Lição 05 - Os Inimigos do Cristão | 2° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS

TEXTO ÁUREO “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejand...



TEXTO ÁUREO

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



O texto áureo retirado de Gálatas 5:25-26 oferece uma instrução essencial sobre a vida cristã no Espírito. Vamos analisar essa passagem em detalhes:


Contexto Bíblico: Este versículo está situado no final do capítulo 5 da epístola aos Gálatas, onde Paulo discute a liberdade em Cristo e a importância de viver pela fé e não pela lei. Ele contrasta as obras da carne com o fruto do Espírito e exorta os crentes a viverem de acordo com a natureza espiritual que receberam em Cristo.


Análise Bíblica e Teológica:

  1. "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito":
    • Aqui, Paulo destaca a conexão vital entre a vida no Espírito e a conduta do crente. Viver no Espírito implica em estar em comunhão íntima e em sintonia com o Espírito Santo, permitindo que Ele guie e governe nossas vidas.
    • A raiz grega para "andemos" é "stoichomen", que significa literalmente "marchar em fileira", implicando em seguir um caminho determinado de maneira ordenada e deliberada.
  2. "Não sejamos cobiçosos de vanglórias":
    • Paulo adverte contra o desejo egoísta por reconhecimento e elogios. Os crentes não devem buscar glória pessoal, mas sim glorificar a Deus em tudo o que fazem.
    • A palavra grega para "cobiçosos de vanglórias" é "kenodoxoi", que se refere à busca vazia por honra e louvor dos homens.
  3. "Irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros":
    • Paulo menciona duas atitudes prejudiciais que devem ser evitadas na comunidade cristã: a irritação mútua e a inveja.
  • "Irritando-nos uns aos outros": A raiz grega para "irritando-nos" é "paroxynó", que denota provocar ou exasperar uns aos outros, causando irritação ou raiva.
  • "Invejando-nos uns aos outros": A palavra grega para "invejando-nos" é "phthonoumenoi", que significa sentir inveja ou ciúme do sucesso ou posse dos outros.

Referências Bíblicas Adicionais:

  • Filipenses 2:3-4: Paulo exorta os filipenses a não agirem por rivalidade ou vanglória, mas a considerarem os outros como superiores a si mesmos.
  • Romanos 13:13: Paulo instrui os romanos a viverem de maneira digna, não em orgias e bebedeiras, nem em imoralidade e libertinagem, nem em rixas e invejas.
  • 1 Coríntios 13:4-7: Paulo descreve o amor como paciente, bondoso, não invejoso, não se vangloriando, não se irritando facilmente, não guardando rancor.
  • Filipenses 4:8: Paulo exorta os filipenses a pensarem em coisas verdadeiras, nobres, justas, puras, amáveis, de boa fama, virtuosas e dignas de louvor, em vez de se deixarem dominar por sentimentos de inveja ou rivalidade.

Aplicação Pessoal:

Este versículo nos desafia a vivermos uma vida que reflita a natureza do Espírito Santo em nós. Devemos buscar a glória de Deus em vez da nossa própria, evitar atitudes egoístas que prejudicam os outros e cultivar relacionamentos baseados no amor e na bondade, em vez de rivalidade e inveja.


Em resumo, Gálatas 5:25-26 nos exorta a vivermos em harmonia com o Espírito Santo, evitando atitudes prejudiciais que dividem e destroem a comunidade cristã, e buscando, em vez disso, a unidade e a edificação mútua.


Além de evitar atitudes prejudiciais como a busca por vanglória, irritação e inveja, este versículo nos lembra da importância de vivermos em comunhão e harmonia uns com os outros. Devemos buscar construir relacionamentos saudáveis, baseados no amor, na graça e na humildade, refletindo assim o caráter de Cristo em nossa comunidade de fé.


Conclusão:

Gálatas 5:25-26 oferece orientações profundas e práticas para uma vida cristã autêntica, exortando-nos a viver em comunhão com o Espírito Santo, evitando atitudes prejudiciais e cultivando relacionamentos baseados no amor e na graça. Que possamos ser diligentes em seguir esses princípios, buscando a glória de Deus e a edificação do corpo de Cristo em tudo o que fazemos.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A frase, "Na jornada da fé há inimigos que tentam nos atrapalhar: o Diabo, a Carne e o Mundo; mas em Cristo somos mais que vencedores", reflete uma compreensão teológica cristã bastante comum sobre os desafios espirituais enfrentados pelos crentes. Vamos analisar cada parte dessa declaração à luz da Bíblia e considerar algumas perspectivas de livros e teólogos sobre o assunto.

  1. O Diabo:
    • A figura do Diabo, também conhecido como Satanás, é central na teologia cristã. Na Bíblia, ele é retratado como um ser espiritual maligno que se opõe a Deus e tenta desviar os crentes do caminho da fé (Mateus 4:1-11, 1 Pedro 5:8).
    • A Bíblia descreve o Diabo como o "tentador", aquele que busca seduzir os crentes ao pecado e à desobediência a Deus.
    • Livros como "O Problema do Mal" de C.S. Lewis e "A Sedução de Satanás" de Dave Hunt exploram o papel do Diabo na vida dos cristãos e oferecem insights sobre como resistir às suas artimanhas.
  2. A Carne:
    • O termo "carne" na Bíblia muitas vezes se refere à natureza humana caída e pecaminosa. É a parte de nós que está inclinada ao egoísmo, ao pecado e à rebelião contra Deus (Romanos 7:18-19, Gálatas 5:17).
    • A luta contra a carne é uma batalha interior, na qual os crentes enfrentam seus próprios desejos e impulsos pecaminosos.
    • Livros como "A Caminho da Maturidade" de Wayne A. Mack e "Vencendo a Batalha contra o Pecado" de Joel R. Beeke abordam a luta espiritual contra a carne e oferecem orientações práticas para viver uma vida de santidade.
  3. O Mundo:
    • Na Bíblia, o "mundo" não se refere ao planeta Terra em si, mas ao sistema de valores e práticas que estão em oposição a Deus. É influenciado pelo pecado e pela rebelião contra o Senhor (1 João 2:15-17).
    • Os crentes são advertidos a não se conformarem com o mundo, mas a serem transformados pela renovação da mente (Romanos 12:2).
    • Livros como "A Igreja no Mundo" de Lesslie Newbigin e "Cristianismo Puro e Simples" de C.S. Lewis exploram a relação dos cristãos com o mundo e oferecem perspectivas sobre como viver uma vida fiel em meio a uma cultura secular.
  4. Mais que Vencedores em Cristo:
    • A esperança cristã reside na vitória que os crentes têm em Cristo. Ele venceu o Diabo, a carne e o mundo através de sua morte e ressurreição (1 João 4:4, Colossenses 2:15).
    • Os crentes são capacitados pelo Espírito Santo a viverem uma vida de vitória sobre o pecado e a influência do mal.
    • Livros como "Vida Vitoriosa em Cristo" de Charles Trumbull e "A Vitória do Cristão" de A.W. Pink exploram o tema da vitória espiritual em Cristo e oferecem orientações práticas para os crentes viverem em triunfo.

