Lição 7 - A Conversão de Saulo - 17 de Novembro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD

TEXTO DO DIA "E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?"  (At 9.4) SÍNTESE ...



TEXTO DO DIA
"E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?"  (At 9.4)

SÍNTESE
A conversão de Saulo foi um dos acontecimentos mais importantes da história do Cristianismo, pois ele foi o vaso escolhido para levar o Evangelho aos gentios.

Agenda de leitura

SEGUNDA - 1 Tm 2.4
Deus deseja salvar a todos os homens
TERÇA - Ef 2.8
Somos salvos pela graça por meio da fé
QUARTA - Cl 1.13
Deus nos tirou do reino das trevas para o Reino do seu Filho
QUINTA - Mt 28.19
A importância de fazermos discípulos
SEXTA - Rm 12.2
Buscando a boa, perfeita e agradável vontade de Deus
SÁBADO - Hb 13.21
Aperfeiçoado em toda boa obra

Objetivos

EXPLICAR como seu deu o encontro inesperado de Saulo com Jesus;
ANALISAR a importância de Ananias no episódio da conversão de Saulo;
CONSCIENTIZAR de que é Deus quem muda nossos planos e que devemos buscar a sua vontade. 

Interação
Muitas vezes, nos envolvemos tanto com o plano de aula que corrermos o risco de não priorizar a oração e de não cuidar da nossa saúde física e emocional. Nunca podemos nos esquecer de que precisamos cuidar de nós mesmos antes de cuidar dos outros. Nossa experiência e comunhão com Deus deve ser o centro norteador de nosso ministério. Paulo adverte o jovem obreiro Timóteo para que ele cuide dele mesmo e da doutrina do Senhor (1 Tm 4.16). No livro de Atos, que estamos estudando, Paulo fala aos obreiros da igreja de Éfeso para eles cuidarem deles antes de cuidarem de todo o rebanho (At 20.28). Podemos ser tentados a cuidar de tanta gente, esquecendo de cuidar de nós e até de nossa família. Além disso, precisamos ser cumpridores da Palavra que ensinamos. Esdras vai nos dar a sequência correta do ensino quando prepara seu coração para buscar a Lei do Senhor e para cumprir, somente depois para ensinar (Ed 7.10). Que Deus nos ajude a sempre termos o foco correto em nossas vidas e ministérios.

Orientação Pedagógica

Um dos personagens de maior destaque no livro de Atos é o apóstolo Paulo. Embora não tenha tido o privilégio dos outros apóstolos que conviveram diretamente com Jesus, ele teve um encontro com o Salvador e uma chamada que marcaram profundamente sua vida. Podemos dizer que Paulo foi essencial para a expansão da Igreja e o grande defensor do cristianismo. Suas Cartas não só marcaram os crentes do primeiro século, mas continuam vivas como Palavra de Deus. Nessa aula vale à pena trazer um pouco mais de informações a respeito de Paulo - sua origem, qualificações, início de ministério, viagens e legado. É interessante os alunos saberem mais sobre ele e destacar como foi importante sua conversão para a igreja do primeiro século - assunto da aula de hoje.

Texto bíblico
Atos 9.1-18

1        E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2        e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3        E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4        E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5        E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
6        E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
7        E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
8        E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
9        E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.
10      E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias. E disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
 11     E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
12      e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
13      E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14      e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15      Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.
16      E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
17      E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
18      E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

INTRODUÇÃO

Encontramos, registrado no capítulo nove do livro de Atos, a conversão daquele que seria o grande apóstolo dos gentios. Uma conversão, na qual o próprio Senhor encontra Saulo no caminho para onde ele estava indo prender os crentes. Esse encontro marcante com o Filho de Deus fez com que Saulo caísse ao chão. Saulo caiu na presença de Jesus Cristo e ali começou um processo de transformação em sua vida.  

- Passado cerca de um ano desde o martírio de Estêvão, aquele jovem que segurava as vestes dos que apedrejavam o primeiro mártir cristão é alcançado pela graça salvadora. Evidencia-se na narrativa o grande poder de Jesus e a sua imensa graça. Foi de onde menos se esperava que o nosso general foi buscar um capitão para Seu exército, nas fileiras do Inimigo, transformando-o pelo poder sobrenatural do Espírito Santo, lapidando-o e preparando-o para ser o apóstolo dos gentios. Saulo se tornou o homem mais conhecido como representante da fé cristã, além de ser aquele que deu forma à nova religião, sistematizando seus dogmas e pressupostos de fé – escreveu treze cartas do Novo Testamento, sendo o primeiro ‘teólogo’ da igreja e por isso mesmo é chamado por alguns de segundo fundador. ‘Saulo’ (Shaul) era seu nome aramaico, em homenagem ao primeiro rei de Israel, e como era conhecido na comunidade judaica em Jerusalém, ‘Paulo’ (Paulus), que significa "pequeno".é a forma romana de seu nome – é importante que se diga que não houve uma mudança de nome na conversão. Nascido na cidade de Tarso, na Cilícia, também era cidadão romano, direito herdado de seu pai (At 22.28), e foi educado preliminarmente em casa, sendo seu pai o tutor. De família judaica piedosa, circuncidado no oitavo dia, israelita da tribo de Benjamim, hebreu nascido de hebreus. Aos seis anos, como era costume dos judeus, Paulo foi à escola da sinagoga para ser educado na Torá e no hebraico. Jovem, é enviado a Jerusalém para ser educado sob a tutoria de Gamaliel (At 22.3). Atos 26.10 aponta para um Saulo membro do Sinédrio, fariseu zeloso e perseguidor fanático da igreja nascente. Bom estudo e crescimento maduro na fé cristã!

I - UM ENCONTRO INESPERADO NO CAMINHO

1. Um Saulo ameaçador.
Vemos neste episódio o Saulo que anteriormente havia consentindo na morte de Estêvão (At 8.1) e que respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor (At 9.1). Saulo castigava os crentes e obrigava-os a blasfemar. Ele dedicava a sua vida à perseguição dos crentes. Era um hálito de ódio e brutalidade. A fama das crueldades de Saulo percorreu as cidades e o transformou em um monstro para a comunidade cristã. E para dar mais eficácia ao alcance de sua repressão, obtém das autoridades religiosas autorização para perseguir os crentes de cidades fora da Judeia.

