apóstolo principal. Um incidente primordial do início do ministério de Jesus ocorreu no barco de Pedro (Lc 5.1-11). A milagrosa pescaria que fez com que ele confessasse seu pecado e pedisse a Jesus que se afastasse dele, pois considerava que Ele era santo demais para estar na presença deles. Mas Jesus transmitiu acolhimento ao mencionar que aquela pescaria não era nada comparada às pessoas que Pedro e os outros pescariam para Deus. Eles se tornariam pescadores de homens. O reconhecimento da presença do pecado capacita a pessoa a servir. Pedro representa a confissão dos discípulos que entram humildemente no serviço a Deus e são aceitos por ele.

Outra indicação da posição de relevância que Pedro ocupa foi sua confissão de Jesus como Cristo (9.18-20). Em outro incidente, Pedro fala em nome dos discípulos ao levantar uma questão sobre o sentido de uma parábola (12.41). Pedro reconhece a dificuldade do que Jesus pede ao homem rico ao dizer que este deveria vender tudo e segui-lo (18.22)" (ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 164,165).

CONCLUSÃO

As histórias de Eneias e Tabita demonstram que Deus tem poder tanto para levantar um paralítico como para ressuscitar um morto. Ambos os milagres evidenciam como um homem de Deus, cheio de fé, pode ser canal na realização de grandes coisas, especialmente de trazer restauração espiritual às pessoas. Precisamos fazer mais notórias as maravilhas do Senhor entre as pessoas e não nos envergonhar do Evangelho, que é poder de Deus (Rm 1.16). Que possamos viver o que o salmista diz: "Louvai ao Senhor e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos" (Sl 105.1).

- Estes dois relatos de milagres realizados pelo apóstolo Pedro foram usados por Deus para transformar vidas ressequidas e sem esperança; Não havia esperança nas regiões de Lida e Jope, mas onde não havia esperança, Deus milagrosamente manifestou o Seu poder e realizou o que ninguém jamais poderia fazer.

HORA DA REVISÃO

1. Qual o nome da cidade em que Eneias morava?
Ele morava em Lida.

2. Há quanto tempo Eneias estava doente?
Ele estava doente havia oito anos.

3. Qual era a cidade em que Dorcas residia?
Ela residia em Jope.

4. O que Dorcas fazia para ajudar os necessitados?
Ela fazia túnicas e vestes.

5. O que você pode e gostaria de fazer para ajudar aos necessitados?
Resposta pessoal.





COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor e blogueiro. Formado Bacharel em Teologia pela FATESP, graduando em Mecânica pela FATEC. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras para jovens, casais, obreiros e missões urbanas.

Doações Missionárias Aqui!!