Em resumo, a jornada da fé é permeada por desafios espirituais, representados pelo Diabo, a carne e o mundo. No entanto, os crentes encontram esperança e fortaleza em Cristo, que lhes concede a vitória sobre esses inimigos. Através da fé e do poder do Espírito Santo, os cristãos são capacitados a viverem uma vida de santidade e triunfo espiritual.

Segunda – Mt 13.39; Lc 11.18 A realidade bíblica do Inimigo de nossas almas
Terça – Mt 4.1-12 Como tentador, o Diabo atua para desestabilizar o crente
Quarta – Gl 5.19; 6.8 A realidade bíblica da Carne como inimiga da jornada
Quinta – 1 Jo 2.16 Concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida
Sexta – Jo 12.31; 15.18 O mundo como sistema que procurar oprimir o crente
Sábado – Tg 5.7 É preciso sujeitar-se a Deus e resistir o Diabo

Hinos Sugeridos: 4, 33, 581 da Harpa Cristã

DINAMICA EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Dinâmica: Identificando e Combatendo os Inimigos Espirituais

Objetivo:

  • Reconhecer os inimigos espirituais enfrentados na vida cristã.
  • Explorar estratégias para enfrentar e superar esses inimigos.

Materiais Necessários:

  • Cartões ou folhas de papel.
  • Canetas ou lápis.
  • Quadro ou flipchart.

Passos:

  1. Introdução:
    • Explique brevemente o tema da lição sobre os inimigos do cristão, destacando a importância de reconhecê-los e superá-los com a ajuda de Deus.
  2. Identificação dos Inimigos:
    • Distribua cartões ou folhas de papel para os participantes.
    • Peça para que escrevam, em cada cartão, um inimigo espiritual que eles identificam em suas vidas (ex: tentações específicas, dúvidas, medos, etc.).
    • Após todos escreverem, recolha os cartões.
  3. Discussão em Grupo:
    • No quadro ou flipchart, liste os inimigos espirituais mencionados pelos participantes.
    • Inicie uma discussão em grupo sobre cada inimigo mencionado, explorando suas características e como eles podem impactar a vida espiritual.
  4. Estratégias de Combate:
    • Após discutir os inimigos espirituais, convide os participantes a compartilharem estratégias que podem ajudar a enfrentá-los.
    • Liste essas estratégias no quadro ou flipchart ao lado de cada inimigo espiritual correspondente.
  5. Tempo de Oração:
    • Encerre a dinâmica com um tempo de oração, onde os participantes podem apresentar diante de Deus os inimigos espirituais que identificaram e buscar Sua ajuda para vencê-los.
  6. Reflexão Final:
    • Termine a dinâmica incentivando os participantes a refletirem sobre como podem aplicar as estratégias discutidas em suas vidas diárias, confiando em Deus para ajudá-los a superar os inimigos espirituais.

Essa dinâmica proporciona uma oportunidade para os participantes identificarem e refletirem sobre os inimigos espirituais que enfrentam em suas vidas, além de explorar maneiras práticas de combatê-los com a ajuda de Deus e da comunidade cristã.

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Romanos 6
11- Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
12- Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
13- Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14- Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

1 João 2
15-Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16-Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17-E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



Vamos analisar os versículos apresentados, explorando a raiz grega das palavras e o contexto das passagens bíblicas:

  1. Romanos 6.11-14:
    • Versículo 11: A palavra chave aqui é "considerai-vos", derivada do grego "λογίζομαι" (logizomai), que significa "contar", "considerar" ou "avaliar". Paulo está instruindo os crentes a considerarem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Essa é uma exortação à identificação com a morte e ressurreição de Cristo, reconhecendo que, pela fé, os crentes participaram desses eventos e têm uma nova identidade em Cristo.
    • Versículo 12: Aqui, Paulo adverte os crentes a não permitirem que o pecado reine em seus corpos mortais, para que não obedeçam às suas concupiscências. A palavra grega para "reine" é "βασιλεύω" (basileuó), que significa "reinar" ou "dominar". Isso destaca a importância da submissão a Deus e à sua vontade, em vez de permitir que o pecado governe a vida dos crentes.
    • Versículo 13: Neste versículo, Paulo continua sua exortação, instruindo os crentes a apresentarem-se a Deus como vivos dentre os mortos e a oferecerem seus membros como instrumentos de justiça. A palavra grega para "apresenteis" é "παρίστημι" (parístēmi), que significa "apresentar" ou "oferecer". Isso enfatiza a ideia de consagração total a Deus e de viver uma vida em conformidade com sua vontade.
    • Versículo 14: Aqui, Paulo conclui afirmando que o pecado não terá domínio sobre os crentes, pois não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. Isso ressalta a realidade da libertação do poder do pecado através da obra redentora de Cristo e da graça de Deus.
  2. 1 João 2.15-17:
    • Versículo 15: João instrui os crentes a não amarem o mundo nem as coisas do mundo. A palavra grega para "mundo" é "κόσμος" (kosmos), que pode se referir tanto ao mundo físico quanto ao sistema de valores e práticas que estão em oposição a Deus. João adverte que o amor pelo mundo é incompatível com o amor pelo Pai.
    • Versículo 16: Aqui, João descreve as coisas que estão no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Esses são os desejos e valores que caracterizam o sistema mundano, que estão em oposição à vontade de Deus. A palavra grega para "concupiscência" é "ἐπιθυμία" (epithymia), que se refere a desejos intensos ou apetites.
    • Versículo 17: João contrasta a temporariedade do mundo e seus desejos com a eternidade daquele que faz a vontade de Deus. Ele enfatiza que o mundo e seus desejos estão destinados a passar, mas aqueles que permanecem em Deus e em sua vontade terão uma vida eterna.

Esses comentários ressaltam a importância da identidade em Cristo, da submissão a Deus, da consagração total e da distinção entre os valores do mundo e os valores do Reino de Deus.