- Tudo que sabemos dele encontramos em Atos, nas suas epístolas e em 2 Pedro 3.15. Em Atos 8 encontramos os acontecimentos logo após a morte de Estêvão. Saulo havia consentido com a morte dele, o que se evidencia com a expressão “Saulo consentia em sua morte” significava que dera o seu voto no Sinédrio para a execução de Estêvão. No versículo 3 desse mesmo capítulo vemos a ferocidade do perseguidor “Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.” “Alguns comentaristas nos explicam que o verbo “assolava”, em grego, nesse versículo pode ser traduzido como destruição e não tem paralelos no Novo Testamento. No Antigo Testamento, o equivalente usado descreve a destruição que um animal selvagem podia causar a uma planta ou a outro ser. Ele realmente era algoz e tinha um sentimento de ódio no coração em relação aos cristãos. Em suas próprias palavras, em Atos 26.11, ele diz que estava demasiadamente enfurecido”. (ultimato). Os versículos 1 a 19 de Atos 9 registram os fatos externos de sua conversão. A passagem de Fp 3.1-14 relata a sua conversão espiritual interior. Antes de sua conversão, é mencionado três vezes (At 7.58; 8.1,3) como inimigo implacável da Igreja. A sua perseguição era tão feroz que procurava os discípulos até em suas casas, arrastando impiedosamente até as mulheres, encerrando-os no cárcere. Diz o versículo 1: "E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor". Isso o revela como um animal devastador, feroz e indomável. Ele mesmo declarou: “E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles” (At 26.10). Não se contentando em atuar na área sob domínio do Sinédrio, Saulo vai até o sumo sacerdote e pede recomendações para conseguir apoio das sinagogas de Damasco para perseguir cristãos fora de Jerusalém.

2. Perseguindo Jesus.
No caminho para a cidade de Damasco, Saulo foi surpreendido por um resplendor de luz do céu que fez com que ele caísse por terra. E Jesus pergunta-lhe: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (At 9.4). No entanto, Saulo parecia não estar perseguindo Jesus, mas os cristãos que estavam em Damasco. Aqui encontramos uma profunda ligação entre Cristo e a Igreja, pois a perseguição de Saulo aos cristãos era uma perseguição à pessoa de Jesus Cristo. Perseguir a Igreja é perseguir o próprio Jesus. É motivo de consolo para nós saber que Jesus toma para si todas as nossas dores, injustiças e sofrimentos. Depois de sua conversão, o Saulo que foi transformado em Paulo vai falar aos crentes de Efésios que Cristo ama tanto sua Igreja que se entregou por ela (Ef 5.25). Isso nos mostra que devemos tratar a Igreja do Senhor com respeito e honra por ser a noiva escolhida, purificada e protegida de nosso Senhor Jesus, que um dia virá buscá-la (Ap 19.7).

- Existe uma união inseparável entre Cristo e os seus seguidores. A perseguição de Saulo representava um ataque direto a Cristo (Mt 18.5-6). “Roma havia concedido aos judeus o direito de extradição dos criminosos fugitivos de Jerusalém. Até onde podemos ver em Atos, ser cristão naqueles dias era não só um crime religioso, mas também civil. Saulo considerava os seguidores de Cristo subversivos. Por isso, conseguiu cartas dos "principais dos sacerdotes" (26.10) e do "sumo sacerdote" (22.5), as quais o investiu de autoridade para prender os discípulos do Senhor Jesus”. (apazdosenhor).

Saulo esperava segurar os seguidores de Jesus em Jerusalém, a fim de destruí-los ali (8:3). Mas alguns tinham escapado da sua rede, fugindo para Damasco, onde várias sinagogas serviam uma grande colônia judaica. Determinado a perseguir esses discípulos fugitivos em cidades estranhas, Saulo elaborou uma trama para liquidá-los e persuadiu o sumo sacerdote a sancioná-la (9:1b-2). Então, esse inquisidor auto-nomeado deixou Jerusalém armado com a autorização escrita às sinagogas de Damasco para que, caso achasse alguns que eram do Caminho (uma descrição muito interessante dos seguidores de Jesus, que vamos considerar mais parte), assim homens como mulheres os levassem presos para Jerusalém (v. 2). Em linguagem moderna, o sumo-sacerdote lhe concedeu uma ordem de extradição.” (monergismo)

3. Mudança de planos.
Saulo tinha um plano traçado e cartas do sumo sacerdote, dando-lhe a permissão de ir às sinagogas de Damasco. Nesta cidade, seu objetivo era de que se encontrasse alguns da "seita" dos cristãos, levá-los-ia presos à Jerusalém. No entanto, no versículo três, diz que subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. Da escuridão do ódio, Saulo é envolvido pela luz do céu. Da postura soberba, ao chão. De alguém que só ouvia a respeito da aprovação dos seus atos, o Senhor dos senhores questiona suas atitudes. De valente a tremulo e atônito, ele pergunta: "Senhor, que queres que faça" (v. 6). Onde está aquele Saulo com seu plano autoritário e violento? Um encontro com Jesus faz mudar o mais vil pecador.

- Foi a caminho para praticar mais um de seus atos perseguidores que Saulo encontrou Jesus de forma singular e definitiva. Quase no fim de sua viagem de 240 km, ele viu e ouviu o Senhor Jesus ressurreto. Posteriormente, esse fato foi muito importante para conferir autoridade apostólica a Paulo. A pergunta feita ao perseguidor lhe mostrou quanto o Senhor prezava, amava e era unido com a Sua igreja. Ele não perguntou por que Paulo perseguia a igreja, mas sim porque O perseguia. Seguindo ele viagem, quase chegando em Damasco, de subito viu-se cercado de um resplendor de luz do céu; caindo por terra, uma voz que lhe disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Saulo não sabia quem estava falando com ele. Então, ouviu o Senhor responder: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (At 9.5). Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém. Foi uma experiência tão gloriosa que ele ficou cegado (v. 8,9) e caiu por terra (v. 4), “prostrado aos pés de seu conquistador”. Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. (At 9.3-9).

Pense
Será que, para nós, certas pessoas não têm salvação?

Ponto Importante
O exemplo de Saulo nos mostra que não há pecador tão mal que não possa ser alvo da graça de Deus.
II - A VISITA DE ANANIAS

1. Um homem piedoso.
Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias, um homem piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que moravam ali (At 22.12). Quando o Senhor lhe aparece numa visão chamando seu nome, ele prontamente responde: "Eis-me aqui, Senhor!" (At 9.10). Então o Senhor ordenou que Ananias fosse a um determinado endereço. O comentarista bíblico Faucett afirma "que é extraordinário o fato de Ananias, a quem Saulo teria detido para ser encarcerado e morto, ter sido o instrumento para restaurar-lhe luz e vida".