Nome

#desafio42dias,2,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,1º Trimestre,2,1º Trimestre 2018,1,2º Trimestre,2,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,24,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,10,A Raça Humana,1,Abuso Sexual,4,Acepção,1,AD em BH,2,Adolescente,1,Adoração,3,Adulto,50,Agostinho,1,Air,1,Ajuda do Alto,2,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,alegria,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,2,Amar,14,Amasiado,1,Amém,1,Amigo,6,Amizade,12,Amnon e Tamar,2,Amor,44,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,9,amostra grátis,1,Ana,3,Ananias,1,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,1,Anjo de Luz,2,Anjos,2,Anonimo,1,Anrão,1,Antigo Testamento,1,Ao Vivo,1,Apaixonado,1,Aplicativo,1,Apocalipse,5,Apologia,3,Apostasia,1,Apostolo,3,apóstolo Paulo,5,App,1,Apple Store,1,apreço imenso,1,Arrebatamento,3,Arrependimento,1,Artesão,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,2,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,4,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Ataque,1,Ateísmo,2,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitute,1,Atos,2,atriz,1,Auto Escola,1,autoajuda,2,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avó,1,bailarina,1,Balada Gospel,1,Balzac,1,Bangu,1,Barack Obama,2,Base Bíblica,1,Batalha Espirítual,4,Batismo,3,Batista,1,Batom Vermelho,1,BBB,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Benhour Lopes,1,best-seller,4,BETEL,7,Bíblia,15,Bíblia Diz,1,Bíblias,1,Bíblica,25,biblicas,1,Bienal do Livro,1,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,1,Bispa,1,BléiaCamp,1,BLOG,6,BlogNovela,10,Boaz,1,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,bom-humor,6,Bombom,1,Bons Sonhos,1,Borboleta,1,Brasil,1,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,1,Briga,1,Brincadeira,1,Busca,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,canal,1,Canção,1,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantor,2,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,Carência,4,Carismático,1,Carne,1,carreira,1,Carta de Amor,14,Cartas,1,Cartaz,3,Casa,1,Casa Branca,1,Casamento,9,Catarina Migliorini,1,CD,1,CDHM,1,Centurião,1,Cesto,1,CGADB,2,Chamada,1,Champions League,1,Charges,8,Cheios,1,Chuva,1,Cinco,1,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,1,Clipe Oficial HD,2,Cocaína,1,com Pedro Bial,1,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,2,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,1,Compreender,1,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,10,Conhecer,2,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conselhos,8,Consequências,1,Contra Mão do Mundo.,1,Conversão,4,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,1,Coreografia,1,Cortinas,1,Coxo,1,CPAD,100,Crack,1,Cracolândia,3,crescimento,2,Cristão,12,Cristianismo,1,Cristo,1,Cronograma da Bíblia,2,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,1,Cuide do Coração,4,Culto,2,Culto da Virada de Ano Novo,1,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,1,Cura,2,Dalila,1,Dança,1,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,5,Davi e Bate-Seba,2,Davi e Jônatas,1,Davi e Mical,3,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Decisão,1,declaração,5,Degeneração,1,Delírios,1,demissão,1,demônio,1,Denominação,1,Denúncias,5,Deputado Federal,1,Desabamento,1,Desafio,8,Desafio Insano,2,Desapaixonar,3,Descobertas,1,Desculpas,1,Desejo,1,Despedida,1,Deus,23,Deus está Morto,1,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,Devaneios,3,Devocional,57,Dez passos,6,Dia dos Namorados,11,Dia dos Pais,2,Diabo,1,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,1,Dicas,1,Diferente,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinheiro,4,Discernimento,1,Discipulado,1,Discipulos,1,Discípulos,1,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divino,1,divórcio,1,Dízimos,2,Doação,1,Doação de Bebê,1,Doença,3,doença física,1,Dom,1,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,1,Dons de Maravilhas,1,Dores,1,Download,7,Download Livros e E-books,60,Doze,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,6,EBD,102,Ecumenismo,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Elcana,3,Eleição,5,Elizabeth Gilbert,1,Ellan Miranda,6,Elogios,1,Email,2,empresa,1,Empresa.,1,Enchente,1,Encontro,7,Eneias,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensinos,1,entender Deus,3,Entrevista,4,Epístolas,1,Esboço Pregação,1,Escatologia,2,Escola,32,Escola Bíblica Dominical,184,Escolha,4,Escritor,1,Espaço,2,esperança,1,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,1,Espírito,1,Espírito Santo,7,Espiritual,3,Estado