1- INTRODUÇÃO
A Palavra de Deus identifica três grandes inimigos que se colocam diante de nós ao longo de nossa carreira cristã: o Diabo, a Carne e o Mundo. Por isso, nesta lição, estudaremos cada um desses inimigos, o conceito bíblico de cada um deles, e como, do ponto de vista doutrinário, a Bíblia nos orienta a lidar com esses inimigos. Diante de nossa jornada para o Céu, nos deparamos com esses três inimigos. Dessa forma, devemos estar biblicamente instruídos e, espiritualmente preparados, para enfrentá-los ao longo da caminhada com Cristo.


2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Identificar o primeiro inimigo do Cristão: o Diabo;
II) Explicar o conceito bíblico da palavra “carne”;
III) Apresentar o termo “mundo”, enfatizando os três níveis de vícios infames de acordo com a lição.
B) Motivação: Temos inimigos que nos atacam de maneira externa: O Diabo e o Mundo; e um inimigo que nos afronta do ponto de vista interno: a Carne. Ambos os inimigos constituem uma oposição que nos enfrenta tanto do ponto de vista externo quanto do interno. Quantas ciladas o inimigo já armou para nós? Quantas armadilhas o sistema do mundo planeja para nos afrontar? Quantas tentações por meio de pensamentos, sentimentos e vontade estão a todo tempo nos confrontando?
C) Sugestão de Método: Após fazer uma pequena revisão da aula anterior, inicie a aula de hoje perguntando se o crente tem inimigo. Dê oportunidade para cada aluno(a) falar livremente a respeito da pergunta colocada para ele(a). Controle bem o tempo para que a aula não seja prejudicada. Cinco minutos são suficientes para essa atividade. Em seguida, introduza o assunto lição, dizendo que a Palavra de Deus nos mostra que o crente não tem as pessoas como inimigas, mas sim os principados, potestades, príncipes das trevas e hostes espirituais da maldade que procuram induzir pessoas ao pecado e a rebelar-se contra Deus.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Nossos alunos precisam sair desta aula com plena consciência de que temos inimigos perigosos que têm como propósito nos remover do caminho para o Céu. Uma vez fortalecidos pelo Espírito Santo, tenhamos perseverança para superá-los ao longo da nossa carreira.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p.38, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Demônios”, localizado depois do primeiro tópico, destaca iden- tidade dos demônios para aprofundar o tópico;
2) O texto “Os Atos da Natureza Pecaminosa e o Fruto do Espírito”, ao final do segundo tópico, expande a reflexão a respeito da “carne” como o segundo inimigo do cristão.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A introdução apresenta uma visão comum na teologia cristã sobre os perigos enfrentados pelos crentes ao longo de sua jornada espiritual. Vamos aprofundar essa análise à luz da Bíblia e considerar algumas perspectivas de livros sobre o assunto.

  1. O Diabo:
    • Na Bíblia, o Diabo é retratado como um ser espiritual maligno que se opõe a Deus e busca desviar os crentes do caminho da fé (1 Pedro 5:8, Efésios 6:11-12).
    • Ele é descrito como o "tentador" que procura seduzir os crentes ao pecado e à desobediência a Deus (Mateus 4:1-11).
    • Livros como "O Inimigo que enfrentamos" de J. Oswald Sanders e "A Sedução de Satanás" de Dave Hunt oferecem insights sobre a natureza e as táticas do Diabo e como os crentes podem resistir a ele.
  2. A Carne:
    • A "carne" na Bíblia muitas vezes se refere à natureza humana caída e pecaminosa, inclinada ao egoísmo, ao pecado e à rebelião contra Deus (Romanos 7:18-19, Gálatas 5:17).
    • A luta contra a carne é uma batalha interior, na qual os crentes enfrentam seus próprios desejos e impulsos pecaminosos.
    • Livros como "A Carne e o Espírito" de John Stott e "O Poder do Espírito Santo" de R.C. Sproul exploram a natureza da carne e oferecem orientações práticas para vencer as tentações e viver em santidade.
  3. O Mundo:
    • O "mundo" na Bíblia se refere ao sistema de valores e práticas que estão em oposição a Deus. É influenciado pelo pecado e pela rebelião contra o Senhor (1 João 2:15-17).
    • Os crentes são advertidos a não se conformarem com o mundo, mas a serem transformados pela renovação da mente (Romanos 12:2).
    • Livros como "Cristianismo Puro e Simples" de C.S. Lewis e "A Igreja no Mundo" de Lesslie Newbigin exploram a relação dos cristãos com o mundo e oferecem perspectivas sobre como viver uma vida fiel em meio a uma cultura secular.

Em resumo, a jornada da vida cristã é permeada por desafios espirituais representados pelo Diabo, a carne e o mundo. No entanto, os crentes encontram esperança e fortaleza em Cristo, que lhes concede a vitória sobre esses inimigos. Através da fé e do poder do Espírito Santo, os cristãos são capacitados a viver uma vida de santidade e triunfo espiritual, mesmo em meio aos perigos que enfrentam.


Palavra Chave: Inimigos

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A palavra-chave "inimigos" desempenha um papel significativo na teologia cristã, pois representa forças espirituais e terrenas que se opõem aos propósitos de Deus e aos crentes. Vamos analisar essa palavra em sua raiz em grego e hebraico, bem como explorar seu contexto e referências bíblicas e teológicas cristãs.


Raiz da Palavra em Grego:

A palavra "inimigos" em grego pode ser traduzida de várias formas, dependendo do contexto. Uma das palavras gregas comumente traduzidas como "inimigos" é "ἐχθρός" (echthros), que se refere a alguém que é hostil, adversário ou inimigo. Essa palavra é frequentemente usada nas Escrituras para descrever tanto inimigos humanos quanto forças espirituais malignas, como Satanás e seus seguidores.


Raiz da Palavra em Hebraico:

No Antigo Testamento, a palavra hebraica mais comum traduzida como "inimigos" é "אוֹיֵב" (oyev). Essa palavra também denota adversários ou oponentes, aqueles que se opõem a alguém ou algo. O termo é frequentemente utilizado para descrever nações inimigas de Israel, bem como indivíduos ou grupos que se colocam contra os propósitos de Deus e de seu povo.