- Ananias era um dos líderes da igreja de Damasco e por isso, um dos alvos de Saulo (At 22.12). “A recepção de Paulo na igreja foi um pouco diferente. Ele jejuou, orou e esperou por três dias antes que obtivesse alguma explicação para tudo aquilo que aconteceu com ele. Essa atitude de Paulo mostra sua rápida transformação. Claro que, como fariseu, orava e jejuava, mas agora era diferente. Esperou calmamente que o Senhor lhe enviasse uma resposta e, enquanto isso, apenas jejuou e orou. Como diz Stott, “o rugido do leão foi transformado em balido de cordeiro”. Seu relacionamento com Deus foi transformado” (ultimato).

2. A desconfiança de Ananias.
Embora Ananias tenha prontamente se colocado à disposição do Senhor, isso não evitou sua desconfiança em relação a real mudança de Saulo. Ele estava bem informado a respeito de Saulo e de todos os males que ele havia feito entre os crentes, especialmente contra aqueles que haviam fugido de Jerusalém para outras cidades. Sua avaliação era humana, pois não sabia que ele era um escolhido de Deus e que já estava sendo transformado naquele que seria o grande apóstolo dos gentios. Ananias não estava fugindo de sua missão, mas apenas sendo cauteloso, pois se tratava do temido e terrível Saulo. Muitas vezes agimos como Ananias, pois fazemos uma avaliação meramente humana e desconfiamos de pessoas que estão sendo profundamente trabalhadas e transformadas pelo Senhor. Se Deus mandar você cuidar de determinadas pessoas, por mais problemáticas que possam ser, tenha a certeza de que Ele irá com você e seu plano será uma bênção.

- Era uma reação perfeitamente normal a qualquer ser humano. Tendo conhecimento da devastação que Saulo fizera em Jerusalém, após o martírio de Estêvão, e sabedor que ele estava investido da autoridade, concedida pelo Sinédrio, para açoitar e aprisionar os discípulos, era mesmo para ficar temeroso. Ananias, porém, ainda não sabia que a graça de DEUS havia alvejado o indomável perseguidor, e o tal seria uma vaso escolhido para os propósitos divinos.
- “Enquanto Paulo esperava jejuando e orando, o Senhor tinha um diálogo muito interessante com Ananias, um membro mais velho da igreja de Jesus naquele lugar. Ao receber a ordem de orar por Saulo, Ananias respondeu ao Senhor que Saulo era um homem muito perigoso e demonstrou certo medo a Deus. Mas a resposta do So­berano foi reveladora. Ananias recebeu a revelação de que Saulo se tornaria apóstolo aos gentios e aos seus reis, como de fato foi. O próprio livro de Atos nos mostra isso. Além de ser o apóstolo dos incircuncisos (Rm 11.13; Gl 2.2, 7-8; Ef 3.8), foi teste­munha perante o governador Felix e sua esposa, Drusila (At 24.24), o rei Herodes Agripa II, além de comparecer perante César. Após essa palavra, Ananias se encheu de coragem e foi ao encontro do novo convertido. Em Ananias, Saulo encontrou uma resposta para seu problema de cegueira, recebeu oração, ficou cheio do Espírito Santo, foi batizado e, finalmente, se alimentou. Ananias foi o primeiro a reconhecer o perseguidor como cristão e quando foi orar por ele o chamou de “Saulo, meu irmão”” (ultimato).

3. O plano de Deus para Saulo.
Saulo tinha um plano, mas Deus tinha outro. O plano de Saulo era ir a Damasco prender os crentes, mas o de Deus era que ele fosse libertar pessoas das garras do Diabo. Seu plano era usar de violência, mas o de Deus era que ele fosse o autor de uma das mais belas descrições de amor e de como precisamos viver em amor (1 Co 13). O plano de Saulo era viver na sua soberba religiosa, fazendo os outros sofrerem, mas o de Deus era que ele se tornasse servo de Cristo e viesse a sofrer pelo Evangelho (Rm 1.1; Tt 1.1).

O plano de Deus para Saulo era que ele levasse o Evangelho aos gentios, reis e filhos de Israel (v. 15). É maravilhoso saber que Deus se interessa, de forma individual por cada pessoa. O Senhor tem uma missão específica para cada um e precisamos sempre buscar sua vontade para as nossas vidas (Rm 12.2)

- Atos 9.15 nos revela que Saulo já era uma escolha de Deus para a obra do Reino “instrumento escolhido” - literalmente "um vaso de eleição". É importante que se diga que houve perfeita continuidade entre a salvação e o serviço de Paulo. Que mudança de planos! Deus o escolheu para proclamar sua graça a todos os homens (Cl 1.1; 1Tm 2.7; 2Tm 1.11); Paulo usou essa expressão quatro vezes (Rm 9.21,23; 2Co 4.7; 2Tm 2.21). perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel. Paulo começou o seu ministério pregando aos judeus (At 13.14; 14.1; 17.1,10; 18.4; 19.8), mas a sua missão principal foi junto aos gentios (Rm 11.13; 15.16). Deus também o chamou para ministrar a reis, tais como Agripa (At 25.23—26.32) e possivelmente César (At 25.10-12; 2Tm 4.16-17).

Pense
Você está de fato buscando a vontade de Deus para sua vida?

Ponto Importante
Com a agitação dos dias atuais, podemos facilmente perder o foco e concentrar todos os esforços em nós mesmos, esquecendo de dar prioridade ao Reino de Deus (Mt 6.33).

III - UM NOVO TEMPO DE DEUS PARA SAULO

1. A acolhida de Ananias.
Após Deus ter assegurado a Ananias de que Saulo era um vaso escolhido para uma missão, o perseguido foi até ao ex-perseguidor e, entrando na casa onde este estava, impôs sobre ele as mãos e diz: "Irmão Saulo" (v.17).  Tal afirmação demonstra que Ananias já havia reconhecido a Saulo como um crente. De inimigo a irmão em Cristo. Que nunca venhamos a menosprezar o valor de ser um "irmão" ou "irmã" em Cristo. Ananias acolheu Saulo impondo-lhe as mãos, orando para que recuperasse  a visão e fosse cheio do Espírito do Santo.