de São Paulo,1,Estevão,1,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estudo Bíblico,16,Estudos Bíblicos,159,Estupro,1,Eternidade,1,Eu ainda te amo,1,evangelho,3,EVANGÉLICA,4,Evangélicos,1,Evangelismo,2,Evento,2,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exílio,2,Experiência de vida,25,Exupéry,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,1,Falecimento,1,Falsos,1,familia,4,Família,1,Fat Family,1,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,2,Felipe,1,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,8,Festa Junina,1,Festividade,1,Fiel,1,Filho de Deus,1,Filho do Homem,1,Filho Pródigo,2,Filhos,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim de Relacionamento,2,Fim do Mundo,4,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,2,Firme,1,firmeza,1,Firmino,1,Fletar,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Fúnebre,1,funk,1,gadareno,1,Galaxy,1,Galileu,1,Ganhe Um Livro,1,Gay,8,genro,1,Geração,1,Gestos,1,Gideões,12,Gideões Missionários da Última Hora,9,Gilberto Carvalho,1,GLBS,2,Globo,1,Glória,1,GMUH,9,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Grátis,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,2,guerra,1,Halloween,1,Haxixe,1,Hedonismo,1,Heresia,3,Historia Real,1,Holocausto,1,Homem,1,Homenagem,1,Homens,1,Homofobia,14,homosexualismo,10,Homossexual,8,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Hubner Braz,23,Humanas,1,Humor,9,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,idioma,1,Igreja,4,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,1,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Imoral,1,Impressora,1,Incas.,1,Infantil,1,Inferno,2,inglês,1,Inicio,1,injustiça,1,Insegurança,1,Instituição,1,Internação,1,Internacional,1,intertestamentários,1,Intimidade,2,iPad,1,iPhone,1,Irmã Zuleide,1,Islâmismo,1,Israel,2,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jeito,1,Jerusalém,1,Jesuíta,1,Jesus,6,Jesus Cristo,4,Jesus de Nazaré,1,João,2,João Batista. Ossada,1,John Piper,1,Joquebede,1,Jornal da Record,1,José,2,Josh McDowell,1,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,100,Jovens,40,Judá e Tamar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,1,Justiça,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,1,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,1,Léia e Jacó,1,Leilão,2,Leis,1,Leitora,1,Leitura,2,LeNovo,1,Ler a Bíblia em 42 dias,1,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Libertinagem,1,Lição,16,Lições Bíblicas,3,Lições Bíblicas da BETEL,183,Lições Bíblicas da CPAD,395,Lições de Vida,26,Líder,1,Líder Adolescente,20,Líder Jovem,21,Liderança,1,Lídia,1,Lino,1,Lista,1,Litoral,1,Liverpool,1,livre,1,Livre Arbítrio,2,Livres,1,Livros - Comentarios,78,Livros Evangelicos,37,Logos,1,Loide,1,Loira,1,Louco,1,Louvor,9,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,1,Lucifer,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,4,Luz do mundo,1,Lya Luft,1,MacBook Air,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,1,‪Magia,1,Maias,1,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,2,Mãos,1,Maquiagem,2,Marcas,1,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,1,Mardoqueu,1,Maria Madalena,1,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,1,Mártires Cristãos,2,Massacre,1,Masturbação,6,Matrimonio,2,maturidade cristã,7,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,3,Melhores Blogs,2,Melhores Sites,1,Meninos de Rua,1,Mensagem,3,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Milagres,2,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério Público Federal,1,Miriã,1,Misericórdia,1,Missão,3,Missões,4,Mitologia,1,MMA,1,Mobilização,2,Moisés,1,Monarquia,2,Monte,1,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,8,Mordomo,1,morte,4,Motivos,1,Mulçumano,1,Mulher de Potifar,1,Mulheres,2,multiplicação,1,Musica,8,Nacional,1,Namorado,10,Namorar,22,Namoro,47,Não Prometeu,1,Nascença,1,Nascimento,1,Negar,1,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,1,NetFlix,1,Nigéria,1,No Fundo Do Poço,1,Noruega,1,Nota,1,Notícia gospel,16,Notícias Gospel,154,Nova,1,Novas Lições,1,Novela,2,Novo,2,Nuvem,1,NX Zero,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obede-Edom,1,Obras,2,Odio,1,Ofertas,2,Oficial,1,Olhar,1,Onde Estiver,1,ônibus,1,Online,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oração,11,Orar,1,Orfanato,1,Origem,2,Os Melhores Livros,19,Oséias,1,Oséias e Gomer,1,Outra Chance,3,Pai,1,Paixão,3,Palavra,1,Pânico,1,pão,1,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papo,1,Paquera,1,Paradoxo,1,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,1,Pastor,7,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,1,Pastores,1,Patrick