Contextos e Referências Bíblicas:

  1. Inimigos Humanos:
    • No contexto humano, encontramos muitas histórias na Bíblia em que o povo de Deus enfrenta inimigos físicos e políticos, como os filisteus, os egípcios e outras nações. Exemplos incluem Davi contra Golias (1 Samuel 17) e a perseguição dos cristãos primitivos pelos líderes judaicos e romanos.
    • Referências bíblicas: Salmo 27:2, Mateus 5:43-48, Romanos 12:20.
  2. Inimigos Espirituais:
    • Além dos inimigos humanos, a Bíblia também fala sobre inimigos espirituais, como Satanás e seus demônios. Eles representam forças malignas que se opõem a Deus e buscam destruir os crentes espiritualmente.
    • Referências bíblicas: Efésios 6:12, 1 Pedro 5:8, Tiago 4:7.
  3. Vitória em Cristo sobre os Inimigos:
    • Apesar da presença de inimigos, a Bíblia também ensina que os crentes têm vitória em Cristo sobre esses adversários. Jesus venceu o poder do pecado, da morte e de Satanás através de sua morte e ressurreição, e os crentes compartilham dessa vitória.
    • Referências bíblicas: Romanos 8:37, 1 João 4:4, Apocalipse 12:11.

Perspectivas Teológicas Cristãs:

  • A teologia cristã enfatiza a batalha espiritual entre o bem e o mal, entre os seguidores de Deus e as forças do diabo. Os inimigos espirituais representam uma ameaça real, mas a vitória final pertence a Deus e àqueles que estão nele.
  • A oração, a vigilância espiritual e a armadura de Deus são destacadas como recursos para resistir aos inimigos espirituais e permanecer firmes na fé.
  • A união com Cristo é vista como a garantia da vitória sobre os inimigos, pois os crentes são co-herdeiros com Cristo e participam de sua autoridade e triunfo sobre as forças do mal.

Em resumo, a palavra "inimigos" na Bíblia reflete tanto a oposição humana quanto espiritual enfrentada pelos crentes ao longo de sua jornada de fé. A vitória sobre esses inimigos é assegurada em Cristo, e os crentes são encorajados a permanecerem firmes na fé e a resistirem ao mal, confiando na graça e no poder de Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A afirmação de que o Diabo é o primeiro inimigo do cristão é amplamente sustentada pela tradição cristã e fundamentada nas Escrituras. Vamos realizar uma análise mais aprofundada, considerando o contexto bíblico e algumas perspectivas teológicas cristãs, além de citar algumas frases de pastores que abordam esse tema.


Contexto Bíblico:

  1. Existência do Diabo no Antigo Testamento:
    • Embora o Antigo Testamento não forneça uma descrição detalhada da figura do Diabo como é feito no Novo Testamento, há referências a Satanás como um adversário ou acusador, como visto em Jó 1-2 e Zacarias 3:1-2.
    • A figura de Satanás também é implicada em passagens que descrevem seres espirituais malignos, como em Isaías 14:12-15 e Ezequiel 28:12-17, que, embora originalmente dirigidas a reis terrenos, são frequentemente interpretadas como referências a Satanás.
  2. Atuação de Satanás no Ministério de Jesus:
    • No Novo Testamento, Jesus frequentemente confronta Satanás e seus demônios. Ele expulsa demônios, enfrenta tentações no deserto e ensina sobre a realidade espiritual da batalha contra o mal (Mateus 4:1-11, Lucas 4:1-13, Marcos 3:22-27).
    • Jesus claramente reconhece a existência de Satanás e sua influência sobre o mundo, alertando sobre seus enganos e poder (Mateus 13:39, Lucas 11:18).

Perspectivas Teológicas Cristãs:

  1. Natureza do Diabo:
    • Na teologia cristã, o Diabo é visto como um ser espiritual maligno que se opõe a Deus e busca desviar os crentes do caminho da fé. Ele é descrito como o "acusador dos irmãos" (Apocalipse 12:10) e um adversário que procura devorar e destruir (1 Pedro 5:8).
  2. Batalha Espiritual:
    • A existência do Diabo aponta para a realidade da batalha espiritual na vida do cristão. Paulo escreve sobre a necessidade de estar revestido da armadura de Deus para resistir aos ataques do Diabo (Efésios 6:10-18).

Frases de Pastores:

  1. Charles Spurgeon:
    • "O Diabo está sempre ocupado. Noite e dia ele anda ao redor de nossas tendas, procurando brechas nas portas, janelas e tijolos para entrar."
  2. Billy Graham:
    • "O Diabo não é um personagem mitológico; ele é uma realidade espiritual que está ativamente envolvida em desviar os crentes do caminho da retidão."
  3. Martyn Lloyd-Jones:
    • "A verdadeira marca de um cristão é sua luta contra o Diabo e seus esforços para permanecer firme na fé contra todos os seus ataques."

Conclusão:

A existência e a atuação do Diabo são fundamentais para a compreensão da fé cristã. As Escrituras e os ensinamentos dos líderes cristãos ao longo da história confirmam a realidade espiritual da batalha contra o mal, destacando a importância de permanecer vigilante e revestido da armadura de Deus para resistir aos ataques do Diabo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A descrição de Satanás nas Escrituras Sagradas nos oferece uma compreensão profunda sobre sua natureza, caráter e atividades. É importante analisar esses aspectos à luz do contexto bíblico e teológico, além de considerar a aplicação pessoal para os crentes.

  1. Natureza e Origem de Satanás:
    • Segundo as Escrituras, Satanás era originalmente um querubim exaltado, possuindo uma posição de grande destaque entre os anjos (Ezequiel 28:12, 14). Sua queda ocorreu devido ao orgulho e desejo de se igualar a Deus (Isaías 14:13-14), resultando em sua rebelião e expulsão do céu (Apocalipse 12:7-9). Essa queda transformou-o no líder dos anjos caídos, conhecido como demônios.
  2. Poder e Limitações de Satanás:
    • Embora Satanás seja descrito como o "príncipe da potestade do ar" e o "deus deste século", sua autoridade e poder são limitados pela soberania de Deus (Efésios 2:2; 2 Coríntios 4:4). Ele exerce influência sobre o mundo e suas estruturas malignas, mas seu domínio é temporário e sujeito à vontade divina.
  3. Personalidade de Satanás:
    • As Escrituras também atribuem a Satanás características pessoais, como inteligência, raiva, desejos e vontade própria. Ele é retratado como um ser consciente, capaz de planejar e executar estratégias para desviar os crentes da verdade e da comunhão com Deus (2 Coríntios 11:3; Lucas 22:31).
  4. Aplicação Pessoal:
    • Para os crentes, compreender a natureza e as atividades de Satanás é crucial para resistir às suas investidas. Devemos estar cientes de suas táticas enganosas e armados com a armadura espiritual descrita em Efésios 6:10-18. Além disso, é essencial cultivar uma vida de oração, vigilância e dependência de Deus para nos protegermos contra as astutas ciladas do inimigo (1 Pedro 5:8-9).
  5. Contexto Teológico e Acadêmico:
    • Do ponto de vista teológico, a figura de Satanás é fundamental para compreendermos a realidade do mal no mundo e a batalha espiritual travada pelos crentes. Estudos acadêmicos sobre Satanás e sua influência têm sido realizados ao longo da história da igreja, contribuindo para uma compreensão mais profunda das Escrituras e da vida espiritual.

Em suma, a descrição de Satanás nas Escrituras oferece insights valiosos para os crentes sobre a natureza do mal e a importância da vigilância espiritual. Ao compreendermos suas táticas e limitações, podemos resistir firmemente, confiando na proteção e na vitória que temos em Cristo.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A identidade do inimigo, como descrita na Bíblia através de diversos nomes, revela sua natureza e caráter maléfico. Cada um desses nomes oferece insights valiosos sobre as diferentes facetas do adversário espiritual enfrentado pelos crentes.

  1. Serpente:
    • Este nome enfatiza a sagacidade e astúcia de Satanás, remetendo à narrativa do jardim do Éden, onde ele enganou Eva com mentiras e meias verdades (Gênesis 3:1; Apocalipse 12:9). Isso nos alerta sobre a habilidade de Satanás em distorcer a verdade e nos levar ao pecado através de enganos sutis.
  2. Satanás:
    • Derivado do hebraico "ha-satan", que significa "adversário" ou "opositor", este nome destaca a natureza de Satanás como opositor de Deus e de Seu povo (Zacarias 3:1; Mateus 4:10; Apocalipse 20:2). Ele está constantemente buscando nos desviar do caminho da justiça e da verdade.
  3. Diabo:
    • A palavra grega "diabolos" é traduzida como "diabo" e significa "acusador" ou "caluniador". Este nome destaca o papel de Satanás em acusar e tentar os crentes (Mateus 4:1; Efésios 4:27). Ele procura nos enredar em culpa e condenação, buscando afastar-nos da graça e do perdão de Deus.
  4. Maligno:
    • Este nome revela o caráter maléfico e destrutivo de Satanás, que busca semear o mal e a corrupção no mundo (1 João 5:18-19). Ele é a fonte de toda maldade e tenta nos desviar do caminho da retidão e da santidade.
  5. Dragão Vermelho:
    • O dragão vermelho simboliza a ferocidade e a voracidade de Satanás em sua busca para destruir o povo de Deus (Apocalipse 12:3, 7-10). Ele é descrito como um adversário poderoso e implacável, mas sua derrota já foi decretada pela obra redentora de Cristo na cruz.
  6. Tentador:
    • Este nome destaca a função de Satanás como aquele que nos tenta, especialmente no campo da mentira e da imoralidade (Atos 5:3; 1 Coríntios 7:5). Ele busca nos desviar da vontade de Deus, oferecendo falsas promessas de prazer e satisfação.
  7. Enganador:
    • Como o enganador, Satanás procura nos iludir com mentiras e falsas doutrinas, visando desviar-nos da verdadeira fé e comunhão com Deus (Apocalipse 12:9; 20:2, 3). Devemos estar vigilantes contra suas artimanhas enganosas.

Esses diversos nomes atribuídos a Satanás na Bíblia revelam sua natureza cruel e destrutiva, bem como suas várias estratégias para nos afastar de Deus e da verdade. Como crentes, é essencial estarmos cientes de suas táticas e armados com a armadura espiritual para resistir firmemente às suas investidas (Efésios 6:10-18).

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A compreensão do conceito bíblico de "carne" é crucial para entender a natureza humana e a luta espiritual enfrentada pelos crentes. Vamos explorar esse conceito em detalhes, considerando seus diferentes aspectos e implicações, juntamente com algumas perspectivas teológicas cristãs e referências bíblicas relevantes.


Diferentes Definições de "Carne" na Bíblia:

  1. Tecido Muscular do Corpo Humano e dos Animais:
    • A palavra "carne" pode se referir literalmente ao tecido muscular do corpo humano e dos animais, como visto em Gênesis 2:21, onde Deus cria Eva a partir da costela de Adão.
  2. O Corpo Humano Inteiro:
    • Em algumas passagens, "carne" é usada para se referir ao corpo humano como um todo, como em Êxodo 4:7, onde Moisés é instruído a colocar sua mão no peito, e ela se torna leprosa.
  3. A Fragilidade e Mortalidade Humanas:
    • "Carne" também pode denotar a condição humana de fraqueza e mortalidade, como em Salmo 78:39, onde o povo de Israel é descrito como "carne", frágil e sujeito à morte.
  4. A Natureza Humana Pecaminosa:
    • Talvez o uso mais significativo de "carne" na Bíblia seja para descrever a natureza humana caída e pecaminosa. Nas epístolas de Paulo, especialmente em Gálatas 5:19 e 6:8, "carne" é usada para representar os desejos pecaminosos e rebeldes que estão em oposição ao Espírito de Deus.

A Expressão "Concupiscência da Carne":

  • A "concupiscência da carne" é uma expressão encontrada em 1 João 2:16, que descreve a busca insaciável por prazeres sensuais e egoístas. Isso inclui uma variedade de comportamentos pecaminosos, como glutonaria, sensualidade, bebedeira e relações sexuais ilícitas.
  • João aponta que essa busca pelo prazer individual não está sujeita a critérios morais ou normas, mas é caracterizada pelo egoísmo extremo, onde a satisfação dos próprios desejos é a principal motivação.

Perspectivas Teológicas Cristãs:

  1. Natureza Caída da Humanidade:
    • A expressão "concupiscência da carne" destaca a realidade da natureza pecaminosa e caída da humanidade após a queda de Adão e Eva. A inclinação para o pecado está enraizada na própria natureza humana.
  2. Batalha Espiritual:
    • Os cristãos são chamados a lutar contra a concupiscência da carne e a resistir aos desejos pecaminosos através do poder do Espírito Santo (Romanos 8:5-9, Gálatas 5:16-17).

Frases de Pastores:

  1. John Piper:
    • "A concupiscência da carne é a ânsia egoísta e desenfreada por prazer que busca a satisfação dos desejos carnais sem se importar com a vontade de Deus."
  2. Tim Keller:
    • "A concupiscência da carne nos escraviza ao egoísmo, nos impedindo de viver em amor e serviço aos outros como Cristo nos chamou."

Conclusão:

A expressão "concupiscência da carne" revela a realidade do pecado e da natureza pecaminosa da humanidade, destacando a necessidade de arrependimento, renovação espiritual e dependência do poder transformador de Cristo para viver uma vida de santidade e obediência a Deus.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A compreensão da "carne" no Novo Testamento, especialmente através do termo grego "sarx", é fundamental para entender a natureza pecaminosa da humanidade e suas implicações teológicas e práticas.

  1. Significado de "Carne" (Sarx):
    • No contexto bíblico, "sarx" refere-se não apenas ao tecido físico do corpo, mas também à totalidade da natureza humana marcada pelo pecado e pela separação de Deus. É a parte degradada e corrompida da humanidade, incapaz de agradar a Deus por si só (Romanos 8:8). A "carne" representa a inclinação para o egoísmo, a rebelião contra Deus e a busca pelos próprios desejos em detrimento da vontade divina.
  2. Paulo e a Carne:
    • O apóstolo Paulo é um dos principais escritores do Novo Testamento que aborda a questão da "carne" de maneira explícita em suas cartas. Ele descreve as obras da carne em Gálatas 5:19-21 e Colossenses 3:5,9, destacando os frutos da natureza pecaminosa, como fornicação, impureza, idolatria, entre outros. Paulo enfatiza que aqueles que vivem segundo a carne não podem herdar o Reino de Deus (Gálatas 5:21), mostrando a incompatibilidade entre a vida segundo a carne e a vida espiritual em comunhão com Deus.
  3. Consequências da Vida Segundo a Carne:
    • A vida dominada pela carne leva à alienação de Deus e à busca de uma autonomia independente Dele. Isso resulta em pecado, morte espiritual e separação eterna de Deus. A busca dos próprios desejos e prazeres leva à degradação moral e espiritual, impedindo o relacionamento íntimo com Deus e prejudicando as relações interpessoais.
  4. Aplicação Pessoal:
    • Para os crentes, compreender a natureza da carne é crucial para uma vida cristã autêntica. Reconhecer nossas inclinações pecaminosas e nossa dependência da graça e do poder de Deus é o primeiro passo para uma transformação genuína. Devemos mortificar as obras da carne e viver em obediência ao Espírito Santo, buscando constantemente a santificação e a conformidade com a imagem de Cristo (Romanos 8:13).
  5. Contexto Teológico e Acadêmico:
    • No contexto teológico e acadêmico, a compreensão da "carne" envolve estudos sobre a antropologia bíblica, a doutrina do pecado e a soteriologia. Muitos teólogos e estudiosos têm explorado profundamente o significado e as implicações da "carne" no Novo Testamento, contribuindo para uma compreensão mais rica da natureza humana e da redenção em Cristo.

Em resumo, a compreensão da "carne" no Novo Testamento nos leva a uma profunda reflexão sobre a condição humana, a necessidade da salvação em Cristo e o chamado à santidade e à transformação espiritual. É um lembrete constante da nossa fragilidade e da nossa dependência da graça e do poder de Deus para vivermos uma vida que O glorifique.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A perspectiva doutrinária da palavra "carne" no contexto bíblico é crucial para uma compreensão mais profunda da natureza humana após a queda de Adão e suas implicações teológicas e práticas.

  1. Natureza Humana Pecaminosa:
    • Doutrinariamente, a "carne" representa a condição humana corrompida pelo pecado após a queda de Adão. Ela não se limita apenas ao corpo físico, mas abrange a totalidade da natureza humana, incluindo a mente, as emoções e a vontade, todas afetadas pelo pecado original. Essa natureza pecaminosa inclina o ser humano para o egoísmo, a rebelião contra Deus e a busca dos próprios desejos em detrimento da vontade divina (Romanos 8:6).
  2. Distinção entre Carne como Corpo e Carne como Natureza Pecaminosa:
    • Embora a palavra "carne" possa ser usada em referência ao corpo humano em alguns contextos (1 Coríntios 15:39), ela também é frequentemente empregada para descrever a natureza pecaminosa da humanidade. É importante não confundir esses dois usos da palavra, pois a referência à "carne" como natureza pecaminosa destaca a depravação moral e espiritual da humanidade separada de Deus.
  3. Obras da Carne e Natureza Pecaminosa:
    • As obras da carne mencionadas por Paulo em Gálatas 5:19-21 são manifestações evidentes da natureza pecaminosa da humanidade. A idolatria, por exemplo, é uma expressão da busca dos próprios desejos e prazeres em lugar de adorar o Deus verdadeiro. Essas obras da carne revelam a inclinação do coração humano para o mal e a necessidade de redenção e transformação através de Cristo.
  4. Aplicação Pessoal:
    • Para os crentes, compreender a doutrina da "carne" é essencial para reconhecer a natureza do pecado e a necessidade da salvação em Cristo. Reconhecer nossa própria inclinação para o pecado nos leva a uma dependência mais profunda da graça de Deus e nos motiva a buscar uma vida de santidade e obediência à Sua vontade. Devemos mortificar as obras da carne e viver em conformidade com o Espírito Santo, permitindo que Ele transforme nossas vidas à semelhança de Cristo.
  5. Contexto Teológico e Acadêmico:
    • No âmbito teológico e acadêmico, a compreensão da doutrina da "carne" envolve estudos sobre a antropologia bíblica, a doutrina do pecado original, a depravação total do homem e a necessidade da regeneração espiritual. Esses estudos contribuem para uma compreensão mais profunda da condição humana e da obra redentora de Cristo.

Em suma, a doutrina da "carne" oferece insights teológicos significativos sobre a natureza humana, sua condição pecaminosa e a necessidade da salvação em Cristo. É um lembrete constante da nossa dependência da graça de Deus e da importância de uma vida de santidade e obediência ao Seu chamado.

“Os Atos da Natureza Pecaminosa e o Fruto do Espírito
Não há passagem na Bíblia que mostre um contraste mais claro entre o modo de vida dos crentes cheios do Espírito Santo (isto é, aqueles que têm o Espírito de Deus vivendo neles, Jo 3.5; Rm 8.9; 1 Co 6.19; 2 Co 1.22; 1 Jo 4.13) e o das pessoas ainda controladas pela sua natureza, que Gl 5.16-26. Paulo comenta as diferenças gerais dos modos de vida, enfatizando que o Espírito de Deus está em guerra contra a natureza humana pecadora. Paulo também incluía uma lista específica tanto dos atos da natureza pecaminosa (isto é, rebelde e desafiadora a Deus), como os frutos (isto é, os traços de caráter, os efeitos) do Espírito. A ‘natureza pecaminosa’, ou a ‘carne’ (gr. sarx), indica a natureza humana com os seus desejos corruptos e a sua tendência de desafiar a Deus e seguir o seu próprio caminho. […] Os que seguem as tendências e os comportamentos da natureza pecaminosa não podem fazer parte do reino de Deus (Gl 5.21). Por esse motivo, é preciso resistir a esta natureza pecaminosa e matá-la, espiritualmente, por meio de uma contínua batalha espiritual que os cristãos devem travar e vencer pelo poder do Espírito Santo […]” (Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.2166).

1- Perspectivas bíblicas da palavra “mundo”. Há cinco conotações bíblicas para a palavra mundo:
1) a terra (Sl 24.1);
2) o conjunto das nações conhecidas (1 Rs 10.23);
3) a raça humana (Sl 9.8; Jo 3.16);
4) o universo (Rm 1.20);
5) os que se opõem a Deus. Esses têm o Diabo como chefe e vivem na impiedade (Jo 12.31; 15.18). De modo geral, a Bíblia usa a palavra “mundo” para descrever duas grandes realidades:
a) o planeta Terra em que habitamos (SI 19.4);
b) as pessoas que vivem de maneira independente de Deus.
A passagem de 1 João 2.15, quando diz para “não amarmos o mundo”, a ideia é a de uma sociedade separada de Cristo e que se manifesta contrariamente a Deus, pois está dominada pelos vícios mais infames, e cujas ações não condizem com a vontade de Deus. Na epístola, esses vícios são classificados em três níveis: concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A palavra "mundo" na Bíblia tem diversas conotações e é importante entender seu significado em diferentes contextos para uma compreensão completa das Escrituras. Vamos explorar essas perspectivas bíblicas da palavra "mundo" em profundidade, considerando suas implicações teológicas e algumas referências bíblicas relevantes.


Perspectivas Bíblicas da Palavra "Mundo":

  1. A Terra:
    • Em algumas passagens, "mundo" é usado simplesmente para se referir ao planeta Terra, como em Salmos 24:1, onde declara que a terra e tudo o que nela há pertencem ao Senhor.
  2. Conjunto das Nações:
    • "Mundo" também pode denotar o conjunto das nações conhecidas, como em 1 Reis 10:23, onde é mencionado que todas as nações procuravam ouvir a sabedoria de Salomão.
  3. A Raça Humana:
    • Outra conotação de "mundo" é a referência à raça humana, como em João 3:16, onde Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
  4. O Universo:
    • Em Romanos 1:20, "mundo" é usado para descrever o universo criado por Deus, que revela sua glória e poder através de sua criação.
  5. Aqueles que se Opõem a Deus:
    • Uma das conotações mais importantes de "mundo" na Bíblia é aquela que se refere aos que se opõem a Deus. Esses têm o Diabo como chefe e vivem na impiedade (João 12:31; 15:18).

Contexto de 1 João 2:15:

  • Em 1 João 2:15, quando o apóstolo João diz para "não amarmos o mundo", ele se refere à ideia de uma sociedade separada de Cristo e que se manifesta contrariamente a Deus. Isso inclui pessoas cujas ações não condizem com a vontade de Deus e que estão dominadas pelos vícios mais infames.
  • João classifica esses vícios em três níveis: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Esses representam os desejos carnais, a cobiça pelas coisas do mundo e o orgulho arrogante que se opõe a Deus.

Perspectivas Teológicas Cristãs:

  1. Separação do Mundo:
    • Os cristãos são chamados a não se conformarem com o padrão deste mundo, mas a serem transformados pela renovação da mente (Romanos 12:2). Eles devem viver de acordo com os padrões do Reino de Deus, não seguindo os valores e práticas do mundo.
  2. Testemunho no Mundo:
    • Apesar de serem chamados a se separar do mundo, os cristãos também são chamados a serem sal e luz neste mundo (Mateus 5:13-16). Eles devem viver de maneira que glorifique a Deus e testemunhe o seu amor e graça para com o mundo perdido.

Frases de Pastores:

  1. John MacArthur:
    • "O mundo é um sistema organizado de valores, prioridades, e práticas que se opõem a Deus e seu reino. Não devemos nos conformar com ele, mas ser transformados pela renovação da nossa mente."
  2. Charles H. Spurgeon:
    • "O amor pelo mundo é inimizade contra Deus. Você não pode servir a dois senhores. Você deve desprezar o mundo ou desprezar a Deus."

Conclusão:

A palavra "mundo" na Bíblia descreve tanto a criação de Deus quanto a sociedade humana que se opõe a Ele. Os cristãos são chamados a não amar o mundo, no sentido de não se conformarem com seus padrões e valores, mas a viverem de acordo com a vontade de Deus e a serem testemunhas de seu amor e graça para com o mundo perdido.

2- Três níveis de vícios infames. As concupiscências da carne, dos olhos e a soberba da vida são níveis de vícios infames que todo cristão encontrará diante de sua jornada:
a) A concupiscência da carne. A concupiscência da carne tem a ver com a natureza humana completamente dominada pelo pecado, corrompida, decaída, todo ato do corpo para fins maléficos e imorais.
b) A concupiscência dos olhos. A concupiscência dos olhos tem a ver com tudo o que envolve a mente e a imaginação.
Ela cria o desejo pelas coisas pecaminosas oferecidas pela mídia, música, filmes, literatura, a arte para ceder aos desejos carnais.
c) A soberba da vida. Esse nível de vício expressa a autoglorificação do homem no pecado, denotando seu egoísmo, vanglória e ateísmo. É o homem da atualidade desprezando o Criador em oposição deliberada.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A análise dos três níveis de vícios infames, conforme descritos na passagem bíblica (1 João 2:16), oferece uma compreensão profunda da natureza humana caída e das tentações que todo cristão enfrenta em sua jornada espiritual.

  1. Concupiscência da Carne:
    • A concupiscência da carne refere-se aos desejos e impulsos pecaminosos que surgem da natureza humana corrompida pelo pecado. É a inclinação para gratificar os apetites carnais de maneira contrária à vontade de Deus. Essa concupiscência se manifesta em atos de imoralidade, indulgência excessiva e busca por prazeres terrenos sem consideração pelas consequências espirituais e morais.
  2. Concupiscência dos Olhos:
    • A concupiscência dos olhos aborda o desejo por coisas que são visualmente atraentes, mas que podem ser contrárias à vontade de Deus. Envolve a sedução através da visão, levando à cobiça, inveja e busca por satisfação em bens materiais, luxúria e poder. Essa concupiscência é alimentada pela influência da mídia, da cultura e das tentações visuais que cercam o indivíduo.
  3. Soberba da Vida:
    • A soberba da vida refere-se à arrogância e autoexaltação do ser humano, que o leva a buscar a sua própria glória e satisfação em vez de submeter-se à vontade de Deus. É a elevação do ego acima de tudo, a confiança na própria capacidade e conquistas, ignorando a dependência de Deus e desafiando a Sua soberania. Essa atitude orgulhosa leva à rebeldia e à alienação de Deus.

Esses três níveis de vícios infames revelam a natureza multifacetada do pecado e suas diversas manifestações na vida humana. Eles representam as tentações que o cristão enfrenta diariamente em sua caminhada espiritual, destacando a necessidade de vigilância, oração e dependência do Espírito Santo para resistir às investidas do maligno.


A aplicação pessoal dessa análise nos leva a uma profunda reflexão sobre nossas próprias fraquezas e vulnerabilidades diante das tentações do mundo. Devemos reconhecer a gravidade do pecado em todas as suas formas e buscar a santidade e a pureza de coração através do arrependimento e da renovação pela Palavra de Deus e pelo poder do Espírito Santo. Somente assim podemos vencer as investidas do inimigo e viver uma vida que glorifique a Deus em todos os aspectos.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A passagem menciona a batalha espiritual enfrentada pelos cristãos em relação ao mundo e suas influências. O "mundo" aqui não se refere à criação física ou à humanidade em si, mas ao sistema de valores, ideologias e práticas que estão em oposição aos princípios do Reino de Deus.

  1. O Sistema Mundano Controlado Pelo Maligno:
    • O mundo está sob a influência do Maligno, conforme afirmado em 1 João 5:19. Este sistema busca desviar os crentes do caminho da fé através de várias estratégias, promovendo ideologias que contradizem os ensinamentos de Cristo e encorajando estilos de vida que não glorificam a Deus.
  2. Vencendo as Investidas do Mundo:
    • A vitória sobre as investidas do mundo começa com a plenitude do Espírito Santo na vida do crente. Efésios 5:18 exorta os crentes a serem cheios do Espírito, o que implica em submissão contínua à sua orientação e poder para resistir às tentações e influências do mundo.
    • Além disso, vencer o mundo requer viver em plena obediência a Cristo Jesus, fazendo a vontade de Deus. Isso envolve uma entrega total a Deus e um alinhamento com seus propósitos e princípios revelados em Sua Palavra.
  3. Promessa de Vitória:
    • O texto destaca a promessa sublime de que, ao resistirmos ao Diabo, ele fugirá de nós (Tiago 4:7). Isso demonstra que, embora o mundo possa ser uma força poderosa de oposição, temos a garantia da vitória através do poder de Deus. Ao permanecermos firmes na fé e nos submetermos a Ele, podemos resistir eficazmente às investidas do mundo e do maligno.

Aplicação Pessoal:

Essa análise nos leva a refletir sobre nossa própria postura diante das influências do mundo ao nosso redor. É fácil ceder às pressões e valores mundanos, mas como cristãos, somos chamados a ser diferentes e a viver de acordo com os padrões do Reino de Deus. Isso requer uma vida de comunhão íntima com o Espírito Santo, uma dedicação constante à Palavra de Deus e uma submissão voluntária à vontade de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Ao fazê-lo, podemos experimentar a vitória sobre o mundo e viver uma vida que glorifica a Deus em meio às adversidades e desafios deste mundo caído.

COMENTÁRIO EXTRA

Comentário de Hubner Braz



A conclusão oferece uma exortação prática e espiritualmente direcionada aos crentes, destacando a necessidade de vigilância espiritual e dependência de Deus para resistir aos ataques do inimigo. Vamos aprofundar essa análise, considerando o contexto bíblico e algumas perspectivas teológicas cristãs, juntamente com algumas referências bíblicas relevantes e frases de pastores.

Dependência do Espírito Santo:

  1. Alerta contra o Inimigo:
    • Pedro adverte os crentes sobre a ação do inimigo, comparando-o a um leão que busca devorar. Isso destaca a realidade da batalha espiritual que os crentes enfrentam e a necessidade de vigilância espiritual (1 Pedro 5:8).
  2. Dependência do Espírito Santo:
    • Paulo também ensina sobre a importância de viver sob a orientação e o poder do Espírito Santo para resistir aos desejos da carne e às artimanhas do inimigo (Gálatas 5:16).

Preparados e Fortalecidos em Deus:

  1. Armados com a Armadura de Deus:
    • Paulo instrui os crentes a se fortalecerem no Senhor e na força do seu poder, vestindo toda a armadura de Deus para resistir ao inimigo (Efésios 6:10-18).
  2. Permanecer Firmes na Fé:
    • Os crentes são encorajados a permanecerem firmes na fé, confiando na promessa de que aquele que está em Cristo é mais do que vencedor sobre o inimigo (Romanos 8:37).

Frases de Pastores:

  1. Billy Graham:
    • "A vitória sobre o inimigo não é alcançada pela nossa força, mas pela nossa dependência de Deus e pelo poder do Espírito Santo em nós."
  2. C.S. Lewis:
    • "O inimigo não pode prevalecer contra aqueles que estão firmados na rocha da fé e revestidos com a armadura da justiça."

Conclusão:

A conclusão ressalta a importância da vigilância espiritual e da dependência de Deus para resistir aos ataques do inimigo. Os crentes são encorajados a viverem em constante comunhão com o Espírito Santo, preparados e fortalecidos em Deus para enfrentar as adversidades espirituais. Ao permanecerem firmes na fé e revestidos com a armadura de Deus, podem resistir aos ardis do inimigo e prosseguir em sua jornada rumo ao céu, confiando na vitória que têm em Cristo Jesus.

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Ev. Hubner BrazÉ escritor, professor, blogueiro, pastor. Vivendo para o Reino de Deus. Trabalhando incansavelmente para deixar o blog sempre atualizado abençoando e evangelizando as vidas que acessam este espaço de aprendizado cristão. Criador do projeto Pecador Confesso e tem se destacado em palestras e cursos para jovens, casais, obreiros e missões urbanas | (Tecnologia WordPress).

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Pecador Confesso: Lição 05 - Os Inimigos do Cristão | 2° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS
Lição 05 - Os Inimigos do Cristão | 2° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS
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