- “Saulo tinha uma nova referência para com Deus. Ananias, instruído a ir e ministrar ao novo convertido, foi informado de que ele estava orando (v. 11). Três dias haviam passado desde o seu encontro com o Senhor ressurreto, durante os quais nada comeu nem bebeu (v. 9). Supõe-se, então, que passou aqueles dias em jejum e oração, ou seja, abstendo-se de alimentos a fim de dedicar-se à oração. Não que ele não tivesse jejuado ou orado antes. Como o fariseu da parábola de Jesus, ele deve ter subido ao tempo para orar e, como ele, pode ter clamado “jejuo duas vezes por semana”. Mas agora, através de Jesus e de Sua cruz, Saulo fôra reconciliado com Deus e, conseqüentemente, gozava de um novo acesso direto ao Pai, desde que o Espírito havia testificado com o seu espírito de que ele era filho de Deus. Qual era o conteúdo de suas orações? Podemos supor que ele orou pelo perdão de todos os seus pecados, especialmente o de ser auto-suficiente e o de perseguir cruelmente Jesus e seus seguidores; pediu sabedoria para discernir o que Deus queria que ele fizesse agora; e poder para exercer o ministério que recebesse, qualquer que fosse. Sem dúvida alguma, suas orações também incluíam adoração, ao derramar sua alma em louvor, por Deus ter sido misericordioso com ele. A mesma boca, que havia respirado ameaças de morte contra os discípulos do Senhor (v. 1), agora respirava louvores e preces a Deus. “O rugido do leão foi transformado no balido de um cordeiro”.” (A Conversão de Paulo Comentário sobre Atos 9:1-25 por John R. W. Stott)

2. Abrem-se os olhos de Saulo.
Após Ananias ter imposto as mãos sobre Saulo e feito o que o Senhor lhe havia mandado fazer, imediatamente lhe caíram dos olhos como que umas escamas (At 9.18). Podemos ver que Saulo foi liberto de uma cegueira física temporária e de uma cegueira espiritual que há muito tempo o afetava. Ambas as curas foram milagres, porém a segunda foi um milagre ainda maior que o primeiro. É como aquele paralítico que foi descido pelos seus amigos até Jesus, e o Mestre disse-lhe que os seus pecados estavam perdoados. Para Jesus, a salvação da alma está em primeiro lugar (Mt 9.6). Somente o Senhor pode nos fazer compreender as coisas espirituais (1 Co 2.14). Na Carta aos Efésios, o próprio Paulo escreverá que agradecia a Deus por ele ter iluminado os olhos do seu entendimento (Ef 1.18).

- Para Paulo, fechar os olhos ao ser ferido pela luz brilhante, seria uma ação reflexa instintiva. Ao abri-los depois, ainda continuou sem ver; isto, por si só, não seria desnatural, mas o modo de a cura mais tarde ser dada sugere que era provavelmente sobrenatural. Na sua fraqueza, Paulo precisou ser guiado pelos seus companheiros, e assim chegou a Damasco. Ali, jejuou durante três dias, sem dúvida ainda vencido pelo choque, e provavelmente como penitência à medida em que percebia ainda mais a enormidade das suas ações.

3. Fortalecido no físico e no espírito.
O Senhor tem interesse em nos capacitar a fim de que sejamos usados na propagação do Evangelho. Além de perdoar os nossos pecados Ele deseja que tenhamos saúde espiritual, emocional e física para podermos exercer nossa missão com mais eficácia. Depois ter seus olhos abertos, Saulo se levantou, foi batizado e cheio do Espírito Santo. Saulo então se alimenta e se sente-fortalecido, pois precisamos cuidar do templo do Espírito Santo (1 Co 6.19). Paulo ficou com os discípulos na cidade de Damasco por alguns dias antes de começar seu ministério. É na comunhão com nossos irmãos que encontramos força, encorajamento e compaixão para cumprirmos o nosso chamado.

- O Espírito Santo já tinha sido ativo na vida de Paulo convencendo-o do pecado (Jo 16.9), convencendo-o do senhorio de Cristo (1Co 12.3), transformando-o (Tt 3.5) e habitando nele permanentemente (1Co 12.1.3). Então, ele foi enchido com o Espírito e capacitado para o serviço (At 2.4,14; 4.8,31; 6.5,8; Ef 5.18). Saulo recebeu o Espírito sem a presença de nenhum apóstolo porque ele era judeu (a inclusão de judeus na igreja já havia sido estabelecida no Pentecostes) e porque ele veio a ser um apóstolo por direito próprio, pois Cristo o havia escolhido pessoalmente e comissionado pra o serviço (Rm 1.1). Não existe conversão genuína em que não haja mudanças de comportamento e de relacionamento para com Deus, com a igreja e com o mundo. Ensinemos essa verdade tão importante e tão ausente nas pregações evangélicas de hoje.

Pense
Você já experimentou o milagre da salvação e da transformação em Jesus Cristo em sua vida?

Ponto Importante
A cura física é um grande milagre, porém um dia todos terão de morrer; mas a salvação da alma tem um valor eterno, pois nos dá o direito de viver na glória para todo sempre com o Senhor.

SUBSÍDIO

"A Campanha Anticristã de Saulo
A igreja judaica havia sido estabelecida. O Evangelho já tinha alcançado Samaria. Logo Pedro abriria a porta da Igreja aos gentios. Alguém tinha, então, de levar o Evangelho 'até aos confins da terra'. Eis o homem certo: Saulo de Tarso. Não acompanhou Cristo na terra. Contudo, não era inferior aos primeiros discípulos quanto ao zelo, conhecimento, poder e trabalho. A vida e ministério de Paulo mostram que o Senhor escolheu o tipo de homem que a situação exigia. Segundo a orientação de Deus, ele faria a religião de Jesus ser uma religião para todos os homens. 
1. Um líder religioso. Saulo, provavelmente com 30 anos, era membro do Sinédrio, o concílio religioso judeu. O mesmo que condenou Jesus à morte. Isto é dado a entender pela posição que ocupava entre os judeus daquela época (Gl 1.14), e também pelo papel que desempenhou no processo de Estevão (At 7.58), inclusive seu voto lançado (At 22.20). 
2. Um defensor zeloso. Com energia característica, Saulo se dedicava à desarraigar o Cristianismo. Para ele, um movimento perigosíssimo. Provavelmente imaginasse ser 'do diabo'. Dizer que Jesus, crucificado após a condenação do Sinédrio como blasfemador, era o Messias e Filho de Deus seria o cúmulo de blasfêmia" (PEARLMAN, Myer. Atos: A Igreja Primitiva na Força e na Unção do Espírito. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, pp. 107-109).

CONCLUSÃO

É maravilhoso ver a forma como Deus transformou um homem, que era opositor dos cristãos, em um de seus maiores defensores. Somente Deus tem esse poder e ainda hoje Ele continua salvando pessoas. Ele perdoa, lava no sangue de Jesus e oferece um novo caminho para nossas vidas. Valorize sua experiência com Jesus Cristo como um presente precioso de sua vida.

- A conversão de Saulo de Tarso, o vulto que se tomou como o universalmente conhecido apóstolo Paulo, é um dos eventos da mais alta importância na história da Igreja, e assim, do mundo. Julga-se, com razão, importante sua conversão pelo fato desse evento ser narrado três vezes em Atos dos apóstolos: A primeira vez, como escrito por Lucas para nós, Cap. 9. A segunda vez, como contada pelo apóstolo Paulo ao grande concurso de judeus na cidade de Jerusalém, Cap. 22. A terceira vez, como narrada pelo apóstolo perante as autoridades romanas, (Espada Cortante 2 - Orlando S. Boyer - CPAD - Rio de Janeiro – RJ, Cap. 26).

HORA DA REVISÃO

1. O que Saulo estava fazendo no caminho para Damasco?
Ele estava a caminho de Damasco com autorização para prender os crentes e levá-los de volta a Jerusalém.

2. Saulo perseguia os crentes, mas Jesus lhe pergunta por que Ele o perseguia. Quem Saulo realmente perseguia?
Saulo perseguia a Igreja, mas Jesus diz para ele que perseguir os cristãos ou a Igreja é o mesmo que perseguir o próprio Cristo.

3. O que Deus ordenou que Saulo fizesse ainda ali no caminho de Damasco?
"Levanta-te e entra na cidade, e lá será dito o que convém fazer" (At 9.6).

4. Ananias tentou esquivar-se de sua missão ao questionar o Senhor a respeito de Saulo?
Não. Ele não sabia que Saulo já estava sendo transformado, e se utilizou de uma cautela natural para saber como seria seu primeiro contato com Saulo.

5. Por que é necessário estar no centro da vontade de Deus para as nossas vidas?
Porque somente estando no centro da vontade de Deus para as nossas vidas é que Ele cumprirá todos os seus planos para nós e em nós.


COMMENTS

BLOGGER

Sobre o Autor:
Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor e blogueiro. Formado Bacharel em Teologia pela FATESP, graduando em Mecânica pela FATEC. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras para jovens, casais, obreiros e missões urbanas.

Doações Missionárias Aqui!!


Nome

#desafio42dias,2,1° Trimestre de 2020,2,10 Coisas,14,1º Trimestre,2,1º Trimestre 2018,1,2º Trimestre,2,36 Dias De Pureza Sexual,37,3º Trimestre,24,4° TRIMESTRE 2018,1,4º TRIMESTRE,10,A Raça Humana,1,Abuso Sexual,4,Acepção,1,AD em BH,2,Adolescente,1,Adoração,3,Adulto,50,Agostinho,1,Air,1,Ajuda do Alto,2,Ajudando Vítimas das Chuvas,1,ajudar,1,alegria,1,Aline Barros,1,Alisson,1,Alma,2,Amar,14,Amasiado,1,Amém,1,Amigo,6,Amizade,12,Amnon e Tamar,2,Amor,44,Amor de irmãos,4,Amor Perdido,8,Amor Proibido,9,amostra grátis,1,Ana,3,Ananias,1,Andreza Urach,1,Anfetamina,1,Angelologia,1,Anjo de Luz,2,Anjos,2,Anonimo,1,Anrão,1,Antigo Testamento,1,Ao Vivo,1,Apaixonado,1,Aplicativo,1,Apocalipse,5,Apologia,3,Apostasia,1,Apostolo,3,apóstolo Paulo,5,App,1,Apple Store,1,apreço imenso,1,Arrebatamento,3,Arrependimento,1,Artesão,1,As 95 Teses,1,As Bases do Casamento Cristão,2,Assalto,1,Assassinato,2,Assedio,1,Assembleia de Deus,4,Assista,1,Assista ao trailer oficial do projeto divulgado pela Hillsong.,1,Assustar,1,Astecas,1,Atacante,1,Ataque,1,Ateísmo,2,Atentado,1,Ateu,3,Atitude,1,Atitute,1,Atos,2,atriz,1,Auto Escola,1,autoajuda,2,Avareza do Amor,1,Avenida Brasil,1,Aviso da Anatel foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta. Mudança começa no dia 29 de julho; haverá um período de adaptação. App's para iphone.,1,Avó,1,bailarina,1,Balada Gospel,1,Balzac,1,Bangu,1,Barack Obama,2,Base Bíblica,1,Batalha Espirítual,4,Batismo,3,Batista,1,Batom Vermelho,1,BBB,1,Beijo na Bíblia,1,Beijo Perfeito,3,Benhour Lopes,1,best-seller,4,BETEL,7,Bíblia,15,Bíblia Diz,1,Bíblias,1,Bíblica,25,biblicas,1,Bienal do Livro,1,Bigamia,1,Bilhete,1,Biografia,1,Bispa,1,BléiaCamp,1,BLOG,6,BlogNovela,10,Boaz,1,Bob Marley,1,Boletim,2,Bolsonaro,1,bom-humor,6,Bombom,1,Bons Sonhos,1,Borboleta,1,Brasil,1,Brasília,1,Brenda Danese,1,Brennan Manning,1,Briga,1,Brincadeira,1,Busca,1,Café da Manhã,1,Calendário,1,Caminhoneiro,1,Camisa,1,Camisetaria,1,Camisetas,1,Campanha,10,canal,1,Canção,1,cançasso,1,Cancêr,1,Candidato,2,Cansei,1,canseira,1,Cantada,3,Cantor,2,Cantora Jayane,1,Cantores,3,capa,1,Carência,4,Carismático,1,Carne,1,carreira,1,Carta de Amor,14,Cartas,1,Cartaz,3,Casa,1,Casa Branca,1,Casamento,9,Catarina Migliorini,1,CD,1,CDHM,1,Centurião,1,Cesto,1,CGADB,2,Chamada,1,Champions League,1,Charges,8,Cheios,1,Chuva,1,Cinco,1,Cinco momentos mais felizes da minha vida - Série Confissões,1,Ciro Sanches Zibordi,3,Ciúme,1,Cláudia,1,Cleycianne Ferreira,1,Clipe Oficial HD,2,Cocaína,1,com Pedro Bial,1,Comer,1,Comer Rezar Amar,1,comigo,1,como instalar e usar,2,Compartilhe,2,Completo,2,Comportamento,1,Compreender,1,Comunidade Cidade de Refúgio,1,Concubinas,1,Concurso Cultural,2,Confecção,1,Conferência,2,Confession,1,Confissões,91,Confrito,3,Congresso,10,Conhecer,2,Conhecereis a verdade,1,Conhecimento,1,Conselhos,8,Consequências,1,Contra Mão do Mundo.,1,Conversão,4,Copa America,1,Copimismo,1,Coração,1,Coreografia,1,Cortinas,1,Coxo,1,CPAD,100,Crack,1,Cracolândia,3,crescimento,2,Cristão,12,Cristianismo,1,Cristo,1,Cronograma da Bíblia,2,Ctrl C + Ctrl V,1,Cuidado,1,Cuide do Coração,4,Culto,2,Culto da Virada de Ano Novo,1,Culto dos Príncipes e das Princesas são destaque no Fantástico,1,Cura,2,Dalila,1,Dança,1,Daniel Berg,1,Daniela Mercury,1,Danilo Gentili,1,Dave Hunt,1,Davi,5,Davi e Bate-Seba,2,Davi e Jônatas,1,Davi e Mical,3,de apenas três anos pode ser transferida para SP,1,debate,1,Decisão,1,declaração,5,Degeneração,1,Delírios,1,demissão,1,demônio,1,Denominação,1,Denúncias,5,Deputado Federal,1,Desabamento,1,Desafio,8,Desafio Insano,2,Desapaixonar,3,Descobertas,1,Desculpas,1,Desejo,1,Despedida,1,Deus,23,Deus está Morto,1,Deus Negro,1,Deus quer te usar,1,Devaneios,3,Devocional,57,Dez passos,6,Dia dos Namorados,11,Dia dos Pais,2,Diabo,1,Diante do Trono; Lagoinha Solidária,1,Diário,1,Dicas,1,Diferente,1,Dilma,1,Dilma fala Contra o Aborto,1,Dinheiro,4,Discernimento,1,Discipulado,1,Discipulos,1,Discípulos,1,discussão,1,Distância,1,Diva do Senhor,1,Divino,1,divórcio,1,Dízimos,2,Doação,1,Doação de Bebê,1,Doença,3,doença física,1,Dom,1,Domingo Espetacular,1,Dominical,29,Dons de Curas,1,Dons de Maravilhas,1,Dores,1,Download,7,Download Livros e E-books,60,Doze,1,Drogas,2,Drogas Alucinógenas,2,Drogas Estimulantes,1,e usa nos Smartphones,1,E-Book,6,EBD,102,Ecumenismo,1,Edir Macedo,2,Editar Foto,1,Elcana,3,Eleição,5,Elizabeth Gilbert,1,Ellan Miranda,6,Elogios,1,Email,2,empresa,1,Empresa.,1,Enchente,1,Encontro,7,Eneias,1,Enquete,1,Ensaio Sensual,1,Ensinos,1,entender Deus,3,Entrevista,4,Epístolas,1,Esboço Pregação,1,Escatologia,2,Escola,32,Escola Bíblica Dominical,184,Escolha,4,Escritor,1,Espaço,2,esperança,1,esperança. razão,1,Espinhas no rosto,1,espinho na carne,1,Espírito,1,Espírito Santo,7,Espiritual,3,Estado de São Paulo,1,Estevão,1,Estrangeiro,1,Estranho,1,Estratagema de Deus,1,Estudo Bíblico,16,Estudos Bíblicos,159,Estupro,1,Eternidade,1,Eu ainda te amo,1,evangelho,3,EVANGÉLICA,4,Evangélicos,1,Evangelismo,2,Evento,2,ex-atriz pornô,2,Ex-BBB,1,executado,1,exílio,2,Experiência de vida,25,Exupéry,1,Facada,1,Face de Deus,1,Facebook,1,fala,1,Falecimento,1,Falsos,1,familia,4,Família,1,Fat Family,1,Fazer,1,Fazer Ligação Gratuita com o App Viber é bem melhor que o Skyper,1,Fé,2,Felipe,1,Férias,2,Ferramentas para Blogger/Twitter/Facebook,8,Festa Junina,1,Festividade,1,Fiel,1,Filho de Deus,1,Filho do Homem,1,Filho Pródigo,2,Filhos,1,Filisteu,1,Filme,3,Filmes,1,Fim de Relacionamento,2,Fim do Mundo,4,Fina Estampa,1,Final,1,Finanças,2,Firme,1,firmeza,1,Firmino,1,Fletar,1,François Mauriac,1,Frase,5,Frases Sobre Amor,2,Frases Sobre Deus.,1,Fúnebre,1,funk,1,gadareno,1,Galaxy,1,Galileu,1,Ganhe Um Livro,1,Gay,8,genro,1,Geração,1,Gestos,1,Gideões,12,Gideões Missionários da Última Hora,9,Gilberto Carvalho,1,GLBS,2,Globo,1,Glória,1,GMUH,9,Goleiro,1,Golpe,1,Gômer,1,Gospel,6,Governo,4,Grátis,1,Greve,1,grevista,1,grupos religiosos,1,Guardar,1,Guarde o Coração,2,guerra,1,Halloween,1,Haxixe,1,Hedonismo,1,Heresia,3,Historia Real,1,Holocausto,1,Homem,1,Homenagem,1,Homens,1,Homofobia,14,homosexualismo,10,Homossexual,8,Hóquei no Gelo,1,Hora,1,Hubner Braz,23,Humanas,1,Humor,9,I.E.Q,1,I.M.P.D.,1,idioma,1,Igreja,4,Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias,1,Igreja Bola de Neve,1,Igreja Local,1,Igreja Mundial do Poder de Deus,3,Igreja Universal Do Reino de Deus,3,Ilha de Patmos,1,Imoral,1,Impressora,1,Incas.,1,Infantil,1,Inferno,2,inglês,1,Inicio,1,injustiça,1,Insegurança,1,Instituição,1,Internação,1,Internacional,1,intertestamentários,1,Intimidade,2,iPad,1,iPhone,1,Irmã Zuleide,1,Islâmismo,1,Israel,2,IURD,2,Jair Bolsonaro,1,Jair Messias Bolsonaro,1,Jeito,1,Jerusalém,1,Jesuíta,1,Jesus,6,Jesus Cristo,4,Jesus de Nazaré,1,João,2,João Batista. Ossada,1,John Piper,1,Joquebede,1,Jornal da Record,1,José,2,Josh McDowell,1,Jotta A,1,Jotta A lança 1º CD em culto evangélico,1,Jovem,100,Jovens,40,Judá e Tamar,1,Julio de Sorocaba,1,Julio Severo,1,Juniores,1,Justiça,1,Katy Perry,1,Kelly Medeiros,1,Kenneth E. Hagin,1,Kopimism,1,Lançamento,1,Lanna Holder,2,Layssa Kelly,1,Lázaro,1,Léia e Jacó,1,Leilão,2,Leis,1,Leitora,1,Leitura,2,LeNovo,1,Ler a Bíblia em 42 dias,1,Lésbica,1,leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo,1,Levítico,1,Libertinagem,1,Lição,16,Lições Bíblicas,3,Lições Bíblicas da BETEL,183,Lições Bíblicas da CPAD,395,Lições de Vida,26,Líder,1,Líder Adolescente,20,Líder Jovem,21,Liderança,1,Lídia,1,Lino,1,Lista,1,Litoral,1,Liverpool,1,livre,1,Livre Arbítrio,2,Livres,1,Livros - Comentarios,78,Livros Evangelicos,37,Logos,1,Loide,1,Loira,1,Louco,1,Louvor,9,LSD,1,Lua Nova,1,Lucas,1,Lucifer,1,Lutas Marciais Mistas,1,Luto,4,Luz do mundo,1,Lya Luft,1,MacBook Air,1,Maçonaria,1,Maconha,1,Madame de Stael,1,Mãe de Moises,1,‪Magia,1,Maias,1,Manancial,1,Mandamento,1,Manifestação,2,Mãos,1,Maquiagem,2,Marcas,1,Marcha Para Jesus,2,Marco Pereira,1,Marcos Pereira,1,Mardoqueu,1,Maria Madalena,1,Mário Quintana,2,Martinho Lutero,1,Mártir,1,Mártires Cristãos,2,Massacre,1,Masturbação,6,Matrimonio,2,maturidade cristã,7,Max Lucado,2,Meditação,1,Mega Sena da Virada com Fé,1,Melhor Bíblia de Estudo,3,Melhores Blogs,2,Melhores Sites,1,Meninos de Rua,1,Mensagem,3,MENSAGENS,2,Mensagens para SMS,12,Mensagens SMS,2,Mensal,2,Meteoro,1,Metusalém,1,Michelle Bolsonaro,1,Milagres,2,Millôr Fernandes,1,Milton,1,Minas,1,Ministério Público Federal,1,Miriã,1,Misericórdia,1,Missão,3,Missões,4,Mitologia,1,MMA,1,Mobilização,2,Moisés,1,Monarquia,2,Monte,1,Monte Tabor,1,Moralismo,1,Mordomia,8,Mordomo,1,morte,4,Motivos,1,Mulçumano,1,Mulher de Potifar,1,Mulheres,2,multiplicação,1,Musica,8,Nacional,1,Namorado,10,Namorar,22,Namoro,47,Não Prometeu,1,Nascença,1,Nascimento,1,Negar,1,Neimar de Barros,5,nem Cristo a Derrotaria,1,Neopentecostal,1,NetFlix,1,Nigéria,1,No Fundo Do Poço,1,Noruega,1,Nota,1,Notícia gospel,16,Notícias Gospel,154,Nova,1,Novas Lições,1,Novela,2,Novo,2,Nuvem,1,NX Zero,1,O beijo de Vancouver,1,O Bom Samaritano,1,O Bom Travesti,1,O que é visível e apenas o avesso da Realidade,1,Obede-Edom,1,Obras,2,Odio,1,Ofertas,2,Oficial,1,Olhar,1,Onde Estiver,1,ônibus,1,Online,1,Opinião,1,Opinião dos Outros,2,Oração,11,Orar,1,Orfanato,1,Origem,2,Os Melhores Livros,19,Oséias,1,Oséias e Gomer,1,Outra Chance,3,Pai,1,Paixão,3,Palavra,1,Pânico,1,pão,1,Papa,1,Papa Francisco I,1,Papo,1,Paquera,1,Paradoxo,1,Paródia Gospel,2,Paródia Gospel da música Kuduro com Jonathan Nemer #RiLitros,1,Participe,1,Partido Trabalhista PT,1,Páscoa,1,Pastor,7,Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular,1,Pastor que cheirou a Bíblia como droga diz que essa foi a menor loucura que já fez por ela: “Eu já comi a minha Bíblia”. Assista ao vídeo,1,Pastora,1,Pastores,1,Patrick Greene,1,Pb. Renan Pierini,1,PDF,1,Pecado,16,Pecador Confesso,10,Pedofilia,2,Pedofilo,1,Pedras,1,Pedro,3,peixe,1,Pensamento,3,Pentecostal,1,Perda,3,Perdão,4,Perigos,1,Perlla,1,Permanecer,1,Permitir,1,Perseguição Religiosa,2,Personalizadas,1,Personalizar Foto,1,Pesquisa,2,pessoas,1,Philip Yancey,8,Piada,1,Piercing,2,Pinguins,1,pintar unhas,1,Pira,1,Pirataria,1,Planeta Terra,2,Play Back,1,playboy,1,Poder,1,Poema,3,Poesia,3,Polêmica,4,Poligamia,2,Politica,1,Política,1,Pop Gospel,1,pornô,1,Porque caímos sempre nos mesmos pecados?,3,Posse,1,Posto,1,Pr Napoleão Falcão,1,Pr. Alexandre Marinho,1,Pr. Caio Fábio,2,Pr. Carvalho Junior,1,Pr. Ciro Sanches Zibordi,3,Pr. Claudionor de Andrade,1,Pr. Jaime Rosa,1,Pr. Jeremias Albuquerque Rocha,1,Pr. Marcelo Cintra,5,Pr. Marco Feliciano,8,Pr. Mário de Oliveira,1,Pr. Silas Malafaia,12,Pr. Yossef Akiva,1,Praia,1,Praticar,1,Preço,1,Predestinação,1,PrefiroBeijarABíblia,1,Pregação,10,Pregadores,1,Premier,1,Preocupar,1,presidente,4,Presídio,1,previdência,1,primeiro,1,Primeiro Amor,18,Primeiro Beijo,5,Primícias,1,Princípios,1,Prioridades,2,Prisão,2,Prisioneiro da Paixão,4,privada,1,Problemas,1,Profecia,3,Profeta,2,Profeta Jeremias,1,Profética,1,Profético,1,Programa Na Moral,1,Programa Superpop,1,Projeto Cura Gay,2,Promoção,4,Promoção Blogosfera Apaixonada,2,Propósito,2,Prosperidade,1,Prostituta,2,Protesto,1,PSDB,1,Pv 4.23,1,Queda,1,Quem Sou?,1,Querer,2,Racismo,1,Rainha de Sabá,3,Rainha Ester,1,Raquel,2,Rebeldia,1,Receber,1,Reconciliação,1,Recuperação,1,Rede Globo,2,Rede Insana,1,Redenção,1,reflexão,21,Regininha,1,Rei,1,Rei Xerxes,1,Reinado,1,Reino de Deus,1,Rejeição,1,Relacionamento,19,Relatos,5,Relógio da Oração,3,Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme sobre o “segundo filho de Deus” que gerou polêmica nas redes sociais.,1,Renuncia,1,Renúncia,1,Reportagem,2,Resenha,72,Reservado,2,Resplandecer,1,Responde,1,Resposta,1,resposta bíblica,1,Ressurreição,2,Restauracionismo,1,Resumo,6,Rev. Augustus Nicodemus,1,Revista,24,Rezar e Amar,1,Riscos,1,Rock Gospel,1,Rodolfo Abrantes,1,Rubem Alves,1,Rute,1,Sá de Barros,3,Sábado,1,Sacerdócio,1,Sacerdotal,1,Sacrifício,2,Safira,1,Salomão,9,Salvação,7,Samuel,3,Samuel Mariano,1,Sangue no Nariz,1,Sansão,2,Santa Ceia,1,Sarah Sheva,1,Saudades,3,Saul,2,Saulo,1,Secrets by OneRepublic,1,Segredo,1,Segundo,1,Segundos,1,Seja um empreendedor Polishop e ganhe dinheiro sem sair de casa,1,Seleção Brasileira,1,Sem Garantia,1,Seminário,1,Senhor,1,Sentido da Vida,4,Sentimentos,2,Separação,2,será que é pago?,2,Serenata de Amor,1,Série Dicas de Como Liderar,19,Série Mensagem Subliminar,1,Série Versículos Mal Interpretados,5,Sermão,1,Sex,1,Sexo,5,Sexual,2,Sidney Sinai,1,Significados,1,Silas Malafaia,4,Silk,1,Silk Digital,1,Símbolos,1,Sistema,1,Slide PC,2,Slider,464,slides,2,Smartphone começa a ser vendido por operadoras nesta quarta-feira (6). Galaxy S3 é o principal rival do iPhone 4S. Compare os dois modelos,1,SMS Gratuito com WhatsApp para seu Smartphone,1,Sofrimento,1,Sogra,1,Solidão,2,Solidariedade,1,Solução,1,Sonhos,1,Sonhos de Valsa,1,Sorrir,3,Sorteio,1,Subjugação,1,Sublimação,1,Submissão,1,Subsídio,18,Sujeição,1,Sulamita,5,suprema,1,Surface Pro 2,1,Tabernáculo,2,Tabita,1,Tablet,1,Talentos Cristãos,1,Tarado,1,Tatuagem,3,Tecido,1,Tecnologia,1,Tela Cinza,1,Temas,1,Tempo,2,Tempo de Viver Coisas Novas,1,Tentação,1,Teologia,6,Termino de Namoro,3,Término do Namoro,1,Terra,2,Terremoto,1,Testemunho,20,Thalles Roberto,3,Thalles Roberto comenta da repercussão de música cantada por Ivete Sangalo,1,The Best,1,The Noite,1,Theotônio Freire,1,Tiago,1,Timna,1,Timóteo,2,Tipos,1,Tiras,1,Tirinha,4,Tirinhas Gospel,13,Tiro,1,Tomas de Aquino,1,Top,1,Top Blogs,2,TOP Canais,1,Top Sites Fotos,1,Top5,2,TPM,1,Trabalho,1,Tragedias no Rio de Janeiro,1,Traição,2,Transfer,1,Tratando de uma leucemia,1,Trimestre,2,Tutelar,1,TV,1,TV Band,2,TV Record,3,Twitter,5,UFC,1,Uma História de Ficção,78,Unção,1,Ungido,1,Universo,1,Urias,1,Vagabundo Confesso,29,Valdemiro Santiago,3,Velho Testamento,1,Velório,1,Vendedor de Droga,1,Vento,1,Ver Deus,1,Verdade,1,Verdadeira História,1,verdades,1,Viagem,1,Vício,1,Vida depois da morte,3,Vídeo,24,vinda,1,Violência,1,Virgem,3,Virgindade,3,Virtude,1,Vitor Hugo,1,Vitória em Cristo,1,Votação,1,Wanda Freire da Costa,1,You Tube,1,youtuber,1,
ltr
item
Pecador Confesso: Lição 7 - A Conversão de Saulo - 17 de Novembro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD
Lição 7 - A Conversão de Saulo - 17 de Novembro de 2019 - EBD JOVEM - CPAD
https://1.bp.blogspot.com/-4FtbpY2yQjs/XcwxG8XOChI/AAAAAAAAVq8/FaoOYuxwYLc9hRJmSqm2eXTxfkLAebABQCLcBGAsYHQ/s320/Apoio%252Bdida%25CC%2581tico%252C%252BLic%25CC%25A7a%25CC%2583o%252B7%252B-%252BExpressa%25CC%2583o%252C%252BAtos%252Bdos%252Bapo%25CC%2581stolos%252Be%252Ba%252Bevangelizac%25CC%25A7a%25CC%2583o%252Bna%252BIgreja%252Bprimitiva%252B%25E2%2580%2593%252BEditora%252BCultura%252BCrista%25CC%2583.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-4FtbpY2yQjs/XcwxG8XOChI/AAAAAAAAVq8/FaoOYuxwYLc9hRJmSqm2eXTxfkLAebABQCLcBGAsYHQ/s72-c/Apoio%252Bdida%25CC%2581tico%252C%252BLic%25CC%25A7a%25CC%2583o%252B7%252B-%252BExpressa%25CC%2583o%252C%252BAtos%252Bdos%252Bapo%25CC%2581stolos%252Be%252Ba%252Bevangelizac%25CC%25A7a%25CC%2583o%252Bna%252BIgreja%252Bprimitiva%252B%25E2%2580%2593%252BEditora%252BCultura%252BCrista%25CC%2583.jpg
Pecador Confesso
https://www.pecadorconfesso.com/2019/11/licao-7-conversao-de-saulo-17-de.html
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/
https://www.pecadorconfesso.com/2019/11/licao-7-conversao-de-saulo-17-de.html
true
4561833377599058991
UTF-8
Loaded All Posts Mais Posts Clique Aqui Repetir Cancele a repetição Delete Por Home PAGES POSTS Mais Posts Eu Te Recomendo LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy