A Verdadeira História de Obede-Edom

“E Davi não acolheu a Arca em sua casa, mas mandou que levassem para a casa de Obede-Edom de Gat.,14 A Arca de Deus ficou três meses com a família de Obed-Edom na sua casa: Iahweh ABENÇOOU a casa de Obed-Edom e tudo o que lhe pertencia”. 

— 1 Crônicas 13:13-14


É absurdo ouvirmos tanta heresias e vermos tantas campanhas sobre este homem. Muitos pregam sobre ele, citando sua família, dizem que a esposa era estéril e vai mais além, dizendo que ele vivia na desgraça. Distribuem réplicas da Arca da Aliança e cobram horrores pelas réplicas. Quanta incoerência bíblica! E para ajudar, os pregadores miojo ficam doidinhos quando descobrem que a sua pesquisa para preparar o sermão o fez pregar errado, poís até o famoso Wikipédia diz que era Filisteu. Quanta confusão, quantos erros, quanta heresia.

Obede-Edom nunca foi Filisteu, na verdade ele era da tribo de Levi. Muitos esquecem que em Israel também tinha uma cidade chamada Gate-Rimom (Josué 21:24-25) que era uma cidade dada para os Levitas da linhagem de Coate. E Obede-Edom vivia lá, bem no tempo do Rei Davi.

A história diz que, quando Davi levava a Arca da Alinça, houve o episódio da morte de Uza por querer fazer uma “boa ação”. O Rei ficando muito triste com o acontecido, designou a casa de Obede-Edom para acolher a Arca da Aliança, porque a Arca só poderia ser carregada pela geração da tribo de Levi. Passaram-se três meses e chegou uma boa notícia aos ouvidos de Davi:

“Contou-se ao Rei Davi que Iahweh tinha abençoado a casa de Obede-Edom, e tudo o que lhe pertencia, por causa da arca de Deus. Então Davi foi e trouxe a Arca de Deus da casa de Obede-Edom para a Cidade de Davi com grande alegria.” 

— 2 Samuel 6:12


A obediência e a hospitalidade de Obede-Edom foi recompensada, assim como a promessa do Senhor a todos os que estão servindo ao Senhor e aos irmãos. Davi o chamou, e ele exerceu trabalhos no Templo do Senhor, fazendo parte dos cantores dos turnos de adoração 24 horas (I Cr 15,21, 25; 16,5).

Então, vamos parar de invencionice, dizendo que ele era um zé ninguém, um pobre coitado que foi abençoado só por causa da Arca da Aliança na sua casa e que sua mulher era estéril, sendo que a bíblia nem cita ela. Digo isso porque conheço muitos que tem uma réplica da Arca da Aliança em casa, que ganhou numa campanha ou comprou numa lojinha gospel, só para se sentir abençoado.

Continua...
Compartilhar no Google Plus

Sobre Hubner Braz

Criador, colunista e administrador do Pecador Confesso. Fascinado e apaixonado por DEUS!! Formado Bacharel em Teologia pela FATESP e F. Mêcanica pela FATEC-SP e Presbítero na A.D. Belem-Missão em Sorocaba, onde o Pastor Presidente é o Rev. Osmar José da Silva - CGADB, Tenho 1João 1:7-9 injetado na veia!.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Milhões de Confessos:

Postar um comentário

Não deixe de participar, a sua opinião é de extrema importância!

Críticas são bem vindas quando a pessoa se identifica.