Greene,1,Pb. Renan Pierini,1,PDF,1,Pecado,16,Pecador Confesso,10,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedras,1,Pedro,3,peixe,1,Pensamento,3,Pentecostal,1,Perda,3,Perdão,4,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Pesquisa,2,pessoas,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Planeta Terra,2,Play Back,1,playboy,1,Poder,1,Poema,3,Poesia,3,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,3,Posse,1,Posto,1,Pr Napoleão Falcão,1,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Praia,1,Praticar,1,Preço,1,Predestinação,1,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,10,Pregadores,1,Premier,1,Preocupar,1,presidente,4,Presídio,1,previdência,1,primeiro,1,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,2,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,1,Profecia,3,Profeta,2,Profeta Jeremias,1,Profética,1,Profético,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Projeto Cura Gay,2,Promoção,4,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,2,Prosperidade,1,Prostituta,2,Protesto,1,PSDB,1,Pv 4.23,1,Queda,1,Quem Sou?,1,Querer,2,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,1,Raquel,2,Rebeldia,1,Receber,1,Reconciliação,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,1,Redenção,1,reflexão,21,Regininha,1,Rei,1,Rei Xerxes,1,Reinado,1,Reino de Deus,1,Rejeição,1,Relacionamento,19,Relatos,5,Relógio da Oração,3,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,72,Reservado,2,Resplandecer,1,Responde,1,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,2,Restauracionismo,1,Resumo,6,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revista,24,Rezar e Amar,1,Riscos,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Rubem Alves,1,Rute,1,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sacerdócio,1,Sacerdotal,1,Sacrifício,2,Safira,1,Salomão,9,Salvação,7,Samuel,3,Samuel Mariano,1,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,1,Sarah Sheva,1,Saudades,3,Saul,2,Saulo,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Segundo,1,Segundos,1,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Seleção Brasileira,1,Sem Garantia,1,Seminário,1,Senhor,1,Sentido da Vida,4,Sentimentos,2,Separação,2,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Dicas de Como Liderar,19,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,1,Sex,1,Sexo,5,Sexual,2,Sidney Sinai,1,Significados,1,Silas Malafaia,4,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Sistema,1,Slide PC,2,Slider,464,slides,2,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Sofrimento,1,Sogra,1,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,1,Sonhos de Valsa,1,Sorrir,3,Sorteio,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Submissão,1,Subsídio,18,Sujeição,1,Sulamita,5,suprema,1,Surface Pro 2,1,Tabernáculo,2,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,1,Tarado,1,Tatuagem,3,Tecido,1,Tecnologia,1,Tela Cinza,1,Temas,1,Tempo,2,Tempo de Viver Coisas Novas,1,Tentação,1,Teologia,6,Termino de Namoro,3,Término do Namoro,1,Terra,2,Terremoto,1,Testemunho,20,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,1,Timna,1,Timóteo,2,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,Tomas de Aquino,1,Top,1,Top Blogs,2,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,1,Top5,2,TPM,1,Trabalho,1,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transfer,1,Tratando de uma leucemia,1,Trimestre,2,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Uma História de Ficção,78,Unção,1,Ungido,1,Universo,1,Urias,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,3,Velho Testamento,1,Velório,1,Vendedor de Droga,1,Vento,1,Ver Deus,1,Verdade,1,Verdadeira História,1,verdades,1,Viagem,1,Vício,1,Vida depois da morte,3,Vídeo,24,vinda,1,Violência,1,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,You Tube,1,youtuber,1,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 8 - A cura de Eneias e a ressurreição de Tabita - 24 de Novembro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD
Lição 8 - A cura de Eneias e a ressurreição de Tabita - 24 de Novembro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD
https://1.bp.blogspot.com/-XYUjGxidZTs/XddiOU6jqrI/AAAAAAAAVr8/UAsjK1GlPuovRVhUp-Tuy09Yvzz5gzmJQCLcBGAsYHQ/s320/download.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-XYUjGxidZTs/XddiOU6jqrI/AAAAAAAAVr8/UAsjK1GlPuovRVhUp-Tuy09Yvzz5gzmJQCLcBGAsYHQ/s72-c/download.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2019/11/licao-8-cura-de-eneias-e-ressurreicao.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2019/11/licao-8-cura-de-eneias-e-ressurreicao.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy